Opinião de um Palmeirense! 259: Palmeiras x San Lorenzo – Libertadores 2024



Palmeiras x San Lorenzo – Libertadores 2024

Fase de Grupos - 6 Rodada

 

30/05/2024

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, família alviverde!

O Palmeiras vira a chave mais uma vez e volta as suas atenções para a Copa Libertadores da América. Hoje receberemos no Allianz Parque a equipe argentina do San Lorenzo para a sexta e última partida da Fase de Grupos da competição continental.


Allianz Parque - São Paulo/SP

Vindo do empate em 0x0 com a equipe do Botafogo/SP na segunda partida da 3 fase da Copa do Brasil, realizada no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto/SP, e já classificado para as oitavas de final da Libertadores, o Verdão entrará em campo hoje com o objetivo de conquistar mais três pontos e garantir a melhor campanha da fase de grupos pela sexta vez nas últimas sete edições.

O Verdão participa da Libertadores pelo nono ano seguidoum recorde brasileiro. Neste período, desde 2016, disputou 53 jogos válidos pela fase de grupos, somando 41 vitórias, seis empates e seis derrotas, com 144 gols marcados e 44 sofridos. Na era Abel Ferreira, são 23 jogos de fase de grupos desde 2021, com 20 vitórias, um empate e duas derrotas – nos três tropeços, atuou com um time alternativo.

Já garantido na fase de mata-mata, o Maior Campeão do Brasil estabeleceu neste ano mais um novo recorde isolado: é o único brasileiro a se classificar oito vezes seguidas para as oitavas da Libertadores (2017 a 2024), superando o São Paulo, com sete (2004 a 2010).

Além de tudo isso, a partida de hoje marcará a despedida da nossa jóia Endrick, pois esta será a sua última partida usando o nosso manto antes de se mudar para o Real Madrid.


Histórico do Confronto


PALMEIRAS TEM 100% DE APROVEITAMENTO COMO MANDANTE

O Palmeiras venceu as três partidas que disputou contra o San Lorenzo atuando como mandante: 3 a 1 em amistoso realizado no Pacaembu em 1968 (gols de Artime, César Maluco e Júlio Amaral), 3 a 0 no Palestra Itália pela Copa Mercosul de 1999 (gols de Junior Baiano e Arce, duas vezes) e 1 a 0 no Allianz Parque pela Libertadores de 2019 (gol de Gustavo Scarpa).

RETROSPECTO GERAL CONTRA O SAN LORENZO-ARG: 8 jogos, 3 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, 9 gols marcados e 5 gols sofridos

– Primeiro jogo: 25/08/1968 – Palmeiras 3×1 San Lorenzo (gols de Artime, César Maluco e Júlio Amaral) – Estádio do Pacaembu (São Paulo-SP) – Amistoso.
– Último jogo: 03/04/2024 – San Lorenzo 1×1 Palmeiras (gol de Piquerez) – Nuevo Gasómetro (Buenos Aires/ARG) – Libertadores.

> Retrospecto contra o San Lorenzo pela Libertadores: 3 jogos, 1 vitória, 1 empate e 1 derrota, 2 gols marcados e 2 gols sofridos.

> Retrospecto contra o San Lorenzo como mandante: 3 jogos e 3 vitórias, 7 gols marcados e 1 gol sofrido.


Preparação


Após o confronto com o Botafogo/SP pela Copa do Brasil na quinta-feira (23), o elenco alviverde se reapresentou na Academia de Futebol na manhã da sexta-feira (24) para um jogo-treino contra a equipe do São Caetano. O jogo foi dividido em três tempos de trinta minutos cada e o Verdão venceu pelo placar de 8x1.

Os titulares da partida da noite anterior, assim como Luis Guilherme e Rony, seguiram o cronograma de atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. Com isso, a comissão técnica trabalhou o ritmo de jogo dos demais jogadores do elenco.

