Opinião de um Palmeirense! 282: Athletico-PR x Palmeiras – Brasileirão 2024



Athletico-PR x Palmeiras – Brasileirão 2024

 

2º Turno – 25ª Rodada

01/09/2024

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

O Palmeiras segue na disputa do Brasileirão após as eliminações na Copa do Brasil e na Copa Libertadores e hoje está em Curitiba/PR para enfrentar a equipe do Athletico-PR, na partida válida pela 25ª rodada da competição nacional.


Ligga Arena, Curitiba/PR

Vindo da vitória por 5x0 sobre a equipe do Cuiabá, na partida realizada no estádio Brinco de Ouro, aqui em Campinas/SP, no sábado (24), o Palmeiras chega à vigésima quinta rodada em terceiro lugar na tabela, com 44 pontos conquistados. Já o seu adversário vem da derrota por 2x0 para o Vasco, na partida realizada em São Januário na quinta-feira (29), e chega à mesma rodada em décimo lugar, com apenas 29 pontos conquistados.

O Palmeiras está invicto há seis jogos na casa do Athletico-PR pelo Campeonato Brasileiro: depois da derrota em 2017, venceu em 2018, 2020 e 2022 e empatou em 2019, 2021 e 2023. O Verdão, inclusive, pode igualar o retrospecto do rival na Arena da Baixada pela competição nacional (atualmente, são 20 jogos, 5 vitórias alviverdes, 9 empates e 6 vitórias rubro-negras, com 22 gols dos visitantes e 27 gols dos mandantes).


Histórico do Confronto


PALMEIRAS TEM VANTAGEM SOBRE ATHLETICO NA ERA ABEL FERREIRA

São 5 vitórias, 4 empates e 3 derrotas desde o segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2020, quando o Verdão bateu o Furacão no Allianz Parque por 3 a 0 (gols de Patrick de Paula e Rony, duas vezes). Neste período, o Maior Campeão do Brasil conquistou o título da Recopa Sul-Americana de 2022 sobre o rival.

No terceiro encontro da era Abel, pela penúltima rodada do segundo turno do Brasileiro de 2021, a equipe foi comandada pelo então técnico do Sub-20, Paulo Victor Gomes. Atuando basicamente com as Crias da Academia do elenco principal e mais alguns jovens ainda das categorias de base, empatou em 0 a 0 na Ligga Arena.

RETROSPECTO GERAL CONTRA O ATHLETICO-PR: 70 jogos, 34 vitórias, 22 empates, 14 derrotas, 101 gols marcados e 73 gols sofridos.

Ao longo da história, o Athletico-PR é um dos 17 adversários da Série A do Campeonato Brasileiro deste ano sobre os quais o Maior Campeão do Brasil leva vantagem no retrospecto geral: a maior vítima é o Vasco, com 31 vitórias a menos, seguido por Fluminense (25), Grêmio (24), Bahia (22), Bragantino (22), Athletico-PR (20), Vitória (17), Botafogo (13), Atlético-MG (12), Juventude (10), Corinthians (8), Atlético-GO (5), Flamengo (5), Criciúma (5), Cuiabá (5), Fortaleza (3) e Cruzeiro (1); há desvantagem apenas contra dois: São Paulo (uma vitória a mais) e Internacional (6). Já a maior vítima geral é o Santos, atualmente na Série B, com 43 vitórias a menos que o Verdão.

– Último jogo: 12/05/2024 – Palmeiras 0x2 Athletico-PR – Arena Barueri (Barueri-SP) – Campeonato Brasileiro;
– Última vitória: 04/11/2023 – Palmeiras 1×0 Athletico-PR (gol de Endrick) – Arena Barueri (Barueri-SP) – Campeonato Brasileiro;

– Maior sequência invicta: 16 jogos (entre 1938 e 1992);
– Maior sequência de vitórias: 5 (entre 1938 e 1970);
– Maior sequência sem sofrer gols: 2 jogos, seis vezes (em 1992, entre 2000 e 2001, entre 2012 e 2013, em 2016, entre 2018 e 2019 e em 2020);
– Maior goleada: 14/05/2016 – Palmeiras 4×0 Atlético-PR (gols de Gabriel Jesus, duas vezes, Róger Guedes e Thiago Martins) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro.

