Opinião de um Palmeirense! 238: Palmeiras x Mirassol – Paulistão 2024



Palmeiras x Mirassol – Paulistão 2024

Fase de Grupos - 10 Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

Depois do empate com sabor de derrota no Derby contra o nosso arquirrival Corinthians, ocorrido na Arena Barueri no domingo passado (18/02), o Verdão segue na luta pelo tricampeonato paulista e hoje entrará em campo, novamente na Arena Barueri, para enfrentar a equipe do Mirassol, na partida válida pela décima rodada da fase de grupos da competição estadual.

Arena Barueri - Barueri/SP

Único time que não perdeu neste Campeonato Paulista, o Palmeiras lidera o grupo B com 18 pontos em oito jogos e pode garantir antecipadamente uma vaga nos mata-matas em caso de vitória sobre o Mirassol e derrota do Água Santa para o Novorizontino e/ou a Ponte Preta não vencer o Corinthians. Vale lembrar que o Verdão tem um jogo a menos em relação aos concorrentes de grupo.

Clube com melhor aproveitamento neste Paulista (75% contra 70% do Santos, segundo colocado), o Palmeiras busca registrar a melhor campanha da fase de grupos do estadual pela quinta vez em oito edições desde 2017, quando 16 times passaram a ser separados em quatro chaves com 12 jogos para cada.

O Verdão foi o líder geral em 2017, 2018, 2022 e 2023, sendo as duas últimas de forma invicta, feito que só o Verdão atingiu neste período. A campanha de 2022 é a melhor da história do atual formato, com 30 pontos conquistados, seguida por 2023, com 28.

O Palmeiras está invicto há 14 partidas no geral, somando os nove jogos de 2024 (cinco vitórias e quatro empates) e os cinco últimos do Campeonato Brasileiro 2023 (três vitórias e dois empates). É a maior série invicta entre os clubes que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro neste ano, seguida pela do Athletico-PR (10). Além disso, a equipe alviverde sofreu apenas 20 derrotas nas últimas 161 partidas (sendo 97 vitórias e 44 empates neste período, iniciado nos cinco últimos jogos de 2021).

Em homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, comemorados no último dia 21 de fevereiro, o Palmeiras preparou uma ação especial para o jogo de hoje: na manga esquerda do uniforme utilizado pelos atletas do Verdão, foi aplicado um patch com a ilustração de uma árvore cheia de raízes, a fim de simbolizar o amor pelo clube plantado no país pelos imigrantes italianos que fundaram o Maior Campeão do Brasil. A imagem tem ainda os logos do Palestra Italia e do Palmeiras, as bandeiras do Brasil e da Itália e a frase “Nossas raízes, nossa história”.

Patch em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil


Histórico do Confronto


PALMEIRAS VENCEU MAIS DA METADE DOS DUELOS COM O MIRASSOL

RETROSPECTO GERAL CONTRA O MIRASSOL: 13 jogos, 7 vitórias, 3 empates, 3 derrotas, 22 gols marcados e 17 gols sofridos.

* Todos os jogos foram válidos pelo Campeonato Paulista

– Primeiro jogo: 26/01/2008 – Palmeiras 2×2 Mirassol (gols de Gustavo e Alex Mineiro) – Arena Barueri (Barueri-SP) – Campeonato Paulista;
– Último jogo: 01/02/2023 – Mirassol 0x2 Palmeiras (gols de Breno Lopes e Atuesta) – Municipal José Maria de Campos Maia (Mirassol-SP) – Campeonato Paulista.


Preparação


Após o empate em 2x2 com o Corinthians no Derby realizado no último domingo (18) na Arena Barueri, pela 9 rodada da fase de grupos do Paulistão, o elenco alviverde descansou na segunda-feira (19) e na terça-feira (20).

Na terça-feira (20), o Palmeiras concluiu a contratação do meio-campista Rômulo, um dos destaques do Novorizontino nas últimas temporadas. O jogador de 22 anos assinou vínculo com o Verdão até o fim de 2028 e se junta ao elenco após o Campeonato Paulista, ficando à disposição para a disputa da Copa da Brasil, da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro.

O meio-campista Rômulo, novo reforço da SE Palmeiras para a temporada 2024. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)

O elenco alviverde se reapresentou na Academia de Futebol na manhã da quarta-feira (21) para dar início à sua preparação para o confronto contra o Mirassol.

