Opinião de um Palmeirense! 75: Palmeiras x Santo André – Paulistão 2022

 


Palmeiras x Santo André – Paulistão 2022

8ª Rodada  

 

Pré Jogo

 

Quando surge, galera alviverde!

Seguindo na disputa do Campeonato Paulista, o Verdão receberá hoje o Santo André no Allianz Parque, em partida válida pela 8ª rodada da competição. Vindo da vitória por 2×0 sobre a Ferroviária na última quarta-feira (16), o Verdão segue invicto na temporada (4 vitórias e 1 empate) e na disputa da liderança do Paulistão, com 13 pontos, mas com 2 jogos a menos, adiados em função da disputa do Mundial de Clubes da FIFA.

O retrospecto em relação ao Santo André é extremamente positivo para o Palmeiras, com 6 jogos de invencibilidade (5 vitórias e 1 empate), e 100% invicto dentro do Allianz Parque!

O Palmeiras se reapresentou na Academia de Futebol já na quinta-feira (17), e os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos na partida da noite anterior contra a Ferroviária, fizeram trabalhos internos enquanto os demais fizeram treinos técnicos e táticos em campo. Na sexta-feira (18) o elenco todo treinou em campo.

O jogador Renan, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol, em 17/02/2022. (Foto: Cesar Greco)

Os jogadores Patrick de Paula e Danilo (D), da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol, em 18/02/2022. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Para esta partida, o Professor Abel Ferreira não poderá contar com os jogadores Luan, Gustavo Scarpa e Zé Rafael, que se recuperam de lesões, e Gabriel Veron, devido ao nascimento de seu filho.

O Professor montou um time com o aparente esquema tático 4-3-3, mas com variações nas posições de alguns jogadores. O Palmeiras irá a campo com o Weverton, fechando o nosso gol; Piquerez na lateral esquerda e Marcos Rocha na lateral direita; Murilo e Gustavo Gómez, na zaga; Danilo, Atuesta e Jailson,  no meio campo; Raphael Veiga, Rony e Dudu, na linha de frente. Achei interessante o Veiga atuando mais à frente e pela esquerda, onde normalmente vemos o Scarpa. Atuesta atuará centralizado no meio campo, vamos ver como se sairá. No geral, gostei muito da escalação, e será perfeitamente capaz de vencer o Santo André e ampliar a nossa invencibilidade!


O Jogo

 

O jogo começou com o Verdão embalado pela torcida presente no Allianz Parque, e com muitas faltas cometidas por ambos os lados. Logo aos 8 minutos, o Ramalhão  chegou ao nosso campo defensivo com Giovanny, que chutou de fora da área no ângulo do gol de Weverton, que se esticou todo e foi buscar, fazendo uma linda defesa! Na sequência, Rony partiu pela esquerda, cortou e bateu colocado, mas a bola foi para fora!

Aos 17 minutos, Rony avançou em velocidade, invadiu a área e finalizou, mas a bola desviou na defesa e saiu pela linha de fundo! Pouco depois, aos 22 minutos, Danilo arriscou de fora da área, mas a bola foi alta demais e foi para fora!

Aos 26 minutos, depois de deixar os marcadores adversários pra trás, Dudu foi derrubado dentro da área, mas o “querido” juiz mandou seguir! No minuto seguinte, foi a vez de Piquerez arriscar mandando uma bomba, com o goleiro Jefferson espalmando para escanteio.

Porém, no lance a bola bateu no braço do Carlão dentro da área e a jogada foi para análise do VAR, que apontou pênalti a favor do Verdão! Após 4 minutos de espera, penalidade máxima marcada pelo árbitro! Nosso batedor oficial foi para a marca do pênalti e o resultado não poderia ter sido outro! Raphael Veiga abriu o placar no Allianz Parque, para alegria da torcida que canta e vibra! Porco 1×0 Ramalhão!

Apenas dois minutos depois, Veiga bateu de primeira da entrada da área e quase ampliou mas a bola passou raspando o travessão! Aos 39 minutos, Veiga recebeu de Atuesta e bateu novamente de fora da área mas a bola foi para fora! Já nos acréscimos, Atuesta tocou para Dudu, que recebeu, dominou e finalizou por cima da meta!

Fim de primeiro tempo no Allianz Parque! Palmeiras 1×0 Santo André

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no nosso time. Logo aos 2 minutos, Dudu se livrou do adversário e cruzou para a área, Atuesta tentou chegar mas o goleiro chegou antes e ficou com a bola!

Pouco depois, aos 5 minutos, Veiga cobrou falta e chutou rasteiro para a área, mas a bola passou por todo mundo! Novamente uma sequência de faltas cometidas por ambos os times nos minutos iniciais. Nossa primeira boa oportunidade no segundo tempo veio aos 18 minutos, com o Veiga tocando para o Jailson na área, que finalizou para fora!

Aos 20 minutos, após cobrança de escanteio, Murilo subiu mais que todo mundo e cabeceou para o gol, mas o goleiro Jefferson foi buscar em cima da linha e evitou o gol! 

Nossas primeiras substituições foram feitas aos 28 minutos, com o Wesley entrando em substituição ao Rony. Aos 29 minutos, um forte contra-ataque do Verdão colocou a bola nos pés de Atuesta, que invadiu a área e finalizou mas o goleiro defendeu!

Aos 33 minutos nova substituição, com o Rafael Navarro entrando no lugar de Danilo. Aos 39 minutos, Bruno Xavier arriscou de fora da área e Weverton fez ótima defesa em dois tempos!

Aos 43 minutos, novas substituições com Patrick de Paula e Breno Lopes entrando em substituição ao Dudu e Raphael Veiga. O Verdão segurou o resultado nos minutos finais e garantiu a vitória em casa! Fim de jogo no Allianz Parque: Palmeiras 1×0 Santo André.


Foi um jogo muito bom, apesar que eu esperava um resultado com mais gols do Verdão. Realmente foram muitas as oportunidades perdidas ao longo do jogo. Mesmo assim, gostei de ver o protagonismo de jogadores como Dudu e Raphael Veiga. E impressionou o desempenho de Atuesta, que esteve presente em várias jogadas que deram boas chances de gol. Jailson e Murilo também tiveram um bom desempenho. Acredito que Atuesta, Murilo e Jailson estão rapidamente se enquadrando no esquema de jogo do Professor Abel.

Gostei desta formação tática, mas ela preocupa, pois pode ser um indicativo de que não teremos novos reforços e teremos que encarar o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores com o que temos hoje. Mas como escrevi, acho que pode ser um indicativo, não uma certeza.

Mas é bom saber que o time está funcionando bem sem a presença de Scarpa, Luan e Zé Rafael. É muito bom não dependermos de um único ou de poucos jogadores, mas termos boas opções tanto entre os titulares como entre os reservas, para que não se repita o que aconteceu na fatídica partida contra o Chelsea.


Nosso próximo compromisso será na quarta-feira, 23 de fevereiro, quando enfrentaremos o Athletico Paranaense pelo jogo de ida da Recopa Sul Americana. Mais uma final! Isto que é ser time grande!!

Até lá e #AvantiPalestra!


Sigam-me nas redes sociais: 

Twitter: @srsjoejp     Instagram: @sander_r_s

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sejam bem-vindos!!

O Palmeiras e o mercado da bola

Crise no Palmeiras? O momento do Verdão – Parte I