> Retrospecto contra o Athletico-PR como visitante: 37 jogos, 13 vitórias, 15 empates, 9 derrotas, 50 gols marcados e 48 gols sofridos.

– Último jogo: 02/07/2023 – Athletico-PR 2×2 Palmeiras (gols de Endrick e Gabriel Menino) – Ligga Arena (Curitiba-PR) – Campeonato Brasileiro;
– Última vitória: 25/10/2022 – Athletico-PR 1×3 Palmeiras (gols de Endrick, duas vezes, e Gustavo Gómez) – Ligga Arena (Curitiba-PR) – Campeonato Brasileiro.

> Retrospecto contra o Athletico-PR pelo Campeonato Brasileiro: 52 jogos, 24 vitórias, 16 empates, 12 derrotas, 70 gols marcados e 53 gols sofridos.

> Retrospecto contra o Athletico-PR pelo Campeonato Brasileiro como visitante: 28 jogos, 10 vitórias, 11 empates, 7 derrotas, 35 gols marcados e 34 gols sofridos.


Preparação


Depois de enfrentar o Cuiabá no sábado (24), o elenco alviverde descansou no domingo (25), na segunda (26) e na terça (27), se reapresentando na Academia de Futebol na manhã da quarta-feira (28) para dar início à sua preparação para este confronto. O elenco realizou cerca de 1h30 de um treino coletivo com dois times no gramado.

O lateral-direito Mayke passou por exames, teve constatada uma lesão na panturrilha direita e já segue tratamento na parte interna do Centro de Excelência com o Núcleo de Saúde e Performance. O zagueiro Vitor Reis também trabalhou com o NSP e realizou cronograma específico em razão do desgaste provocado por um edema na coxa direita.


O jogador Maurício, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon

A preparação prosseguiu na manhã da quinta-feira (29) na Academia de Futebol. A comissão comandou trabalhos técnicos específicos dos setores de ataque e defesa, além de um coletivo em campo reduzido.


Os jogadores Felipe Anderson e Zé Rafael, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon

O elenco alviverde voltou aos treinos na manhã da sexta-feira (30) na Academia de Futebol. O dia começou com uma atividade de vídeo no auditório do Centro de Excelência e, já no campo, o elenco realizou duas atividades técnico-táticas: na primeira, foram intensos enfrentamentos de cinco contra cinco em campo reduzido; na segunda, trabalhos específicos posicionais dos setores ofensivo e defensivo.


Os jogadores Murilo e Gustavo Gómez, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon

A preparação foi concluída na manhã do sábado (31) na Academia de Futebol. O técnico Abel Ferreira orientou posicionamento e movimentações do elenco em um trabalho tático, que foi seguido por um treino recreativo, o já tradicional rachão de véspera de jogo.

O zagueiro Vitor Reis seguiu seu cronograma específico e fez trabalhos à parte com o Núcleo de Saúde e Performance em razão do desgaste provocado por um edema na coxa direita. Os laterais Mayke e Piquerez, o volante Gabriel Menino e o atacante Bruno Rodrigues seguiram seus tratamentos de lesões na parte interna do Centro de Excelência.


Os jogadores Gustavo Gómez e Rony, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon

O elenco almoçou no refeitório do Centro de Excelência e embarcou durante a tarde para a capital paranaense.


Escalação


Pendurados:   Richard Ríos, Piquerez, Estêvão, Vitor Reis, Aníbal Moreno, Gabriel Menino, Mauricio, Zé Rafael e João Martins.
Suspensos    não há.
Desfalques:    Bruno Rodrigues (cirurgia no joelho esquerdo), Piquerez (cirurgia no joelho esquerdo), Marcelo Lomba (dores musculares), Gabriel Menino (lesão na coxa esquerda), Vitor Reis (edema na coxa direita) e Mayke (lesão na panturrilha direita).

 

O técnico Abel Ferreira terá a oportunidade de mandar a campo um time muito parecido com o que goleou o Cuiabá. Vale lembrar que naquele jogo o Gómez estava suspenso e poderá retornar agora, já que Vitor Reis está lesionado. Mayke é outro jogador que atuou contra o Cuiabá e que estará fora desta partida por ter se lesionado também.

Existe a possibilidade do retorno do Veiga, que não atuou na última partida por opção de Abel Ferreira e poderá ser um dos titulares desta partida.

