Opinião de um Palmeirense! 279: Palmeiras x São Paulo – Brasileirão 2024



Palmeiras x São Paulo – Brasileirão 2024

 

2º Turno - 23 Rodada

18/08/2024

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, galera palestrina!

Seguimos na busca por mais três pontos no Campeonato Brasileiro e hoje receberemos no Allianz Parque a equipe do São Paulo, para a partida válida pela 23 rodada da competição nacional.


Allianz Parque - São Paulo/SP

Vindo da derrota para o Botafogo por 2x1 na partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores 2024, o Palmeiras terá o desafio de conquistar três pontos e evitar a disparada dos rivais. Já o São Paulo vem de duas vitórias consecutivas dentro do Morumbis, diante de Flamengo e Atlético-GO.

O Palmeiras está com 38 pontos, o mesmo número de pontos que o rival São Paulo, e ocupa a quarta posição, com o líder Fortaleza tendo 45 pontos, que foram alcançados nesta rodada. Ou seja, não podemos perder para que as Trikas não nos ultrapassem e para evitar ficar longe demais do topo da tabela.

O Palmeiras está invicto há cinco partidas de Campeonato Brasileiro contra o São Paulo (venceu os dois duelos de 2023, o jogo de ida de 2022 e empatou os jogos de volta de 2022 e de ida de 2024). E está a uma bola na rede de chegar a 100 gols em Choque-Rei na história da competição (atualmente, são 99 tentos marcados e 79 sofridos em 77 jogos).


Histórico do Confronto


HÁ CINCO ANOS, GOLEADA ALVIVERDE NO ALLIANZ PARQUE PELO BRASILEIRO

Entre 2017 e 2020, o Palmeiras registrou sua maior série invicta diante do São Paulo na história, com 10 jogos seguidos sem perder. A última vitória daquela sequência ocorreu pelo Campeonato Brasileiro de 2019, no Allianz Parque, com um placar de 3 a 0. Os gols foram marcados por Bruno Henrique, aos 11 minutos do primeiro tempo; Felipe Melo, aos 41, e Gustavo Scarpa, aos 11 da segunda etapa.

Na ocasião, foi a nona partida do São Paulo no Allianz Parque com um retrospecto totalmente favorável ao Palmeiras, de oito vitórias e um empate. De quebra, o Verdão chegou a 29 duelos invicto como mandante pelo Brasileirão, ampliando o recorde do clube na competição – a marca ainda chegaria a 31 jogos sem derrota.

SÓ SÃO PAULO E INTER TÊM VANTAGEM GERAL SOBRE O PALMEIRAS

O São Paulo é um dos dois clubes da Série A do Brasileiro deste ano que levam vantagem no retrospecto geral contra o Palmeiras, somando todas as partidas da história: são duas vitórias a mais do Tricolor, atrás apenas do Internacional, com seis a mais. Todos os demais têm desvantagem. A maior vítima é o Vasco, com 31 vitórias a menos, seguido por Fluminense (25), Grêmio (24), Bahia (22), Bragantino (22), Athletico-PR (20), Vitória (17), Botafogo (13), Atlético-MG (12), Juventude (10), Corinthians (8), Atlético-GO (5), Criciúma (5), Flamengo (5), Cuiabá (4), Fortaleza (3) e Cruzeiro (1). Já a maior vítima geral é o Santos, atualmente na Série B, com 43 vitórias a menos que o Verdão.

