Opinião de um Palmeirense! 212: Palmeiras x Atlético-MG – Brasileirão 2023



Palmeiras x Atlético-MG – Brasileirão 2023

27 Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, palestrinos!

Finalmente terminou a famigerada Data FIFA!

Hoje o Palmeiras voltará a campo pelo Campeonato Brasileiro e receberá o Atlético-MG, no Allianz Parque, para partida válida pela 27 rodada da competição.

Allianz Parque – São Paulo/SP

Vindo da derrota por 2x1, de virada, para o Santos na partida da 26 rodada do Brasileirão disputada na Arena Barueri em 08 de outubro, o Palmeiras entrará em campo estacionado na quarta colocação da tabela, com 44 pontos, e com o desafio de encerrar a sequência de derrotas no Brasileiro, já que foram três derrotas seguidas (Grêmio, Red Bull Bragantino e Santos) na competição.

Atual campeão brasileiro, o Palmeiras pode completar 700 vitórias na história do Campeonato Brasileiro (inicia a rodada com 699 resultados positivos, ao lado do São Paulo).


Histórico do Confronto



Último encontro entre as equipes rendeu novo recorde ao Verdão na Libertadores

A partida mais recente entre Palmeiras e Atlético foi em agosto, no Allianz Parque, pelas oitavas de final da Libertadores, com os palmeirenses avançando de fase após empate por 0 a 0 (na ida, o placar foi de 1 a 1). Com o resultado, o Maior Campeão do Brasil se tornou o primeiro time na história da Libertadores a eliminar um mesmo rival por três edições consecutivas (já havia despachado os mineiros na semifinal de 2021 e nas quartas de final de 2022).

Palmeiras perdeu apenas dois dos 20 jogos mais recentes contra o Atlético-MG

Neste período, foram cinco vitórias alviverdes e 13 empates, com 20 gols palmeirenses e 16 gols atleticanos. Dessas 20 partidas, disputadas desde novembro de 2016, foram 14 pelo Campeonato Brasileiro e seis pela Libertadores.

Retrospecto geral contra o Atlético-MG: 94 jogos, 41 vitórias, 24 empates, 29 derrotas, 122 gols marcados e 102 gols sofridos.

– Primeiro jogo: 27/04/1938 – Palestra Italia 2×0 Atlético-MG (gols de Barrilote, duas vezes) – Estádio Palestra Italia (São Paulo-SP) – Amistoso.
– Último jogo: 09/08/2023 – Palmeiras 0x0 Atlético-MG – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Libertadores.
– Última vitória: 02/08/2023 – Atlético-MG 0x1 Palmeiras (gol de Raphael Veiga) – Estádio Mineirão (Belo Horizonte-MG) – Libertadores.

– Maior sequência invicta do Palmeiras: dez jogos (desde 21/09/2021).
– Maior sequência de vitórias: sete jogos, para ambos os lados (a do Verdão foi imposta entre 03/04/1996 e 26/08/1998).
– Maior goleada: Palmeiras 5×0 Atlético-MG, em 16/04/1996 (gols de Rivaldo, duas vezes, Cléber, Müller e Cafu) – Estádio Palestra Italia (São Paulo-SP) – Copa do Brasil.
– Jogador com mais jogos: Dudu (17).
– Jogador do atual elenco com mais jogos: Dudu (17).
– Jogador com mais gols: César Maluco (4).
– Jogador do atual elenco com mais gols: Dudu (3).
– Técnico com mais jogos: Luiz Felipe Scolari (15).

> Retrospecto contra o Atlético-MG como mandante: 42 jogos, 22 vitórias, 10 empates, 10 derrotas, 64 gols marcados e 40 gols sofridos.

> Retrospecto contra o Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro: 66 jogos, 29 vitórias, 14 empates, 23 derrotas, 81 gols marcados e 75 gols sofridos.

> Retrospecto contra o Atlético-MG como mandante pelo Campeonato Brasileiro: 31 jogos, 17 vitórias, 7 empates, 7 derrotas, 46 gols marcados e 32 gols sofridos.

