Opinião de um Palmeirense! 218: Flamengo x Palmeiras – Brasileirão 2023



Flamengo x Palmeiras – Brasileirão 2023

33 Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

O Palmeiras segue firme na luta por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América e, de quebra, briga também pelo título do Campeonato Brasileiro. Hoje o Alviverde Imponente está novamente no Rio de Janeiro, desta vez para enfrentar o Flamengo, no Maracanã, na partida da 33 rodada da competição nacional.

Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

Atual campeão brasileiro, o Palmeiras vem da vitória por 1x0 sobre o Athletico-PR na partida da rodada anterior, a sua quinta vitória seguida, e está com 59 pontos, empatado em pontos com o líder Botafogo, que segue na liderança por ter um jogo a menos e uma vitória a mais que o Verdão.

Já o Flamengo vem da vitória por 2x0 sobre o Fortaleza depois de ter sofrido duas derrotas seguidas por viradas, do Santos e do Grêmio. O Flamengo está na 6 colocação na tabela, com 53 pontos, e entra em campo com o objetivo de se manter entre os times que conquistarão uma vaga para a próxima Libertadores, já que tem chances muito pequenas de conquistar o título brasileiro, mas que podem aumentar se vencerem o Verdão.

O Palmeiras entra em campo como o clube que mais venceu na história do Campeonato Brasileiro (704 contra 701 do São Paulo, segundo colocado) e com melhor média de gols marcados (1,47 gol por jogo contra 1,46 do São Paulo, segundo colocado). O Verdão, aliás, ostenta sua maior sequência de vitórias nesta edição da competição (cinco triunfos consecutivos, superando a série registrada entre a 3ª e a 6ª rodada).

Neste Brasileirão, o Palmeiras tem o melhor ataque (53 gols, ao lado do Grêmio), o melhor saldo de gols (26), o segundo maior número de vitórias (17, ao lado do Grêmio e atrás do Botafogo, com 18) e o segundo menor número de derrotas (sete, atrás apenas do RB Bragantino, com cinco).


Histórico do Confronto



Última vitória do Palmeiras sobre o Flamengo no Rio foi em 2015

O Verdão venceu o Rubro-Negro por 2 a 1 pelo Campeonato Brasileiro de 2015, no Maracanã. Em seguida, novo triunfo como visitante, desta vez no Mané Garrincha, em Brasília (DF), pelo Brasileirão de 2016. Depois, foram três empates (um no Luso-Brasileiro e dois no Maracanã) e três derrotas (um no Mané Garrincha e dois no Maracanã), todos pelo Brasileirão.

RETROSPECTO GERAL CONTRA O FLAMENGO: 126 jogos, 48 vitórias, 36 empates, 42 derrotas, 205 gols marcados e 185 gols sofridos.

– Último jogo: 08/07/2023 – Palmeiras 1×1 Flamengo (gol de Dudu) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro.
– Última vitória: 28/01/2023 – Palmeiras 4×3 Flamengo (gols de Raphael Veiga, duas vezes, e Gabriel Menino, duas vezes) – Arena Mané Garrincha (Brasília-DF) – Supercopa do Brasil.
– Maior goleada: 25/02/1951 – Palmeiras 7×1 Flamengo (gols de Liminha, quatro vezes, Rodrigues Tatu, Lima e Aquiles) – Pacaembu (São Paulo-SP) – Torneio Rio-São Paulo.

>Retrospecto contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro: 72 jogos, 23 vitórias, 27 empates, 22 derrotas, 91 gols marcados e 94 gols sofridos.
– Última vitória: 12/11/2017 – Palmeiras 2×0 Flamengo (gols de Deyverson) – Allianz Parque (São Paulo-SP).

> Retrospecto contra o Flamengo como visitante: 55 jogos, 15 vitórias, 14 empates, 26 derrotas, 73 gols marcados e 96 gols sofridos.
– Último jogo: 20/04/2022 – Flamengo 0x0 Palmeiras – Campeonato Brasileiro.
– Última vitória: 05/06/2016 – Flamengo 1×2 Palmeiras (gols de Gabriel Jesus e Jean) – Arena Mané Garrincha (Brasília-DF) – Campeonato Brasileiro.

> Retrospecto contra o Flamengo como visitante pelo Campeonato Brasileiro: 39 jogos, 12 vitórias, 13 empates, 14 derrotas, 44 gols marcados e 53 gols sofridos.


Preparação


Depois da vitória sobre o Furacão na noite do sábado (4), na Arena Barueri, o elenco alviverde descansou no domingo (5) e se reapresentou na manhã da segunda-feira (6) na Academia de Futebol para dar início à sua preparação para esta decisiva partida.