> RETROSPECTO GERAL CONTRA O SÃO PAULO: 357 jogos, 118 vitórias, 119 empates, 120 derrotas, 460 gols marcados e 452 gols sofridos

– Primeiro jogo: 09/03/1930 – São Paulo 1×1 Palestra Italia (gol de Barthô, contra) – Chácara da Floresta (São Paulo-SP) – Final do Torneio Início do Campeonato Paulista (Palestra campeão por 2×0 nos escanteios);
– Primeira vitória: 01/05/1931 – Palestra Italia 3×2 São Paulo (gols de Aldo, duas vezes, e Heitor) – Parque Antarctica (São Paulo-SP) – Campeonato Paulista;
– Último jogo: 29/04/2024 – São Paulo 0x0 Palmeiras – MorumBIS (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro;
– Última vitória: 25/10/2023 – Palmeiras 5×0 São Paulo (gols de Breno Lopes, duas vezes, Piquerez, duas vezes, e Marcos Rocha) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro;

– Maior série invicta: 10 jogos, sendo 6 vitórias e 4 empates (entre 2017 e 2020)
– Maior série de vitórias: 6 vitórias, duas vezes (entre 1937 e 1938 e entre 1995 e 1997);
– Maior série sem sofrer gols: 4 jogos, três vezes (em 1972, entre 1995 e 1996 e entre 2018 e 2019);
– Maiores goleadas: 19/05/1965 – Palmeiras 5×0 São Paulo (gols de Servílio, duas vezes, Dario, duas vezes, e Rinaldo) – Torneio Rio-São Paulo; 25/10/2023 – Palmeiras 5×0 São Paulo (gols de Breno Lopes, duas vezes, Piquerez, duas vezes, e Marcos Rocha) – Campeonato Brasileiro;

– Jogador com mais jogos: Ademir da Guia (53);
– Jogador do atual elenco com mais jogos: Dudu (28);
– Jogador com mais gols: Evair (9);
– Jogadores do atual elenco com mais gols: Raphael Veiga (6);
– Técnico com mais jogos: Vanderlei Luxemburgo (26);

> Retrospecto contra o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro: 77 jogos, 27 vitórias, 33 empates, 17 derrotas, 99 gols marcados e 79 gols sofridos.

> Retrospecto contra o São Paulo no Allianz Parque: 20 jogos, 12 vitórias, 4 empates, 4 derrotas, 39 gols marcados e 12 gols sofridos.

– Último jogo: 25/10/2023 – Palmeiras 5×0 São Paulo (gols de Breno Lopes, duas vezes, Piquerez, duas vezes, e Marcos Rocha) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro.

> Retrospecto contra o São Paulo no Allianz Parque pelo Campeonato Brasileiro: 9 jogos, 6 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, 21 gols marcados e 8 gols sofridos.


Preparação


Após a derrota para o Botafogo por 2x1 na noite da quarta-feira (14), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores 2024, o elenco alviverde descansou na quinta-feira (15) e se reapresentou na Academia de Futebol na manhã da sexta-feira (16) para dar início à sua preparação para o importante clássico de hoje.

Como sempre é feito, os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos na partida contra o Botafogo seguiram o cronograma de atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência.

Os demais jogadores fizeram dois trabalhos técnicos de posse de bola, passes e minijogos em campo reduzido. Em cronograma individualizado de recondicionamento, o atacante Dudu participou das atividades com os companheiros.


Os jogadores Weverton e Zé Rafael, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon

A preparação foi concluída na manhã do sábado (17) na Academia de Futebol. O técnico Abel Ferreira e sua comissão comandaram um trabalho técnico-tático no gramado. O elenco foi dividido em três times de oito jogadores para enfrentamentos com ensaio de situações de jogo em campo reduzido.


Os jogadores Zé Rafael e Felipe Anderson, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon

Escalação


Pendurados:   Piquerez, Estêvão, Gabriel Menino, Mauricio, Zé Rafael, José López. Gustavo Gómez, Aníbal Moreno e João Martins (auxiliar técnico).
Suspensos    Murilo.
Desfalques:     Bruno Rodrigues (cirurgia no joelho esquerdo), Piquerez (cirurgia no joelho esquerdo), Mayke (dores na panturrilha) e Dudu (recondicionamento físico).

 

O Palmeiras se encontra em um momento decisivo, o que faz com que o nosso treinador Abel Ferreira enfrente alguns dilemas. O clássico de hoje contra as Trikas poderá determinar o nosso futuro no Brasileirão, assim como a partida da próxima quarta-feira poderá selar o nosso destino na Copa Libertadores. Ou seja, a temporada 2024 do Palmeiras depende dos resultados destas duas partidas.