Com isso em mente, a provável escalação do Palmeiras para enfrentar o Furacão poderá ser: Weverton; Marcos Rocha (Giay), Gustavo Gómez, Murilo e Caio Paulista; Aníbal Moreno, Richard Ríos (Zé Rafael) e Raphael Veiga; Felipe Anderson, Estêvão e Flaco López.

 

*Pré-Jogo concluído em 01/09/2024 às 16:00.

*Escalação confirmada em 01/09/2024 às 17:30.

 

O Palmeiras entra em campo com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Caio Paulista na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Maurício no meio de campo; Felipe Anderson, Estêvão e Flaco López na linha de ataque. A formação tática inicial poderá ser a 4-2-3-1.

Já o Athletico-PR entrará em campo com a seguinte escalação: Mycael; Kaique Rocha, Gamarra e Esquivel; Gabriel, Erick, Christian e Bruno Zapelli; Cuello, Canobbio e Mastriani. A formação tática inicial poderá ser a 3-4-3.

É uma boa escalação do Verdão, apenas com o Maurício entrando no lugar do Veiga, e Ríos confirmado no lugar do Zé Rafael e Rocha no lugar do Giay, mantendo o restante dos jogadores conforme a escalação prevista.

O Palmeiras tem tudo pra ir pra cima e fazer um bom jogo, com um bom resultado. A maioria dos problemas que o Abel gosta de citar nas coletivas já não existe mais. A pressão do calendário acabou com as nossas eliminações na Copa do Brasil e na Libertadores. Agora há tempo de sobra para os jogadores descansarem e treinarem. E até mesmo as críticas das redes sociais devem diminuir bastante depois que o X foi forçado a deixar o país.

Eu acredito que o Alviverde vencerá a partida pelo placar de 3x0 com gols de Estêvão, López e Murilo.




O Jogo


O Verdão iniciou a partida com uma pressão muito maior que a habitual e, já no primeiro minuto, Marcos Rocha lançou a bola em direção ao lado direito, mas Gamarra interceptou, dominou e afastou o perigo pela linha lateral.

No minuto seguinte, Aníbal Moreno tocou no meio para Richard Ríos, que arriscou a finalização de fora da área tentando surpreender o jovem goleiro Mycael, que defendeu sem conceder rebote.

Pouco depois, mantendo a pressão alviverde, Felipe Anderson deu um passe dentro da área para o Maurício, que finalizou rasteiro e o goleiro Mycael fez outra boa defesa.

Sem dar tempo de o adversário respirar, em seguida Marcos Rocha levantou a bola dentro da área, Felipe Anderson finalizou de primeira e o goleiro Mycael praticou uma grande defesa no reflexo!

Aos 6 minutos, Esquivel lançou em direção ao lado direito do ataque, mas Caio Paulista fez a interceptação, dominou a bola e saiu jogando na sequência.

No minuto seguinte, Flaco López encarou a marcação de Esquivel dentro da área e cruzou rasteiro, Maurício aproveitou a chance e finalizou de primeira, mandando a bola no centro do gol de Mycael e abrindo o placar na Ligga Arena! Furacão 0x1 Porco!

Aos 10 minutos, Canobbio tabelou com Bruno Zapelli pela esquerda, entrou na área alviverde e bateu cruzado, com o Weverton fazendo uma boa defesa!

Aos 13 minutos, Caio Paulista ficou com a sobra dentro da área e soltou uma pancada, com o goleiro Mycael fazendo uma importante defesa no canto direito!

No minuto seguinte, Felipe Anderson cobrou escanteio fechado pela esquerda, Gómez cabeceou na segunda trave e a bola passou por cima do travessão.

Aos 18 minutos, Felipe Anderson tocou no meio para Richard Ríos, que buscou uma jogada dentro da área, mas o Kaique Rocha fez o corte de primeira.

Aos 22 minutos, Caio Paulista fez um lançamento em direção ao lado esquerdo, Felipe Anderson recebeu e saiu em velocidade, mas foi flagrado em posição irregular pelo auxiliar.

Aos 26 minutos, Aníbal Moreno abriu na esquerda para Maurício, que tentou um cruzamento, mas a bola explodiu na marcação de Kaique Rocha e saiu pela linha de fundo. Felipe Anderson cobrou o escanteio aberto pela esquerda e a defesa adversária fez o corte pelo alto.