A nota triste do dia ficou por conta de uma nova lesão sofrida pelo atacante Bruno Rodrigues. O jogador rompeu o tendão patelar do joelho esquerdo em decorrência de um trauma sofrido durante o jogo-treino e precisará passar por cirurgia. O camisa 11 havia se recuperado recentemente de uma cirurgia no joelho direito.


O jogador Flaco López, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)

O elenco alviverde descansou no sábado (25) e no domingo (26), se reapresentando na Academia de Futebol na manhã da segunda-feira (27) para dar prosseguimento à sua preparação para o confronto de hoje.

O Professor Abel Ferreira comandou atividades técnicas e, dividido em dois grupos, o elenco realizou treinos com objetivos traçados pela comissão técnica. Após um exercício de passes e marcação, os jogadores trabalharam minijogos em campo reduzido e construção de jogadas de ataques com finalizações.


Os jogadores Endrick e Dudu, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)

A preparação prosseguiu na manhã da terça-feira (28) na Academia de Futebol.  O Professor Abel Ferreira comandou 1h30 de atividades táticas.

O elenco foi inicialmente separado em times para uma prática de transições com enfrentamentos de ataque contra defesa no último terço do campo. Depois, os jogadores dos setores defensivo e ofensivo foram separados em lados opostos para trabalhos específicos de cada posição.


Os jogadores Gabriel Menino e Luis Guilherme, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)

O Alviverde concluiu a sua preparação para o confronto de hoje na manhã da quarta-feira (29) na Academia de Futebol. Com o elenco dividido em duas equipes, o Professor Abel Ferreira comandou um trabalho coletivo em campo reduzido. Na sequência, os jogadores disputaram o tradicional recreativo (rachão).

O atacante Bruno Rodrigues, que passou por cirurgia no joelho esquerdo no sábado (25), iniciou a reabilitação sob cuidados do Núcleo de Saúde e Performance (NSP).


O jogador Endrick, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)


Escalação 


Pendurados:  Vanderlan e Richard Ríos
Suspensos:     não há
Desfalques:    Bruno Rodrigues (cirurgia no joelho esquerdo) e Dudu (transição física)

 

O Professor terá praticamente todo o time à sua disposição para esta partida, com exceção apenas dos jogadores Dudu e Bruno Rodrigues, lesionados, e Richard Ríos, que está pendurado.

No caso do Ríos, que tem atuado como titular, eu creio que poderia ser poupado nesta partida, já que a sua titularidade se deveu principalmente à lesão sofrida pelo volante Aníbal Moreno, que já está recuperado e poderá voltar a ocupar a sua posição.

Vale lembrar que na última entrevista coletiva Abel Ferreira afirmou que poderia começar a testar um time sem os jogadores que serão convocados para a Copa América. Por conta disso, há uma dúvida em relação à escalação de Gustavo Gómez, Piquerez e Endrick no time titular. Mas, pelo jogo valer a melhor campanha da fase de grupos, Abel pode ir com força máxima.

Com isso a provável escalação do Palmeiras para esta partida poderá ser: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez (Naves), Murilo e Piquerez (Vanderlan); Aníbal Moreno, Zé Rafael e Raphael Veiga; Estêvão, Lázaro e Endrick (Flaco López).

 

*Pré-jogo concluído em 30/05/2024 às 19 horas.

*Escalação confirmada em 30/05/2024 às 20 horas.

 

O Palmeiras entrará em campo para a última partida da fase de grupos da Libertadores com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga no meio de campo; Luís Guilherme, Endrick e Estêvão na linha de ataque. A formação tática inicial poderá ser a 4-2-3-1.

É uma boa escalação e na partida de despedida de Endrick finalmente veremos o trio Endrick-LG-Estêvão atuando juntos. Espero que nos ajude a conquistar a vitória e que possamos mais uma vez terminar a fase de grupos com a melhor campanha.

Meu palpite é um placar de 2x0, com gols de Endrick e Estêvão.