> Retrospecto contra o Atlético-MG no Palestra Itália/Allianz Parque: 30 jogos, 16 vitórias, 10 empates, 4 derrotas, 47 gols marcados e 27 gols sofridos.

> Retrospecto contra o Atlético-MG no Allianz Parque: 11 jogos, 2 vitórias, 8 empates, 1 derrota, 11 gols marcados e 8 gols sofridos.


Preparação


Após o confronto com o Santos do domingo (8), o elenco alviverde aproveitou a pausa da Data FIFA e descansou na segunda-feira (9), na terça-feira (10) e na quarta-feira (11), se reapresentando na Academia de Futebol na manhã da quinta-feira (12) para dar início à sua preparação para este confronto. Sob chuva, o elenco alviverde realizou cerca de 1h30 de trabalhos técnicos com minijogos em campo reduzido e um exercício de cruzamentos e finalizações.

O jogador Zé Rafael, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação prosseguiu na manhã da sexta-feira (13) na Academia de Futebol. A comissão comandou atividades técnicas de marcação e finalizações em campo reduzido.

Em transição física, o meio-campista Atuesta participou de algumas atividades de campo junto ao elenco e fez outros trabalhos à parte. O colombiano rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito em fevereiro durante um treino e desfalca a equipe desde então – ele tem 58 jogos, dois gols e duas assistências no total pelo Verdão.

O jogador Eduard Atuesta, a SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O elenco do Verdão treinou na manhã do sábado (14) na Academia de Futebol. Após ativação muscular na parte interna do Centro de Excelência, os jogadores foram a campo e realizaram uma hora de coletivo com dois times de 11 componentes. O trabalho, que contou com Crias da Academia do Sub-16, foi intenso e a comissão técnica de Abel Ferreira exigiu transições rápidas, amplitude, entre outros conceitos.

No gramado ao lado, o meio-campista Atuesta, em estágio de transição física, fez movimentações em dimensões reduzidas com outros jovens do Sub-16. O atacante Dudu, na parte interna, deu sequência ao seu tratamento com o Núcleo de Saúde e Performance.

Os jogadores Jhonatan e Gabriel Menino (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Depois de folgar no domingo (15), os jogadores voltaram aos treinos na manhã da segunda-feira (16) na Academia de Futebol. Após ativação muscular no Centro de Excelência, o elenco foi a campo e, sob forte calor, aprimorou transições e enfrentamentos de ataque contra defesa. Na sequência, houve uma atividade técnica de dez contra dez em dimensões reduzidas.

O meio-campista Atuesta continuou o processo de transição física em separado, enquanto o atacante Dudu realizou cronograma particular com o Núcleo de Saúde e Performance.

O jogador Vanderlan, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O Palmeiras seguiu a sua preparação na terça-feira (17) na Academia de Futebol. Sob chuva, o elenco começou o dia com um treino técnico com ênfases específicas.

No trabalho seguinte, também em dimensões reduzidas, houve uma atividade técnica com dois times se enfrentando. Na parte final, enquanto os meio-campistas e os atacantes aprimoraram cruzamentos e finalizações, os zagueiros e laterais aperfeiçoaram saídas de bola e transições.

Os jogadores Gabriel Menino e Mayke (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação do elenco alviverde foi encerrada na manhã da quarta-feira (18) na Academia de Futebol. As novidades do dia foram os retornos de Veiga, Gómez e Piquerez – o colombiano Ríos voltará à noite, que foram convocados e jogaram por suas seleções nacionais nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Após atuar poucos minutos contra o Uruguai em Montevidéu pela Seleção Brasileira, Raphael Veiga trabalhou integralmente com o elenco, que participou de atividades técnicas com objetivos específicos. Na parte final, a comissão de Abel Ferreira comandou ainda um recreativo. O paraguaio Gómez e o uruguaio Piquerez fizeram trabalhos regenerativos no Centro de Excelência.

