Opinião de um Palmeirense! 213: Coritiba x Palmeiras – Brasileirão 2023



Coritiba x Palmeiras – Brasileirão 2023

28 Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

Hoje o Palmeiras está em Curitiba (PR) para enfrentar o Coritiba, no Estádio Couto Pereira, na capital paranaense, em partida válida pela 28 rodada do Campeonato Brasileiro. 


Estádio Couto Pereira – Curitiba/PR

Vindo da derrota por 2x0 para o Atlético-MG na partida da 27 rodada do Brasileirão, disputada no Allianz Parque na última quinta-feira (19), o Palmeiras está na quinta posição, com 44 pontos, e disputa esta partida com a missão de encerrar um ciclo de derrotas, que já somam quatro derrotas seguidas no Brasileirão: Grêmio (1x0), Red Bull Bragantino (2x1), Santos (2x1) e Atlético-MG (2x0). Isto sem contar a derrota para o Boca Juniors, nos pênaltis, na semifinal da Copa Libertadores da América.

O Palmeiras também pode completar 700 vitórias na história do Campeonato Brasileiro (inicia a rodada com 699 resultados positivos, ao lado do São Paulo). Em índice, lidera no geral com 45,66% (699 triunfos em 1531 jogos), seguido pelo São Paulo, com 43,55% (699 em 1605), e é o vice-líder na era dos pontos corridos com 44,40% (321 vitórias em 723 jogos), atrás do São Paulo, com 44,61% (360 em 807).


Histórico do Confronto



Palmeiras sofreu apenas um gol nos últimos três jogos contra o Coritiba

A atual série de três vitórias consecutivas do Verdão sobre o Coxa começou no primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2022, com triunfo por 2 a 0 no Couto Pereira, gols de Dudu e Rony. No segundo turno, no Allianz Parque, sob comando de João Martins, goleada por 4 a 0, gols de Mayke, Rony, Gustavo Gómez e Breno Lopes. E no primeiro turno deste ano, também no Allianz Parque, placar de 3 a 1, gols de Artur e Rony, duas vezes.

RETROSPECTO GERAL CONTRA O CORITIBA: 64 jogos, 26 vitórias, 17 empates, 21 derrotas, 94 gols marcados e 78 gols sofridos.

– Último jogo: 04/06/2023 – Palmeiras 3×1 Coritiba (gols de Artur e Rony, duas vezes) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro.

– Maior sequência invicta: Palmeiras, seis jogos (de 1961 a 1971 e de 1972 a 1987).
– Maior sequência de vitórias: Palmeiras, quatro vitórias (de 1989 a 1997).
– Maior goleada do Palmeiras: Palmeiras 5×0 Coritiba, em 17/08/1996 (gols de Luizão, três vezes, Djalminha e Rincón) – Estádio Palestra Italia (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro.
– Jogador com mais jogos: Marcos (10).
– Jogador do atual elenco com mais jogos: Dudu (6).
– Jogador com mais gols: Echevarrieta, Luizão e Rony (3).
– Jogador do atual elenco com mais gols: Rony (3).
– Técnico com mais jogos: Luiz Felipe Scolari (9).

> Retrospecto contra o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro: 48 jogos, 19 vitórias, 12 empates, 17 derrotas, 58 gols marcados e 47 gols sofridos.

> Retrospecto contra o Coritiba como visitante*: 32 jogos, 7 vitórias, 11 empates, 14 derrotas, 32 gols marcados e 47 gols sofridos.

> Retrospecto contra o Coritiba como visitante pelo Campeonato Brasileiro*: 23 jogos, 5 vitórias, 7 empates, 11 derrotas, 19 gols marcados e 27 gols sofridos.

* Todos os jogos foram no Estádio Couto Pereira.


Preparação


Depois da derrota para o Galo na quinta-feira (19), o elenco alviverde se reapresentou na Academia de Futebol na manhã da sexta-feira (20) na Academia de futebol e deu início à sua preparação para este confronto.

Como sempre é feito, os titulares na partida da noite anterior seguiram o cronograma de atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. O restante disputou um coletivo em campo reduzido com dois tempos de 20 minutos e a participação de jovens do Sub-20.

O meio-campista Richard Ríos, que retornou na madrugada de quinta-feira (19) após defender a Seleção da Colômbia nas Eliminatórias, realizou a primeira atividade junto ao restante do grupo. Atuesta, em transição física, participou da atividade coletiva de campo como coringa (ou seja, uma função com menor contato físico).

