Opinião de um Palmeirense! 283: Palmeiras x Criciúma – Brasileirão 2024



Palmeiras x Criciúma – Brasileirão 2024

 

2º Turno – 26ª Rodada

15/09/2024

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, palestrinos!

Seguimos firmes na busca pelo tricampeonato brasileiro e hoje receberemos a equipe do Criciúma no Allianz Parque para a partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024.


Allianz Parque, São Paulo/SP


Vindo da vitória por 2x0 sobre o Athletico-PR na partida da 25ª rodada do Brasileirão realizada na Ligga Arena, em Curitiba/PR, no dia 1º de setembro, o Palmeiras entra em campo ocupando a terceira colocação na tabela de classificação, com 47 pontos conquistados, a apenas seis pontos do líder Botafogo.

Já o Criciúma perdeu para o Cuiabá por 2 a 1, no último jogo antes da Data FIFA. A equipe tem 28 pontos e tenta se manter distante do grupo que luta contra o rebaixamento.

O Palmeiras soma 16 triunfos em 20 jogos no Allianz Parque em 2024 (além de três empates e uma derrota), registrando a temporada com melhor aproveitamento de pontos na arena (85% contra 82,86% de 2022), com maior índice de vitórias (80% contra 77,14% de 2022) e com menor índice de derrotas (5% contra 5,71% de 2022).

O Alviverde tem também a melhor defesa do Campeonato Brasileiro (19 gols sofridos) e o maior número de jogos sem sofrer gols na competição (11), além de ter o segundo melhor ataque (38 gols, um a menos que o Flamengo) e ser o segundo que mais venceu (14 triunfos, ao lado do Fortaleza e um a menos que o Flamengo). 

Como mandante, o Verdão tem o melhor ataque (23 gols, ao lado do Cruzeiro), o maior número de vitórias (9, ao lado de Botafogo, Cruzeiro, Fortaleza e São Paulo) e o maior número de jogos sem sofrer gols (6, ao lado de Botafogo, Cruzeiro, Fortaleza, São Paulo e Bahia). 

Já como visitante, o Palestra tem o segundo melhor aproveitamento (52%, atrás do Botafogo, com 56%), é um dos que menos foram derrotados (3, ao lado de Atlético-MG e Botafogo), tem a segunda melhor defesa (10 gols, atrás só do Internacional, com 9) e o maior número de jogos sem sofrer gols (5).


Histórico do Confronto


HÁ 20 ANOS, ÚLTIMA VITÓRIA NO PALESTRA ITALIA VALEU VAGA NA LIBERTADORES

A última vez que o Palmeiras recebeu o Criciúma no Estádio Palestra Italia foi pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2004. A vitória por 3 a 2, suada, garantiu a classificação da equipe à Copa Libertadores de 2005 com uma partida de antecedência.

Os visitantes saíram na frente com Vágner Carioca, aos 25 minutos do primeiro tempo, e o volante Marcinho Guerreiro deixou tudo igual dois minutos depois. Na segunda etapa, o atacante Thiago Gentil garantiu a virada aos 37 minutos, mas Toninho arrancou o empate já aos 45 minutos. Parecia que não haveria tempo para mais nada, mas, aos 47, o atacante Ricardinho pegou uma sobra de bola após cobrança de falta e fuzilou para as redes.

RETROSPECTO GERAL CONTRA O CRICIÚMA: 13 jogos, 8 vitórias, 2 empates, 3 derrotas, 17 gols marcados e 11 gols sofridos

• Ao longo da história, o Criciúma é um dos 17 adversários da Série A do Campeonato Brasileiro deste ano sobre os quais o Maior Campeão do Brasil leva vantagem no retrospecto geral: a maior vítima é o Vasco, com 31 vitórias a menos, seguido por Fluminense (25), Grêmio (24), Bahia (22), Bragantino (22), Athletico-PR (21), Vitória (17), Botafogo (13), Atlético-MG (12), Juventude (10), Corinthians (8), Atlético-GO (5), Flamengo (5), Criciúma (5), Cuiabá (5), Fortaleza (3) e Cruzeiro (1); há desvantagem apenas contra dois: São Paulo (uma vitória a mais) e Internacional (6). Já a maior vítima geral é o Santos, atualmente na Série B, com 43 vitórias a menos que o Verdão.

