Palmeiras é superado no Derby e fica com o vice da Libertadores Feminina de 2023


 

A equipe feminina do Palmeiras foi derrotada pelo Corinthians por 1x0 na partida da final da Copa Libertadores Feminina de 2023 e ficou com o vice-campeonato. A partida ocorreu na noite de sábado (21), no estádio Pascual Guerrero, em Cali (Colômbia).

Estádio Pascual Guerrero - Cali (Colômbia)

Com 100% de aproveitamento contando as partidas da Fase de Grupos até a semifinal, as Palestrinas chegaram invictas na final, e a derrota para as Brabas foi a primeira da equipe palmeirense desde que passou a participar da competição continental, na edição do ano passado, quando se sagrou campeã.

Em 2022, as Palestrinas disputaram a principal competição de clubes do continente pela primeira vez e se sagraram campeãs invictas após vencerem o Boca Juniors pelo placar de 4 a 1, com gols anotados por Ary Borges, Byanca Brasil, Poliana e Bia Zaneratto. O retrospecto da equipe campeã daquela edição contou com seis jogos, seis vitórias, nenhum empate, nenhuma derrota, 19 gols anotados e três levados (melhor ataque e melhor defesa da competição).

A partida deste sábado foi a sexta decisão do time desde a retomada do futebol feminino alviverde em 2019 e a primeira vez enfrentando uma equipe brasileira no torneio continental. Em quatro anos de projeto, foram quatro títulos e um vice: Copa Libertadores (2022), Campeonato Paulista (2022), Copa Paulista (2019 e 2021) e o vice do Campeonato Brasileiro (2021).

Neste ano, o Verdão foi dono do melhor ataque e da terceira melhor defesa da primeira fase, além ter se tornado a terceira equipe com a maior sequência invicta de jogos na história da Libertadores Feminina, que está na sua 15ª edição.

Pela semifinal, o Palmeiras bateu o Atlético Nacional (COL) por 3 a 1 na última terça-feira (17), no Estádio Metropolitano de Techo, em Bogotá (COL). Com a classificação para a grande final, o time alcançou a quinta vitória consecutiva, além de 24 gols marcados e apenas quatro sofridos.

No quesito individual, Bia Zaneratto balançou as redes em seis oportunidades e é a vice-artilheira do campeonato, atrás apenas de Priscila (Internacional), com sete gols. A atacante Amanda Gutierres está na terceira posição, ao lado de Milene (Corinthians), ambas com cinco tentos.


Escalação


Para disputar a grande final contra o Corinthians o técnico Ricardo Belli mandou o Palmeiras a campo com a seguinte escalação: Amanda fechando o nosso gol; Bruna Calderan na lateral direita e Katrine na lateral esquerda; Poliana e Flávia Mota na zaga; Lorena Benítez, Duda Santos e Camilinha no meio-campo; Amanda Gutierres, Bia Zaneratto e Laís Estevam na linha de ataque. A formação tática base aparentemente foi a 4-3-3.




O Jogo


Digna de um clássico, a partida começou acirrada e com as duas equipes disputando a posse de bola. O Palmeiras se manteve no ataque, enquanto o rival fazia as suas tentativas no contra-ataque.

Aos 3 minutos, Bia Zaneratto arrancou na ponta-esquerda acionando Duda Santos em profundidade na área e Tarciane apareceu na marcação recuperando para o time do Corinthians.

Aos 7 minutos, Luana escapou na faixa central próxima da meia-lua e na sequência sofreu a falta de Laís Estevam. Yasmin cobrou a falta e mandou a bola direto por cima da meta alviverde.

Aos 12 minutos, Tarciane e Laís Estevam se desentenderam no gramado trocando empurrões e a árbitra Zulma Quiñónez chamou as duas para uma rápida conversa.

No minuto seguinte, Gabi Portilho recebeu um bolão de Milene no meio da área, Camilinha foi atrás dela e agarrou a atacante por trás, que caiu no chão com a árbitra apontando a marca da cal. Camilinha recebeu cartão amarelo pelo lance. Victória Albuquerque se apresentou para a cobrança da penalidade máxima, ela chutou de perna direita, deslocando a nossa goleira Amanda e carimbou o pé da trave direita da meta palmeirense.

Aos 19 minutos, Bruna Calderan cruzou por baixo da ponta-direita na área, Tarciane tirou de qualquer jeito e Luana afastou o perigo para longe.

Aos 22 minutos, Bia Zaneratto recebeu, ajeitou e deu um passe rasteiro em direção à área, mas a bola passou por todo mundo e saiu pela linha de fundo.

Aos 25 minutos, Laís avançava em jogada individual pela esquerda e sofreu falta depois de fintar Tarciane, que recebeu cartão amarelo pela falta. Duda Santos cobrou e mandou uma bomba em direção à área, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Aos 29 minutos as Brabas chegaram ao nosso gol numa jogada que começou com Gabi Portilho, que conduziu com muita liberdade na ponta-direita, tocando por baixo para a área, a bola resvalou de leve em Katrine quebrando a defesa palmeirense e sobrou para Milene pelo centro, que bateu firme de canhota no cantinho direito do gol da Amanda e abriu o placar no estádio Pascual Guerrero! Palestrinas 0x1 Brabas.

