Opinião de um Palmeirense! 224 - Palmeiras x Queimadense/PB - Copinha 2024



Opinião de um Palmeirense! 224 - Palmeiras x 

Queimadense/PB - Copinha 2024

 

1 Fase – 1 Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

A temporada 2024 já teve início, ao menos para as nossas multicampeãs Crias da Academia! A molecada da categoria Sub-20 do Palmeiras, atual bicampeão da Copa São Paulo de Futebol Junior, a popular Copinha, entraram em campo ontem, 04 de janeiro de 2024, na Arena Barueri, para enfrentar a equipe do Queimadense/PB na partida da primeira rodada da primeira fase da competição de base.

Arena Barueri - Barueri/SP

Vindo de uma temporada na qual as nossas categorias de base garantiram o bi na Copa São Paulo (Sub-20), no Brasileiro Sub-17, na Copa do Brasil Sub-17 e no Paulista Sub-13, além do tetra no Paulista Sub-15 – como se não bastasse, ainda se sagrou campeão estadual nas categorias Sub-11, Sub-14 e Sub-20 e ficou com o vice no Brasileirão Sub-20, o Palmeiras inicia a sua jornada na Copinha como um dos favoritos para a conquista do título do maior torneio de categorias de base do mundo.

A Copinha segue com 32 chaves e 128 times na disputa. O Sub-20 alviverde está no Grupo 24 da primeira fase e enfrenta Oeste/SP, Queimadense/PB e União ABC/MS, e terá a cidade de Barueri (SP) como sede da competição, que será disputada entre os dias 2 e 25 de janeiro de 2024.

Depois de enfrentar o Queimadense, o Palmeiras terá pela frente o União ABC-MS, no domingo (07), às 20h. Na última rodada da fase de grupos, o time comandado por Lucas Andrade mede forças com o Oeste/SP, no dia 10, às 17h.


Preparação


O time Sub-20 do Palmeiras se reapresentou na manhã da segunda-feira (11/12), na Academia de Futebol, para iniciar a preparação para a edição de 2024 da Copinha.

Lucas Andrade, técnico bicampeão da Copinha com o Palmeiras (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/By Canon)

A primeira etapa do dia aconteceu na parte interna do Centro de Excelência, com os atletas realizando trabalhos de ativação muscular na academia. Em seguida, foram recebidos no campo pelo técnico Lucas Andrade e sua comissão, que deram as boas-vindas e as instruções para os trabalhos técnicos no gramado sintético.

As Crias da Academia durante preleção no gramado da Academia de Futebol. (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/By Canon)

A preparação prosseguiu nos dias seguintes e no dia 22 de dezembro, o time Sub-20 do Verdão realizou mais um treino na Academia de Futebol. Em um primeiro momento, a comissão técnica de Lucas Andrade comandou uma atividade de bola parada, com cruzamentos laterais. Na sequência, os atletas participaram de uma dinâmica em campo reduzido, com ênfase na manutenção da posse de bola e pressão.

O jogador Patrick, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/By Canon)

O Palmeiras deu continuidade à preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior com um treino na tarde da quinta-feira (28/12), na Academia de Futebol.

O treinamento iniciou com um trabalho de bola parada ofensiva, com cruzamentos de faltas laterais. Na sequência, a comissão de Lucas Andrade comandou uma dinâmica de construção no ataque, com finalizações. Por fim, os jogadores participaram de um coletivo em campo reduzido.

O jogador Estêvão, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/By Canon)

Na tarde da terça-feira (02/01), o time Sub-20 do Palmeiras realizou na Academia de Futebol o penúltimo treino antes da estreia na Copinha. Em um primeiro momento, a comissão de Lucas Andrade dividiu o grupo entre jogadores de defesa e ataque e comandou atividades específicas. Na sequência, os atletas disputaram um coletivo em campo inteiro. Por fim, a equipe praticou bolas paradas, com ênfase em escanteios.

O jogador Vitor Reis, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/By Canon)

O time Sub-20 do Palmeiras realizou treino na Academia de Futebol na quarta-feira (03/01), e encerrou a preparação para sua estreia na Copinha. A última atividade antes da estreia foi separada em duas partes: em um primeiro momento, o grupo foi dividido em dois para uma dinâmica de construção ofensiva. Depois, a comissão de Lucas Andrade realizou ajustes posicionais, focando no cenário que o time encontrará na partida.