O jogador Endrick, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)


Escalação


Pendurados:  Weverton, Piquerez, Murilo, Gabriel Menino, Zé Rafael, Endrick, Abel Ferreira (treinador) e Vitor Castanheira (auxiliar técnico).
Suspensos:     Richard Ríos (três cartões amarelos) e Abel Ferreira (punido pelo STJD).
Desfalques:    Atuesta (transição física) e Dudu (cirurgia no joelho direito).

 

Com a suspensão do Professor Abel Ferreira por dois jogos em decorrência da punição imposta pelo STJD, o Palmeiras deverá ser conduzido pelo auxiliar técnico João Martins.

A grande dúvida para esta partida é se os jogadores que atuaram por suas seleções iniciarão como titulares ou se entrarão no decorrer da partida. Por ter atuado por poucos minutos, creio que Raphael Veiga tenha condições físicas de entrar em campo como titular.

Por se tratar de um adversário difícil, no meu entender o Palmeiras deveria entrar em campo com a força máxima disponível e por isso acredito que a provável escalação será a mesma que entrou em campo contra o Santos: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez. Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga. Endrick, Rony e Kevin.

 

*Pré-Jogo finalizado em 19/10/2023 às 14:30.

*Escalação confirmada em 19/10/2023 às 18:00.

 

O Palmeiras entrará em campo contra o Atlético-MG com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Mayke na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga no meio-campo; Endrick, Rony e Kevin na linha de ataque. A formação tática base aparentemente será a 4-2-3-1.

Como eu esperava, o Palmeiras vai a campo com sua força máxima disponível. Mesmo assim não espero uma partida fácil, pois o Galo não é um adversário fácil. Para vencer, mais do que técnica, precisaremos de uma mudança de postura e de força mental em campo. Se mantivermos o mesmo espírito visto nas partidas anteriores, certamente seremos derrotados. Tenho a esperança na mudança de postura dos jogadores e creio numa vitória alviverde pelo placar de 1x0, com um gol do Endrick.



O Jogo



Mal a partida começou e o Galo veio pra cima, trocou passes por praticamente todo o campo e, em menos de um minuto de jogo, Hulk mandou um foguete rasteiro para o nosso gol e abriu o placar no Allianz Parque! Porco 0x1 Galo.

Aos 4 minutos, Kevin recebeu na linha de fundo, acabou cercado por dois adversários e cometeu uma falta em Saravia após ser desarmado.

O Verdão teve muita dificuldade para manter a posse de bola e para passar pela forte marcação do Galo no meio-campo.

Aos 6 minutos, após um roubo de bola, Arana apareceu pela esquerda e cruzou em cima de Menino. Na sobra, Otavio carimbou a marcação.

No minuto seguinte, Endrick entrou numa dividida com Lemos e levou a pior, ficando caído no gramado, necessitando de atendimento médico. Felizmente não foi nada grave e o jogo foi retomado pouco depois.

Aos 9 minutos, Hulk dominou aberto pela esquerda, arriscou uma tabela com Paulinho, mas Gómez fez o desarme e sofreu a falta na sequência.

No minuto seguinte, Gabriel Menino caiu no gramado após um choque no meio-campo. Depois de ser atendido pela equipe médica do Verdão, precisou ser substituído pelo Jhon Jhon.

Aos 14 minutos, Hulk avançou pelo meio e só foi parado com a falta do Veiga, que empurrou o rival pelas costas. Na cobrança o próprio Hulk mandou outra paulada na direção do gol palmeirense e Weverton foi obrigado a espalmar por cima do gol. Na cobrança do escanteio Igor Gomes mandou a bola no primeiro pau e Rony fez o corte de cabeça.

Aos 18 minutos, Hulk cobrou falta no meio da área, a bola ficou viva, Rony afastou no reflexo e na sobra Alan Franco carimbou o travessão do gol do Weverton.

Aos 19 minutos, Rony recebeu um passe em profundidade pela direita e tentou um lançamento para Jhon Jhon na área, mas a defesa atleticana conseguiu afastar o perigo.