– Primeiro jogo: 21/01/1981 – Criciúma 0x0 Palmeiras – Heriberto Hülse (Criciúma-SC) – Taça de Prata do Campeonato Brasileiro;
– Último jogo: 02/06/2024 – Criciúma 1×2 Palmeiras (gols de Gustavo Gómez e Lázaro) – Heriberto Hülse (Criciúma-SC) – Campeonato Brasileiro;
– Maior série invicta: 7 jogos, sendo 6 vitórias e 1 empate (desde 2003);
– Maior série de vitórias: 6 (desde 2003);
– Maior série sem sofrer gols: 2 jogos (entre 1988 e 1995);
– Maior vitória: 12/11/1995 – Palmeiras 2×0 Criciúma (gols de Nilson e Müller) – Palestra Itália (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro.

Retrospecto contra o Criciúma como mandante: 6 jogos, 5 vitórias, 1 derrota, 9 gols marcados e 4 gols sofridos.

– Último jogo: 10/09/2014 – Palmeiras 1×0 Criciúma (gol de Cristaldo) – Pacaembu (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro*.

*Este foi o único jogo não disputado no Estádio Palestra Italia.

Retrospecto contra o Criciúma pelo Campeonato Brasileiro: 9 jogos, 7 vitórias, 2 derrotas, 14 gols marcados e 8 gols sofridos.


Preparação


Depois da vitória sobre o Furacão na partida da 25ª rodada realizada em Curitiba no dia 1º de setembro, o elenco alviverde teve duas semanas para se preparar para o confronto de hoje. O longo período sem jogos se deveu à nossa eliminação precoce nas Copas do Brasil e Libertadores, e também à paralisação por conta da Data FIFA.

O elenco alviverde descansou na segunda-feira (2) e na terça-feira (3), se reapresentando na Academia de Futebol na tarde da quarta-feira (4). Após ativação muscular no Centro de Excelência, os jogadores foram a campo e fizeram trabalhos técnicos em dimensões reduzidas. No primeiro, dois times aprimoraram marcação e aproximação com poucos toques na bola. No segundo, com as dimensões mais alongadas, o objetivo era ganhar espaço e atingir as metas defendidas por goleiros.

O zagueiro Vitor Reis iniciou o período de transição física e trabalhou em campo e na parte interna da Academia, enquanto o goleiro Marcelo Lomba fez tratamento de uma pubalgia com o Núcleo de Saúde e Performance.


O jogador Vitor Reis, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)

A preparação do Alviverde prosseguiu na manhã da quinta-feira (5) na Academia de Futebol. O elenco iniciou o dia com um trabalho técnico com oito minimetas (quatro de cada lado), dois times e alguns jogadores como curingas, podendo tabelar com ambas as equipes.

Em estágio de transição, o zagueiro Vitor Reis participou do aquecimento e dessa primeira atividade com o grupo e, na sequência, fez um complemento físico com o Núcleo de Saúde e Performance. Em seguida, o restante do elenco finalizou o treino com uma movimentação técnica com o campo mais aberto.


O jogador Caio Paulista, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)

O Palmeiras deu continuidade à sua preparação na manhã da sexta-feira (6) na Academia de Futebol. A duração do trabalho foi de uma hora e 40 minutos, e o zagueiro Vitor Reis, em estágio de transição física, participou de forma integral.

Após ativação no Centro de Excelência, os jogadores foram a campo e praticaram futevôlei como aquecimento com bola. Na sequência, houve dois treinos iguais e simultâneos, cada um usando uma parte do gramado. De ambos os lados, havia estações nas laterais que aprimoravam passes e cruzamentos, enquanto dois times, na parte central, finalizavam em duas metas. As equipes se revezavam nos setores, ou seja, todos aperfeiçoaram cruzamentos e arremates. Por fim, houve uma movimentação técnica com três times (camisas verdes, coletes vermelhos e coletes azuis) em dimensões reduzidas com dois goleiros.


