Opinião de um Palmeirense! 151: Palmeiras x Goiás - Copinha 2023

 


Palmeiras x Goiás - Copinha 2023

Semifinal

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, galera palestrina!

Fim de semana de Palmeiras em dose dupla!

No primeiro jogo do Verdão neste fim de semana, nossas Crias da Academia entrarão em campo no Allianz Parque para enfrentar o Goiás pela semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

O Goiás foi a última equipe a impor uma derrota ao Verdão na Copinha. Na edição de 2020 o Goiás eliminou o Palmeiras na terceira fase, ao vencer o duelo pelo placar de 1x0. Lembrando que por conta das restrições impostas pela pandemia da covid-19 não houve a edição da Copinha em 2021.

A apenas dois jogos do bicampeonato da Copinha e vindo da goleada por 5x0 que eliminou a equipe do Floresta-CE nas quartas de final, a equipe alviverde tem 100% de aproveitamento na competição, tendo vencido as sete partidas disputadas até aqui, marcado 26 gols e sofrido apenas dois. O Palmeiras também estabeleceu um novo recorde do clube na Copinha, com 13 vitórias consecutivas na competição, sendo seis vitórias na edição passada e sete vitórias nesta edição.

O artilheiro do Verdão nesta edição da competição é o Ruan Ribeiro, com oito gols marcados. Nossa Cria é o maior artilheiro alviverde em uma única edição da competição e o segundo maior artilheiro da história do Verdão na Copinha, atrás apenas do atacante Edmilson, que marcou 9 gols em três edições da Copa São Paulo.

A partida estava inicialmente programada para acontecer no estádio Bruno José Daniel, em Santo André, mas na quinta-feira (19) a organização da Copa São Paulo decidiu alterar o palco do confronto da semifinal por questões de segurança. Assim a partida passou para o Allianz Parque.

Ao contrário do que poderia se imaginar, o Goiás não se incomodou com a mudança e com o fato de jogar na casa do adversário. O Diretor das Categorias de Base do Goiás, Eduardo Pinheiro, escreveu em sua conta oficial no Twitter: "Particularmente, gostei da mudança. Iremos jogar em um dos estádios mais modernos do Brasil, lotado, pra formação dos atletas será fantástico. Quanto a partida iremos competir independente do local ". Postura muito profissional e que merece o registro!

Preparação

Após conquistar a vaga na semifinal na quarta-feira (18), nossas Crias treinaram na Academia de Futebol e encerraram a sua preparação na tarde da sexta-feira (20).

Ao lado de Kelvin e Ruan Ribeiro, Pedro Lima está concorrendo ao prêmio de craque da Copinha; clique aqui para votar nas Crias da Academia (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

Antes do treino no campo, a comissão técnica de Paulo Victor Gomes exibiu vídeos para o grupo. Já no gramado, os jogadores participaram de um trabalho tático focado na partida contra o Goiás, ajustando posicionamentos nas fases ofensiva e defensiva.

Verdão se prepara para mais um jogo decisivo pela Copinha (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

Escalação

Após ter deixado o campo antes do término da partida contra o Floresta-CE por sentir a coxa, o lateral Ian pode não ter condições de entrar em campo hoje.

 

*Pré-Jogo concluído em 21/01/2023 às 10:30

*Escalação confirmada às 20:00

 

Para esta partida decisiva, o técnico Paulo Victor Gomes montou o seguinte time: Aranha fechando o nosso gol; Edney na lateral direita e Gustavo Mancha na lateral esquerda; Henri e Talisca na zaga; Léo, Pedro Lima e David Kauã no meio-campo; Vitinho, Kevin e Ruan Ribeiro na linha de ataque. A formação tática inicial deverá ser o 4-3-3.

É praticamente o mesmo time que entrou em campo e eliminou o Floresta-CE nas quartas de final. Como imaginado Ian não foi relacionado e Gustavo Mancha deve entrar em seu lugar.

Apesar do time do Goiás ter enfrentado e superado equipes fortes como o Fluminense e o Sport, a quem superou nas quartas, creio que temos um time perfeitamente capaz de enfrentar e passar pelo Esmeraldino. Talvez apenas não seja por um placar tão elástico como os das partidas anteriores mas ainda assim temos plenas condições de conquistar a nossa vaga na grande final da Copinha.

Meu palpite é uma vitória das nossas Crias pelo placar de 2x1!

O Jogo

A partida iniciou com os times se respeitando, estudando um ao outro. Compreensível, considerando-se que se trata de disputa por uma vaga na grande final da Copinha, que deverá ser realizada no dia 25 de janeiro, que é o dia do aniversário da cidade de São Paulo.

Ao contrário das partidas anteriores onde o Verdão mostrou facilidade para ter o pleno domínio do jogo, nesta partida o equilíbrio esteve presente desde o início. O placar não deveria mesmo ser como nos jogos anteriores.

Houve várias faltas cometidas no início do jogo mas o árbitro não marcou todas, o que achei correto já que muitas delas foram apenas situações que fazem parte do jogo.

Chamou a atenção a eficiência da defesa do Esmeraldino e a rapidez com que partiam em contra-ataque. A forte marcação causou dificuldades ao Verdão e o Goiás começou a explorar nosso lado esquerdo, aproveitando a ausência de Ian.