No minuto seguinte, Kevin recebeu cartão amarelo após chegar atrasado numa dividida com Saravia e passou a jogar pendurado.

Aos 22 minutos, Arana trabalhou pela esquerda, tabelou com Paulinho já dentro da área alviverde, mas pegou mal na bola na hora da finalização.

No minuto seguinte, Veiga recebeu e dominou na intermediária direita e sofreu falta. Na cobrança, o próprio Veiga tentou um cruzamento, mas Lemos conseguiu fazer o corte mandando a bola para escanteio.

Aos 25 minutos, após cobrança de escanteio ensaiada, a bola chegou em Piquerez na entrada da área e o nosso lateral bateu com perigo, obrigando Éverson a espalmar no reflexo.

Aos 27 minutos, Raphael Veiga avançou com espaço pela intermediária direita, arrumou o corpo e finalizou, fazendo a bola passar pertinho da trave antes de sair pela linha de fundo.

Aos 30 minutos, Mayke recebeu em velocidade pela direita, cruzou em cima de Lemos e o árbitro marcou escanteio para o Verdão. Na cobrança, Veiga mandou a bola no segundo pau e Gómez subiu para desviar, mas o árbitro assinalou falta do nosso capitão.

Aos 32 minutos, Arana foi apertado por Endrick na lateral e acabou cedendo a posse de bola ao Verdão, que ainda encontrava dificuldades para furar o bloqueio atleticano.

Aos 38 minutos, Endrick recebeu uma bola rápida, mas demorou a sair em contra-ataque e acabou desarmado.

Aos 42 minutos, Zé Rafael desviou a bola para o Kevin antes de levar uma trombada. O árbitro assinalou a falta no Trem e, depois de jogada ensaiada, Kevin cruzou em cima da marcação e a bola nem chegou à área atleticana.

Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Kevin abriu pela esquerda, deixou um marcador para trás, mas acabou cedendo tiro de meta ao tentar fintar o segundo marcador.

 Aos 50 minutos, Rony recebeu cartão amarelo depois de cometer falta em Zaracho.

Após 6 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque. Placar parcial: Palmeiras 0x1 Atlético-MG.

Foi um primeiro tempo com o Palmeiras mais uma vez jogando muito abaixo do seu normal, com os jogadores cometendo muitos erros e até mesmo com discussões entre eles. O time acabou mostrando aquele temido ritmo pós-folga, com os jogadores parecendo não estar treinando há tempos. O Atlético-MG controlou a primeira etapa com muita facilidade. A meu ver, o Weverton falhou no gol do Galo.

A posse de bola foi relativamente equilibrada, com 48% para o Palmeiras e 52% para o Atlético-MG. Porém, o equilíbrio acaba aí, pois dentro de campo o Galo foi muito mais efetivo e construiu jogadas com relativa tranquilidade, tendo oportunidades para ampliar o placar e só não tendo feito isso por puro azar.

Foram três finalizações para o Porco e oito para o Galo, sendo 1 finalização a gol do Alviverde e 2 do Alvinegro, que marcou um tento.

Voltamos para a segunda etapa com Luís Guilherme e Breno Lopes entrando em substituição a Kevin e Rony. Aconteceram dois milagres: o milagre de haver substituições no intervalo e o milagre de o Rony ser substituído no intervalo! Mas claro que isso só ocorreu porque era o João Martins à beira de campo.

A primeira descida ao ataque foi do Galo, já aos dois minutos, com o Paulinho acionando Arana pela esquerda e o lateral cortando para o meio e finalizando, mas mandando a bola longe do gol.

Aos 6 minutos, Veiga dominou no bico da área, tentou um cruzamento nas costas da zaga, mas ninguém do Palmeiras acompanhou a jogada.

Aos 9 minutos, John John buscou a ponta esquerda e acabou sofrendo uma falta de Fuchs. Depois da cobrança, Veiga ficou com a bola após um vacilo da zaga atleticana, invadiu a área, mas na finalização chutou mascado.