Após ativação muscular no Centro de Excelência, os jogadores foram a campo e participaram de duas atividades simultâneas: de um lado, houve um trabalho técnico com ênfase em transições e marcação e, do outro, um aprimoramento de construções de jogadas, movimentações específicas e finalizações.

Desfalque nos últimos jogos, o meio-campista Raphael Veiga treinou normalmente, ao passo que os atacantes Dudu e Bruno Rodrigues, e o lateral-direito Mayke, cumpriram cronograma com o Núcleo de Saúde e Performance.

O jogador Naves, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)

A preparação prosseguiu na manha da quinta-feira (22) na Academia de Futebol. Os jogadores fizeram atividades técnicas em dimensões reduzidas e, na sequência, foram divididos por posições: enquanto os meias e os atacantes aprimoraram passes entre linhas, lançamentos e finalizações, os defensores aperfeiçoaram marcações e transições.

O jogador Flaco López, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)

A preparação foi concluída na manhã da sexta-feira (23) na Academia de Futebol. Os jogadores fizeram atividades posicionais, com ênfases em transições, passes entre linhas e movimentações, além de um trabalho recreativo, o tradicional rachão.

O jogador Luan, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/Luan)

Após o treino, o zagueiro Luan recebeu das mãos do vice-presidente Paulo Buosi uma placa e uma camisa enquadrada em alusão aos 250 jogos pelo Palmeiras, completados no último domingo (18).

Paulo Buosi, vice-presidente da SE Palmeiras, entrega ao zagueiro Luan uma camisa comemorativa em alusão às 250 partidas jogadas pelo Palmeiras


Escalação


Pendurados:    não há.
Suspensos:      não há.
Desfalques:     Mayke (lesão na coxa direita), Dudu (cirurgia no joelho direito) e Bruno Rodrigues (cirurgia no joelho direito) e Gustavo Gómez (fratura no dedo do pé esquerdo).

 

Creio que a grande expectativa para a partida de hoje está no esquema tático que será utilizado. Com a ausência de Gustavo Gómez, o esquema com três zagueiros fica praticamente inviável, pois para mantê-lo o Professor Abel Ferreira teria que colocar como titular o zagueiro Naves, fazendo com que a gente fique sem opções de zagueiros no banco de reservas.

Além disso, existe uma grande cobrança em relação ao Weverton, com vários torcedores querendo que ele fique no banco por causa da falha grotesca que cometeu no clássico contra o Corinthians. Apesar de concordar que o Weverton vem falhando muito nos últimos jogos, não acredito que Abel o coloque no banco, mesmo achando que Marcelo Lomba tem plenas condições de substituí-lo com qualidade e segurança.

Por isso acredito que teremos uma mudança na formação tática, podendo ser um 4-4-2 ou 4-3-3. Em minha opinião, o provável time do Palmeiras deverá ser: Weverton; Marcos, Luan, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Richard Ríos, Zé Rafael e Raphael Veiga; Endrick e Flaco López.

 

*Pré-Jogo concluído em 23/02/2024 às 22 horas.

*Escalação confirmada em 24/02/2024 às 17 horas.

 

Como eu esperava, o Palmeiras entrará em campo com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Luan e Murilo na zaga; Aníbal Moreno, Richard Ríos, Zé Rafael e Raphael Veiga no meio-campo; Endrick e Flaco López na linha de ataque.

Com esta escalação o time pode ser organizado num esquema tático 4-4-2 ou 4-3-3, dependendo da forma como o Professor queira utilizar o Veiga. Veremos como o time atuará em campo para sabermos qual o esquema escolhido.

A meu ver é a nossa força máxima disponível, é o que eu escolheria para esta partida. A minha preocupação nem era tanto com a escalação, mas com as substituições que serão feitas no decorrer da partida. São elas que têm nos trazido prejuízos táticos, enfraquecendo o nosso time e nos fazendo recuar de forma excessiva. Veremos o que vai ocorrer na partida de hoje.

Creio numa vitória do Verdão por 2x0, com gols de Veiga e Flaco López.



O Jogo


A partida teve início com ambos os times mostrando disposição em jogar, com o Mirassol não dando sinais que jogaria retrancado, ao contrário, mostrou desde o início que iria jogar pra frente.

Aos 2 minutos chegamos pela primeira vez no ataque, com o Zé Rafael sendo lançado na área e ajeitando para o Veiga, que finalizou assustando a defesa adversária.

