Opinião de um Palmeirense! 221: Palmeiras x América-MG – Brasileirão 2023



Palmeiras x América-MG – Brasileirão 2023

36 Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

O Verdão segue na busca de mais um título brasileiro e hoje receberá a equipe do América-MG no Allianz Parque para partida válida pela 36 rodada do Campeonato Brasileiro.

Allianz Parque – São Paulo/SP

Vindo do empate em 2x2 com o Fortaleza na rodada anterior, o Verdão ocupa a liderança da competição, com 63 pontos conquistados, empatado em pontos com o Flamengo, mas na liderança pelos critérios de desempate, por ter maior saldo de gols.

Em busca do 12º título brasileiro de sua história (ampliando o recorde na competição) e de seu quarto bicampeonato (repetindo 1967/67, 1972/73 e 1993/94), o Palmeiras já garantiu presença na Copa Libertadores pela 24ª vez (recorde entre os clubes brasileiros), sendo a nona seguida (também recorde entre os compatriotas).

Neste Brasileirão, o Palmeiras ocupa a liderança pela segunda rodada consecutiva e tem o maior número de vitórias (18, ao lado de Flamengo, Botafogo e Grêmio), o menor número de derrotas (oito, ao lado de Flamengo e RB Bragantino), o melhor saldo de gols (26 contra 17 do Flamengo), o melhor ataque (58 gols contra 57 do Grêmio) e o segundo melhor aproveitamento como mandante (75%, ao lado do Grêmio e atrás só do Fluminense, com 80%). Além disso, de acordo com o Footstats, é o líder em cruzamentoso líder em cruzamentos certoso líder em faltas recebidaso vice-líder em finalizações e o vice-líder em finalizações certas.

O Palmeiras também entra em campo como o clube que mais venceu na história do Campeonato Brasileiro (705 contra 702 do São Paulo, segundo colocado) e com melhor média de gols marcados (1,47 gol por jogo contra 1,45 do São Paulo, segundo colocado).


Histórico do Confronto



Na era Abel, cinco vitórias em sete duelos com o América-MG

Nos dois primeiros encontros, válidos pelas semifinais da Copa do Brasil de 2020 (competição vencida pelo Verdão), empate por 1 a 1 no Allianz Parque e vitória por 2 a 0 no Independência. Pelo Brasileiro de 2021, vitória por 2 a 1 no Allianz Parque e derrota por 2 a 1 no Independência. No ano passado, vitórias nos dois turnos (1 a 0 no Independência e 2 a 1 no Allianz Parque). E nesta temporada, vitória no primeiro turno por 4 a 1 no Independência.

RETROSPECTO GERAL CONTRA O AMÉRICA-MG: 32 jogos, 18 vitórias, 9 empates, 5 derrotas, 47 gols marcados e 21 gols sofridos.

– Último jogo: 30/07/2023 – América-MG 1×4 Palmeiras (gols de Murilo, Rony, duas vezes, e Artur) – Independência (Belo Horizonte-MG) – Campeonato Brasileiro.
– Primeiro jogo e maior goleada: 14/12/1939 – Palmeiras 6×1 América-MG (gols de Caieira, contra, Lima, duas vezes, Echevarrieta, duas vezes, e Feitiço) – Estádio Palestra Itália (São Paulo-SP) – Amistoso | Taça Máquinas Tonnanin.

Palmeiras perdeu apenas uma vez para o rival pelo Brasileiro

Retrospecto contra o América-MG pelo Campeonato Brasileiro: 19 jogos, 12 vitórias, 6 empates, 1 derrota, 32 gols marcados e 12 gols sofridos.

Retrospecto contra o América-MG como mandante: 13 jogos, 8 vitórias, 4 empates, 1 derrota, 26 gols marcados e 9 gols sofridos.
– Último jogo: 09/11/2022 – Palmeiras 2×1 América-MG (gols de Gustavo Scarpa e Murilo) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro.