Aos 10 minutos, Jhon Jhon recebeu um cartão amarelo depois de chegar atrasado numa dividida e pegar o calcanhar de Saravia.

Três minutos depois, Luís Guilherme dominou a bola na entrada da área e arriscou a finalização com um chute colocado, que saiu pela linha de fundo.

Aos 22 minutos, a bola foi levantada na área em cobrança de escanteio e Zé Rafael desviou de cabeça, mas a bola foi para fora!

No minuto seguinte, o capitão Gustavo Gómez recebeu cartão amarelo por reclamação.

Aos 30 minutos, o Galo chegou novamente ao nosso gol em jogada que começou com o Saravia interceptando a bola no campo de defesa e rapidamente fazendo a ligação direta para Paulinho, que avançou atrás da linha central totalmente livre, chegou na área e bateu na saída do Weverton,  ampliando o placar para o Galo no Allianz Parque. Porco 0x2 Galo.

Aos 36 minutos, o auxiliar técnico João Martins fez uma nova substituição, com o Fabinho entrando no lugar do Zé Rafael.

Dois minutos depois, o auxiliar técnico João Martins fez a nossa última substituição, com o Flaco López entrando no lugar do Raphael Veiga.

Aos 42 minutos, Breno Lopes protegeu a bola na ponta esquerda e sofreu uma falta. Jhon Jhon foi para a cobrança e mandou a bola diretamente pela linha de fundo.

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Endrick recebeu cartão amarelo depois de chegar atrasado numa jogada e acertar Saravia, que ficou no chão pedindo pra ser substituído, mas o Galo já tinha feito as três paralisações permitidas para substituições.

Aos 51 minutos, Flaco López recebeu na pequena área, ajeitou de peito e finalizou em cima do goleiro Éverson, desperdiçando a chance de fazer o nosso primeiro gol na partida.

Um minuto depois, aos 52 minutos, Fabinho recebeu cartão amarelo após cometer falta na entrada da área. Hulk cobrou a falta com classe, a bola passou raspando a trave e balançou a rede, mas pelo lado de fora.

Após 7 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque. Placar final: Palmeiras 0x2 Atlético-MG.

Foi mais um jogo horroroso do Palmeiras. Está nítido que alguns dos jogadores que formam a nossa espinha dorsal não conseguem performar como de costume. Há um visível abalo mental no time e não sei se pode ser creditado apenas à eliminação na Copa Libertadores, creio que em alguns casos as propostas que foram feitas por times do exterior devem ter influenciado na estabilidade mental de alguns jogadores.

A impressão geral que tive foi que o time abandonou o Brasileirão. Eu já não tinha nenhuma esperança de título, mas me preocupa a nossa classificação direta para a próxima edição da Copa Libertadores. Seria uma vergonha imensa o Palmeiras ficar fora da competição ou disputar a Sul Americana, sendo o time que bateu vários recordes na competição nos últimos anos.


Quarta derrota seguida do Palmeiras no Brasileirão. O Palmeiras segue com 44 pontos, agora na quinta colocação na tabela.

O próximo compromisso do Palmeiras será no domingo (22), quando iremos a Curitiba enfrentar o Coritiba na partida válida pela 28 rodada do Brasileirão. Uma derrota para o Coxa é inaceitável.

Até lá e #AvantiPalestra!

 

 

Sigam-me nas redes sociais:

Twitter/X: @srsjoejp

Instagram: @opiniao_de_um_palmeirense

 

 

 



Comentários

  1. Bom dia, sander! Na verdade o Palmeiras só entrou em campo, agora jogar bola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ya! Muito obrigado pelo comentário! Realmente o time foi só pra cumprir tabela!

      Excluir
  2. Jogar bola mesmo, não jogou!
    Vamos esperar para o próximo jogo se irá jogar ou só entrar em campo, tmj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O próximo jogo é contra o Coritiba e na minha opinião uma nova derrota é inaceitável.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sejam bem-vindos!!

O Palmeiras e o mercado da bola

Crise no Palmeiras? O momento do Verdão – Parte I