Opinião de um Palmeirense! 268: Palmeiras x Bahia – Brasileirão 2024



Palmeiras x Bahia – Brasileirão 2024

 

1º Turno - 15 Rodada

07/07/2024

 


Pré-Jogo

 

Quando surge, galera alviverde!

Seguimos na luta por mais um título brasileiro e hoje o Alviverde entrará em campo, no Allianz Parque, para enfrentar a equipe do Bahia na partida válida pela 15ᵃ rodada do Campeonato Brasileiro 2024.


Allianz Parque - São Paulo/SP


Vindo do empate em 2x2 com o Grêmio, na partida realizada no estádio Centenário, em Caxias do Sul/RS, o Palmeiras está com 27 pontos, a quatro pontos de distância do líder Flamengo, que empatou nesta rodada com o Cuiabá, o que nos favoreceu na disputa.

Além disso, o Bahia está empatado em pontos com o Palmeiras, ficando atrás apenas por conta do saldo de gols. O jogo de hoje é um confronto direto de tabela!


Histórico do Confronto


APENAS UMA DERROTA NAS ÚLTIMAS 17 PARTIDAS CONTRA O BAHIA

Incluindo a vitória por 1 a 0 pelo Campeonato Brasileiro de 2012, no Estádio de Pituaçu (Salvador-BA), gol de Betinho, o Palmeiras entrou em campo contra o Bahia 17 vezes desde então e só foi derrotado no primeiro turno do Brasileiro do ano passado, por 1 a 0, na Arena Fonte Nova. São oito vitórias alviverdes e oito empates neste período.

PRIMEIRO DUELO NO ALLIANZ PARQUE TEVE GOLEADA ALVIVERDE

O Palmeiras já enfrentou o Bahia cinco vezes no Allianz Parque, vencendo quatro e empatando uma. O primeiro duelo ocorreu pelo Campeonato Brasileiro de 2018, e o Verdão venceu por 3 a 0, gols de Willian, Antônio Carlos e Borja. Aquele jogo foi o primeiro entre os rivais na casa palmeirense em 16 anos, já que o último encontro havia sido em 2002, no antigo Estádio Palestra Itália.

RETROSPECTO GERAL CONTRA O BAHIA: 61 jogos, 31 vitórias, 20 empates, 10 derrotas, 93 gols marcados e 45 gols sofridos.

– Primeiro jogo: 19/09/1937 – Bahia 0x4 Palestra Italia (gols de Luizinho Mesquita, Moacyr e Rolando, duas vezes) – Campo da Graça (Salvador-BA) – Amistoso | Taça da Bahia.
– Último jogo: 28/10/2023 – Palmeiras 1×0 Bahia (gols de Raphael Veiga) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro.
– Maior goleada: 24/04/1963 – Bahia 0x5 Palmeiras (gols de Tupãzinho, três vezes, Nilo e Gildo) – Estádio Fonte Nova (Salvador-BA) – Amistoso.

– Maior sequência invicta: Palmeiras, 15 jogos (7 vitórias e 8 empates entre 1930 e 1934).
– Maior sequência de vitórias: Palmeiras, 4 (entre 1937 e 1959).
– Maior sequência sem sofrer gols: Palmeiras, 3 jogos em 3 ocasiões (entre 1974 e 1977, entre 1983 e 1984 e em 2018).

Retrospecto contra o Bahia pelo Campeonato Brasileiro: 49 jogos, 24 vitórias, 15 empates, 10 derrotas, 66 gols marcados e 39 gols sofridos.


Preparação


Após o empate com o Grêmio na partida realizada em Caxias do Sul na última quinta-feira (4), o elenco alviverde se reapresentou na Academia de Futebol na manhã da sexta-feira (5) para dar início a sua preparação para o confronto de hoje.

Como sempre é feito, os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos na partida da noite anterior seguiram o cronograma de atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência, assim como Bruno Rodrigues, Lázaro, Zé Rafael e Murilo, que seguem em tratamento de lesões.

