Duas vezes na mesma semana? Palmeiras anuncia a contratação de Artur

 


 

Na tarde desta sexta-feira (31) o Palmeiras anunciou mais um reforço para a temporada 2023: o atacante Artur, de 25 anos, vindo do Red Bull Bragantino. Contratado para atuar pelo Verdão por cinco temporadas, o novo membro do plantel alviverde tem contrato até dezembro de 2027 e o negócio foi fechado por oito milhões de euros (cerca de quarenta e cinco milhões de reais) mais um milhão de euros como bônus por metas alcançadas.

Artur Victor Guimarães iniciou sua jornada no futebol na equipe de base do Ceará, time da sua cidade natal, Fortaleza, e chegou ao Verdão em 2015, aos 16 anos de idade, onde concluiu a sua formação. Em 2016 estreou como profissional e fez parte dos elencos que conquistaram os títulos brasileiros de 2016 e 2018. Atuou ao lado de jogadores que ainda integram o nosso elenco, como Gustavo Gómez, Weverton, Marcos Rocha e Luan. O capitão Gómez recepcionou o novo jogador na Academia de Futebol.

O capitão Gustavo Gómez recepciona Artur na Academia de Futebol

O atacante foi emprestado em 2019 ao Bahia, onde foi um dos destaques do Campeonato Brasileiro, e atuou no Verdão até o início de 2020, quando foi negociado com o Red Bull Bragantino por seis milhões de euros (cerca de vinte e sete milhões de reais pela cotação da época).

Muitos críticos do negócio enfatizam a diferença entre os valores das transações. São dezoito milhões de reais de diferença, o que realmente não é pouco. Porém, há dois pontos a serem observados: a valorização do passe do profissional e a variação cambial.

No caso da valorização do passe do profissional, segundo o site Transfermarkt, em janeiro de 2020, momento no qual o Palmeiras acertou a venda de Artur ao Red Bull Bragantino, o valor de mercado do jogador era de 2 milhões, mas o negócio entre os clubes foi fechado em 6 milhões. Ou seja, o Palmeiras conseguiu obter um valor superior ao avaliado pelo mercado.

O jogador retorna ao Verdão com o valor de mercado estimado em 10 milhões, mas o Verdão adquiriu o passe do jogador pelo valor de 8 milhões mais 1 milhão em bônus com metas de desempenho. Em outras palavras, em relação ao valor de mercado, o Palmeiras não fez um mau negócio. E a diferença nos valores em euros, que não é tão grande assim, reflete a valorização do profissional, que se desenvolveu e alcançou um novo patamar no mercado, o que naturalmente faria o valor do seu passe aumentar.

Há também a questão da diferença na cotação do Euro em relação ao Real, que era de cerca de R$ 4,64 em 16/01/2020, data da transação de venda para o Red Bull Bragantino, e está em R$ 5,52 em 31/03/2023, data da transação de retorno ao Palmeiras. A variação da cotação fez com que o valor da transação de recompra do jogador, em reais, fosse muito superior ao que foi pago pelo Massa Bruta três anos atrás.

Nesse caso não cabe apenas uma análise dos números e dos valores a serem pagos, há também a análise da relação custo x benefício e certamente a nossa diretoria, o scout e a comissão técnica chegaram à conclusão que o investimento trará retorno esportivo, e consequentemente retorno financeiro, que faz o negócio ser interessante para o Palmeiras.

O fato de ser um jogador pronto, formado em nossa própria base, que agora vem de um time organizado e que esteve sob o comando de um técnico português, pode auxiliar na sua rápida adaptação ao modo de trabalho do professor Abel Ferreira. O fato de já ter jogado em companhia de jogadores que ainda integram o nosso atual elenco também deve contribuir para o seu rápido entrosamento na equipe.

Minha única dúvida é como ele será utilizado em campo, já que ele atua pela direita, onde já temos outros jogadores atuando. Mas se o Professor Abel Ferreira defendeu a sua contratação como sendo “lógica”, então ele já sabe como deverá utilizar o nosso reforço.

Ao contrário de Richard Ríos, que vem para suprir a ausência de Atuesta, ou seja, vem para ocupar a vaga de um reserva, Artur vem para brigar pela titularidade e ajudar a suprir as carências deixadas pelas saídas dos nossos meio-campistas, mesmo que ele não seja um jogador dessa posição.

Agora que está tudo concretizado e ele está com o nosso manto, de volta ao lar, vamos apoiá-lo e torcer para que nos traga muitas alegrias e vitórias.

Seja bem-vindo de volta, Artur!

#AvantiPalestra



Sigam-me nas redes sociais: 

Twitter: @srsjoejp     Instagram: @sander_r_s





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Palmeiras, o Mercado da Bola e o Fair Play Financeiro

Endrick completa 16 anos e assina seu primeiro contrato profissional