Opinião de um Palmeirense! 79: Palmeiras x Guarani – Paulistão 2022

 


Palmeiras x Guarani – Paulistão 2022

0ª Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

Após a conquista do título inédito da Recopa Sul-Americana, viramos novamente a chave e voltamos as nossas atenções ao Campeonato Paulista. Hoje receberemos a equipe do Guarani no Allianz Parque, para partida válida pela 10ª rodada do Paulistão.

O Verdão segue invicto na temporada 2022 com seis vitórias e três empates. Em relação ao Bugre, o retrospecto geral é favorável ao Porco: em 190 jogos, são 97 vitórias, 48 empates e apenas 45 derrotas. A última derrota do Verdão para o Bugre ocorreu em 2004 no antigo Parque Antarctica e estamos invictos em jogos no Allianz Parque.

O Verdão enfrentou o Athletico-PR na quarta-feira (02/03) pela Recopa Sul-Americana e o elenco descansou na quinta-feira, se reapresentando aos treinos na sexta-feira (04/03). Os jogadores que atuaram por mais tempo na partida contra o Furacão fizeram atividades regenerativas, enquanto o restante da equipe foi a campo para exercícios de troca de passes e marcação em campo reduzido.

O jogador Giovani, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol em 04/03/2022. (Foto: Cesar Greco)

Ontem (sábado, 05/03) o Verdão concluiu a sua preparação na Academia de Futebol. O elenco assistiu a um vídeo sobre o adversário, e em campo fez treinos táticos visando aprimorar saídas de bola, transições, construções de jogadas, entre outros fundamentos. Na parte final, os jogadores treinaram também finalizações e cobranças de faltas e pênaltis.

Os jogadores Benjamín Kuscevic e Raphael Veiga (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol em 05/03/2022. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Para esta partida o Professor Abel Ferreira montou o seguinte time, num aparente esquema tático 4-3-3 e boa presença de reservas e Crias da Academia: Weverton, fechando nosso gol; Jorge na lateral esquerda e Mayke na lateral direita; Gustavo Gómez e Kuscevic, na zaga; Atuesta, Jailson e Rafael Navarro no meio campo; Gustavo Scarpa, Gabriel Veron e Giovani na linha de ataque. Uma boa mescla, com apenas Weverton, Gómez e Scarpa dos titulares. Chama a atenção a oportunidade dada ao Giovani, campeão da Copinha. O time tem condições de encarar e vencer o Guarani, mas não devemos subestimar o adversário, que vem tendo um bom desempenho nas partidas recentes!


O Jogo

O jogo começou movimentado, com as equipes dispostas a conquistar o seu espaço e impor o seu domínio. A primeira finalização a gol foi do Bugre, aos 3 minutos de jogo, com bloqueio da nossa defesa. Nossa primeira boa oportunidade veio aos 5 minutos, com um cruzamento rasteiro de Scarpa que foi interceptado pela defesa e desviado para escanteio.

Os jogadores bugrinos estavam quebrando bastante os nossos jogadores, e após reclamar de falta não marcada, o Professor Abel Ferreira recebeu um amarelo, aos 13 minutos. No minuto seguinte, boa oportunidade no cruzamento de Mayke para a área, com Navarro chegando para o desvio, quase abrindo o placar no Allianz Parque!

Aos 17 minutos, Scarpa arriscou de fora da área mas a bola desviou na zaga e passou por cima da meta! Pouco depois, aos 21 minutos, Atuesta infiltrou pelo campo de ataque, seguiu para a linha de fundo e cruzou para a área, com a defesa adversária cortando a jogada dentro da pequena área do Bugre!

O Bugre não se intimidou diante do Verdão, não estava jogando na retranca, com o Lucão do Break chegando várias vezes perto de abrir o placar, com nossa zaga conseguindo cortar as jogadas na hora “H”! Índio também estava dando trabalho, roubando carteiras com muita facilidade! Apesar disso, nossa zaga estava atuando bem, e estávamos conseguindo bons e rápidos contra-ataques. Os bugrinos estavam explorando bem os nossos erros!

Aos 28 minutos, parada técnica para hidratação dos jogadores, devido ao forte calor em Sampa.

Aos 38 minutos, linda jogada com Navarro, que fez o pivô e tocou para o Giovani, que bateu cruzado com muito perigo para o gol bugrino! Aos 44 minutos, Mayke invadiu a área e levou uma voadora no rosto. Após consulta ao VAR, pênalti marcado a favor do Verdão! Já nos acréscimos Scarpa bateu e mandou no ângulo direito do goleiro Maurício, que ficou parado observando a bola entrar! Placar aberto no Allianz Parque! Porco 1×0 Bugre!

