Opinião de um Palmeirense! 153: Palmeiras x América-MG - Copinha 2023

 


Palmeiras x América-MG - Copinha 2023

Final

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, galera palestrina!

Para a nossa alegria hoje temos Palmeiras em dose dupla! Na primeira partida do dia, as nossas Crias da Academia entrarão em campo no Canindé para enfrentar o América-MG na disputa pelo título da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Maior competição de futebol de base do país, a Copinha reuniu times de todo o Brasil, que foram disputando vagas nas diferentes fases da competição, até chegar à grande final que é tradicionalmente disputada no dia 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade de São Paulo.

Dono da melhor campanha da atual edição da Copinha, com 100% de aproveitamento, tendo vencido as 8 partidas que disputou e chegando invicto à sua segunda final consecutiva, o Palmeiras marcou 28 gols e sofreu apenas 3!

Na semifinal o Palmeiras enfrentou e superou o Goiás por 2x1 no Allianz Parque. Já o América-MG derrotou o Santos por 3x0.

Por ter a melhor campanha, o Palmeiras teria o direito de jogar a partida decisiva no Allianz Parque mas devido aos shows que ocorrerão na arena palmeirense no final de semana a partida será realizada no Canindé.

Preparação



O Palmeiras realizou na tarde desta segunda-feira (23), na Academia de Futebol, o primeiro treino focado na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Após uma folga no domingo (22), o time Sub-20 alviverde se reapresentou no CT da equipe profissional e iniciou a preparação para a final. Enquanto os jogadores titulares na semifinal da Copinha realizaram um trabalho regenerativo, o restante do grupo foi a campo.

A comissão de Paulo Victor Gomes comandou atividades técnicas. Em um primeiro momento, o trabalho foi de manutenção de posse de bola e pressão. Em seguida, os atletas participaram de um enfrentamento em campo reduzido, finalizando o treino com um treino de ataque contra defesa.

Nossas Crias encerraram a preparação na tarde de terça-feira (24) na Academia de Futebol. Depois da exibição de um vídeo com informações táticas para a final, os jogadores foram a campo para um trabalho tático. O técnico Paulo Victor Gomes fez os últimos ajustes de posicionamento e comandou movimentações ofensivas e defensivas focadas na decisão.

Escalação

Aparentemente o Palmeiras não tem desfalques e o técnico Paulo Victor deverá ter todo o elenco à sua disposição. O lateral esquerdo Ian, que esteve ausente na partida da semifinal, poderá estar de volta.

Sendo assim o provável time do Palmeiras para decisão poderá ser: Aranha; Edney, Henri , Talisca e Ian; Léo, Pedro Lima e David Kauã; Vitinho, Kevin e Ruan Ribeiro.

 

*Pré-Jogo concluído em 25/01/2023 às 13:30

*Escalação confirmada às 14:30.

 

Para esta decisão Paulo Victor montou o seguinte time: Aranha fechando nosso gol; Edney na lateral direita e Gustavo Mancha na lateral esquerda; Henri e Talisca na zaga; Léo, Pedro Lima e Estêvão no meio-campo; Vitinho, Kevin e Ruan Ribeiro no ataque. A formação tática inicial deve ser a 4-3-3.

É o nosso time praticamente com força máxima, quase o mesmo que enfrentou os dois últimos adversários, apenas com a diferença que o Gabriel Mancha joga no lugar de Ian e Estêvão entra como titular no lugar de David Kauã. Ao contrário do que imaginava, Ian não foi sequer relacionado.

Não deve ser uma partida fácil, pois o América-MG fez campanha tão boa quanto a do Palmeiras e também deu muito trabalho aos seus adversários. Mesmo assim eu creio na vitória do Palmeiras pelo placar de 2x1, como disse ontem na Live dos Parceiros do canal Visão Alviverde.


O Jogo

A partida começou em alta rotação, com ambas as equipes pressionando na busca por espaços para a criação de jogadas. Como eu imaginava a partida seria pegada, pois o nosso adversário é um time que também veio pra buscar o bicampeonato da Copinha!

Tivemos uma boa oportunidade aos 6 minutos com o Estêvão avançando no ataque e buscando nosso artilheiro Ruan Ribeiro na direita, que lançou de primeira para a área mas a zaga adversária conseguiu cortar a jogada!

Pouco depois, aos 9 minutos, Kevin fez um lançamento perfeito para o Vitinho na área, que tentou aproveitar a saída do goleiro Cássio e por pouco não abriu o placar no Canindé!

Aproveito para registrar que a torcida que canta e vibra compareceu em peso e, como sempre, fez uma festa linda nas arquibancadas! O som ambiente captado era super audível pela Rede Vida e deu outra cara para a transmissão!

Aos 18 minutos nosso artilheiro Ruan Ribeiro abriu o placar no Canindé e além de ser o nosso maior artilheiro em uma única edição da Copinha agora passou a dividir o posto de maior artilheiro do Verdão na história da Copinha ao lado de Edmilson com 9 gols marcados! Placar aberto: Porco 1x0 Coelho!

O gol do Verdão não intimidou o Coelho, que aumentou a pressão e passou a criar mais jogadas e a chegar com mais frequência no nosso campo defensivo. Aos 28 minutos nosso goleirão Aranha fez uma defesa espetacular, conseguindo desviar uma finalização que ia direto pra gaveta! A bola ainda bateu no travessão mas o que importa é que o gol de empate foi evitado!