Os jogadores que atuaam por mais de 45 minutos na partida contra o Furacão seguiram o cronograma de atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. Os demais fizeram atividades técnicas em campo reduzido: primeiro, um treino de posse de bola e marcação; depois, diferentes enfrentamentos com participação dos goleiros.

Os jogadores Luis Guilherme e Vanderlan (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação foi concluída na manhã da terça-feira (7) na Academia de Futebol. Após ativação muscular no Centro de Excelência, os jogadores foram a campo e fizeram atividades técnicas e táticas, além de um recreativo (rachão). Antes do trabalho, o técnico Abel Ferreira conversou com o elenco alviverde.

Os jogadores Zé Rafael e Murilo (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Os jogadores almoçaram no refeitório do Centro de Excelência e embarcaram rumo ao Rio de Janeiro no fim da tarde da terça-feira (7).

Endrick, Raphael Veiga e Gustavo Gómez durante o voo para a Cidade Maravilhosa


Escalação


Pendurados:  Weverton, Mayke, Piquerez, Luan, Fabinho, Gabriel Menino, Jhon Jhon, Raphael Veiga, Artur, Kevin, Abel Ferreira (treinador) e Vitor Castanheira (auxiliar técnico).
Suspensos:     não há.
Retorno de suspensão:         Murilo, Gustavo Gómez e Rony (terceiro cartão amarelo).

Para esta importante partida o Professor Abel Ferreira volta a contar com todo o elenco, com Murilo, Gómez e Rony retornando após cumprirem suspensão automática por terem recebido o terceiro cartão amarelo.

Acredito que não haverá alterações no time e deveremos manter o esquema tático com três zagueiros. A provável escalação para o confronto com o Flamengo deverá ser: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Richard Ríos e Raphael Veiga. Endrick e Breno Lopes.

 

*Pré-Jogo concluído em 07/11/2023 às 22 horas.

*Escalação confirmada em 08/11/2023 às 20:30.

 

O Palmeiras entrará em campo contra o Flamengo com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Mayke na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez, Luan e Murilo na zaga; Zé Rafael, Richard Ríos e Raphael Veiga no meio-campo; Endrick e Breno Lopes na linha de ataque. O time deve manter a formação tática base 3-5-2.

É a nossa força máxima disponível, o mesmo time que enfrentou e goleou o São Paulo e virou sobre o Botafogo. Não será uma partida fácil, pois enfrentaremos o Flamengo que está sob o comando de Tite, com os jogadores vivendo aquela lua de mel inicial com o novo treinador, além de estarem jogando em sua casa.

Apesar disso acredito que teremos condições de fazer um placar mínimo, mas dependerá principalmente da atitude com a qual os nossos jogadores entrarão em campo. Temos técnica e tática, mas nada disso adiantará se faltar a vontade nos jogadores. Já vi isso acontecer em jogos decisivos desta temporada. Como o elenco vem de cinco vitórias seguidas, espero que hoje não seja o dia de interromper essa sequência positiva! Meu placar é 1x0 para o Verdão, com gol do Endrick.



O Jogo


A partida começou com as equipes jogando com bom ritmo e ambos os times mostraram disposição para propor o jogo. Já no primeiro minuto Veiga cobrou falta e levantou a bola na área a partir da esquerda, Zé Rafael desviou, mas a bola passou por Endrick e Gómez antes de sair pela linha de fundo.

Aos 6 minutos, Matheusinho recebeu de Arrascaeta, foi pra linha de fundo e cruzou baixo, com o Luan cortando de qualquer jeito. Na sequência Arrascaeta cruzou na segunda trave, Pedro cabeceou e Weverton fez uma grande defesa, e no rebote Cebolinha chutou firme e o nosso goleiro salvou mais uma vez.

Aos 9 minutos, Gustavo Gómez arriscou uma ligação direta para Breno Lopes, mas o assistente levanta a bandeira e assinalou impedimento no lance.

Aos 11 minutos, Matheusinho ganhou de Zé Rafael na velocidade, desviou a bola e sofreu falta. Na cobrança, Luis Araújo cruzou rasteiro e Raphael Veiga cortou na primeira trave.

Aos 14 minutos, Endrick costurou na grande área e buscou Breno Lopes, que por pouco não marcou. Na sequência do lance Breno ficou com a sobra de bola e arriscou a finalização, mas o goleiro Rossi espalmou para escanteio.

Aos 15 minutos, Veiga dominou na linha de fundo, fingiu um cruzamento e acionou Breno, que agora finalizou com precisão e obrigou o goleiro Rossi a fazer bela defesa. Na sequência Veiga tentou uma tabela na cobrança de escanteio e o assistente assinalou outro impedimento.

