Opinião de um Palmeirense! 43: Palmeiras x Cuiabá – Brasileirão 2021

 


Palmeiras x Cuiabá – Brasileirão 2021

17ª Rodada

 

O Verdão virou a chave, focando agora no Brasileirão! Após garantir a vaga nas semifinais da Copa Libertadores, ao eliminar o São Paulo, o Verdão agora tenta diminuir a distância que o separa do Galo, que está no topo da tabela com cinco pontos de vantagem sobre o Palmeiras, que está em segundo lugar.

Para seguir firmes no Brasileirão, o Verdão recebeu o Cuiabá, no Allianz Parque, em partida válida pela 17ª rodada da competição. Foi o primeiro confronto entre as duas equipes em toda a história!

O Verdão treinou nos dias 19, 20 e 21/08 e o Professor Abel Ferreira montou o mesmo time que entrou em campo contra o São Paulo, no aparente esquema tático 4-3-3, com o Weverton, fechando o nosso gol; Renan, na lateral esquerda e Marcos Rocha, na lateral direita; Gustavo Gómez e Luan, na zaga; Zé Rafael, Danilo e Raphael Veiga, no meio campo; e Wesley, Dudu e Rony, no ataque. Creio que não preciso fazer comentários a respeito desse time, já vimos como esta equipe trabalha junta! Lembrando que para esta partida, não contamos com o Professor Abel Ferreira e com o Patrick de Paula, expulsos na partida contra o Galo.



Jogando em casa, numa manhã quente de domingo, parecia que o Cuiabá não seria um grande problema para o Verdão. Porém, logo no primeiro minuto o Cuiabá chegou ao nosso gol, abrindo o placar no Allianz Parque. Porco 0 x 1 Cuiabá.

Parece que o gol fez com que o time despertasse, pois jogando nesse horário, praticamente de madrugada (risos), parecia que muitos jogadores ainda estavam dormindo! Essa situação mostra que realmente nem sempre o técnico pode ser responsabilizado pelo desempenho da equipe em campo, pois este time é o mesmo que massacrou o São Paulo, no mesmo Allianz Parque, e hoje teve um desempenho visivelmente diferente.

O Verdão começou a pressionar o Cuiabá e aos 8 minutos tivemos uma boa oportunidade, com Wesley recebendo pela esquerda e rolando para Zé Rafael, que bateu forte mas mandou pra fora! Seguimos buscando o empate, com o time se mostrando mais desperto, mas ainda cometendo erros de finalização, o que nos impedia de empatar o jogo. Pra ajudar, aos 21 minutos, Zé Rafael empatou a partida mas foi marcado impedimento e o gol foi invalidado.

Seguimos pressionando, e alguns minutos depois Wesley cruzou na área, Renan desviou de cabeça mas mandou pra fora! Aos 40 minutos, novamente Zé Rafael, que arriscou batendo forte de fora da área, mas a bola passou por cima do gol adversário. Fim do primeiro tempo: Porco 1 x 0 Cuiabá.

Observando o desempenho do time no primeiro tempo, uma pergunta me foi inevitável: o São Paulo estava tão ruim, ou o Cuiabá que é tão melhor do que eu imaginava? Uma coisa é certa: esse time nem parece o mesmo que jogou tão bem no meio da semana!

Para a segunda etapa, foram feitas modificações, com a entrada de Piquerez, Gabriel Menino, Deyverson e Gustavo Scarpa, em substituição a Renan, Marcos Rocha, Rony e Wesley. As substituições tornaram o time mais ofensivo. Embora o Verdão tivesse boa posse de bola, estava pecando nas finalizações.

Aos 6 minutos, numa boa oportunidade, Raphael Veiga arriscou de longe, mas o goleiro fez a defesa! Logo em seguida, Gabriel Menino cruzou na área, Deyverson desviou e o goleiro fez uma boa defesa! Aos 16 minutos, nossa última substituição, com a entrada de Willian em lugar de Zé Rafael. O Verdão perdeu muitas oportunidades de gol, e já poderia ter virado o jogo!

Seguimos buscando o empate, e aos 19 minutos nova oportunidade, com um cruzamento de Dudu para a área, com Gómez subindo e cabeceando, mas mandando por cima do travessão! Por mais que o Verdão pressionasse, e por mais que tivéssemos boas chances de gol, pecamos nas finalizações e perdemos muitas oportunidades. Pra quem imaginava que seria um jogo fácil, enquanto nos preparamos para enfrentar o Galo pelas semifinais da Libertadores, o jogo foi bem diferente!

Nos acréscimos, aos 48 minutos, o jogo desandou de vez, com o Cuiabá ampliando o placar no Allianz Parque. Fim de jogo: Palmeiras 0 x 2 Cuiabá.

Terceira derrota seguida pelo Campeonato Brasileiro. Subestimamos o adversário. Perder é uma possibilidade, sempre que entramos em campo, esta é uma possibilidade. Mas o que explica, que o mesmo time que amassou o São Paulo, deu este vexame em casa? Foi o horário? Foi a ausência do Professor? Eu entendo que nosso foco maior está na Liberta, mas como podemos sentir confiança no time depois desse fiasco? Não sou de ficar cornetando o time, mas hoje foi realmente decepcionante!

O que dizer do Deyverson? Na boa, hoje ele não entregou o que deveria, e não sei porque não usaram outros atacantes, pois temos outras opções. A atuação do Deyverson foi decepcionante. Mas veremos como o Palmeiras reagirá daqui pra frente, nossa atuação não pode ser esta montanha-russa, com altos e baixos tão drásticos! E principalmente, vamos ver como jogará a decisão contra o Galo!

#AvantiPalestra


Sigam-me nas redes sociais: 

Twitter: @srsjoejp     Instagram: @sander_r_s 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sejam bem-vindos!!

O Palmeiras e o mercado da bola

Crise no Palmeiras? O momento do Verdão – Parte I