Com o próximo jogo sendo tão importante, Abel Ferreira enfrenta o dilema de poupar ou não jogadores, pois em caso de derrota no jogo de hoje, veremos os nossos rivais dispararem na tabela e teremos que lutar muito para ficar ao menos entre os quatro primeiros colocados.

Já não poderemos contar com Murilo, que foi suspenso no jogo contra o Flamengo. Também não poderemos contar com o Dudu, que está fazendo um trabalho de recondicionamento físico. Além dos demais desfalques por conta de lesões, como Piquerez, Bruno Rodrigues e, mais recentemente, Mayke. Muito provavelmente o Abel será forçado a repensar o seu esquema com três zagueiros, a menos que queira colocar Naves como titular ou improvisar o Marcos Rocha, o que seria um erro!

Com tudo isso em consideração, a provável escalação do Palmeiras poderá ser a seguinte: Weverton; Giay (Marcos Rocha), Naves, Vitor Reis e Vanderlan; Fabinho, Richard Ríos e Maurício; Felipe Anderson, Lázaro e Rony.

 

*Pré-jogo concluído em 18/08/2024 às 14:00.

*Escalação confirmada em 18/08/2024 às 15:00.

 

O Palmeiras entrará em campo contra o São Paulo com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Caio Paulista na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Vitor Reis na zaga; Zé Rafael, Richard Ríos e Raphael Veiga no meio de campo; Lázaro, Estêvão e Flaco López na linha de ataque. O esquema tático básico parece ser o 4-3-3.

Com muitos reservas, o São Paulo está definido com: Rafael; Ferraresi, Arboleda e Sabino; Moreira, Bobadilla, Rodrigo Nestor e Michel Araújo; Wellington Rato, Ferreira e André Silva.

A escalação é bem diferente daquela que eu imaginava, porém não a considero ruim. Eu apenas não teria colocado o Lázaro como titular, mas entendo que era ele ou o Rony e eu acho que o Rony é mais bem aproveitado entrando no segundo tempo, pois como é um jogador de velocidade, atua bem contra zagueiros cansados.

O fato de Felipe Anderson não ter entrado como titular pode mostrar que ele poderá substituir o Estêvão no segundo tempo e jogar pela direita, onde ao menos teoricamente renderia melhor. Espero que o Rômulo volte a receber uma oportunidade nesta partida, pois sempre que entrou atuou bem e poderá ser muito útil neste clássico.

Meu palpite é uma vitória alviverde pelo placar de 2x1, com gols de Estêvão e Veiga.




O Jogo



Mesmo jogando em casa, o Palmeiras iniciou a partida com o velho hábito de estudar e respeitar o adversário, sendo correspondido pelo rival.

Aos 2 minutos, após corta-luz de Raphael Veiga, Estêvão invadiu a área pela direita, driblou Michel Araújo e foi desarmado por Rodrigo Nestor.

Aos 5 minutos, Wellington Rato cobrou escanteio da direita, Vitor Reis subiu mais que Ferraresi e afastou de cabeça no meio da área.

A nossa primeira boa oportunidade veio só aos 9 minutos, em cobrança de escanteio a bola foi levantada na área e Flaco López aproveitou a sobra e finalizou de voleio, mas a bola saiu pela linha de fundo!

Aos 12 minutos, mais uma boa chegada no ataque, com o Caio Paulista avançando pela esquerda e lançando a bola na área para o Flaco, que foi travado e, na sobra, Ríos tentou concluir a jogada, mas mandou a bola por cima do travessão!

Aos 17 minutos, Richard Ríos tentou driblar Patryck pelo lado direito do meio-campo e saiu com bola e tudo pela lateral.

Aos 21 minutos, Veiga tentou a finalização da entrada da área e mandou um foguete em direção ao canto esquerdo do goleiro Rafael, que fez boa defesa.