O jogador Fabinho, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação foi concluída na manhã do sábado (21). Sob orientações de Abel Ferreira, o elenco realizou um trabalho tático posicional seguido de um exercício técnico de finalizações.

Após ser substituído com dores no início do jogo contra o Atlético-MG, o meio-campista Gabriel Menino passou por exames que constataram uma fratura no tornozelo direito. Ele passará por procedimento cirúrgico nos próximos dias e iniciará a recuperação sob cuidados dos profissionais do Núcleo de Saúde e Performance.

Os jogadores Gustavo Gómez e Artur (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O elenco alviverde almoçou no refeitório do Centro de Excelência e viajou para Curitiba no fim da tarde do sábado (21).


Escalação


Pendurados:  Weverton, Piquerez, Gustavo Gómez, Murilo, Gabriel Menino, Zé Rafael, Rony, Kevin, Abel Ferreira (treinador) e Vitor Castanheira (auxiliar técnico).
Suspensos:     Endrick (terceiro cartão amarelo) e Abel Ferreira (punido pelo STJD).
Retorno de suspensão:         Richard Ríos.
Desfalques:    Atuesta (transição física), Dudu (cirurgia no joelho direito) e Gabriel Menino (fratura no tornozelo direito).

Nesta partida o Professor Abel Ferreira cumprirá a suspensão imposta pelo STJD (será o segundo e último jogo suspenso) e o Palmeiras será comandado mais uma vez pelo auxiliar técnico João Martins.

Além de Abel Ferreira, o elenco não contará com as presenças de Endrick, que cumprirá suspensão automática por ter recebido o terceiro cartão amarelo, e de Gabriel Menino, lesionado.

Com isso a provável escalação do Palmeiras para o confronto com o vice-lanterna do Brasileirão poderá ser a seguinte: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Richard Ríos e Raphael Veiga; Kevin, Luís Guilherme e Rony.

 

*Pré-Jogo concluído em 21/10/2023 às 18:00.

*Escalação confirmada em 22/10/2023 às 17:30.

 

O Palmeiras vai entrar em campo com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Mayke na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez, Murilo e Luan na zaga; Zé Rafael, Richard Ríos e Raphael Veiga no meio-campo. Breno Lopes e Flaco López na linha de ataque. O elenco deve ser organizado no esquema tático básico 3-4-1-2.

A escalação vem com muitas novidades, a começar por uma formação com três zagueiros. Eu não gosto de jogar com três zagueiros e, francamente, não acho que seria necessário tudo isso para que possamos pontuar sobre o vice lanterna da competição, um time que já está praticamente rebaixado para a segunda divisão.

A meu ver, esta escalação mostra de forma clara que a derrota não é uma opção para o Palmeiras. O time entrará em campo com o objetivo de encerrar o nosso ciclo de derrotas. Na teoria é uma boa ideia, mas na prática precisaremos que os nossos jogadores joguem com um espírito diferente daquele com que jogaram as partidas anteriores. Eu até comentei em resenhas passadas que o fator mental estava sendo preponderante nesse momento do Verdão.

Em outras palavras, independente do esquema tático, o resultado dependerá unicamente do ânimo dos jogadores em campo. Espero que eles já tenham se recuperado da eliminação na Libertadores e consigam jogar com o foco necessário. Afinal, apesar de enfrentarmos um adversário que está num momento ruim, nós também estamos num momento de baixa, correndo até o risco de não conseguirmos uma vaga direta na próxima edição da Libertadores.



O Jogo


A partida teve início com o Coxa fazendo uma blitz e impondo uma pressão sobre um Verdão que ainda tentava se encontrar em campo.

O Coxa pressionou bastante o nosso lado direito e no primeiro minuto Breno Lopes foi acionado por Piquerez, mas acabou sofrendo falta, o que foi a nossa primeira boa oportunidade. Na cobrança Veiga alçou a bola em direção à área e Gabriel afastou de soco.

A partida estava bem movimentada, com ambas as equipes propondo o jogo. Tivemos outra boa oportunidade aos 5 minutos, com o Veiga cobrando escanteio e mandando a bola no segundo pau, com o Henrique subindo e afastando o perigo da área do Coxa.

Aos 7 minutos, o time da casa abriu o placar no Couto Pereira com uma jogada que começou com o Marcelino Morente, que se livrou da marcação de Mayke e rolou a bola para o meio da área. A bola ficou viva por ali num bate rebate até Mateus Bianqui tocar para o fundo das redes. Após revisão do VAR o gol foi anulado por impedimento, para nossa sorte.