Retrospecto contra o América-MG como mandante pelo Campeonato Brasileiro: 8 jogos, 7 vitórias, 1 empate, 18 gols marcados e 5 gols sofridos.


Preparação


Depois do empate em 2x2 com o Fortaleza na partida da 35 rodada realizada no Castelão, na capital cearense, no domingo (26), o elenco alviverde retornou para São Paulo ainda na madrugada e se reapresentou na Academia de Futebol na manha da segunda-feira (27) para dar início à sua preparação para esta partida.

Como já é praxe, os titulares na partida da noite anterior seguiram o cronograma de atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. O restante dos jogadores foi a campo e realizou movimentações técnicas em dimensões reduzidas, enquanto os goleiros trabalharam de forma específica com os preparadores da posição.

A novidade do dia foi o zagueiro Luan, que vinha fazendo tratamento de uma lesão na coxa direita (sofrida contra o Internacional, no último dia 11) e começou o processo de transição física. O defensor participou do começo do trabalho com o grupo e depois cumpriu cronograma com o Núcleo de Saúde e Performance. Na parte final, houve um treino também em campo reduzido, mas com a presença dos arqueiros.

O jogador Luan, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação foi encerrada na manhã da terça-feira (28) na Academia de Futebol. O elenco realizou uma atividade técnica com ênfase nas finalizações e, na sequência, um trabalho recreativo (o tradicional rachão).

Os jogadores Vanderlan e Breno Lopes (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Escalação


Pendurados:  Weverton, Gustavo Garcia, Piquerez, Vanderlan, Luan, Fabinho, Gabriel Menino, Jhon Jhon, Raphael Veiga, Artur, Kevin e Vitor Castanheira (auxiliar técnico).
Suspensos:     Gustavo Gómez e João Martins (cartão vermelho); Mayke e Abel Ferreira (três cartões amarelos).
Desfalques:    Dudu (cirurgia no joelho direito), Gabriel Menino (cirurgia no tornozelo direito), Luan (transição física) e Luis Guilherme (dores na coxa esquerda).

Nesta partida o Palmeiras será dirigido pelo auxiliar técnico Vitor Castanheira, devido à suspensão automática do Professor Abel Ferreira que recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o Fortaleza. Além do treinador, o lateral direito Mayke também cumprirá suspensão automática. Já o capitão Gustavo Gómez e o auxiliar técnico João Martins cumprirão suspensão por terem recebido cartão vermelho, também na partida anterior.

Com essas ausências, Marcos Rocha deverá ocupar o lugar do Mayke na lateral direita e Naves deverá ser zagueiro titular ao lado de Murilo, já que Luan ainda se recupera de uma lesão e está em transição física.

Dessa maneira não será possível manter o esquema com três zagueiros nesta partida, com o Palmeiras entrando em campo organizado num provável esquema tático básico 4-3-3 ou até num 4-4-2. Dependendo do esquema tático escolhido, teremos um acréscimo no ataque ou no nosso meio de campo.

A provável escalação para esta partida deverá ser: Weverton; Marcos Rocha, Naves, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Richard Ríos e Raphael Veiga. Endrick, Artur e Breno Lopes.

 

*Pré-Jogo concluído em 29/11/2023 às 14:00 horas.

*Escalação confirmada em 29/11/2023 às 20:30 horas.

 

O Palmeiras entrará em campo com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Naves e Murilo na zaga; Zé Rafael, Richard Ríos e Raphael Veiga no meio-campo; Endrick, Rony e Breno Lopes na linha de ataque. A formação tática básica deve ser a 4-2-3-1.

É a escalação esperada, apenas com a diferença do Rony entrando como titular ao invés do Artur. É a nossa força máxima disponível e creio ser time mais que suficiente para bater o já rebaixado América-MG, que no momento é o lanterna do Brasileirão.

Acredito que venceremos por 2x0, com gols de Endrick e Veiga.



O Jogo


A partida teve início com o Verdão se impondo e pressionando.

