Opinião de um Palmeirense! 225: União ABC/MS x Palmeiras – Copinha 2024



União ABC x Palmeiras – Copinha 2024

1 Fase - 2 Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos alviverdes!

A equipe Sub-20 do Palmeiras segue na luta pela conquista do tricampeonato da Copa São Paulo de Futebol Junior e hoje (domingo-07/01) enfrentará a equipe do União ABC/MS, na Arena Barueri, em jogo válido pela segunda rodada da primeira fase da competição de base.

Arena Barueri - Barueri/SP

Vindo da vitória por 7x0 sobre a equipe da Queimadense/PB na partida de estreia na competição, realizada também na Arena Barueri na quinta-feira (4), o Verdão, atual bicampeão, segue como um dos favoritos ao título e ostenta a impressionante marca de 16 vitórias consecutivas na Copinha, recorde do clube na competição.


Preparação


Após a vitória na partida de estreia, na quinta-feira (4), o elenco alviverde cumpriu cronograma de trabalhos regenerativos na sexta-feira (5) e treinou no sábado (6) na Academia de Futebol.

Em campo, os jogadores realizaram um aquecimento com bola e, na sequência, posicionaram-se em campo para ajustes táticos. A atividade ainda contou com aperfeiçoamento de bolas paradas e com um enfrentamento em campo reduzido.

O jogador Riquelme Fillipi, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/By Canon)

Escalação


Para esta partida o técnico Lucas Andrade enviou o Palmeiras a campo com a seguinte escalação: Aranha fechando o nosso gol; Gilberto na lateral direita e Ian na lateral esquerda; Pedro Felipe e Talisca na zaga; Patrick, Allan e Kauan Santos no meio de campo; Estêvão, Thalys e Arthur na linha de ataque. A formação tática inicial aparentemente foi a 4-3-3.



O Jogo


O Palmeiras iniciou a partida já buscando a posse de bola e o controle da partida. A primeira oportunidade no ataque ocorreu aos quatro minutos de jogo, com a bola sobrando para o Estêvão na área, que chutou tentando encobrir o goleiro Marcos, mas mandou a bola por cima do travessão da meta adversária.

Aos 7 minutos, Talisca inverteu na esquerda para Arthur, que cruza por baixo, mas Heile fez o corte e cedeu um escanteio para o Palmeiras. Kauan Santos fez cobrança de escanteio ensaiada para Estêvão, que chutou da entrada da área e a bola explodiu na marcação de Formiga.

Aos 12 minutos, Formiga cometeu falta dura em Kauan Santos no campo de ataque do Palmeiras e o árbitro optou por adverti-lo apenas de forma verbal.

Aos 15 minutos, Allan recebeu cartão amarelo após falta dura em Mumu.

Aos 18 minutos, em cobrança de falta Gilberto arriscou um chute direto no gol, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Aos 20 minutos, Estêvão deixou os marcadores pratrás e finalizou com um chute cruzado, quase abrindo o placar na Arena Barueri!

Aos 22 minutos, Allan deu um passe dentro da área para Estêvão, que bateu cruzado e  após uma boa defesa de Marcos a bola sobrou no meio da área com Thalys, que finalizou, guardou a pelota no fundo das redes e abriu o placar na Arena Barueri! União ABC 0x1 Palmeiras!

Aos 28 minutos, Ian arriscou um chute da intermediária ofensiva, mas a bola sobiu demais e saiu por sobre o gol de Marcos.

Aos 33 minutos, Estêvão abriu espaço na entrada da área, puxou para o pé esquerdo e finalizou com chute forte, com a bola saindo com perigo à esquerda do gol de Marcos.

Aos 37 minutos, Allan encarou a marcação pela direita e tentou um lance individual, mas Arthur deu o bote e conseguiu efetuar o desarme.

Aos 40 minutos, Gilberto cruzou a bola na área e Arthur desviou, mas mandou a bola pra fora!

No minuto seguinte o nosso zagueiro Gilberto recebeu cartão amarelo depois de parar avanço de Arthur com uma falta.

Após dois minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo na Arena Barueri. Placar parcial:  ABC/MS 0x1 Palmeiras.

O Palmeiras dominou a maior parte das ações ofensivas no primeiro tempo e impôs muita dificuldade para o time adversário, que teve dificuldades para manter a posse de bola e criar jogadas. Com o controle alviverde, o gol era apenas questão de tempo.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time.

Aos 5 minutos, Kauan Santos tabelou com Ian na meia-esquerda e bateu colocado de fora da área, com a bola fazendo uma curva e entrando no canto esquerdo do gol do Marcos, marcando o segundo gol alviverde! União ABC 0x2 Palmeiras!