Aos 4 minutos, Endrick recebeu na intermediária e arriscou a finalização de fora da área, com o goleiro Alex Muralha fazendo a defesa!

Dois minutos depois, Raphael Veiga cobrou escanteio da direita buscando Murilo no meio da área, mas Luiz Otávio subiu bem e afastou de cabeça.

Aos 9 minutos, Raphael Veiga cobrou falta do meio-campo com um lançamento longo para a subida de Piquerez e, na cobertura, Lucas Gazal afastou pela lateral.

Aos 14 minutos, o Mirassol chegou ao nosso gol, com o Chico Kim cobrando escanteio da esquerda, Rodrigo Ferreira vindo de trás e se antecipando a Murilo na pequena área para testar forte, no alto, sem chance de defesa para Weverton. Placar aberto na Arena Barueri! Palmeiras 0x1 Mirassol.

Apenas dois minutos depois, Fernandinho cortou para trás, driblou Endrick e cruzou para a segunda trave, Dellatorre testou firme, para baixo, porém Weverton fez grande defesa para evitar o segundo gol do Mirassol.

Aos 18 minutos, após cobrança curta de escanteio, Veiga recebeu devolução e cruzou da direita, Flaco López subiu mais que Alex Muralha, tocou de cabeça para o lado, mas o bandeirinha marcou impedimento do centroavante alviverde.

Aos 24 minutos, Veiga cobrou escanteio da esquerda, Alex Muralha saiu do gol e afastou de soco. Na sequência, Luan recebeu na direita, cruzou de primeira e mandou na cabeça de Aníbal Moreno, que testou no canto superior esquerdo do gol do Alex Muralha para deixar tudo igual na Arena Barueri! Foi o primeiro tento do Hermano com o manto alviverde! Palmeiras 1x1 Mirassol!

Aos 28 minutos, Veiga cruzou na área e Aníbal desviou de cabeça novamente, mas dessa vez mandou a bola pela linha de fundo!

Aos 32 minutos, Veiga fez o lançamento da intermediária buscando Flaco López na grande área. Lucas Gazal sobe bem e afasta de cabeça.

Aos 36 minutos, Endrick e Veiga trocaram passes de forma magistral, com o Endrick finalizando, mas com a bola parando na defesa do goleiro Alex Muralha!

No minuto seguinte, foi a vez do Leão levar perigo ao gol alviverde, com Fernandinho encarando marcação dupla, cortando Marcos Rocha ao trazer para o meio e chapando de fora da área, com a bola saindo à esquerda do gol do Weverton.

Aos 42 minutos, em cobrança de falta, Chico Kim chutou colocado buscando o canto direito, a bola foi na direção da linha de fundo, mas Weverton dessa vez não arriscou e fez a defesa.

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Endrick recebeu de Marcos Rocha e devolveu para o próprio Marcos Rocha na área, mas ele parou na boa defesa do Alex Muralha!

Após dois minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo na Arena Barueri. Placar parcial: Palmeiras 1x1 Mirassol.

Foi um bom primeiro tempo, com ambas as equipes buscando criar jogadas no ataque, num jogo bastante aberto, que gerou boas oportunidades para os dois lados e fazendo com que os dois goleiros, Weverton e Alex Muralha fizessem grandes defesas.

No primeiro tempo o Palmeiras teve 53% de posse de bola, enquanto o Mirassol ficou com 47%. Já as finalizações, foram oito para o Verdão e seis para o Leão, sendo que destas o Verdão chutou seis vezes no gol, enquanto o Leão chutou três vezes no gol alviverde. Os números mostram que houve um bom equilíbrio entre as duas equipes, sendo que os dois gols da primeira etapa, um de cada equipe, foram de bola parada.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time.

A pegada é a mesma da primeira etapa, com o Leão se mantendo firme nas criações no ataque, impondo dificuldades para o Verdão, principalmente na saída de bola, com uma marcação muito bem postada.

Aos 2 minutos, Rodrigo Ferreira pegou rebote da zaga alviverde e chutou rasteiro de fora da área, com o Weverton apenas acompanhando a saída da bola à direita do seu gol.

Aos 6 minutos, Endrick recebeu um cartão amarelo após carrinho em Chico Kim.

Aos 8 minutos, Fernandinho cruzou por baixo, da esquerda, Dellatorre finalizou de primeira e mandou a bola à direita do gol alviverde. Na sequência, Dellatorre se movimentou para o lado direito da área, recebeu ótimo passe de Gabriel e chutou cruzado e mandou a bola para fora.