O Jogo


A primeira jogada digna de menção ocorreu aos 3 minutos, com Luis Guilherme acionando Piquerez, que buscou a tabela, mas a Cria cruzou em cima do marcador e na volta a bola bateu em seu braço, ocasionando falta a favor do San Lorenzo no campo de defesa.

Aos 6 minutos, Marcos Rocha lançou na frente para Estêvão, mas Campi chegou antes da Cria e mandou a bola pela lateral.

Pouco depois, Aníbal Moreno lançou a bola para dentro da área buscando Endrick, que ajeitou de cabeça, mas o auxiliar assinalou o impedimento da nossa Cria.

A primeira finalização a gol foi dos hermanos e ocorreu aos 8 minutos, com Remedi cortando a marcação pela esquerda e finalizando de direita mandando a bola à esquerda do gol de Weverton.

Aos 14 minutos, Luis Guilherme se livrou da marcação pela esquerda, rolou a bola para o Endrick e ele abriu para o Estêvão, que não conseguiu dominar a bola e a deixou escapar, cedendo lateral para o San Lorenzo.

No minuto seguinte, Cuello recebeu cartão amarelo depois de chutar Weverton, que tinha saído do gol para ficar com a bola depois que o argentino pressionou Piquerez na esquerda.

Aos 22 minutos, Luis Guilherme soltou a bola na esquerda para Piquerez e ele cruzou na área buscando Endrick, mas Campi conseguiu afastar. Endrick pegou a sobra do lance na entrada da área, encarou a marcação de três adversários, mas perdeu a bola e cometeu falta em Romaña.

Aos 29 minutos, Luis Guilherme recebeu na entrada da área e rolou para o Endrick em velocidade, que disputou com Luján e levou a pior, ficando no chão pedindo pênalti.

Aos 35 minutos, Gustavo Gómez abriu o placar no Allianz Parque, mas a arbitragem assinalou impedimento no lance, que teria que ser checado pelo VAR.

Pouco depois, após análise o VAR confirmou a decisão da arbitragem em campo. Gol anulado e placar zerado no Allianz Parque.

Aos 38 minutos, Barreiro recebeu pela direita, cortou Murilo, ganhou de Aníbal Moreno e a bola sobrou para Remedi finalizar, mas o argentino mandou a bola por cima do gol alviverde!

Aos 43 minutos, Luis Guilherme recebeu de Aníbal Moreno, dominou e arriscou de fora da área, com a bola batendo na marcação e saindo em escanteio. Na cobrança Veiga cobrou para o meio da área e Rios desviou de cabeça, mas mandou a bola à direita do gol de Altamirano.

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Veiga cobrou falta da ponta esquerda, Romaña afastou mal, mas Leguizamón chegou e conseguiu afastar o perigo.

Após 3 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque. Placar parcial: Palmeiras 0x0 San Lorenzo.

Na despedida de Endrick, quem parece ter dado adeus ao bom futebol foi o Palmeiras. Com enorme posse de bola (74%), mas sem criatividade alguma, mesmo com os três jovens craques (Endrick, Luis Guilherme e Estêvão) começando como titulares juntos pela primeira vez, o Verdão finalizou apenas duas vezes.

Precisando apenas de um empate, o San Lorenzo não quis muito jogo, marcou muito bem com as linhas baixas e apenas partiu em contra-ataques seguros. Em um deles ocorreu a melhor chance do jogo: aos 38 minutos, Barreiro conduziu pela direita e a bola sobrou para Remedi finalizar por cima do gol de Weverton.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time.

O San Lorenzo iniciou a segunda etapa pressionando o apático Verdão. Já aos 2 minutos, Leguizamón cobrou escanteio da esquerda e Murilo afastou de cabeça pela lateral.

Pouco depois, em cobrança de falta da ponta direita para dentro da área alviverde, a bola passou por todo mundo e saiu em tiro de meta para o Verdão.

Aos 5 minutos, Ríos cobrou falta pela direita e mandou um chute direto no gol, com o goleiro Altamirano espalmando e a bola batendo na rede pelo lado de fora!