A comissão de Abel Ferreira comandou um trabalho técnico de enfrentamento em campo reduzido com objetivos definidos. O zagueiro Gustavo Gómez, de volta depois de disputar a Copa América com a seleção do Paraguai, participou do treinamento com os companheiros no gramado.


Os jogadores Benedetti e Veiga, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)

A preparação foi concluída na manhã do sábado (6) na Academia de Futebol. O elenco realizou uma atividade técnica em campo reduzido e o tradicional rachão de véspera de jogo.


Os jogadores da SE Palmeiras durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)

Escalação

 

Pendurados:   Piquerez, Abel Ferreira (treinador) e João Martins (auxiliar técnico);
Suspensos    Não há;
Retorno de suspensão:         Gabriel Menino e Zé Rafael (três cartões amarelos); Raphael Veiga (cartão vermelho);
Desfalques:     Richard Ríos (Seleção Colombiana), Endrick (Seleção Brasileira), Bruno Rodrigues (cirurgia no joelho esquerdo), Rômulo (transição física), Lázaro (lesão na coxa esquerda), Murilo (entorse no tornozelo esquerdo) e Zé Rafael (lesão na coxa direita);

 

Com o retorno de Raphael Veiga e Gabriel Menino, a tendência é que o Professor Abel Ferreira tenha em campo um time semelhante ao que enfrentou o Corinthians no Derby realizado na segunda-feira (01), com a exceção apenas de Zé Rafael, que está lesionado.

O time do Bahia é um time chato, com bons jogadores no meio de campo e no ataque, e que está sob o comando de Rogério Ceni, que sempre nos trouxe dificuldades. Lembrando que o Palmeiras já se interessou por jogadores que integram o elenco do Bahia, como Caio Alexandre e Jean Lucas (ex-Santos).

O Bahia segue no G-4 e tem como destaque o 100% de aproveitamento em Salvador. Contudo, dos 27 pontos conquistados até agora, o Tricolor só somou seis longe de casa (tem uma vitória, três empates e três derrotas). Por isso, a equipe busca, neste domingo, encerrar o jejum de quatro partidas sem vencer como visitante para se manter nas primeiras posições da tabela de classificação.

Com tudo isso em vista, a provável escalação do Palmeiras para esta partida poderá ser a seguinte: Weverton; Marcos Rocha, Naves, Gómez e Piquerez; Aníbal Moreno, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Rony (Mayke), Estêvão e Flaco López.

 

*Pré-jogo concluído em 07/07/2024 às 16 Horas.

*Escalação confirmada em 07/07/2024 às 17:30.

 

O Palmeiras entra em campo contra o Bahia com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Mayke na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Vitor Reis e Gustavo Gómez na zaga; Aníbal Moreno e Gabriel Menino no meio de campo; Estêvão, Raphael Veiga e Rony armando o ataque; Flaco López na linha de frente.  A formação tática básica aparentemente será a 4-2-3-1.

Parece-me uma boa escalação! Vamos ver como estas peças se comportarão dentro de campo. Apesar do Bahia não ser um time fácil de ser enfrentado, creio numa vitória do Alviverde pelo placar de 2x1, com gols de Flaco López e Estêvão.




O Jogo




O Palmeiras iniciou a partida impondo boa intensidade ao jogo. Já no primeiro minuto aconteceu a nossa primeira chegada no ataque, com o Estêvão tabelando com Veiga pelo lado direito da área e cruzando rasteiro do fundo, o goleiro Marcos Felipe defendeu com o pé e na sequência o bandeirinha marcou impedimento de Estêvão no lance.

Pouco depois, aos 3 minutos, Estêvão conduziu a bola da direita para o meio e tocou para Flaco, que de primeira acionou Rony. Cara a cara com o goleiro Marcos Felipe, Rony finalizou em cima do goleiro e o bandeirinha marcou impedimento de Rony na jogada.