Após 6 minutos de acréscimos o juiz encerrou o primeiro tempo no Allianz Parque. Placar parcial: Palmeiras 1×0 Guarani.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. Já no primeiro minuto, Veron partiu em velocidade pela esquerda e cruzou rasteiro, com a zaga adversária tentando cortar e quase fazendo gol contra, com o goleiro Maurício fazendo a defesa!

Pouco depois, aos 3 minutos, em jogada individual pela direita, Giovani cruzou para Veron, que bateu de bicicleta e mandou a bola por cima da meta! O Verdão estava pressionando, fazendo a zaga do Bugre trabalhar bastante! Aos 12 minutos, Giovani recuperou a bola no campo de ataque, avançou e tocou para Veron, que invadiu a área mas perdeu a briga pela bola para o goleiro Maurício!

Aos 14 minutos, o Professor Abel Ferreira fez a nossa primeira substituição, com a entrada de Wesley, no lugar de Scarpa. O Bugre não desanimou, apesar da pressão do Porco, e aos 15 minutos Maxwell cruzou e Ludke desviou de cabeça, com o Weverton fazendo uma defesa espetacular! Poucos minutos depois, aos 19 minutos, novas substituições, com Dudu e Raphael Veiga entrando no lugar de Giovani e Gabriel Veron!

No minuto seguinte, Atuesta arriscou de longe e mandou por cima do gol! Aos 25 minutos, Dudu quase ampliou o placar, numa sequência espetacular, com direito a drible, pedalada e invasão da área mas o goleiro conseguiu fazer a defesa!

Aos 28 minutos, novamente ele, Dudu, que recebeu pela direita e cruzou com perfeição para a área, bastando apenas um toque leve de Wesley, que estava praticamente debaixo do gol, mas o atacante bateu forte demais e a bola voou por cima do gol! Aos 31 minutos, nossas últimas substituições, com Piquerez e Danilo entrando em substituição a Jorge e Atuesta.

Aos 33 minutos, após cometer uma falta Mayke recebeu uma cotovelada do adversário, mas o juiz nada marcou. Depois de ser alertado pelo VAR, o juiz conferiu a jogada no vídeo e expulsou o jogador bugrino Rodrigo Andrade.

Com um jogador a mais, o Verdão seguiu pressionando e buscando liquidar a fatura. Aos 40 minutos, Jailson arriscou de fora da área, mas o goleiro Maurício conseguiu espalmar e mandar a bola para escanteio! No minuto seguinte, Jailson novamente na jogada, subindo para desviar de cabeça após cobrança de escanteio, com a bola raspando a trave bugrina!

Aos 47 minutos, em linda jogada individual, Wesley bateu de fora da área, a bola desviou na zaga, enganou o goleiro Maurício e foi para o fundo do gol! Placar ampliado no Allianz Parque! Porco 2×0 Bugre!

Após cinco minutos de acréscimos, fim de jogo no Allianz Parque: Palmeiras 2×0 Guarani.


Com dois gols nos acréscimos, um do primeiro e outro do segundo tempo, o Verdão venceu e segue invicto na temporada, com vaga garantida na próxima etapa do Paulistão. Sem dúvida nenhuma, o destaque da partida ficou por conta de Giovani, que mostrou ser um jogador pronto para integrar a equipe principal. Navarro evoluiu emseu futebol, assim como Veron, que teve desempenho bem melhor que em outras partidas recentes. Jailson também teve boa atuação. Na zaga, destaco a boa partida de Kuscevic, que esteve presente para cortar jogadas perigosas do ataque bugrino, que poderiam terem resultado em gols. Wesley também melhorou seu desempenho, embora ainda seja afobado e peque nas finalizações, mas melhorou bastante!

Foi um bom jogo, movimentado, com boa criação de jogadas, atuação até boa da nossa defesa. É pra isso que servem as partidas do Paulistão, para que os jogadores que subiram da base e os reservas do time principal possam aumentar seus desempenhos, diminuindo a diferença entre os reservas e o time principal, evitando que as substituições feitas em partidas importantes resultem em queda do desempenho da equipe em campo.

Bora aproveitar o restinho do domingo para tomar aquela Heineken e comemorar mais uma vitória do nosso amado Verdão!


#AvantiPalestra

 


Sigam-me nas redes sociais: 

Twitter: @srsjoejp     Instagram: @sander_r_s

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Palmeiras, o Mercado da Bola e o Fair Play Financeiro

Sejam bem-vindos!!

Endrick completa 16 anos e assina seu primeiro contrato profissional