Opinião de um Palmeirense! 257: Palmeiras x Independiente Del Valle – Libertadores 2024



Palmeiras x Independiente Del Valle –

Libertadores 2024

 

Fase de Grupos – Rodada 5

 

15/05/2024

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

O nosso amado Verdão segue firme na busca pela Glória Eterna e hoje receberá no Allianz Parque a equipe do Independiente Del Valle, para a partida válida pela quinta rodada da Fase de Grupos da Copa Libertadores de 2024.

Allianz Parque - São Paulo/SP

Vindo da derrota por 2x0 para a equipe do Athletico Paranaense, na partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, realizada na Arena Barueri no último dia 12 de maio, o Verdão tem hoje a chance de garantir mais três pontos e, como um empate garante a classificação antecipada para as oitavas de final, tem também a chance de buscar a melhor campanha da fase de grupos da competição continental.

O Palmeiras está invicto há 17 jogos como mandante pela Libertadores, desde maio de 2021, com 11 vitórias e seis empates, e há oito jogos como visitante, desde maio de 2023, com seis vitórias e dois empates. Independentemente do mando, são apenas quatro derrotas nas últimas 54 partidas pela competição, com 37 vitórias e 13 empates.

O Verdão participa da Libertadores pelo nono ano seguidoum recorde brasileiro. Neste período, desde 2016, disputou 52 jogos válidos pela fase de grupos, somando 40 vitórias, seis empates e seis derrotas, com 142 gols marcados e 43 sofridos.

 

Histórico do Confronto

 

PALMEIRAS TEM MÉDIA DE TRÊS GOLS POR JOGO CONTRA DEL VALLE

Único clube a ter vencido o Independiente Del Valle em 32 jogos dos equatorianos como mandantes pela Libertadores (duas vitórias em dois jogos), o Verdão nunca passou em branco contra o rival: cinco gols no primeiro encontro, um no segundo e três no mais recente.

> RETROSPECTO GERAL CONTRA O INDEPENDIENTE DEL VALLE: 3 jogos, 3 vitórias, 9 gols marcados e 2 gols sofridos.

– Primeiro jogo: 27/04/2021 – Palmeiras 5×0 Independiente Del Valle (gols de Rony, duas vezes, Luiz Adriano, Patrick de Paula e Danilo Barbosa) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Libertadores.
– Último jogo: 24/04/2024 – Independiente Del Valle 2×3 Palmeiras (gols de Endrick, Lázaro e Estêvão) – Rodrigo Paz Delgado (Quito/EQU) – Libertadores.

 

Preparação

 

Após a derrota para o Furacão no domingo (12), o elenco alviverde se reapresentou na manhã da segunda-feira (13) na Academia de Futebol para dar início à sua preparação para o confronto de hoje.

Como sempre é feito, os titulares que atuaram por mais de 45 minutos na partida do dia anterior seguiram o cronograma de atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência.

O restante do elenco disputou um coletivo em campo reduzido com participação de jovens do grupo de apoio da base.


Os jogadores da SE Palmeiras durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)

O elenco do Alviverde voltou a treinar na tarde da terça-feira (14) na Academia de Futebol e concluiu a sua preparação para o confronto com os equatorianos. Após assistirem a um vídeo no auditório do Centro de Excelência, os atletas fizeram no campo um trabalho técnico-tático de circulação de bola, transição e marcação. Os goleiros realizaram atividades específicas da posição com os preparadores e, para fechar, o elenco disputou o tradicional recreativo (rachão).


Os jogadores Richard Ríos e Gabriel Menino, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)

 

Escalação

 

Pendurados Vanderlan e Richard Ríos;
Suspensos:      não há;
Desfalques:    Dudu (cirurgia no joelho direito), Bruno Rodrigues (cirurgia no joelho direito) e Aníbal Moreno (trauma ocular);

 

Dada a dificuldade apresentada pelo rival equatoriano, que é a equipe mais forte do nosso grupo na competição continental, é esperado que o Professor Abel Ferreira mande o Palmeiras a campo com a nossa força máxima disponível. Acredito que mesmo jogando em nossa casa os adversários não se intimidarão e deverão nos causar dificuldades, principalmente se o Professor decidir dobrar os laterais na direita.

Vale destacar que a ausência de Aníbal Moreno no nosso meio-campo deverá fazer muita diferença e trazer maior dificuldade ao nosso setor defensivo, que já tem tido dificuldades na temporada. Pelo menos teremos Murilo de volta, depois de ele ter cumprido suspensão automática na partida contra o Furacão.

Sendo assim acredito que a provável escalação para esta partida deverá ser a seguinte:  Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Richard Ríos e Raphael Veiga; Lázaro, Estêvão e Endrick.

 

*Pré-Jogo concluído em 15/05/2024 às 19 horas.

*Escalação confirmada em 15/05/2024 às 20 horas.

 

O Palmeiras vai a campo contra o Independiente Del Valle com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Zé Rafael, Richard Ríos, Estêvão e Lázaro no meio campo; Endrick e Flaco López na linha de ataque. Aparentemente o time deverá ser organizado no esquema tático base 4-4-2.