Aos 9 minutos, Formiga iniciou uma arrancada pelo meio e buscou se aproximar da área, porém Allan chegou na marcação e parou o adversário com falta. Felipe Baiano cobrou falta pela meia-direita, a bola encobriu a barreira, raspou no travessão e saiu sobre o gol de Aranha!

Aos 15 minutos, o técnico Lucas Andrade fez as nossas primeiras substituições, com Daniel e Gabriel Vareta entrando nos lugares de Allan e Talisca.

No minuto seguinte, Daniel enfiou na frente para Estêvão, que invadiu a área e caiu durante disputa com Léo Chrispim e o árbitro assinalou pênalti para o Verdão. Estêvão foi para a cobrança e converteu, ampliando o placar na Arena Barueri! União ABC 0x3 Palmeiras!

Aos 25 minutos, o técnico Lucas Andrade fez novas substituições, com Coutinho e Wesley entrando em substituição a Ian e Kauan Santos.

Aos 29 minutos, o Técnico Lucas Andrade fez as nossas últimas substituições, com Luighi e Riquelme Fillipi entrando nos lugares de Thalys e Estêvão.

Apenas três minutos depois, Riquelme Fillipi desarmou Pigo, avançou sozinho, invadiu a área e finalizou com chute rasteiro, com a bola entrando no canto direito de Marcos e ampliando o placar na Arena Barueri! União ABC 0x4 Palmeiras.

Aos 38 minutos, Coutinho inverteu na direita para Wesley, que buscou um lance individual, mas Gansin acompanhou na marcação e conseguiu recuperar a bola.

Aos 42 minutos, o nosso zagueiro Gabriel Vareta recebeu cartão amarelo depois de cometer falta por trás em Vitor.

Dois minutos depois, Gilberto invadiu a área adversária, recebeu o passe, ficou cara a cara com Marcos e finalizou com chute cruzado, mas tirou demais do goleiro e a bola acabou saindo pela linha de fundo!

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Luighi tentou uma tabela com Coutinho pelo meio, mas a marcação adversária conseguiu recuperar a bola.

Após quatro minutos de acréscimos terminou a partida na Arena Barueri. Placar final: União ABC 0x4 Palmeiras.

O Palmeiras mostrou sua superioridade durante toda a partida, com maior posse de bola e controlando os movimentos do jogo. O Verdão teve 72% de posse de bola, contra26% de posse de bola do União ABC. A superioridade do Verdão também se traduziu nas jogadas no ataque, com o Verdão finalizando 17 vezes (sendo 7 vezes a gol) e o União ABC finalizando 5 vezes, nenhuma delas a gol.

Com o resultado, o Palmeiras garantiu sua classificação à segunda fase da Copinha de forma antecipada. Líder do grupo 24, com seis pontos, a equipe alviverde tem duas vitórias, somando 11 gols marcados e nenhum sofrido. Na rodada final, o time encara o Oeste-SP, na quarta-feira (10), às 17h (de Brasília), na Arena Barueri.

A vitória sobre o União ABC foi a 17ª consecutiva do Palmeiras na Copinha. O Palestra passa a ter a maior sequência de triunfos no torneio, superando a marca de 16 vitórias do Corinthians, que foi obtida entre 2015 e 2016. Além disso, o Alviverde alcançou os 500 gols marcados na história da competição.

O Verdão pode se tornar o primeiro time a conquistar a Copinha três vezes seguidas. Em 2022, o Palestra foi campeão ao golear o Santos por 4 a 0 na final, no Allianz Parque. No ano passado, as Crias da Academia faturaram a taça ao baterem o América-MG por 2 a 1 na decisão, no Canindé.

 

Histórico das Crias da Academia na Copinha 2024:

 

Primeira fase

04/01: Palmeiras 7 x 0 Queimadense-PB – Arena Barueri
Gols: Estêvão (duas vezes), Allan, Talisca, Gilberto, Riquelme Fillipi e Vitor André

07/01: União ABC-MS 0 x 4 Palmeiras – Arena Barueri
Gols: Thalys, Kauan Santos, Estêvão e Riquelme Fillipi

10/01 – 17h: Oeste-SP x Palmeiras – Arena Barueri

 

 

Sigam-me nas redes sociais:

Twitter/X: @op_palmeirense

Instagram: @opiniao_de_um_palmeirense

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sejam bem-vindos!!

O Palmeiras e o mercado da bola

Crise no Palmeiras? O momento do Verdão – Parte I