Opinião de um Palmeirense! 204: Palmeiras x Deportivo Pereira – Libertadores 2023



Palmeiras x Deportivo Pereira – Libertadores

2023


Quartas- de Final – Jogo de Volta

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos palmeirenses!

O Palmeiras vira a chave mais uma vez e volta as suas atenções para a Copa Libertadores da América. Hoje o Verdão recebe o Deportivo Pereira no Allianz Parque para o jogo de volta das quartas de final da competição continental.

Vista aérea do Allianz Parque com o mosaico montado pela torcida organizada Mancha Alviverde

Vindo da vitória por 1x0 sobre o Vasco da Gama na partida da vigésima primeira rodada do Campeonato Brasileiro realizada no Allianz Parque no último domingo (27), o Palmeiras entra em campo com o objetivo de sacramentar a sua vaga na semifinal da Copa Libertadores. No primeiro jogo das quartas de final realizado na Colômbia no dia 23, o Verdão venceu por 4x0 e vai aproveitar a ampla vantagem para garantir a classificação para a próxima fase.

Disputando as quartas de final da Libertadores pela 12ª vez (recorde entre os brasileiros, ao lado Grêmio), sendo a sexta consecutiva (recorde entre todos os clubes do continente, ao lado do Boca Juniors), o Palmeiras busca uma vaga nas semifinais pela 11ª vez (o que o tornaria recordista isolado entre os brasileiros, pois hoje está ao lado de Grêmio e São Paulo), sendo a quarta consecutiva (igualando o recorde brasileiro do Santos, entre 1962 e 1965).

O Maior Campeão do Brasil já disputou 46 confrontos eliminatórios na história da Libertadores, levando a melhor em 31 e sendo eliminado (ou ficando com o vice-campeonato) 15 vezes.


Histórico do Confronto


O Deportivo Pereira é o 10º adversário colombiano que o Palmeiras enfrenta na história. Desde a excursão ao país vizinho em 1960, Atlético Nacional de Medellín, América de Cali, Deportivo Cali, Independiente Medellín, Independiente Santa Fé, Once Caldas, Millonarios e Atlético Junior de Barranquilla, além da própria Seleção da Colômbia, já cruzaram o caminho alviverde.

Retrospecto contra o Deportivo Pereira: 1 jogo, 1 vitória, 4 gols marcados e nenhum gol sofrido

Palmeiras tem 100% de aproveitamento contra colombianos em casa

Retrospecto contra adversários colombianos: 26 jogos, 18 vitórias, 5 empates, 3 derrotas, 53 gols marcados e 23 gols sofridos.
– Último jogo: 23/08/2023 – Deportivo Pereira 0x4 Palmeiras (gols de Raphael Veiga, Marcos Rocha, Mayke e Rony) – Estádio Hernán Ramírez Villegas (Pereira/Colômbia) – Libertadores.

> Retrospecto contra adversários colombianos como mandante: 6 jogos, 6 vitórias, 18 gols marcados e 6 gols sofridos.
– Último jogo: 10/04/2019 – Palmeiras 3×0 Júnior de Barranquilla (gols de Deyverson, Dudu e Hyoran) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Libertadores.

> Retrospecto contra times colombianos pela Libertadora: 11 jogos, 9 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 28 gols marcados e 9 gols sofridos.

> Retrospecto contra times colombianos como mandante pela Libertadores: 5 jogos, 5 vitórias, 15 gols marcados e 5 gols sofridos.


Preparação


Depois da nossa vitória sobre o Vasco da Gama na partida da 21ᵃ rodada do Brasileirão realizada no Allianz Parque no domingo (27), o Palmeiras se reapresentou na manhã da segunda-feira (28) para dar início à sua preparação para o confronto de hoje.

Como sempre é feito, os titulares na partida do dia anterior seguiram cronograma de atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. O restante do grupo foi ao gramado para duas atividades técnicas: primeiro, com ênfase na posse e circulação de bola, e na sequência com enfrentamentos de cinco contra cinco em campo reduzido.