Aos 31 minutos, Amanda Gutierres recebeu na entrada da área e arriscou a finalização, mas mais uma vez a bola saiu pela linha de fundo.

No minuto seguinte, o técnico Ricardo Belli fez a nossa primeira substituição, com a Juliete entrando no lugar da Camilinha.

Aos 38 minutos, Bia Zaneratto alçou a bola na área, mas a goleira corintiana se antecipou às nossas atacantes e fez a defesa.

Aos 45 minutos, Amanda Gutierres recebeu cartão amarelo depois de pisar no tornozelo de Katiuscia numa dividida.

Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Laís recebeu, carregou e arriscou a finalização por cobertura, mas a goleira adversária conseguiu fazer a defesa.

Depois de três minutos de acréscimos, o primeiro tempo chegou ao fim no estádio Pascual Guerrero. Placar parcial: Palmeiras 0x1 Corinthians.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time.

Aos 5 minutos, Laís recuperou a bola na entrada da área, fez o giro e finalizou, mas a bola saiu pela linha de fundo.

No minuto seguinte, o nosso preparador de goleiras Michel recebeu cartão amarelo por reclamação.

Aos 12 minutos, a bola foi alçada na área e Bia Zaneratto arriscou um cabeceio, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Um minuto depois, Bruna Calderan recebeu e deu um passe preciso para Bia Zaneratto, que girou, limpou a marcação e finalizou, mas a goleira Lelê defendeu.

Aos 16 minutos, o técnico Ricardo Belli recebeu cartão amarelo por reclamação. Dois minutos depois foi a vez de o preparador físico Julio receber um cartão amarelo, também por reclamação.

Aos 21 minutos, Tarciane derrubou Zaneratto com um carrinho por trás no círculo central, levou o segundo amarelo e o cartão vermelho na sequência, sendo expulsa da final. O Palmeiras passou a jogar com vantagem numérica.

Aos 24 minutos, Bia Zaneratto costurou na direita e foi por dentro, fez o toque mais esticado visando Gutierres no comando de ataque e a defesa das Brabas afastou o perigo pela lateral.

Aos 27 minutos, o técnico Ricardo Belli fez nova substituição, com a Yamila entrando no lugar da Lorena Benítez.

Pouco depois, aos 29 minutos, Yamila recebeu e arriscou a finalização mandando uma bomba, mas mais uma vez a goleira adversária defendeu.

Aos 34 minutos, Bruna Calderan fez bom lance individual na ponta-direita, trouxe por dentro cortando a marcação, levantou para o meio da área, mas ninguém do Verdão apareceu e a bola ficou com a goleira Lelê.

Aos 37 minutos, Duda Sampaio tentou puxar um contra-ataque veloz no corredor esquerdo pegando a defesa palmeirense aberta, mas Juliete foi esperta na interceptação jogando a bola pela lateral.

Apesar da pressão alviverde, o Timão foi conseguindo segurar o ímpeto das Palestrinas, mantendo a bola dominada no campo ofensivo mesmo tendo uma jogadora a menos.

Aos 43 minutos, o técnico Ricardo Belli fez nova substituição, com a Letícia entrando no lugar da Poliana.

Aos 45 minutos, Katrine recebeu na entrada da área e mandou um foguete direto no ângulo, mas a goleira foi buscar e conseguiu fazer a defesa!

Já nos acréscimos, aos 50 minutos, Duda Santos bateu de cobertura pela esquerda da grande área, a bola passou por Lelê, mas não por Andressa Pereira, que pulou muito para tirar de cabeça e evitar o que seria o gol de empate das Palestrinas.

Após 7 minutos de acréscimos a partida terminou no estádio Pascual Guerrero, em Cali. Placar final: Palmeiras 0x1 Corinthians.



Veja os resultados do Palmeiras na Libertadores Feminina de 2023:


Final:

21/10 – Palmeiras 0 x 1 Corinthians.


Semifinal:

17/10 – Palmeiras 3 x 1 Atlético Nacional (COL).
Gols: Amanda Gutierres (duas vezes) e Bia Zaneratto.


Quartas de final:

14/10 – Palmeiras 6 x 0 Olimpia (PAR).
Gols: Bia Zaneratto (duas vezes), Amanda Gutierres (duas vezes), Lais Estevam e Sâmia.


Primeira fase:

05/10 – Palmeiras 5 x 0 Barcelona (EQU).
Gols: Poliana, Bia Zaneratto, Amanda Gutierres, Katrine e Letícia.

08/10 – Palmeiras 6 x 0 Caracas (VEN).
Gols: Poliana, Lais Estevam (três vezes), Duda Santos e Katrine.

11/10 – Atlético Nacional (COL) 3 x 4 Palmeiras.
Gols: 
Bia Zaneratto (duas vezes), Lorena Benítez e Flavia Mota.

 

 

 Sigam-me nas redes sociais:

Twitter/X: @srsjoejp

Instagram: @opinião_de_um_palmeirense

 

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sejam bem-vindos!!

O Palmeiras e o mercado da bola

Crise no Palmeiras? O momento do Verdão – Parte I