Os jogadores Lázaro e Raphael Veiga (dir.), da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)

Dando prosseguimento à sua preparação, o Palmeiras treinou na manhã do sábado (7) na Academia de Futebol. Foi promovido um ‘amistoso’ usando o próprio elenco, dividido em duas equipes (azul e vermelha), com dois tempos de 30 minutos e campo em dimensões reduzidas (as linhas de fundo e as metas foram delimitadas no início das duas áreas). O time azul venceu por 7 a 4, e um dos destaques foi o atacante Flaco López, autor de dois gols.

A equipe azul inicial teve Weverton; Marcos Rocha, Naves, Pedro Almeida (Sub-20) e Vanderlan; Fabinho, Zé Rafael e Mauricio; Isaac (Sub-17), Flaco López e Dudu. O Vermelho teve Mateus; Giay, Thiago (Sub-20), Murilo e Caio Paulista; Aníbal Moreno, Raphael Veiga e Rômulo; Lázaro, Rony e Felipe Anderson. Em estágio de transição física, o zagueiro Vitor Reis trabalhou com o Núcleo de Saúde e Performance.


O jogador Flaco López, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)

Depois de folgar no domingo (8) e na segunda-feira (9), o elenco alviverde voltou aos treinos na tarde da terça-feira (10) na Academia de Futebol. No gramado, o elenco realizou trabalhos técnicos: um treino posicional de construção de jogo e finalizações e outro de jogos de oito contra oito em campo reduzido.

Sem Gustavo Gómez, Estêvão e Richard Ríos, à serviço de suas seleções nacionais, o treinamento foi completado por jovens do grupo de apoio do Sub-20.


O jogador Rômulo, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)

Os treinos prosseguiram na manhã da quarta-feira (11) na Academia de Futebol. A novidade do dia foi a presença do atacante Estêvão, de volta após defender a Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo.

A jovem Cria, que entrou em campo nos minutos finais contra o Paraguai, nesta terça (10), realizou um trabalho regenerativo à parte do elenco. Os demais jogadores fizeram diferentes atividades, com ênfase nos enfrentamentos no último terço do campo, além de ultrapassagens, cruzamentos e finalizações.


O jogador Estêvão, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)

O Palmeiras deu continuidade à sua preparação na manhã da quinta-feira (12), na Academia de Futebol, e realizou atividades. Foram ensaiadas situações de jogo e ações ofensivas e defensivas sob orientação da comissão técnica, além da prática de finalizações.

O zagueiro Gustavo Gómez e o meio-campista Richard Ríos se reapresentaram ao clube após servirem, respectivamente, as seleções de Paraguai e Colômbia nas Eliminatórias da Copa do Mundo. O paraguaio, titular no empate sem gols contra o Uruguai e suspenso contra o Brasil, participou de toda a atividade no campo integrado ao grupo. Já o colombiano ficou na parte interna do Centro de Excelência para trabalhos regenerativos após atuar os 90 minutos no empate contra o Peru e na vitória sobre a Argentina.


Os jogadores Fabinho e Maurício, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)

O elenco alviverde continuou a sua preparação na manhã da sexta-feira (13) na Academia de Futebol. O elenco realizou uma prática de triangulações e finalizações, além de jogos em campo reduzido.


Os jogadores Murilo e Rony, da SE Palmeiras, durane treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)

A preparação foi concluída na manhã do sábado (14) na Academia de Futebol. O técnico Abel Ferreira comandou um treino tático e ensaiou situações de jogo, posicionamento e bolas paradas, entre outros aspectos da partida. O elenco ainda disputou o já tradicional rachão de véspera de jogo.