Já aos dois minutos a pressão surtiu efeito: Raphael Veiga cobrou falta na área, Breno Lopes brigou pela bola e ela sobrou na meia-lua para o Endrick, que finalizou dali mesmo e acertou o canto esquerdo de Jori, abrindo o placar no Allianz Parque! Porco 1x0 Coelho!

Aos cinco minutos, Rony recebeu lançamento nas costas da zaga, Jori saiu dividindo com ele e o desarmou, mas após a conclusão do lance o assistente assinalou o impedimento. Nesse lance Rony acaba atingido duramente pelo joelho de Jori e ficou caído no gramado, sentindo muitas dores.

Aos 11 minutos, depois da falta duríssima do goleiro Jori minutos antes, Rony precisou ser substituído pelo Artur. Um lance que teve análise de VAR e que, em minha opinião, deveria ter resultado na expulsão do Jori, mas não resultou nem em cartão amarelo.

Aos 13 minutos, Piquerez cruzou a bola na área e Artur teve a sua primeira oportunidade no ataque, desviando de cabeça, mas mandando a bola pra fora!

Aos 15 minutos, Artur arriscou a finalização de fora da área, mas a bola saiu pela linha de fundo.

No minuto seguinte, Piquerez recebeu lançamento na esquerda e finalizou com um chute forte, mas o goleiro americano fez a defesa.

Aos 21 minutos, Artur levou perigo à defesa do Coelho depois de carregar pelo meio e arriscar a finalização com um chute cruzado.

Aos 25 minutos, Naves acertou o rosto de Marlon com o cotovelo e a arbitragem marcou a falta para o Coelho. Na cobrança da falta, Martinez alçou a bola na área, Danilo Avelar escorou de cabeça e Mastriani quase conseguiu finalizar, mas Weverton saiu para desarmá-lo.

Aos 30 minutos, tivemos uma boa oportunidade em jogada de bola parada, com o Zé Rafael cobrando falta com chute direto a gol, mas mandando a bola por cima da meta.

Aos 32 minutos, o zagueiro Naves recebeu cartão amarelo depois de atingir Mastriani numa disputa de bola pelo alto.

Aos 36 minutos, Endrick recebeu na entrada da área, cortou o marcador e finalizou colocado, com o goleiro Jori fazendo boa defesa.

Aos 40 minutos, Juninho acertou Endrick num lance sem a bola e o árbitro assinalou falta para o Verdão. Na cobrança, Veiga lançou a bola na área, o zagueiro Éder disputou com o Murilo e tentou tirar, mas acabou mandando a bola pra trás e marcando contra! Placar ampliado no Allianz Parque! Porco 2x0 Coelho!

Aos 41 minutos, Raphael Veiga tentou um cruzamento pela direita, foi bloqueado e ficou com o escanteio. Na cobrança, a bola foi no segundo pau e Éder afastou de cabeça pelo Coelho.

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, em contra-ataque palmeirense Artur tocou de primeira para a descida de Veiga pela direita, mas o passe saiu direto pela linha lateral.

Aos 48 minutos, Richard Ríos tentou um lançamento para o ataque, mas foi muito forte e Piquerez não chegou a tempo de impedir que a bola saísse pela linha lateral.

Após cinco minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque. Placar parcial: Palmeiras 2x0 América-MG.

Foi um primeiro tempo dentro do previsto. O Palmeiras entrou em campo impondo bom ritmo de jogo e controlou as ações com facilidade, sem encontrar grande resistência por parte dos jogadores americanos.

Embora a posse de bola tenha sido equilibrada (52% para o Porco e 48% para o Coelho), as estatísticas confirmam o controle que o Verdão manteve das ações ofensivas e defensivas, tendo 12 finalizações (sendo 3 a gol) contra 3 finalizações do América-MG, que não finalizou nenhuma vez a gol.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time.

Já aos dois minutos, Artur lançou para o Endrick no meio da área, mas Júlio Cesar chegou na bola antes dele e a mandou pela linha de fundo.