É a nossa força máxima disponível neste momento. Discordo apenas da escalação de Marcos Rocha, creio que deveria ser o Mayke. E vamos ver se o Veiga mostra serviço em campo, pois nas últimas partidas tem deixado muito a desejar.

Creio numa vitória do Palmeiras pelo placar de 2x1, com gols de López e Endrick.




 

O Jogo


 

A partida teve início com o Verdão estudando as jogadas, evitando o confronto direto nos minutos iniciais, pois sabia do perigo que o adversário representava nas jogadas de contra-ataque.

O perigo equatoriano veio logo aos dois minutos, com a primeira chegada deles no ataque: Caicedo escapou em velocidade pela esquerda, tabelou e arriscou a finalização do bico da área, com o Weverton espalmando para frente e Murilo chegando a tempo para evitar o rebote equatoriano.

Aos 4 minutos, Piquerez cobrou falta da esquerda e Zé Rafael desviou de cabeça, guardando a bola no fundo das redes adversárias, porém o assistente assinalou impedimento do Zé Rafael no lance.

Aos 7 minutos, Flaco ajeitou boa bola para o Lázaro, mas ele viu a escapada de Endrick e tocou pra trás, mas a bola ficou com o goleiro Villar.

Três minutos depois, Lázaro foi cercado por três adversários na ponta esquerda, mas ainda assim conseguiu cruzar rasteiro, e Carabajal afastou o perigo.

Aos 16 minutos, novamente pelo lado esquerdo, Piquerez arriscou cruzamento em direção da área, mas a zaga adversária conseguiu o desvio e a bola ficou com o goleiro Villar.

No minuto seguinte, Piquerez soltou a bola na frente com Lázaro e Landázuri chegou firme demais e acabou cometendo falta. Piquerez cobrou a falta para dentro da área e Schunke desviou e mandou a bola pela linha de fundo, cedendo escanteio para o Verdão. Estêvão cobrou o escanteio, Zé Rafael se infiltrou por entre os zagueiros adversários e finalizou com cabeceio, mas a bola saiu pela linha de fundo!

Aos 26 minutos, Endrick recebeu com liberdade na intermediária, mas errou o passe na esquerda para o Lázaro, que ficaria na cara do gol.

Aos 29 minutos, Estêvão roubou a bola no meio-campo, driblou três adversários e foi parado por Caicedo, que o derrubou e recebeu cartão amarelo pelo lance.

Aos 34 minutos, testemunhamos um lance espetacular, com o Estevão dando uma caneta desconcertante em Schunke dentro da área e finalizando, mas o chute foi travado pela defesa equatoriana!

Apenas três minutos depois, Richard Ríos cobrou falta com um foguete que pegou o goleiro Villar desprevenido e foi parar no fundo do gol dos equatorianos! Placar aberto no Allianz Parque! Palmeiras 1x0 Del Valle.

Aos 44 minutos, Endrick partiu em velocidade numa jogada de contra-ataque, e foi parado com falta pelo Landázuri, que levou cartão amarelo pelo lance.

Aos 45 minutos, o árbitro assinalou pênalti a favor do Verdão depois que a bola tocou no braço do Landázuri dentro da área. Apesar de evidentemente não ter sido proposital, a regra determina que se marque o pênalti nestes casos. O nosso capitão Gustavo Gómez foi para a cobrança, deslocou o goleiro Villar e guardou a pelota no fundo das redes, ampliando o placar no Allianz Parque! Palmeiras 2x0 Del Valle.

Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Caicedo tentou a jogada pela esquerda, Marcos Rocha tomou sua frente e saiu jogando com bonito chapéu no lateral equatoriano!

Depois de três minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque! Placar parcial: Palmeiras 2x0 Independiente Del Valle.

Como esperado, não foi um primeiro tempo fácil para o Verdão. O Del Valle deu trabalho e não tornou as coisas fáceis para o time da casa. Apesar das dificuldades impostas, o Verdão conseguiu assegurar o resultado em lances de bola parada, no que é reconhecidamente forte.

Os números mostram o quanto a partida foi equilibrada nos 45 minutos iniciais: o Palmeiras teve 54% de posse de bola, contra 46% de posse de bola para o Del Valle. Já as finalizações foram sete para o Verdão, sendo que destas duas foram a gol, e cinco finalizações para o Del Valle, com também duas a gol.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time.

Logo no primeiro minuto de jogo, Endrick aplicou bonita caneta em Carabajal e soltou para o Lázaro, que abriu para o Piquerez cruzar para a área, mas Flaco López cometeu falta em Caicedo pelo alto.

Aos 4 minutos, levamos um baita susto, com o Independiente Del Valle diminuindo o placar: Díaz soltou uma pancada de fora da área, Weverton defendeu, mas a bola sobrou para Hoyos completar para o fundo do gol, porém o assistente marcou impedimento de Hoyos no lance.