Os jogadores da SE Palmeiras durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)


Escalação


Pendurados:   Marcos Rocha, Piquerez, Vitor Reis, Aníbal Moreno, Richard Ríos, Gabriel Menino, Mauricio e Estêvão.
Suspensos   Zé Rafael e João Martins (auxiliar técnico).
Desfalques:    Bruno Rodrigues (cirurgia no joelho esquerdo), Piquerez (cirurgia no joelho esquerdo), Marcelo Lomba (pubalgia), Gabriel Menino (lesão na coxa esquerda) e Mayke (lesão na panturrilha direita).

 

Com praticamente todo o elenco à sua disposição, é esperado que Abel Ferreira mande a campo o mesmo time que enfrentou e venceu o Athletico-PR na rodada anterior.

A meu ver, a partida de hoje ajudará a mostrar se Abel Ferreira pretende mudar a sua forma de conduzir o time, ou se continuará a insistir em suas velhas convicções equivocadas. Se ele mandar a campo o mesmo elenco que enfrentou o Furacão, então poderemos ter esperanças quanto a mudanças. Porém, se ele voltar a insistir em Rony titular e Veiga como titulares, por exemplo, isso será um sinal de que veremos mais do mesmo.

Em minha opinião, a provável escalação do Palmeiras para esta partida poderá ser a seguinte: Weverton; Giay, Gómez, Murilo e Caio Paulista; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Maurício; Estêvão, Felipe Anderson e Flaco López.

 

*Pré-Jogo concluído em 15/09/2024 às 14 horas.

*Escalação confirmada em 15/09/2024 às 15 horas.

 

O Palmeiras entrará em campo hoje com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Caio Paulista na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Maurício no meio campo; Felipe Anderson, Estêvão e Flaco López na linha de frente. O esquema tático básico deve ser o 4-2-3-1.

O Criciúma entrará entrar em campo com a seguinte escalação: Gustavo; Claudinho, Maia, Figueiredo e Hermes; Newton, Matheusinho, Patrick de Paula e Barreto; Arthur e Bolasie.

A escalação do Palmeiras é a praticamente a que eu esperava, apenas com a diferença que eu não teria escalado o Marcos Rocha e teria colocado o Giay. Fora este detalhe, é uma boa escalação, que já mostrou que é capaz de jogar futebol e de dar vida ao nosso meio campo.

Estou otimista quanto ao resultado e creio numa vitória do Verdão por 3x0, com gols do Flaco López, do Felipe Anderson e do Estêvão.




O Jogo


O Palmeiras iniciou a partida de forma acelerada e, sem dar tempo do adversário pensar, avançou no ataque com o Caio Paulista cruzando da esquerda para o Flaco López, que dividiu com a zaga no domínio, levou a melhor sobre o zagueiro Tobias, girou deixando o zagueiro caído e finalizou ainda com a bola no alto, soltando uma bomba de dentro da área, abrindo o placar no Allianz Parque com menos de um minuto de jogo! Porco 1x0 Tigre!

Aos 4 minutos, Richard Rios carregou pela direita e arriscou a finalização com uma bomba de fora da área, com o goleiro Gustavo conseguindo um desvio mínimo na ponta dos dedos e ainda tendo o travessão para impedir o segundo gol alviverde!

O Verdão manteve forte pressão e no minuto seguinte, Estevão carregou pela direita, cortou para o meio e encheu o pé finalizando de fora da área, com a bola tirando tinta da trave esquerda do goleiro Gustavo.

Aos 7 minutos, Patrick de Paula pegou a sobra na intermediária e mandou uma bomba venenosa no ângulo direito do gol do Weverton, que voou nela e conseguiu espalmar.

Aos 9 minutos, em cobrança de falta a bola foi lançada na área alviverde e Tobias dividiu com Weverton quase em cima da linha, tentando jogar nosso goleiro com bola e tudo pra dentro do gol, o que gerou uma confusão entre os jogadores dos dois times.

Aos 15 minutos, o Verdão avançou no ataque pela esquerda e após boa troca de passes a bola chegou no Estevão na direita, que puxou a marcação para o meio e enfiou para Marcos Rocha passar no corredor e cruzar rasteiro para o Felipe Anderson sozinho na entrada da pequena área, que finalizou e ampliou o placar no Allianz Parque! Porco 2x0 Tigre.