O jogo seguiu lá e cá, estava bastante pegado. Aos 21 minutos David Kauã recebeu cartão amarelo após cometer falta para matar contra-ataque de Alan.

Aos 25 minutos tivemos uma excelente oportunidade, com o Kevin partindo pela esquerda, chegando na linha de fundo e cruzando na área para Pedro Lima, que desviou de cabeça mas mandou a bola pra fora!

No minuto seguinte Kevin interceptou a bola, cortou para a direita e chutou colocado marcando um golaço e abrindo o placar no Allianz Parque! Verdão 1x0 Esmeraldino!

Aos 29 minutos tivemos outra excelente oportunidade, com o Kevin tocando para o Vitinho, que chutou colocado e levou perigo ao gol de Catula.

O Esmeraldino não se intimidou com o gol do Verdão, seguiu pressionando e teve duas oportunidades seguidas de gol que só não se concretizaram graças ao nosso goleirão Aranha. Porém, aos 33 minutos o Goiás chegou ao nosso gol com o Alan, igualando o placar no Allianz Parque! Verdão 1x1 Esmeraldino.

O jogo seguiu com uma disputa acirrada entre as equipes mas com leve vantagem do Goiás, que chegava com mais facilidade no nosso campo defensivo dando trabalho para a nossa defesa.

Após 3 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque. Placar parcial: Palmeiras 1x1 Goiás.

Foi um primeiro tempo onde o equilíbrio esteve presente na maior parte do tempo mas o Goiás impôs dificuldades ao Palmeiras. O Esmeraldino mostrou uma marcação forte e uma defesa eficiente, que conseguiu impedir o nosso avanço ofensivo. O Palmeiras mostrou dificuldades principalmente no lado esquerdo, mostrando que Ian estava fazendo falta.

Voltamos para a segunda etapa com o Estêvão entrando no lugar de David Kauã. E o técnico Paulo Victor inverteu os nossos jogadores das laterais, com o Edney passando para a lateral esquerda e o Gustavo Mancha passando para a lateral direita.

Já aos 4 minutos tivemos a nossa primeira boa oportunidade no segundo tempo em bela jogada individual de Estêvão, que avançou no ataque e finalizou obrigando o goleiro Catula a fazer a defesa!

No minuto seguinte Pedro Lima arriscou de fora da área tentando surpreender Catula mas o goleiro fez a defesa!

As mudanças no Verdão surtiram efeito e o time aumentou a sua ofensividade, e a entrada de Estêvão deu um elemento a mais para a marcação do Esmeraldino, aumentando o trabalho dos seus defensores. Mas o Goiás seguiu brigador!

Aos 17 minutos Ruan Ribeiro lançou a bola na área e o zagueiro adversário Nolasco tentou interceptar a bola e acabou desviando pro próprio gol, ampliando o placar no Allianz Parque! Verdão 2x1 Esmeraldino.

Com a melhora do desempenho do Verdão e o placar favorável, aos 29 minutos o técnico Paulo Victor fez nova substituição com o Thalys entrando no lugar de Ruan Ribeiro.

Aos 34 minutos mais uma boa oportunidade em sobra de bola na área, com o Vitinho chutando forte mas mandando a bola pela linha de fundo.

O Verdão seguiu melhor em campo, conseguindo travar a maioria das tentativas do Esmeraldino de chegar no ataque. O Palmeiras estava trabalhando com eficiência para segurar o resultado embora o Goiás não entregasse o jogo e lutasse com muita qualidade.

Aos 44 minutos o técnico Paulo Victor fez a nossa última substituição com o Patrick entrando no lugar do Kevin. Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Pedro Lima recebeu cartão amarelo.  No minuto seguinte mais um cartão amarelo para o Verdão, desta vez para Gustavo Mancha. Após 5 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque! Placar final: Palmeiras 2x1 Goiás!

Estamos na final e vamos disputar o título da Copinha pelo segundo ano seguido!!

Foi uma belíssima partida, com ambas as equipes jogando muito. O Goiás perdeu mas merece os parabéns pela qualidade com que jogou e se não fosse pelo gol contra de Nolasco certamente teríamos que decidir a vaga nos pênaltis. Com certeza foi a partida mais difícil e equilibrada que o Verdão disputou nesta edição da Copinha!

A meu ver ambas as equipes deram um show dentro de campo e mostraram muita qualidade. O Verdão teve sim algumas dificuldades mas o técnico Paulo Victor soube trabalhar a equipe e conseguiu sanar nossas deficiências e tornar o Verdão mais ofensivo na segunda etapa.

Bora aproveitar a noite de sábado para abrir uma Heineken e comemorar a nossa bela classificação para a final, afinal acertei o resultado!

Bora buscar o bicampeonato!!!

A grande final deve ser realizada no dia 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade de São Paulo, em local a ser definido. O adversário do Verdão será definido neste domingo (22) na partida entre o América-MG e o Santos.

Até lá e #AvantiPalestra

 

 

 

 

 Sigam-me nas redes sociais: 

Twitter: @srsjoejp     Instagram: @sander_r_s 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Palmeiras, o Mercado da Bola e o Fair Play Financeiro

Endrick completa 16 anos e assina seu primeiro contrato profissional

Duas vezes na mesma semana? Palmeiras anuncia a contratação de Artur