Aos 6 minutos, Martínez levantou a bola na área, Danilo Avelar raspou nela de cabeça e a bola passou à esquerda do gol do Weverton, saindo pela linha de fundo.

Aos 9 minutos, Richard Ríos recebeu cartão amarelo depois de chegar atrasado em lance e pisar no pé de Renato Marques.

No minuto seguinte, Juninho recebeu na intermediária, girou e tocou em profundidade para Martínez, que ficou cara a cara com Weverton e tentou uma cavadinha, mas o goleiro alviverde esticou o braço direito e fez a defesa!

Aos 12 minutos, Artur aproveitou sobra de bola e chutou colocado, com o goleiro Jori fazendo mais uma boa defesa!

Aos 18 minutos, Endrick tocou a bola em velocidade pro Breno Lopes, que finalizou, mas mandou a bola por cima da meta.

Aos 25 minutos, Veiga rolou para Ríos, que recebeu, ajeitou e tentou a finalização, mas a bola ficou com o goleiro Jori.

Aos 26 minutos, o auxiliar técnico Vitor Castanheira fez novas substituições, com Jhon Jhon e Fabinho entrando em substituição a Breno Lopes e Richard Ríos.

Aos 34 minutos, Artur fez boa jogada pela direita e cruzou na área para o Jhon Jhon, que finalizou, mas mandou a bola na trave!

Aos 36 minutos, Vitor Castanheira fez as nossas últimas substituições, com Flaco López e Jailson entrando em substituição a Endrick e Zé Rafael.

No minuto seguinte, o Palmeiras saiu no contra-ataque em superioridade numérica e Jhon Jhon tentou atravessar para Flaco López, mas o passe saiu fraco e foi facilmente interceptado pela defesa americana.

Aos 42 minutos, Jailson tocou na esquerda para Piquerez, que cruzou rasteiro na medida para Flaco López, que recebeu, deslocou o goleiro Jori, mandou a bola no canto esquerdo e estufou as redes americanas! Placar ampliado no Allianz Parque! Porco 3x0 Coelho!

Apenas dois minutos depois, o Verdão quase ampliou, com o Piquerez cobrando falta curta e Veiga cabeceando de primeira e desviando a bola para o Fabinho, que aproveitou e cabeceou para o chão, quase encobrindo Jori, que conseguiu tirar com um tapa.

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, depois de cobrança de escanteio de Veiga, Jailson cabeceou e desviou para o segundo pau onde Flaco López, também de cabeça, concluiu guardando mais um tento na partida! Placar ampliado novamente no Allianz Parque! Porco 4x0 Coelho.

Aos 48 minutos, Jhon Jhon avançou em velocidade em direção à área, saiu na cara de Jori e tentou tirar do goleiro, que conseguiu fechar o ângulo e bloqueou a bola com o peito. Na sequência, Jailson arriscou a finalização de fora da área e mandou a bola rente à trave!

Após 5 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque. Placar final: Palmeiras 4x0 América-MG.

Em minha opinião foi um jogo que transcorreu sem sustos, dentro do previsto, com o Palmeiras não encontrando dificuldades para jogar e fazer um bom resultado. Sem querer desrespeitar a equipe mineira, mas foi uma partida entre o atual campeão brasileiro e uma equipe já rebaixada, que ocupa a lanterna da tabela da competição, e esta diferença se fez presente dentro de campo.


Com este resultado somamos mais três pontos, chegamos a 66 pontos e nos mantemos na liderança da competição.

O nosso próximo compromisso pelo Brasileirão será no domingo (3), quando receberemos o Fluminense no Allianz Parque para partida válida pela 37 rodada da competição nacional.

Até lá e #AvantiPalestra!


 

Sigam-me nas redes sociais:

Twitter/X: @srsjoejp

Instagram: @opiniao_de_um_palmeirense


 


 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sejam bem-vindos!!

O Palmeiras e o mercado da bola

Crise no Palmeiras? O momento do Verdão – Parte I