Aos 5 minutos, Veiga cobrou falta mandando a bola na área, onde Gómez estava para finalizar com cabeceio e mandar a bola pela linha de fundo, mas o assistente já tinha assinalado o impedimento do nosso xerife na jogada.

Aos 7 minutos, Flaco girou na intermediária e tentou abrir na direita para Estêvão, mas Luciano Juba conseguiu interceptar a bola antes que ela chegasse até Estêvão.

Aos 15 minutos, Rony recebeu pelo lado esquerdo do ataque e cruzou na área para Flaco López, que finalizou de cabeça, mas a bola passou rente à trave e saiu pela linha de fundo!

Apenas três minutos depois, López fez a parede para o Rony, que finalizou, mas o goleiro Marcos Felipe fez boa defesa. O árbitro assinalou falta de Kanu em Flaco López no início da jogada e amarelou o jogador do Bahia.

Em seguida, Gabriel Menino cobrou a falta e mandou a bola direto pra fora!

Aos 23 minutos, após cobrança de escanteio, Aníbal Moreno recebeu de Veiga e finalizou, obrigando o goleiro Marcos Felipe a fazer boa defesa.

Aos 26 minutos, Veiga recebeu a bola na intermediária e arriscou a finalização de longe, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Aos 32 minutos, Estêvão recebeu pelo lado direito do ataque e cruzou na área, mas a zaga adversária fez o bloqueio e mandou a bola para escanteio.

Aos 34 minutos, Jean Lucas recebeu ótimo passe de Thaciano por elevação, ficou cara a cara com Weverton, chapou de pé direito e mandou a bola à esquerda do gol alviverde!

Aos 39 minutos, Estêvão fez boa jogada individual e tocou para Veiga, que teve a finalização travada. Na sobra, Rony chutou a bola por entre as pernas do goleiro Marcos Felipe e balançou as redes, mas a arbitragem de vídeo assinalou o impedimento no nosso atacante.

Aos 42 minutos, Mayke cruzou da meia-direita, a bola passou alta demais por Rony e Gabriel Xavier afastou de cabeça.

Aos 45 minutos, em um ataque rápido, Jean Lucas avançou com liberdade pelo meio, chutou colocado de fora da área e mandou a bola à esquerda do gol de Weverton.

Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Jean Lucas pegou rebote da zaga alviverde após cobrança de escanteio, errou o passe e mandou a bola nos pés de Aníbal Moreno, que rapidamente lançou Estêvão, que invadiu a área adversária, cortou o próprio Jean Lucas, chapou de canhota e mandou a bola na bochecha da rede para abrir o placar no Allianz Parque! Porco 1x0 Bahêa!

Depois de 2 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque. Placar parcial: Palmeiras 1x0 Bahia.

Palmeiras começou melhor o jogo, finalizou três vezes em posição irregular e quase abriu o placar numa finalização de cabeça de Flaco que saiu rente à trave. Na sua primeira boa chegada, o Bahia perdeu chance claríssima com Jean Lucas, que ficou cara a cara com Weverton após grande passe de Thaciano e finalizou para fora. Aos 38, Rony ficou com a sobra após finalização travada de Veiga e mandou entre as pernas de Marcos Felipe para abrir o placar, porém é flagrado em posição irregular. Nos acréscimos, Jean Lucas voltou a aparecer de forma negativa, dessa vez ao errar um passe após pegar rebote da zaga e entregar o contra-ataque para o Verdão. De primeira, Aníbal Moreno acertou ótimo lançamento para Estêvão, que invadiu a área, chapou de canhota e mandou a bola na bochecha da rede para abrir o placar.

As estatísticas mostram um primeiro tempo equilibrado, com cada equipe tendo 50% de posse de bola. Foram sete finalizações do Palmeiras, contra cinco do Bahia, sendo que destas foram duas finalizações a gol do Palmeiras e nenhuma finalização a gol do Bahia.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time.