Aos 26 minutos, as Trikas armaram o ataque com um chute cruzado na área e Weverton se esticou para impedir que os adversários abrissem o placar.

Aos 30 minutos, Patryck recebeu de Wellington Rato, invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado, com a bola raspando a trave e saindo pela linha de fundo. Veiga cobrou o escanteio da esquerda, André Silva cortou de cabeça e Vitor Reis cometeu falta em Rodrigo Nestor.

Aos 35 minutos, Ríos arriscou a finalização da intermediária e o goleiro Rafael conseguiu espalmar a bola!

Aos 41 minutos, Flaco López se livrou da marcação com um bonito drible e arriscou a finalização da intermediária mesmo, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Dois minutos depois, em cobrança de falta da ponta direita, Veiga arriscou um chute direto com a canhota e o goleiro Rafael defendeu de soco no canto esquerdo.

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Vitor Reis recebeu cartão amarelo depois de cometer falta em Wellington Rato e matar um contra-ataque. Pouco depois foi a vez de Abel Ferreira receber cartão amarelo por reclamação e o auxiliar técnico João Martins foi expulso de campo pelo mesmo motivo.

Após 6 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque. Placar parcial: Palmeiras 0x0 São Paulo.

Com um time repleto de titulares, o Palmeiras iniciou a partida estudando o adversário e respeitando bastante nos minutos iniciais. Depois da metade do primeiro tempo o Alviverde passou a dominar a equipe reserva do São Paulo, controlando a posse de bola e finalizando com perigo, principalmente de fora da área, mas parando em boas defesas do goleiro Rafael.

O Tricolor também foi perigoso nos raros contra-ataques que conseguiu encaixar e assustou em finalizações de André Silva, que parou em defesaça de Weverton, e de Patryck, que mandou a bola rente à trave. Apesar das tentativas, nenhuma equipe conseguiu balançar a rede no primeiro tempo.

Na primeira etapa o Palmeiras teve 59% de posse de bola contra 41% de posse de bola do São Paulo. Quanto às finalizações, foram catorze finalizações alviverdes, sendo cinco a gol, contra quatro finalizações tricolores, sendo que destas três foram a gol. Em termos percentuais, o Trikas foi mais efetivo, pois 75% das suas finalizações foram a gol.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time.

Aos 3 minutos tivemos a nossa primeira oportunidade de ataque no segundo tempo, com o Estêvão dando um bom passe para o Veiga, que tentou a finalização, mas o goleiro Rafael conseguiu fazer a defesa.

Pouco depois, aos 7 minutos, Zé Rafael pegou rebote na entrada da área, chutou mascado de canhota, Estêvão desviou no meio do caminho, Flaco López aproveitou a oportunidade e chutou forte para o gol, abrindo o placar no Allianz Parque! Porco 1x0 Trikas!

O lance foi revisado pelo VAR porque o bandeirinha assinalou o impedimento do Flaco, mas ele estava claramente em posição legal e o gol foi confirmado.

Aos 13 minutos, Estêvão invadiu a área pela ponta direita com muita liberdade e tocou rasteiro para o Veiga, que finalizou livre, mas pegou mal na bola e a mandou para fora!

No minuto seguinte, o nosso xerife Gustavo Gómez recebeu cartão amarelo depois de falta em André Silva; Como estava pendurado, não deve jogar a partida contra o Cuiabá na próxima rodada.

Aos 17 minutos, após uma disputa de bola o jogador Patrick, do São Paulo, caiu de mau jeito, aparentemente ficando desacordado e precisou receber atendimento médico no gramado, saindo de campo na ambulância.

Aos 25 minutos, Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições com Vanderlan, Aníbal Moreno e Felipe Anderson entrando nos lugares de Caio Paulista, Zé Rafael e Estêvão.