O jogador Kauan Santos, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/By Canon)


Escalação


Para a nossa estreia na Copinha o técnico Lucas Andrade mandou o Palmeiras a campo com a seguinte escalação: Kaique fechando o nosso gol; Gilberto na lateral direita e Ian na lateral esquerda; Talisca e Vitor Reis na zaga; Léo, Patrick e Kauan Santos no meio de campo; Estêvão, Thalys e Allan na linha de ataque. A formação tática básica aparentemente foi a 4-3-3.


O Jogo


A partida já começou com pressão do Verdão e já aos dois minutos tivemos a nossa primeira oportunidade de abrir o placar, com o Estevão cobrando falta direto no gol e a bola quicando, obrigando o goleiro Anderson a espalmar de qualquer jeito.

Aos 4 minutos, após cruzamento da esquerda, Vitor Reis arriscou a finalização do meio da área, mas mandou a bola pra fora em tiro de meta.

Três minutos depois, Thalys buscou um passe nas costas da marcação, que conseguiu afastar a bola antes da chegada do Kauan.

Aos 12 minutos, o árbitro assinalou pênalti a favor do Verdão após o defensor adversário bloquear a bola com a mão. Como não há VAR, ficamos dependendo apenas do replay da transmissão e aparentemente a bola bateu no braço do jogador, que estava junto ao corpo. Em minha opinião não foi pênalti. Na cobrança, Estêvão mandou no meio do gol e abriu o placar na Arena Barueri! Palmeiras 1x0 Queimadense!

Aos 16 minutos, Allan recebeu um bom passe pelo meio da zaga adversária fazendo o facão, deixando dois marcadores para trás, cortando o goleiro Anderson e chutando com muita tranquilidade para ampliar o placar na Arena Barueri! Porco 2x0 Carcará!

Aos 17 minutos, Patrick recebeu cartão amarelo depois de acertar o rosto do adversário ao abrir os braços.

Dois minutos depois, o lateral direito Gilberto arriscou a finalização da intermediária e obrigou o goleiro Anderson a fazer grande defesa!

Aos 25 minutos, depois de grande jogada individual de Estêvão a bola sobrou para o Allan, mas o nosso atacante foi interceptado pela defesa adversária antes que armasse sua jogada!

No minuto seguinte Estêvão recebeu cartão amarelo depois de chegar com força excessiva numa disputa de bola.

Aos 29 minutos, Cauã Cristian tentou uma caneta em Gilberto pela esquerda, só que ele adiantou demais a bola e acabou desarmado pelo nosso lateral.

Apenas três minutos depois, Bernardo cruzou fechado na segunda trave, nosso goleiro Kaique se atrapalhou e afastou a bola de soco para não ficar vendido.

Aos 33 minutos, Allan ariscou a finalização de fora da área e o goleiro Anderson defendeu. Na sobra, Gilberto cruzou e Thalys desviou de cabeça, obrigando o goleiro Anderson a fazer nova defesa!

Aos 38 minutos, Estêvão tabelou com Thalys e arriscou a finalização, mas apesar de levar perigo ao gol adversário a bola foi para fora.

Aos 41 minutos, outra boa oportunidade para ampliarmos o placar com o Estevão avançando em velocidade pelo meio, deixando dois marcadores para trás e sendo parado com falta de Eduardo. Gilberto cobrou a falta com chute direto no gol, mas a bola parou na boa defesa do goleiro Anderson.

Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Estevão deixou Eduardo no chão e só foi parado por Vinicius com falta na entrada da grande área. O próprio Estevão foi para a cobrança e a bola explodiu na barreira.

Após dois minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo na Arena Barueri. Placar parcial: Palmeiras 2x0 Queimadense.

Foi um primeiro tempo onde o Verdão mostrou a sua esperada superioridade e controlou o jogo, tendo a maioria das ações ofensivas. A equipe do Carcará fez o que pôde para segurar o ímpeto dos palmeirenses, principalmente de Estêvão, apesar do Verdão claramente dosar a sua pressão, evitando desgaste desnecessário. Reitero que pelas imagens que vi o pênalti assinalado não deveria ter sido assinalado, mas regra é regra. Só espero que o mesmo critério seja usado em outras situações similares.

Embora a equipe paraibana conseguisse roubar a bola em várias oportunidades, ela era rapidamente desarmada pelas nossas Crias.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time.

A primeira oportunidade no ataque foi do Carcará, aos dois minutos, com o Pedro Henrique avançando pela direita e cruzando no meio da área, mas Gilberto afastou o perigo.