Aos 31 minutos, Caio Paulista deu um lindo drible entre Erick e Gabriel, e bateu cruzado, mas o goleiro Mycael fez mais uma grande defesa no canto esquerdo!

Aos 36 minutos, Gabriel buscou uma saída do lado direito, mas acabou entregando a bola nos pés de Caio Paulista.

Aos 40 minutos, Richard Ríos fez um lançamento para o comando do ataque, buscando Estêvão, mas Mycael saiu do gol e ficou com a bola.

Aos 43 minutos, Canobbio ganhou dividida com Marcos Rocha na meia-esquerda e arriscou a finalização de fora da área, e Weverton defendeu sem conceder rebote.

Já nos acréscimos, aos 45 minutos, Bruno Zapelli pegou sobra pelo meio, abriu espaço e arriscou a finalização de fora da área, com o Weverton fazendo uma boa defesa no centro do gol.

Aos 47 minutos, Marcos Rocha cobrou arremesso em direção ao lado direito, Esquivel subiu e afastou de cabeça.

Após 4 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo na Ligga Arena. Placar parcial: Athletico-PR 0x1 Palmeiras.

Foi um bom primeiro tempo do Verdão. O time manteve uma forte pressão na maior parte da primeira etapa, o que nos manteve no controle da partida e nos permitiu transformar a maior posse de bola em ações táticas e construções no ataque. Chamou-me a atenção o trabalho no meio de campo e maior presença de jogadores alviverdes dentro da área rubro-negra, o que gerou melhor aproveitamento de rebotes e sobras de bola, além de aumentar a possibilidade de cruzamentos bem sucedidos.

No primeiro tempo o Athletico-PR teve 42% de posse de bola, contra 58% de posse de bola do Palmeiras. Foram cinco finalizações do Furacão, sendo que todas foram a gol, enquanto o Verdão finalizou oito vezes, sendo que destas seis foram a gol.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time, mantendo bom ritmo de jogo e, já no primeiro minuto, Felipe Anderson arrancou pela esquerda e arriscou um chute da entrada da área, com a bola parando na marcação de Leo Godoy.

No minuto seguinte Marcos Rocha derrubou Canobbio em progressão e foi advertido com um cartão amarelo.

Aos 4 minutos, Cuello arriscou um chute da intermediária ofensiva, mas ele pegou muito embaixo da bola, que passou por sobre o gol de Weverton.

Aos 8 minutos, Richard Ríos recuperou a bola do lado direito e tocou dentro da área para Flaco López, que tocou para o meio, onde Maurício dominou e finalizou no travessão do gol do Mycael!

Aos 13 minutos, Estêvão recebeu passe de Richard Ríos, deixou a marcação de Esquivel na saudade e mandou um foguete direto no canto superior esquerdo do gol do Mycael. Placar ampliado na Ligga Arena com um golaço da nossa jóia! Furacão 0x2 Porco!

Aos 16 minutos, Julimar abriu espaço na entrada da área alviverde e chutou em cima de Gómez. Na sobra, Canobbio bateu cruzado, a bola passou à direita do gol de Weverton e saiu pela linha de fundo.

No minuto seguinte, em jogada no ataque, Felipe Anderson cruzou em direção à grande área, Estêvão cabeceou e o goleiro Mycael fez uma grande defesa no canto esquerdo!

Aos 20 minutos o técnico Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com Vanderlan e Rony entrando nos lugares de Caio Paulista e Flaco López.

Aos 24 minutos, Esquivel cruzou em direção à grande área, Gamarra desviou de cabeça e a bola explodiu na trave esquerda do gol do Weverton!

No minuto seguinte, o técnico Abel Ferreira fez nova substituição, com o Fabinho entrando no lugar de Richard Ríos.

Aos 28 minutos, Maurício deu um passe em elevação dentro da área para o Rony, Christian furou na primeira tentativa de fazer o corte, mas conseguiu fazer o corte na sequência.

Aos 30 minutos, Esquivel veio de trás e arriscou a finalização com uma pancada de fora da área, com o Weverton fazendo uma grande defesa no canto superior direito.

Dois minutos depois, o técnico Abel Ferreira fez novas substituições, com Veiga e Giay entrando nos lugares de Maurício e Estêvão.