Apenas dois minutos depois, Estevão arrancou pela direita pra cima da marcação e tentou cruzar na área, com o zagueiro Tobias tentando o corte, mas acabou desviando com o joelho para o fundo do próprio gol, aumentando ainda mais a vantagem do Alviverde! Placar ampliado no Allianz Parque! Porco 3x0 Tigre!

Mantendo uma forte pressão sobre o adversário, o Verdão mostrava quem manda em sua casa e, aos 19 minutos, Estevão acelerou pela direita em velocidade, entrou na área, cortou a marcação e finalizou na saída do goleiro Gustavo, que conseguiu impedir o que seria o 4º gol palmeirense.

Aos 25 minutos, Caio Paulista avançou pela esquerda e cruzou buscando Estevão, mas exagerou na força e a Cria não conseguiu alcançar.

Aos 33 minutos, Estevão partiu em velocidade pela direita, tentou se livrar da marcação de Patrick de Paula, mas adiantou demais e saiu com bola e tudo. Porém, o árbitro Alex Gomes Stefano errou a marcação e ao invés de dar tiro de meta para o Tigre, marcou escanteio para o Verdão. Estevão cobrou escanteio fechado pela direita e Gomez cometeu falta de ataque.

Aos 39 minutos, Estevão recebeu na entrada da área e arriscou o chute cruzado, mas o goleiro Gustavo conseguiu fazer a defesa.

Aos 41 minutos, Bolasie acompanhou Marcos Rocha na marcação, ganhou no jogo de corpo e saiu jogando.

Dois minutos depois, Patrick de Paula soltou uma bomba em cobrança de falta frontal, tirando da barreira, mas a bola parou em Weverton. Matheusinho pegou o rebote na entrada da pequena área, mas perdeu gol inacreditável com o Weverton já no chão.

Já nos acréscimos, aos 45 minutos, após cobrança de escanteio Gomez desviou e Flaco Lopez finalizou para o fundo do gol, mas foi flagrado em impedimento e o gol não valeu.

Depois de 2 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque. Placar parcial: Palmeiras 3x0 Criciúma.

Foi um primeiro tempo avassalador. O Palmeiras iniciou a partida impondo um forte ritmo de jogo e não dando chances do adversário pensar ou reagir. Já aos 48 segundos de jogo, Flaco López marcou o gol mais rápido desta edição do Brasileirão e deu uma amostra do que viria a seguir. Com menos de vinte minutos de bola rolando o placar já estava em 3x0 para os donos da casa.

As estatísticas mostram a  superioridade alviverde na primeira etapa: o Verdão teve 66% de posse de bola, enquanto os Carvoeiros tiveram 34% de posse de bola. Quanto às finalizações, foram nove finalizações do Porco, sendo que destas cinco foram a gol; e foram seis finalizações do Tigre, sendo que destas duas foram a gol.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time.

Mantivemos a alta intensidade do primeiro tempo, mas a primeira descida no ataque foi do Tigre, aos 2 minutos de jogo, com o Matheusinho arriscando o chute de fora da área, mas o Weverton foi buscar e evitou o gol.

Aos 6 minutos, Bolasie recebeu no bico esquerdo da área e tentou o arremate, mas chutou sem força em cima do Weverton.

Deixando a bola com o Tigre, o Verdão começou a diminuir gradualmente o ritmo, mas isso não impediu que, aos 7 minutos, Estêvão iniciasse um lance pela direita na intermediária, invertesse com Felipe Anderson e aparecesse na marca do pênalti para bater firme, sem chances de defesa para o goleiro Gustavo! Placar ampliado no Allianz Parque! Porco 4x0 Tigre!

O Verdão continuou deixando a bola com o Tigre, que trocava passes no campo de ataque, mas sem conseguir a infiltração. Aos 9 minutos, Estêvão tentou sair em velocidade pela direita contra dois marcadores, mas foi desarmado.