Aos 27 minutos, Ferraresi cruzou da ponta direita, André Silva dominou na primeira trave e tocou para trás para o Luciano, que chutou rasteiro da meia-lua e mandou a bola no canto esquerdo do gol do Weverton para deixar tudo igual no Allianz Parque! Porco 1x1 Trikas.

Aos 30 minutos, Felipe Anderson ganhou de Alan Franco em dividida, arrancou pela direita e cruzou rasteiro para a área, e Lázaro, livre na segunda trave, ampliou o placar no Allianz Parque, mas após análise, o VAR anulou o gol de forma absurda alegando que Flaco López estaria impedido por ter atrapalhado a visão da bola para o goleiro Rafael, o que foi nitidamente uma alegação ridícula.

Quatro minutos depois, Abel Ferreira fez novas substituições, com Rômulo e Maurício entrando nos lugares de Lázaro e Veiga.

Aos 41 minutos, Abel fez a nossa última substituição, com o Rony entrando no lugar do Richard Ríos.

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Marcos Rocha recebeu cartão amarelo por falta em Lucas.

No último lance da partida, aos 56 minutos, Rony cruzou da esquerda, Rafael saiu muito mal do gol, Flaco López subiu mais que Arboleda e cabeceou para o fundo do gol vazio, ampliando o placar no Allianz Parque e dando números finais à partida! Palmeiras 2x1 São Paulo.

No minuto seguinte, Flaco López recebeu um cartão amarelo por tirar a camisa durante a comemoração do gol.

Após 12 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque! Placar final: Palmeiras 2x1 São Paulo.




Após um 0 a 0 no primeiro tempo, os gols do clássico saíram todos na etapa final. Logo aos 6 minutos, Zé Rafael pegou rebote da zaga tricolor, Estêvão desviou no meio do caminho e Flaco López mandou para a rede. Bandeirinha marcou erroneamente impedimento na jogada, porém o VAR revisou o lance e confirmou a posição legal do atacante. Foi apenas o primeiro absurdo protagonizado pela arbitragem.

Depois disso, em lance preocupante, Patryck caiu desacordado no gramado, saiu do jogo na ambulância e foi levado ao hospital Albert Einstein, onde passou por exames e ficará em observação, seguindo o protocolo médico. Patryck está consciente e sendo assistido por profissionais do São Paulo.

Aos 30 minutos, Lázaro recolocou o Verdão em vantagem, porém o árbitro Raphael Claus anulou o tento após revisão por impedimento de Flaco, interpretando que o atacante atrapalhou a visão do goleiro Rafael. Segundo erro da arbitragem no clássico, pois as imagens da TV mostraram claramente que o goleiro Rafael tinha a visão do lance.

Teve ainda lance com a mão na bola na área, o que seria um pênalti a favor do Palmeiras. Mas a arbitragem fingiu que não viu. Em minha opinião, hoje ficou escancarada a tentativa de manipulação do resultado por parte da arbitragem. Mais uma vez ficou claro que a cada gol alviverde, sempre tentarão encontrar uma desculpa para anulá-los.




O Palmeiras teve 53% de posse de bola, contra 47% de posse de bola do São Paulo. Já as finalizações, foram 24 finalizações alviverdes, sendo 8 finalizações a gol, e 8 finalizações tricolores, sendo quatro finalizações a gol.

O importante é que vencemos e conquistamos os três pontos, não deixando os nossos adversários dispararem. O nosso próximo compromisso será pela Copa Libertadores, na próxima quarta-feira (21), quando receberemos a equipe do Botafogo no Allianz Parque para a partida de volta das oitavas de final.

Até lá e #AvantiPalestra!

 

 Sigam-me nas redes sociais:


Twitter/X: @op.palmeirense

Instagram: @opiniao_de_um_palmeirense




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consulados do Palmeiras se manifestam após a polêmica entrevista da presidente da SEP

Opinião de um Palmeirense! 224 - Palmeiras x Queimadense/PB - Copinha 2024

Opinião de um Palmeirense! 212: Palmeiras x Atlético-MG – Brasileirão 2023