Opinião de um Palmeirense! 58: Santos x Palmeiras – Clássico da Saudade - Brasileirão 2021

 


Santos x Palmeiras – Clássico da Saudade - Brasileirão 2021

30ª Rodada

 

Pré Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

O maior campeão do Brasil segue na luta pela permanência no G4 da tabela do Campeonato Brasileiro, garantindo assim acesso direto à Libertadores 2022 caso o time não leve o título da competição na partida contra o Flamengo, em 27/11, em Montevidéu, no Uruguai. E hoje o Verdão, que ocupa a 3ª posição na tabela, enfrentará o Santos, num clássico do futebol paulista, na Vila Belmiro, em partida válida pela 30ª rodada da competição.

Vindo no embalo de quatro vitórias consecutivas, o Verdão entrará em campo disposto a aumentar a sua invencibilidade. Contra o Peixe, o Verdão mantém invencibilidade de seis jogos desde a última derrota ocorrida em 2019. Já o Santos, atualmente na 15ª colocação, vem de duas vitórias consecutivas e luta para se afastar do Z4 do Brasileirão.

O Verdão treinou entre os dias 02 e 06/11 na Academia de Futebol. Os treinos mostraram a presença de jogadores titulares, reservas e Crias da Academia, e houve treino tático, treino de jogadas ensaiadas, cobrança de faltas, entre outros.

Os jogadores Luan, Raphael Veiga e Joaquín Piquerez, durante treinamento na Academia de Futebol, em 02/11/2021.

O técnico Abel Ferreira instrui o elenco durante treino na Academia de Futebol, em 04/11/2021.

Para este clássico, o Professor Abel Ferreira montou um time no aparente esquema tático 4-4-2, com o nosso paredão Weverton fechando o nosso gol; Piquerez na lateral esquerda e Marcos Rocha na lateral direita; Luan e Gustavo Gómez na zaga; Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga no meio-campo. Dudu e Rony no ataque. Praticamente o mesmo time que venceu o Grêmio, apenas com a entrada de Danilo no meio-campo no lugar de Felipe Melo, e creio ser um time suficiente para passar pelo Santos sem sustos!


O Jogo

O jogo começou com os times se estudando e com certo equilíbrio na posse de bola. Logo aos 2 minutos Raniel fez falta feia em Veiga, que valeu um amarelo pro jogador do Peixe. Aos 15 minutos, Zé Rafael recebeu e partiu em velocidade mas foi parado pelo adversário a dois passos da área santista, o que resultou em falta para o Verdão. Na cobrança Scarpa mandou um foguete que explodiu na barreira!

Aos 23 minutos boa oportunidade em cobrança de escanteio, com Scarpa cruzando na área, Zé Rafael desviando de cabeça mas Rony não alcançou para finalizar. O jogo seguiu um tanto confuso, morno, com erros de ambos os lados, muitos puxões de camisa e faltas. Aos 29 minutos, Veiga recebeu fora da área e bateu forte pro gol mas o goleiro João Paulo fez a defesa!

Aos 31 minutos, outra excelente oportunidade com o Piquerez seguindo pela esquerda e cruzando na área mas o Rony não alcançou a bola! Aos 39 minutos, Weverton mandou a bola pra frente, Dudu dominou no campo de ataque e tocou para Rony, que girou e driblou o adversário e bateu para o fundo do gol, abrindo o placar na Vila! Peixe 0x1 Porco!

Porém, após análise do VAR, o juiz anulou o gol! Mas pouco depois, aos 43 minutos, Veiga tocou para Dudu, que devolveu para Veiga tocar para o Rony, que mandou para o fundo do gol! Desta vez valeu!

Fim do primeiro tempo: Peixe 0x1 Porco!

Depois de um primeiro tempo relativamente morno, com o jogo esquentando nos últimos minutos, voltamos para o segundo tempo sem alterações na equipe. Aos 4 minutos, Zanocelo mandou um foguete de fora da área mas Weverton fez uma defesaça! Não é à toa que é o melhor goleiro em atividade no Brasil hoje!

Pouco depois, num contra-ataque, Rony tabelou com Scarpa e aproveitou a saída de João Paulo para balançar a rede santista mas o assistente assinalou claro impedimento de Rony. Não é a primeira vez que temos um gol anulado por falta de senso de posicionamento de Rony! Ele precisa trabalhar isso urgente! Hei, Professor, ensina umas lições para o garoto!

Aos 10 minutos, Rony teve a chance de ampliar o placar, com uma bela bola recebida de Raphael Veiga! Rony avançou pelo campo de ataque, driblou o adversário mas na finalização mandou a bola por cima da meta! O Verdão passou a dominar o jogo, e só não fizemos mais gols por falhas na finalização!

Aos 22 minutos, Scarpa seguiu pela direita, cortou para dentro e finalizou mas o goleiro defendeu!  Aos 26 minutos Piquerez roubou a bola pela esquerda, passou para Rony, que rolou para o Veiga chutar com classe no ângulo direito de João Paulo, ampliando o placar na Vila com um golaço! Peixe 0x2 Porco!

Aos 30 minutos o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições com Patrick de Paula e Breno Lopes entrando em substituição a Gustavo Scarpa e Raphael Veiga. O Verdão seguiu dominando o jogo e aos 39 minutos o Professor fez mais duas substituições, com Deyverson e Danilo Barbosa (?) entrando em substituição a Rony e Zé Rafael. Ficou claro que o Professor passou a poupar os jogadores.

O Verdão seguiu pressionando o Peixe, que estava apático em campo, com os jogadores totalmente perdidos! Aos 41 minutos, nossa última substituição com a entrada de Willian Bigode em substituição a Dudu. Aos 47 minutos, nos acréscimos, nossa última boa oportunidade, com o Deyverson recebendo pela esquerda mas chutando para fora! Fim de jogo na Vila Belmiro: Santos 0x2 Palmeiras.


Nossa quinta vitória consecutiva! Esta formação se mostrou muito eficiente e parece que o Professor finalmente entendeu como fazer substituições sem quebrar todo o ritmo do time. Embora o jogo tenha sido bom, temos alguns problemas pontuais que precisam ser corrigidos, como o problema do Rony, que fica impedido em momentos importantes das partidas, e as finalizações.

Mas o que importa é que vencemos e ganhamos mais três pontos! Também mantemos a nossa sequência de vitórias e continuamos embalados e focados para a grande partida da final da Libertadores, no dia 27!

Bora aproveitar o finalzinho do domingo pra abrir uma Heineken e comemorar! A propósito, se a Heineken quiser patrocinar esta resenha, será muito bem vinda! (risos)

#AvantiPalestra


Sigam-me nas redes sociais: 

Twitter: @srsjoejp     Instagram: @sander_r_s

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Palmeiras, o Mercado da Bola e o Fair Play Financeiro

Endrick completa 16 anos e assina seu primeiro contrato profissional

Duas vezes na mesma semana? Palmeiras anuncia a contratação de Artur