Aos 8 minutos, Veiga lançou a bola em velocidade para Luis Guilherme, mas Giay chegou primeiro e encheu o pé para mandar a bola para o alto e afastar o perigo.

Aos 11 minutos, Gómez buscou lançamento direto para o Estêvão e ficou fácil para a zaga do San Lorenzo tirar pelo alto.

Aos 15 minutos, Luis Guilherme lançou a bola na área a partir da esquerda, Altamirano desviou e no rebote Estêvão quase abriu o placar!

Dois minutos depois, o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com Flaco López e Rony entrando nos lugares de Veiga e Estêvão.

Aos 20 minutos, Richard Ríos recebeu cartão amarelo depois de dividir com Remedi pelo alto e o acertar com o cotovelo.

Aos 22 minutos, Endrick tentou uma jogada pelo meio, driblou o primeiro marcador, mas depois ficou no chão pedindo falta, mas o árbitro não marcou nada e mandou o jogo seguir.

Aos 24 minutos, Leguizamón recebeu na ponta direita e colocou a bola na área, Cuello cabeceou para o chão e a bola quicou, saindo por cima do gol de Weverton.

Aos 27 minutos, o Professor fez nova substituição, com o Endrick deixando o gramado do Allianz Parque vestindo o manto alviverde pela última vez, para a entrada de Rômulo!

No minuto seguinte, Braida foi parado com falta por Luis Guilherme na ponta esquerda do ataque do San Lorenzo. Leguizamón cobrou a falta para dentro da área alviverde, Gómez tirou parcialmente e Ríos afastou de vez o perigo.

Aos 30 minutos, Aníbal lançou Rony, que dominou no peito e sofreu a falta de Romaña, que recebeu cartão amarelo.

Aos 36 minutos, o Professor fez novas substituições, com Mayke e Gabriel Menino entrando em substituição a Aníbal Moreno e Gustavo Gómez.

Aos 39 minutos, Rony recebeu de Rômulo e cruzou na área buscando Flaco López, Campi desviou para trás e quase marcou contra.

Aos 43 minutos, Marcos Rocha cruzou da direita, a zaga tirou parcialmente e Piquerez chegou aproveitando a sobra, mas mandando a bola pra fora.

Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Menino forçou passe por baixo para Ríos e a zaga do San Lorenzo afastou sem dificuldades.

Após 4 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque! Placar final: Palmeiras 0x0 San Lorenzo.



Embora o Palmeiras tenha encerrado a fase de grupos em primeiro lugar no seu grupo, hoje demos adeus não apenas ao Endrick, mas também à melhor campanha da fase de grupos.

O Palmeiras fez uma partida muito fraca e não conseguiu o seu objetivo de fechar a fase de grupos com a melhor campanha geral da competição continental. Com muita posse de bola, mas sem qualquer criatividade, o Verdão ficou muito aquém do que era esperado. Até melhorou no segundo tempo, mas não foi o suficiente para furar o bloqueio dos argentinos, que vieram ao Brasil para buscar o empate e fizeram isso com muita eficácia.



Gostaria de registrar aqui o meu agradecimento ao Endrick por tudo o que fez enquanto jogou pelo Palmeiras. Desejo a ele muito sucesso em sua nova trajetória profissional. Que mantenha sempre a humildade e que a sua família continue sendo a sua base firme e fonte dos seus maiores valores. Que Deus o abençoe e proteja!



O nosso próximo compromisso será no dia 02 de junho quando iremos a Criciúma para enfrentar a equipe local em partida válida pela 7
rodada do Campeonato Brasileiro.

Até lá e #AvantiPalestra!

 

Sigam-me nas redes sociais:

Twitter/X: @op.palmeirense

Instagram: @opiniao_de_um_palmeirense 





 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consulados do Palmeiras se manifestam após a polêmica entrevista da presidente da SEP

Opinião de um Palmeirense! 224 - Palmeiras x Queimadense/PB - Copinha 2024

Opinião de um Palmeirense! 212: Palmeiras x Atlético-MG – Brasileirão 2023