Aos 12 minutos, Veiga recebeu na entrada da área e arriscou a finalização, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Três minutos depois, Gustavo Gómez desceu pela direita e percebeu a passagem de Flaco López. O capitão tocou para a entrada da área, mas o Flaco López escorregou e desperdiçou a oportunidade.

Aos 20 minutos, Samaris cometeu falta sobre Raphael Veiga. Ele mesmo bateu a cobrança e mandou a bola no segundo pau, com a defesa do Coxa atuando pra afastar o perigo.

Aos 25 minutos, Breno Lopes aproveitou sobra de bola na área e finalizou com um chute colocado, mas o goleiro Gabriel fez a defesa.

Nesse ponto da partida o Coritiba estava trocando passes no seu campo defensivo enquanto o Palmeiras tentava adiantar a sua marcação para dificultar a saída de bola do adversário.

Aos 31 minutos, Flaco López ficou indeciso entre finalizar e tocar a bola no comando do ataque. Marcado por Henrique, o atacante preferiu rolar para a chegada de Breno Lopes, que foi travado por Thalisson Gabriel na hora da finalização.

Aos 33 minutos, em cobrança de escanteio, a bola foi alçada na área pelo Veiga e o nosso capitão Gustavo Gómez subiu e desviou de cabeça, guardando a bola no fundo do gol, agora sim abrindo o placar no Couto Pereira! Coxa 0x1 Porco!

Aos 35 minutos, Richard Ríos recebeu cartão amarelo.

No minuto seguinte, Ríos cruzou, Flaco López ajeitou de cabeça e Breno Lopes finalizou, obrigando Gabriel a fazer uma grande defesa para evitar o nosso segundo gol!

Depois do gol o Palmeiras foi revertendo a pressão inicial do Coritiba, ficando mais com a posse de bola e pressionando os donos da casa.

Aos 39 minutos, Raphael Veiga sofreu falta de Matheus Bianqui na meia-direita. O próprio Veiga cobrou a falta, mas mandou a bola na barreira.

Aos 43 minutos, o Verdão se enrolou na saída de bola e Slimani por muito pouco não ficou com a bola, obrigando Weverton a sair do gol para corrigir a falha.

Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Veiga inverteu a jogada para Mayke pelo lado direito. O lateral tentou levantar para a área, mas Victor Luis cortou de cabeça pela linha de fundo em escanteio. Na cobrança, Veiga levantou a bola na área e Thalisson Gabriel tirou parcialmente. Piquerez ficou com a sobra, guardou o dele e ampliou o placar em Curitiba! Coxa 0x2 Porco!

Depois de 4 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no estádio Couto Pereira. Placar parcial: Coritiba 0x2 Palmeiras.

Foi um primeiro tempo bem movimentado, com o Coxa dominando as ações ofensivas até o Porco marcar o seu primeiro gol. A partir daí o Verdão foi superando aos poucos a pressão dos donos da casa, até que nos minutos finais o Alviverde passou a ter maior controle do jogo.

Esta mudança se refletiu nos números finais do primeiro tempo: o Palmeiras teve 60% de posse de bola contra 40% do Coritiba. Foram sete finalizações do Coxa e doze finalizações do Porco, sendo que dessas finalizações o Coxa teve três a gol e o Verdão quatro.

Vale registrar que nossos gols tiveram origem em jogadas de bola parada, algo que era considerado como o grande trunfo do Palmeiras e que estava em baixa nas últimas partidas.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. Nossa primeira oportunidade veio já no primeiro minuto: Flaco López recebeu na direita e sofreu falta. Veiga cobrou levantando a bola na área, Zé Rafael desviou de cabeça, mas mandou a bola pra fora!

Aos 3 minutos, após arremesso lateral Robson avançou, invadiu a nossa área e tentou o passe. O atacante do Coritiba reclamou que Piquerez tocou a mão na bola e pediu pênalti. Depois da pressão dos jogadores do Coritiba, o árbitro aguardou a revisão do lance pelo VAR. A conclusão é de que não houve pênalti e o jogo foi retomado.

Aos 6 minutos, o Coxa pressionava a nossa defesa e Piquerez chegou antes que Slimani conseguisse finalizar. Na sequência o Verdão partiu em contra-ataque com o Breno Lopes, que invadiu a área e tentou o passe para Flaco López, mas Henrique chegou antes e conseguiu fazer o corte.