Aos 3 minutos, Thaciano recebeu de Cauly na esquerda, tentou tocar para a ultrapassagem de Luciano Juba, mas o nosso jovem zagueiro Vitor Reis conseguiu o bloqueio.

Aos 5 minutos, Gabriel Menino recebeu a bola na intermediária e cruzou para Estêvão, que preparava a finalização quando o zagueiro adversário cortou a jogada antes da conclusão.

Aos 10 minutos, Rony recebeu na ponta esquerda, abriu espaço e cruzou fechado buscando Flaco na pequena área, mas Kanu chegou antes e afastou de cabeça.

Aos 15 minutos, Estêvão recebeu passe de Flaco López da direita e cruzou rasteiro na área, onde Rony recebeu e chutou no meio do gol, ampliando o placar no Allianz Parque! Palestra 2x0 Esquadrão de Aço!

No minuto seguinte Rony recebeu cartão amarelo após colocar uma máscara de porco durante a comemoração do gol.

Aos 21 minutos, Aníbal Moreno cobrou falta frontal da intermediária, mas mandou a bola diretamente para as mãos do goleiro Marcos Felipe.

Aos 27 minutos, o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com Marcos Rocha e Fabinho entrando nos lugares de Estêvão e Gabriel Menino.

Aos 32 minutos, em contra-ataque, Ademir foi lançado na direita, mas se atrapalhou com a bola e adiantou demais, cedendo lateral para o Verdão.

Aos 35 minutos, o Professor fez nova substituição, com o Vanderlan entrando no lugar do Rony.

Aos 43 minutos, Vanderlan cruzou na área e López subiu no terceiro andar para cabecear, mas a bola saiu pela linha de fundo!

No minuto seguinte o Professor fez novas substituições, com Caio Paulista e Luighi entrando nos lugares de Mayke e López.

Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Ademir carregou em velocidade da direita para o meio, chutou rasteiro de canhota e mandou a bola à esquerda do gol de Weverton.

Após 4 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque! Placar final: Palmeiras 2x0 Bahia.



Garantimos mais três pontos!

Em um primeiro tempo movimentado, o Palmeiras assustou em cabeçada para fora de Flaco López e viu o Bahia perder chance claríssima com Jean Lucas. Pouco tempo depois, Rony até chegou a abrir o placar, porém o árbitro de vídeo assinalou o impedimento do nosso atacante.

No último lance do primeiro tempo, já nos acréscimos, aos 48 minutos, Jean Lucas pegou rebote da zaga alviverde, errou o passe e cedeu contra-ataque para o Verdão. Aníbal Moreno recebeu o passe errado de Jean Lucas e acertou lançamento de primeira para Estêvão, que arrancou em velocidade e chapou de canhota para fazer 1 a 0 no Allianz Parque.

Na etapa final, o Verdão ampliou aos 15 minutos com Rony, que aproveitou cruzamento preciso de Estêvão para fuzilar do alto. Depois disso, o ritmo do confronto caiu bastante, as duas equipes pecaram nas finalizações e o Verdão administrou o resultado para conseguir mais uma vitória.



As estatísticas finais mostram a discrepância que houve entre as duas etapas da partida, com o Palmeiras tendo 44% de posse de bola e o Bahia 56%. Foram 12 finalizações do Alviverde, sendo 4 finalizações a gol; e 13 finalizações do Esquadrão de Aço, sendo 3 finalizações a gol.

O nosso próximo compromisso será na próxima quinta-feira (11), quando receberemos a equipe do Atlético-GO para a partida válida pela 16 rodada do Campeonato Brasileiro.

Até lá e #AvantiPalestra!

 

Sigam-me nas redes sociais:

Twitter/X: @op.palmeirense

Instagram: @opiniao_de_um_palmeirense




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consulados do Palmeiras se manifestam após a polêmica entrevista da presidente da SEP

Opinião de um Palmeirense! 224 - Palmeiras x Queimadense/PB - Copinha 2024

Opinião de um Palmeirense! 212: Palmeiras x Atlético-MG – Brasileirão 2023