Aos 13 minutos, Piquerez cruzou na área e Gómez finalizou e marcou mais um pro Verdão, mas novamente o auxiliar assinalou impedimento do Gómez no lance.

Aos 15 minutos, Endrick colocou a mão na coxa e pediu pra ser substituído, com o Professor colocando o Veiga em campo, na nossa primeira substituição na partida.

Três minutos depois, Piquerez recebeu a bola na entrada da área e arriscou a finalização, mandando uma bomba que passou rente à trave do gol de Villar!

Aos 19 minutos, o Independiente Del Valle chegou ao nosso gol: lançamento longo de Caicedo para Díaz, que errou o domínio, mas levou vantagem sobre Gómez. O atacante equatoriano ainda cortou Zé Rafael já dentro da nossa área e finalizou no canto direito de Weverton para diminuir. Placar alterado no Allianz Parque! Palmeiras 2x1 Del Valle.

Aos 24 minutos, o Professor Abel Ferreira fez novas substituições, com Rony e Mayke entrando nos lugares de López e Estêvão.

Aos 28 minutos, Mayke recebeu pelo lado direito e cruzou em direção da área, onde Rony estava para cabecear, mas mandar a bola pra fora!

Aos 34 minutos, em cobrança de falta na lateral, Veiga chutou direto pro gol e levou perigo ao goleiro Villar!

Aos 36 minutos, o Professor Abel Ferreira fez as nossas últimas substituições, com Luan e Rômulo entrando em substituição a Lázaro e Richard Ríos.

Dois minutos depois, Bolaños encarou a marcação alviverde pela direita, mas cruzou em cima do Murilo, que facilmente afastou o perigo.

Aos 39 minutos, Marcos Rocha roubou a bola perto do meio de campo e lançou Rony, que não conseguiu dominar para frente e atrasou para Rômulo, mas a zaga do Del Valle colocou pela lateral.

Dois minutos depois, Veiga partiu em velocidade pelo meio e abriu boa bola para Piquerez que, no entanto, cruzou forte demais e mandou a bola direto pela linha de fundo.

Nos minutos finais do tempo regulamentar, o Palmeiras se recolheu no campo de defesa e o Independiente Del Valle tentou pressionar de todas as formas possíveis buscando ao menos o empate.

Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Marcos Rocha lançou Rômulo livre no campo de ataque, que finalizou em cima do goleiro Villar, mas o auxiliar já havia marcado o impedimento de Rômulo no lance.

No último lance da partida, aos 49 minutos, Piquerez fez boa tabela com Rômulo e cruzou da ponta esquerda, mas Carabajal tirou a bola antes que Rony pudesse finalizar.

Após 5 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque. Placar final: Palmeiras 2x1 Independiente Del Valle.



Conquistamos mais três pontos, chegamos aos 13 pontos e mantemos a liderança do Grupo F e, até aqui, temos a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores. Também estamos classificados para as oitavas de final pelo oitavo ano consecutivo! Isso é que é tradição na competição continental!

O Palmeiras conseguiu fazer 2 a 0 na primeira etapa e foi para o intervalo com um bom resultado apesar da dificuldade imposta pelos adversários. Aos 36 minutos, Ríos soltou uma pancada em cobrança de falta e o goleiro Villar. Dez minutos depois, Gómez converteu pênalti após a bola bater no braço de Landázuri dentro da área. Na segunda etapa, porém, o Independiente Del Valle não desistiu e diminui aos 19 minutos, após bela jogada individual de Díaz e chute no cantinho do estático Weverton. A partir daí, o jogo ficou tenso, com o Independiente Del Valle se lançando ao ataque nos minutos finais, mas com o Palmeiras se fechando no seu campo defensivo e segurando a pressão equatoriana, garantindo uma vitória importantíssima para a sequência do torneio.




Os números finais refletem bem a dificuldade imposta pelo Del Valle ao Palmeiras: o Verdão teve 47% de posse de bola contra 53% de posse de bola do Del Valle. Já as finalizações, foram doze finalizações alviverdes, sendo duas a gol e foram onze finalizações do Del Valle, com cinco finalizações a gol. As estatísticas mostram que na segunda etapa o Palmeiras não finalizou nenhuma vez a gol, e se não fossem os lances com bola parada na primeira etapa, o resultado poderia ter sido bem diferente.

O importante é que conseguimos vencer e vamos mais uma vez ao mata-mata da competição continental, em busca da Glória Eterna!

Com a paralisação do Campeonato Brasileiro devido às enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, o próximo compromisso do Verdão será apenas na quinta-feira (23), quando iremos a Ribeirão Preto para enfrentar a equipe do Botafogo/SP na partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil.

Até lá e #AvantiPalestra!

 

Sigam-me nas redes sociais:

Twitter/X: @op.palmeirense

Instagram: @opiniao_de_um_palmeirense




 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Palmeiras, o Mercado da Bola e o Fair Play Financeiro

Sejam bem-vindos!!

Endrick completa 16 anos e assina seu primeiro contrato profissional