Aos 11 minutos, o auxiliar técnico João Martins fez a nossa primeira substituição, com o Rony entrando no lugar do Flaco López.

Aos 17 minutos, Mayke cruzou pelo lado direito e Rony arriscou finalização de letra com a bola passando rente à trave!

Aos 20 minutos, Rony deu assistência para Breno Lopes, que finalizou na saída do goleiro Gabriel, que conseguiu fazer outra grande defesa!

Aos 23 minutos, Breno Lopes partiu em velocidade pela esquerda, foi para cima da marcação de Andrey e sofreu a falta. Na cobrança Veiga levantou a bola na área e Henrique subiu para afastar de cabeça.

Aos 25 minutos, Mayke inverteu a jogada da direita para a esquerda e acionou Breno Lopes, Natanael disputou a jogada com ele e tirou a bola pela linha de fundo em escanteio. Raphael Veiga bateu o escanteio para a área e Andrey conseguiu tirar e cedeu escanteio mais uma vez.

Raphael Veiga cobrou o escanteio na direção da segunda trave, Gustavo Gómez apareceu inteiro na jogada e cabeceou, mas mandou a bola para fora!

Aos 29 minutos, o auxiliar técnico João Martins fez novas substituições, com Kevin e Fabinho entrando em substituição a Breno Lopes e Zé Rafael.

Aos 34 minutos, Richard Ríos dominou e cruzou para trás e Natanael apareceu para fazer o corte.

Aos 37 minutos, João Martins fez as nossas últimas substituições, com Artur e Marcos Rocha entrando nos lugares de Veiga e Mayke.

Aos 41 minutos, Rony foi acionado na direita e finalizou para o gol, mas o goleiro Gabriel defendeu com segurança.

Aos 43 minutos, Victor Luís recebeu passe na esquerda e cruzou para a área, Garcez desviou sem muita firmeza e mandou a bola pra fora.

Aos 45 minutos, Kevin desceu pela esquerda marcado por Thalisson Gabriel, trouxe a jogada para dentro, armou o chute e bateu pra fora.

Aos 47 minutos, Rony avançava quando foi atingido por Natanael com um carrinho. O jogador do Coxa recebeu um cartão amarelo e Artur cobrou a falta na área e Fransérgio afastou o perigo.

Depois de 4 minutos de acréscimos terminou a partida no estádio Couto Pereira. Placar final: Coritiba 0x2 Palmeiras.

Depois de quatro derrotas seguidas no Brasileiro, finalmente vencemos uma partida. Embora a vitória seja sobre um adversário extremamente fraco, acho que foi importante para ajudar a levantar o moral da equipe.

O Coritiba pressionou bastante no início do primeiro tempo, aproveitando a desorganização inicial do Palmeiras, que precisou de um tempo para se encontrar no esquema tático com três zagueiros. Depois do nosso gol, porém, foi a vez do Palmeiras se aproveitar do abalo sofrido pelos adversários para começar a se impor e a controlar a partida.

O segundo tempo foi um capítulo à parte. O Palmeiras perdeu de virada duas partidas recentes (Red Bull Bragantino e Santos), mesmo tendo feito uma boa primeira etapa, e já há algum tempo o time mostra que perde o fôlego na segunda etapa. Nesta partida, creio que só não tivemos problemas no segundo tempo porque o nosso adversário era muito fraco. Se fosse um adversário mais forte certamente não teríamos tido um segundo tempo tão tranqüilo.

Nosso próximo compromisso será o Choque-Rei contra o São Paulo, na próxima quarta-feira (25), no Allianz Parque, em partida válida pela 29 rodada do Campeonato Brasileiro.

Até lá e #AvantiPalestra!

 

Sigam-me nas redes sociais:

Twitter/X: @srsjoejp

Instagram: @opiniao_de_um_palmeirense





Comentários

  1. Fala, Sander! O Palmeiras soube usar da sua qualidade que era mais do que a do coxa, e saiu com a vitória no confronto, abraço Tmj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Ya! Obrigado por comentar! O que vale são os três pontos. O Coritiba é fraco demais para sabrmos se o time realmente retomou o rumo! Contra o São Paulo veremos até que ponto o time melhorou! Abraço! Tmj!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sejam bem-vindos!!

O Palmeiras e o mercado da bola

Crise no Palmeiras? O momento do Verdão – Parte I