Aos 4 minutos, Wildson recebeu com certo espaço pela esquerda e arriscou a finalização em cima da marcação alviverde, ganhando um escanteio. O próprio Wildson cobrou o tiro de canto e a zaga alviverde afastou pelo alto.

Aos 8 minutos, João Pedro buscou Eduardo pela direita, mas o passe saiu muito forte e o nosso goleiro Kaique só observou ela sair pela linha de fundo.

Aos 12 minutos, Estevão recebeu pela direita, tentou passar por três adversários para chegar ao bico da área, mas ele acabou desarmado.

Aos 15 minutos, o técnico Lucas Andrade fez as nossas primeiras substituições, com Arthur e Juninho entrando nos lugares de Allan e Patrick.

Quatro minutos depois, João Pedro recebeu aberto pela direita, cortou para a canhota e cruzou muito forte mandando a bola por cima do travessão.

Aos 22 minutos, Ian dominou pela esquerda e mandou um baita cruzamento na segunda trave para Estevão, que desviou de primeira na saída do goleiro Anderson. Porco 3x0 Carcará!

Pouco depois, aos 25 minutos, Pedro Henrique dominou no bico da área e deu um toque para a linha de fundo, só que João Pedro não acompanhou a jogada.

Aos 26 minutos, Gilberto cobrou um escanteio fechado no primeiro pau, Vitor Reis subiu antes que o marcador e cabeceou, com o Talisca desviando sem chances para a defesa de Anderson. Porco 4x0 Carcará!

Aos 31 minutos, o técnico Lucas Andrade fez novas substituições, com Wesley, Riquelme Fillipi e Vitor André entrando nos lugares de Estêvão, Kauan Santos e Léo.

Aos 35 minutos, Riquelme Fillipi ficou com a bola em cima da linha da área, foi travado e após um bate rebate a bola sobrou para Gilberto, que chegou chutando, enquanto Anderson aceita o tiro rasteiro! Porco 5x0 Carcará!

Aos 38 minutos, depois de um cruzamento da direita, a zaga adversária afastou, mas deixou a bola nos pés de Riquelme, que dominou na meia lua e finalizou rasteiro, com o goleiro Anderson deixando passar mais uma vez! Porco 6x0 Carcará!

Aos 39 minutos, o técnico Lucas Andrade fez a nossa última substituição, com Edney entrando no lugar de Gilberto.

Aos 42 minutos, em dobradinha com Juninho, Arthur arriscou a finalização e obrigou o goleiro Anderson a fazer grande defesa!

No minuto seguinte, Cauã Cristian partiu sozinho em contra-ataque e arriscou a finalização, com o goleiro Kaique apenas olhando a bola sair pela linha de fundo.

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, em outra cobrança de escanteio a bola foi desviada no travessão e Vitor André, no segundo pau, ficou com o gol livre para marcar o seu! Porco 7x0 Carcará!

Após 3 minutos de acréscimos terminou a partida na Arena Barueri! Placar final: Palmeiras 7x0 Queimadense.

Foi uma partida sem sustos para o Verdão, que controlou as ações da partida com facilidade, já que a diferença técnica e tática entre as equipes era visível. No primeiro tempo os jogadores alviverdes controlaram mais a intensidade, evitando um desgaste desnecessário. Já na segunda etapa a intensidade aumentou, principalmente após as substituições feitas pelo técnico Lucas Andrade.

O Verdão começa a competição (e a temporada) com o pé direito! O próximo compromisso das nossas Crias da Academia será no domingo (7) quando enfrentaremos o União ABC/MS na Arena Barueri.

 

Veja o desempenho do Palmeiras em todos os jogos na Copinha:

 

Primeira fase

 

04/01: Palmeiras 7 x 0 Queimadense/PB – Arena Barueri
Gols: Estêvão (duas vezes), Allan, Talisca, Gilberto, Riquelme Fillipi e Vitor André

07/01 – 20h: União ABC/MS x Palmeiras – Arena Barueri

10/01 – 17h: Oeste/SP x Palmeiras – Arena Barueri

 

 

Sigam-me nas redes sociais:

Twitter/X: @op_palmeirense

Instagram: @opiniao_de_um_palmeirense

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sejam bem-vindos!!

O Palmeiras e o mercado da bola

Crise no Palmeiras? O momento do Verdão – Parte I