Aos 30 minutos foi feita a parada técnica para a hidratação das nossas Crias! Realmente necessário já que fez muito sol e calor em Sampa hoje!

O Coelho seguiu pressionando e criando mais oportunidades no ataque. Percebi que as nossas Crias passaram a demonstrar nervosismo em campo, principalmente no nosso lado esquerdo, com o Gustavo Mancha sentindo bastante a pressão e deixando a desejar. Ian mais uma vez estava fazendo falta!

Aos 39 minutos Léo deu um puxão no jogador do Coelho depois de perder a bola numa disputa dentro da área e o árbitro marcou um pênalti para o Mequinha e deu um cartão amarelo para o Léo. Na cobrança o Renato converteu e o Coelho igualou o placar no Canindé. Porco 1x1 Coelho.

O Coelho que já pressionava bastante se acendeu ainda mais depois do gol de empate e o nervosismo das nossas Crias era visível. Após 4 minutos de acréscimos o primeiro tempo terminou no Canindé. Placar parcial: Palmeiras 1x1 América-MG.

No geral o América-MG jogou melhor que o Verdão, criou mais jogadas no ataque, levou mais perigo ao nosso gol do que nós ao gol deles. A equipe mineira mostrou dentro de campo porque mereceu chegar a esta final.

Voltamos para a segunda etapa e Patrick entrou no lugar de Léo, que estava amarelado. O time aparentemente voltou mais focado para a metade final da partida.

Aos 6 minutos o técnico Paulo Victor fez nova substituição com o David Kauã entrando em substituição a Gustavo Mancha. O nosso lateral realmente pareceu sentir a pressão e achei correta a substituição pois o seu desempenho fraco estava facilitando a vida do Coelho.

A equipe mineira seguiu pressionando e o Verdão parecia ter mais controle mental. A saída do Mancha parece ter ajudado a dar certa tranquilidade aos nossos garotos. Aos 11 minutos Pedro Lima também recebeu cartão amarelo depois de parar contra-ataque de Luan com uma falta.

Nossa primeira boa oportunidade no segundo tempo veio aos 16 minutos, com o Kevin driblando dois marcadores e cruzando rasteiro para a pequena área mas a defesa americana afastou antes que uma das nossas Crias chegasse.

No minuto seguinte quase fizemos o segundo gol em uma bomba de Kevin de fora da área que explodiu na trave do goleiro Cássio! Apenas três minutos depois Estêvão tocou pro Vitinho na entrada da área, que devolveu para o Estêvão finalizar mas com o goleiro conseguindo fazer a defesa!

O Verdão começou a reagir dentro de campo e aos 23 minutos nossas Crias lançaram contra-ataque de muita velocidade e numa troca de passes Estêvão encontrou Kevin na área, que recebeu e concluiu mandando a bola pela linha de fundo.

Aos 26 minutos o técnico Paulo Victor fez novas substituições, com o Thalys e o Gilberto entrando em substituição ao Ruan Ribeiro e ao Estevão.

As substituições pareceram surtir efeito e aliadas ao incentivo da torcida palmeirense presente no Canindé fizeram com que o Verdão aumentasse a pressão sobre o Mequinha.

O jogo seguiu lá e cá e aos 40 minutos boa oportunidade após levantamento na área feita pelo Gilberto e o Kevin finalizou por cima da meta!

Aos 42 minutos o técnico Paulo Victor fez a nossa última substituição com o Daniel entrando no lugar de Kevin. Daniel mal tinha acabado de entrar em campo e recebeu na entrada da área, se livrou da marcação e chutou cruzado pra fora! Que susto levou o Cássio! Desperdício o gol não ter saído!

Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Patrick conseguiu guardar o seu e desempatar o placar para o Verdão! Palar ampliado no Canindé: Porco 2x1 Coelho.

Após 5 minutos de acréscimos terminou a partida no Canindé com a vitória do Palmeiras! Placar Final: Palmeiras 2x1 América-MG.


É BICAMPEÃO!!!!!!!!!!

Foi uma vitória conquistada com luta. O América-MG jogou com força, com raça, mostrou sangue-frio dentro de campo e fez uma excelente partida. É uma equipe muito bem treinada e tudo isso valorizou muito o título do Palmeiras.

Parabéns para as nossas Crias, que ganharam o bicampeonato de forma invicta, com uma campanha com 100% de aproveitamento, com 9 vitórias, 30 gols marcados e 4 gols sofridos.

O Palmeiras colhe os frutos de um trabalho bem estruturado, que vem de anos e que proverá o Verdão com excelentes jogadores para o plantel profissional e também ótimas oportunidades para negociações no mercado internacional.


Bora comemorar  o primeiro título da temporada mas com moderação, pois daqui a pouco já tem mais Palmeiras, com a partida entre Ituano x Palmeiras, pela quarta rodada do Campeonato Paulista.

Até daqui a pouco e #AvantiPalestra!!!

 


Sigam-me nas redes sociais: 

Twitter: @srsjoejp     Instagram: @sander_r_s 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Palmeiras, o Mercado da Bola e o Fair Play Financeiro

Sejam bem-vindos!!

Endrick completa 16 anos e assina seu primeiro contrato profissional