Aos 17 minutos, Pulgar avançou pelo meio e deu um passe magistral no meio da nossa zaga para o Pedro, que deu um toquinho na saída de Weverton e abriu o placar no Maracanã. Flamengo 1x0 Palmeiras.

Aos 21 minutos, Cebolinha ficou com a bola na intermediária e arriscou dali mesmo, com o Weverton fazendo uma defesa segura. Em seguida, Luis Araújo cortou dois da direita para o meio e buscou Cebolinha, mas o passe foi muito forte.

Aos 25 minutos, Matheusinho recebeu aberto pela direita e cruzou em cima da marcação alviverde, ganhando um escanteio. Arrascaeta cobrou o escanteio no meio da área e a zaga palmeirense afastou o perigo pelo alto e sem sustos.

Aos 29 minutos, Rossi fez uma ligação direta para Cebolinha na esquerda, depois Everton recebeu e dominou, cortou pro meio e cruzou no meio da zaga do Verdão, onde Arrascaeta deu um leve desvio de cabeça, matando qualquer chance de defesa de Weverton. Placar ampliado no Maracanã! Flamengo 2x0 Palmeiras.

Dois minutos depois, Luis Araújo avançou pela direita, ajeitou o corpo ao entrar na área e finalizou, mas mandou a bola por cima da meta.

Aos 35 minutos, Pulgar dividiu com Richard Ríos e sofreu uma falta no meio de campo. Arrascaeta cobrou a falta buscando Gerson com um toque de efeito pelo meio, porém a bola ficou com Gómez.

Aos 41 minutos, Luan esticou para Veiga, que tentou um toque de cabeça para o meio, mas a zaga do Flamengo afastou.

Aos 43 minutos, Luan levantou mais uma bola para dentro da área, Endrick brigou por ela, mas Fabrício Bruno conseguiu afastar.

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Ríos tentou escapar pela esquerda e foi parado com falta por Luiz Araújo. Veiga cobrou falta para dentro da área, Arrascaeta tirou parcialmente e Ríos pegou a sobra finalizando prensado pela defesa e ganhando um escanteio. Veiga cobrou escanteio da direita, a bola sobrou novamente para Ríos, mas ele finalizou de canhota e mandou a bola para longe do gol.

Após três minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Maracanã. Placar parcial: Flamengo 2x0 Palmeiras.

O Palmeiras iniciou o primeiro tempo com bom ritmo e com boas oportunidades pra abrir o placar, com a melhor oportunidade tendo ocorrido aos 14 minutos, quando Endrick avançou pela direita e cruzou para Breno Lopes, que perdeu um gol feito na cara do gol.

Foram aproximadamente dezoito minutos de um jogo lá e cá, mas depois do primeiro tento rubro-negro as coisas mudaram e o time da Gávea passou a controlar a partida diante de um Palmeiras que parecia perdido em campo. Neste cenário o segundo gol rubro-negro foi praticamente inevitável.

No primeiro tempo o Flamengo teve 47% de posse de bola e o Palmeiras 53%. Foram 8 finalizações rubro-negras, com 5 a gol, e 5 finalizações alviverdes, com apenas 1 a gol. As estatísticas mostram que, mesmo o Palmeiras tendo maior posse de bola, o Flamengo foi muito mais eficiente na construção e finalização de jogadas, por isso escrevi que depois do primeiro tento do Flamengo o segundo seria praticamente inevitável.

Será que veríamos o Palmeiras virar mais uma partida? Isso dependeria principalmente de uma mudança de postura dos jogadores em campo, pois vários deles estavam jogando muito abaixo do seu potencial. Veiga, por exemplo, continuou se escondendo e não fez o trabalho de armar o nosso ataque. Zé Rafael também esteve apagado e Ríos era o único no nosso meio-campo que tentava alguma coisa, mas sem a qualidade necessária para conseguir este objetivo.

Não podemos nos esquecer que o Flamengo em nada se assemelha aos nossos adversários recentes.

Voltamos para a segunda etapa com Fabinho e Luís Guilherme entrando nos lugares de Richard Ríos e Luan. Com esta mudança o time saiu do esquema com três zagueiros e, aparentemente, passou a atuar num 4-4-2.

Já aos 2 minutos veio a nossa primeira oportunidade: após lateral cobrado para dentro da área, Veiga pegou a sobra e encheu o pé, mas a bola explodiu em Pulgar.

Aos 3 minutos, o nosso capitão Gustavo Gómez recebeu cartão vermelho após acertar Arrascaeta com um golpe parecido com um mata-leão e foi expulso. Passamos a jogar com um jogador a menos e o medo de sofrermos uma goleada histórica no Maracanã se tornou real.