O atacante Dudu sofreu uma torção no joelho direito e foi substituído no primeiro tempo da partida contra o clube carioca. O camisa 7 foi submetido a exames e teve constatadas ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão no menisco. Ele já iniciou a recuperação com sessões de fisioterapia e será operado nas próximas semanas.

O jogador Jhonatan, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação do elenco alviverde foi concluída na manhã da terça-feira (29) na Academia de Futebol. O elenco realizou um trabalho técnico de cruzamentos e finalizações. As atividades do dia foram concluídas com um recreativo (o tradicional rachão).

Os jogadores Kevin e Luan (D), da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)


Escalação


Pendurados:    não há.
Suspensos:      Gabriel Menino (três cartões amarelos).
Retorno de suspensão:         Endrick (cartão vermelho).
Desfalques:     Atuesta (lesão no joelho direito), Luis Guilherme (estiramento na coxa direita) e Dudu (lesão no joelho direito).

 

Com a vantagem no placar, é esperado que o Professor Abel Ferreira mande o Palmeiras a campo com um time misto. Há a ausência de Dudu, que está fora do restante da temporada para o tratamento de lesões no joelho e há ainda a suspensão de Gabriel Menino, que recebeu o terceiro cartão amarelo na partida de ida.

Existe a possibilidade de alguns jogadores serem poupados, como parte da preparação para o Derby do próximo domingo (3) pelo Brasileirão. Considerando-se tudo isso, a provável escalação para a partida decisiva de hoje é a seguinte: Weverton; Mayke, Luan, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Richard Ríos e Raphael Veiga; Artur, Rony e Jhon Jhon.

 

*Pré-Jogo concluído em 30/08/2023 às 12:45 horas.

*Escalação confirmada em 30/08/2023 às 20:30 horas.

 

O Palmeiras entrará em campo com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez, Luan e Murilo na zaga; Zé Rafael, Richard Ríos e Raphael Veiga no meio-campo; Rony e Flaco López na linha de frente. O esquema tático inicial deve ser o 3-5-2.

Eu esperava um time mesclado, mas confesso que me surpreendeu a escalação de três zagueiros. Geralmente o Palmeiras não joga bem com essa formação. Por mais que seja uma partida tranquila, pois temos ampla vantagem no placar, essa formação surpreende.

Eu esperava que o Luan fosse entrar, pelo fato de ter recebido o terceiro cartão amarelo na partida contra o Vasco e estar suspenso para a partida contra o Corinthians. Porém, eu acreditava que ele entraria no lugar do Gómez, que seria poupado.

Provavelmente o Professor Abel Ferreira está fazendo testes visando encontrar a formação ideal para compensar a ausência do Dudu. Se isso for verdade, mostra que o Professor não tem certeza de quem será o substituto do Dudu, mostrando que não temos um jogador com qualidade similar à do Baixola.

Vamos ver como o time se comportará com essa escalação e formação. Mesmo sendo uma partida tranquila, acredito numa vitória por 2x0 com gols de Flaco López e Rony.




O Jogo


Força, Dudu!

O Verdão iniciou a partida já ocupando espaços e tentando propor o jogo. Precisando vencer, mesmo que não conseguisse reverter o placar favorável ao adversário, o Deportivo Pereira não recuou e deixou o Verdão jogar.

Logo aos 20 segundos de jogo, Rony brigou pela bola dentro da área, tocou nela e mandou no braço de Garcés. Rony deu continuidade ao lance, errou o cruzamento, e só então pediu pênalti, mas o árbitro nada assinalou e o VAR não chamou para revisão.

Pouco depois, aos 2 minutos, Marcos Rocha fez a ligação direta buscando Flaco López na grande área, e Quintero cortou de cabeça.

O Verdão estava controlando com facilidade os minutos iniciais da partida e, aos 4 minutos, Flaco López dominou na intermediária, girou e tentou acionar Rony em profundidade, mas bateu forte demais na bola e o goleiro Quintana saiu do gol para ficar com ela.