Aos 12 minutos, o zagueiro Wallison Maia acertou Flaco Lopez com um carrinho atrasado na entrada da área, levantou o atacante alviverde e levou cartão amarelo. Ríos tentou a cobrança de falta direto para o gol, mas mandou a bola pra fora pela linha de fundo.

Aos 19 minutos, Allano escapou em contra-ataque, foi puxado por Caio Paulista e o lateral recebeu cartão amarelo, mas o árbitro foi ao VAR checar se caberia cartão vermelho direto. Após a checagem, o árbitro retirou o amarelo e expulsou Caio Paulista, pois este era o último jogador da defesa alviverde, que teria impedido uma chance de gol.

Com um jogador a mais, o Tigre passou a buscar os espaços que até então não encontrava, mesmo com a posse de bola. Aos 23 minutos, Matheusinho recebeu na meia-lua após boa jogada de Allano e finalizou buscando o canto esquerdo do gol palmeirense, mas Weverton espalmou.

Aos 25 minutos, o técnico Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com Veiga, Vanderlan e Rony entrando nos lugares de Felipe Anderson, Maurício e Flaco López.

Aos 29 minutos, Veiga recebeu de costas para a marcação na entrada da área e foi parado com falta. O próprio Veiga cobrou a falta e arriscou um chute direto para o gol, no canto do gol do Gustavo, que ficou plantado no meio olhando a rede balançar pela quinta vez! Placar ampliado novamente no Allianz Parque! Porco 5x0 Tigre!

Pouco depois, aos 34 minutos, o técnico Abel Ferreira fez as nossas últimas substituições, com Dudu e Fabinho entrando nos lugares de Estêvão e Richard Ríos.

Aos 39 minutos, Fellipe Mateus tentou finalizar da entrada da área, mas foi bloqueado pela defesa alviverde.

Aos 43 minutos, Rony escapou pela direita e bateu na saída do goleiro Gustavo, que tirou a bola com a pontinha do pé e evitou mais um gol palestrino!

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Dudu tentou escapar da marcação de Hermes na direita, mas foi desarmado.

Pouco depois, aos 48 minutos, Veiga mais uma vez arriscou cobrança de falta direto para o gol, dessa vez do meio da rua, mas o goleiro Gustavo encaixou.

Após 5 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque. Placar final: Palmeiras 5x0 Criciúma.




O Palmeiras fez a lição de casa e goleou o Criciúma. Sem querer desmerecer os nossos adversários, mas esta é a postura que um time gigante como o Palmeiras deve ter diante de times como o Criciúma. Vencemos com autoridade, sem sustos e sem dificuldades, e conquistamos os três pontos, o que é o mais importante.  Encerramos a rodada com 50 pontos conquistados.




As estatísticas mostram um equilíbrio que não foi visto dentro de campo. O Palmeiras teve 53% de posse de bola, contra 47% de posse de bola do Criciúma. Para entender o significado destes números temos que ter em mente que no segundo tempo o Verdão deixou a bola com o Tigre que, apesar das tentativas, não soube transformar a posse de bola em jogadas ofensivas, muitas vezes apenas trocando passes e tendo dificuldades para infiltrar as defesas alviverdes.

As finalizações foram iguais, com catorze finalizações de cada lado. No caso do Porco, das catorze finalizações, oito foram a gol; no caso do Tigre, das catorze finalizações apenas cinco foram a gol. Estes números ajudam a ilustrar o cenário que descrevi no parágrafo acima.

Teremos mais uma semana de descanso antes do nosso próximo compromisso, que será contra a equipe do Vasco da Gama, no próximo domingo (22), no estádio Mané Garrincha, em Brasília/DF, na partida válida pela 27ª rodada do Brasileirão 2024.

Até lá e #AvantiPalestra.

 

Sigam-me nas redes sociais:


Twitter/X:  @op.palmeirense 

Instagram: @opiniao_de_um_palmeirense



 


 

 

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Palmeiras, o Mercado da Bola e o Fair Play Financeiro

Duas vezes na mesma semana? Palmeiras anuncia a contratação de Artur

Endrick completa 16 anos e assina seu primeiro contrato profissional