Além disso, a expulsão de Gómez acabou com a nova formação tática pensada pelo Professor Abel Ferreira para tentar reverter a nossa situação, pois ele tinha acabado de tirar o Luan.

Aos 7 minutos, o Professor Abel Ferreira precisou fazer substituições para recompor a nossa defesa depois da expulsão de Gómez, que ocorreu poucos minutos depois da saída do Luan, e colocou o zagueiro Naves, que entrou no lugar de Breno Lopes. Sacrificamos o nosso ataque para focar na defesa e evitar uma goleada.

Aos 12 minutos, Mayke roubou a bola no campo de ataque, deixou com Luis Guilherme e ele achou Zé Rafael no meio, que finalizou quase escorregando e Rossi fez a defesa no canto direito.

Aos 15 minutos, Endrick avançou em velocidade pela direita, encarou a marcação de três adversários e foi parado com falta por Gerson. Veiga cobrou mal a falta, pegou a sobra, mas não conseguiu colocar na área.

Aos 18 minutos, Ayrton Lucas cruzou, Gerson tocou de cabeça para trás e Pedro chegou empurrando para o fundo do gol alviverde! Placar ampliado no Maracanã! Flamengo 3x0 Palmeiras.

Aos 20 minutos, o Professor fez novas substituições, com Rony e Vanderlan entrando nos lugares de Raphael Veiga e Piquerez.

Três minutos depois, Luis Guilherme cobrou escanteio da direita, Naves tocou de cabeça e Endrick não conseguiu evitar a saída pela linha de fundo.

Aos 25 minutos, Luis Guilherme cobrou escanteio na segunda trave, Murilo tocou de cabeça para a primeira trave e Rony furou a bicicleta, Zé Rafael se atrapalhou e o próprio Rony não conseguiu finalizar na sequência.

Aos 32 minutos, Luis Guilherme arrancou em contra-ataque, foi levando a marcação adversária, mas chegaram sete jogadores do Flamengo e ele foi desarmado na entrada da área rubro-negra.

Aos 40 minutos, Endrick tabelou com Luis Guilherme, tentou o passe por elevação, mas Fabrício Bruno recuou de cabeça para Rossi.

Aos 43 minutos, Vanderlan recebeu cartão amarelo depois de atingir Matheusinho com um carrinho.

Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Luis Guilherme foi parado com falta no meio de campo por Léo Pereira. Após a cobrança da falta, Endrick tabelou com Zé Rafael e encheu o pé da entrada da área, mas a bola passou por cima da meta rubro-negra.

Após 5 minutos de acréscimos terminou a partida no Maracanã. Placar final: Flamengo 3x0 Palmeiras.

Foi uma partida melancólica. Embora o Palmeiras tenha iniciado bem, a fase boa durou só até o primeiro gol do Flamengo. Daí pra frente o time carioca controlou com facilidade as ações do jogo e o Verdão só voltou a ter alguma efetividade ofensiva depois da metade da segunda etapa.

Pra nossa sorte o Flamengo tirou o pé e se contentou com a vitória por 3x0, que nos saiu barato. Foi um vexame ouvir os gritos de “olé” vindos das arquibancadas do Maracanã.

Nossos jogadores estiveram perdidos na maior parte da partida e nem de longe pareciam os jogadores multicampeões do Palmeiras. Apenas os garotos Endrick, Luís Guilherme, Fabinho, Naves e Vanderlan pareciam jogar cientes do que a partida representava e cientes de quem estávamos enfrentando. O restante mostrou uma apatia inaceitável para um time que é o atual campeão brasileiro e que têm a chance de buscar o bicampeonato.

Recado para o Rony: esqueça a maldita bicicleta! Foi legal você ter feito as duas bicicletas, mas com o time perdendo de 3x0 você não pode desperdiçar oportunidades de gol tentando a finalização com bicicleta. Faça o simples, não invente moda! Precisamos de resultados e você é muito bem pago para que possamos te cobrar por resultados dentro de campo.

Com o resultado, perdemos a oportunidade de chegar ao topo da tabela e nos mantemos na vice-liderança com 59 pontos, empatados em pontos com o Botafogo, que tem um jogo a menos.

O nosso próximo compromisso será no sábado (11), quando receberemos o Internacional na Arena Barueri para partida válida pela 34 rodada do Brasileirão.

Até lá e #AvantiPalestra!

 

 

 Sigam-me nas redes sociais:

Twitter/X: @srsjoejp

Instagram: @opiniao_de_um_palmeirense





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sejam bem-vindos!!

O Palmeiras e o mercado da bola

Crise no Palmeiras? O momento do Verdão – Parte I