Aos 12 minutos, em contra-ataque, Flaco López foi acionado por Richard Ríos na esquerda, não conseguiu dominar a bola e correu atrás dela,  com o Lucas Gazal chegando atrasado e derrubando o centroavante alviverde,  cometendo pênalti a favor do Verdão.

Endrick pegou a bola, mas a entregou a Flaco López e quem foi para a cobrança foi o batedor oficial do Verdão, Raphael Veiga. Veiga demorou a partir para a bola, mas correu decidido, deslocou Alex Muralha e chapou de canhota no cantinho direito. O goleiro pulou para o seu lado esquerdo e não teve chance de defesa. O Verdão virou o jogo em Barueri! Palmeiras 2x1 Mirassol!

Aos 18 minutos, o Professor Abel Ferreira fez a nossa primeira substituição, com o Caio Paulista entrando no lugar do Veiga.

Aos 23 minutos, Aníbal Moreno recebeu cartão amarelo depois de chegar por trás e derrubar Dellatorre. Foi o primeiro cartão amarelo do nosso volante!

Aos 26 minutos, Chico Kim acelerou pela esquerda, completamente isolado, e tentou driblar Luan para invadir a área, mas o zagueiro alviverde realizou importante desarme.

Aos 29 minutos, Endrick fez boa jogada individual pelo meio, invadiu a área, mas furou o chute com o pé direito e caiu em contato com Marcelo. A árbitra Edina Alves Batista mandou o jogo seguir.

Aos 35 minutos, Paulinho Boia arriscou chute de canhota da intermediária, mas pegou mal na bola e a mandou longe do gol.

Aos 38 minutos, o Professor Abel Ferreira fez novas substituições, com Rony e Breno Lopes entrando nos lugares de Endrick e Flaco López.

Aos 43 minutos, Luan recebeu cartão amarelo depois de puxar Paulinho Boia pela camisa.

Aos 44 minutos, após cobrança de falta a favor do Mirassol, Breno Lopes foi acionado por Zé Rafael ainda no campo de defesa e arrancou em alta velocidade, invadiu a área aurinegra pela esquerda, chutou cruzado de canhota e mandou a bola no cantinho do gol do Alex Muralha para ampliar o placar na Arena Barueri e matar o jogo! Palmeiras 3x1 Mirassol!

Logo em seguida, o Professor fez a nossa última substituição, com o Gabriel Menino entrando no lugar de Aníbal Moreno.

Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Wesley fez jogada de habilidade ao carregar da esquerda para o meio e finalizou de longe, com o Weverton encaixando com tranquilidade.

Após 5 minutos de acréscimos terminou a partida em Barueri! Placar final: Palmeiras 3x1 Mirassol.


Foi uma boa partida de ambas as equipes. Houve muito equilíbrio e a equipe de Mirassol conseguiu impor dificuldades ao Verdão, principalmente na saída de bola. O Verdão foi muito bem marcado e teve dificuldades em quebras as linhas, mas ainda assim achei um bom jogo, pois os nossos jogadores souberam enfrentar e superar as dificuldades, explorando com sabedoria as oportunidades que surgiam com os erros do adversário.


No geral a posse de bola ficou em 48% para o Palmeiras e 52% para o Mirassol. Já as finalizações, foram 11 para o Verdão, com 8 chutes a gol; e 13 para o Mirassol, com apenas 4 chutes a gol. Chama à atenção a qualidade das finalizações do Alviverde, pois apenas um chute foi pra fora e dois foram bloqueados pela defesa adversária. Geralmente vemos o Verdão chutar mais para fora e ter poucas finalizações a gol em relação ao total das finalizações.


Estamos classificados para as quartas de final do Campeonato Paulista ainda invictos e com um jogo a menos em relação aos adversários!


Nosso próximo compromisso pelo Paulistão será na quarta-feira (28), quando iremos ao Canindé para enfrentar a Portuguesa, na partida adiada da 5 Rodada da competição estadual.

Até lá e #AvantiPalestra!

 

Sigam-me nas redes sociais:

Twitter/X: @op.palmeirense

Instagram: @opiniao_de_um_palmeirense




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sejam bem-vindos!!

O Palmeiras e o mercado da bola

Crise no Palmeiras? O momento do Verdão – Parte I