Pouco depois, em sua primeira participação na partida, Veiga deu um passe na esquerda para Felipe Anderson, que arrancou em velocidade e cruzou rasteiro, com o Giay finalizando de primeira, obrigando o goleiro Mycael a praticar mais uma importante defesa e evitando outro tento palmeirense.

Aos 38 minutos, Nikão inverteu na esquerda para Esquivel, que cruzou e, após um corte de Gómez, Weverton se atrapalhou com a bola e sofreu falta de Di Yorio.

No minuto seguinte, Felipe Anderson deu um passe na frente para o Rony, que aproveitou que Mycael saiu mal do gol e finalizou por cobertura, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Aos 42 minutos, Nikão ficou com a sobra dentro da área palmeirense e chutou cruzado, obrigando o Weverton a fazer uma boa defesa e, na sequência, Julimar não conseguiu aproveitar o rebote.

Aos 44 minutos, Gamarra ficou com a sobra de bola pelo meio e arriscou a finalização de fora da área, Weverton defendeu no canto esquerdo sem conceder rebote.

Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Canobbio tocou dentro da área para Julimar, que cruzou rasteiro, com Marcos Rocha fazendo o corte, mas na sequência sofrendo falta de Di Yorio.

No minuto seguinte, Veiga deu um passe dentro da área para o Rony, Esquivel acompanhava na marcação e cortou pela linha de fundo. Veiga cobrou escanteio aberto pela direita, Gómez cabeceou na segunda trave e mandou a bola à direita do gol de Mycael.

Após 5 minutos de acréscimos terminou a partida na Ligga Arena, em Curitiba! Placar final: Athletico-PR 0x2 Palmeiras.




Mais três pontos conquistados! Agora temos 47 pontos e seguimos firmes na competição!

Depois de um primeiro tempo em ritmo acelerado, na segunda etapa o Verdão diminuiu um pouco o ritmo, principalmente depois do segundo gol e das substituições. A meu ver a queda de qualidade após as substituições foi bem evidente. Apesar disso, o Porco seguiu mantendo o controle do jogo, tendo as maiores oportunidades de ataque, mas com o Furacão aumentando as suas criações no ataque e chegando mais vezes ao nosso campo defensivo.



As estatísticas finais mostram números equilibrados. Os donos da casa tiveram 47% de posse de bola, enquanto o Porco teve 53%. Já as finalizações totais foram 15 do Furacão, sendo que destas 9 foram a gol; e 19 finalizações do Alviverde, sendo que destas 10 foram a gol.

Foi uma boa partida do Palmeiras, muito por conta da formação, que teve um meio campo atuante, que permitiu que um número maior de jogadores atuasse na área adversária, aumentando as chances de aproveitamento de sobras e rebotes, e também de finalizações após cruzamentos.

Como já mencionei, o bom futebol apresentado pelo time acabou com as substituições. Voltamos a ver os chutões e tentativas de ligação direta entre Weverton e o ataque, com a bola deixando de passar pelo meio de campo como vinha ocorrendo no primeiro tempo e em parte do segundo tempo.

É difícil dizer se este jogo servirá de parâmetro para o que o Palmeiras apresentará daqui pra frente, pois sabemos que Abel Ferreira é teimoso e insiste em suas convicções mesmo quando os resultados apresentados não são os desejados.

De qualquer forma, está cada dia mais provado que o nosso elenco não é ruim e que faltam oportunidades a muitos jogadores, e está provado também que se a meritocracia for aplicada no Palmeiras como se deve, escalando apenas os jogadores realmente aptos a jogo, as coisas serão bem diferentes do que foram até aqui.

Teremos um intervalo de duas semanas por conta da Data FIFA, e só voltaremos a campo no dia 15 de setembro, quando receberemos no Allianz Parque a equipe do Criciúma, para a partida válida pela 26ª rodada do Brasileirão.

Até lá e #AvantiPalestra!

 

Sigam-me nas redes sociais:

Twitter/X: @op.palmeirense

Instagram: @opiniao_de_um_palmeirense




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consulados do Palmeiras se manifestam após a polêmica entrevista da presidente da SEP

Opinião de um Palmeirense! 224 - Palmeiras x Queimadense/PB - Copinha 2024

Opinião de um Palmeirense! 212: Palmeiras x Atlético-MG – Brasileirão 2023