Aos 8 minutos, Raphael Veiga se enroscou com Murillo na meia-esquerda e ficou caído no gramado com a mão no rosto. O árbitro marcou apenas lateral para o Palmeiras.

Dois minutos depois, Bocanegra limpou para a canhota na intermediária e tentou acionar Rodríguez na grande área. Gustavo Gómez apenas desviou ao tentar afastar, a bola bateu no rosto do atacante do Deportivo Pereira e sobrou para o Verdão.

Aos 16 minutos, Flaco López aproveitou erro de Quintero, invadiu a área e bateu pro gol, mas o goleiro Quintana fez grande defesa e impediu que o placar fosse aberto no Allianz Parque!

Aos 23 minutos, a bola foi alçada na área em cobrança de falta, Gómez subiu e desviou de cabeça pro gol, mas o goleiro Quintana fez mais uma defesa.

O Pereirão tentava criar jogadas no ataque e, aos 27 minutos, Balboa cruzou fechado da ponta direita buscando Rodríguez no meio da área, mas Gustavo Gómez subiu e afastou de cabeça. Na sequência, Garcés cruzou da meia-direita buscando a chegada de Fory na segunda trave e Weverton saiu do gol e se esticou todo para defender.

Aos 31 minutos, Flaco López recebeu cruzamento a partir da esquerda e finalizou de primeira, mas mandou a bola direto pela linha de fundo!

Apenas dois minutos depois, aos 33 minutos, o Pereirão teve a sua melhor oportunidade até este ponto da partida, com o Bocanegra soltando uma bomba de fora da área e Weverton espalmando no canto direito. No rebote, Rodríguez chutou desequilibrado e o arqueiro alviverde fez mais uma grande defesa, e o bandeirinha marcou impedimento do atacante colombiano.

Aos 40 minutos, tivemos mais uma boa oportunidade de abrir o placar com o Rony, que ficou com a sobra de bola após ela ser levantada na área e tentou finalizar duas vezes, mas a zaga adversária conseguiu interceptar.

Aos 44 minutos, outra oportunidade do Pereirão: Luan errou ao tentar se antecipar a Rodríguez, o atacante ganhou de Gustavo Gómez na disputa de corpo para invadir a área pela ponta, abriu espaço e chutou na trave direita!

Após dois minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque. Placar parcial: Verdão 0x0 Pereirão.

Foi um primeiro tempo bem abaixo do esperado. Embora todos esperassem uma partida tranqüila por conta do placar no jogo de ida, também acreditávamos numa vitória alviverde com um ou dois gols.

Apesar de ter o domínio da partida, com 59% de posse de bola (contra 41% do Pereirão), ficamos empatados com os colombianos nas finalizações, com seis de cada lado, sendo que o Verdão finalizou 3 vezes a gol, contra 2 finalizações a gol dos nossos adversários, o que mostra que a nossa maior posse de bola não resultou em criação de jogadas ofensivas. Mostra também que, mesmo ficando pouco com a bola, os colombianos foram mais eficientes na criação de jogadas nas poucas oportunidades que tiveram.

Voltamos para a segunda etapa com Vanderlan e Mayke entrando em substituição a Piquerez e Marcos Rocha.

Já no primeiro minuto de jogo o Verdão trocou passes pela direita e a bola chegou até o Veiga, que dominou pelo meio e arriscou a finalização, obrigando o goleiro Quintana a fazer a primeira defesa da segunda etapa!

Aos 3 minutos, Monroy caiu na tentativa de cortar um lançamento para Vanderlan e mandou a bola pela linha de fundo. Apesar de pedir falta, o árbitro marcou apenas o escanteio a favor do Verdão e na cobrança Veiga cruzou para a segunda trave, e Quintero afastou de cabeça.

Aos seis minutos, Rony cruzou da ponta direita, o zagueiro Garcés tentou afastar o perigo e mandou a bola contra o próprio gol, com o goleiro Quintana caindo no cantinho esquerdo para defender.

Aos 13 minutos, Mayke cruzou da ponta direita, Fory afastou parcialmente na primeira trave e no rebote, Gustavo Gómez ajeitou de cabeça, Rony tentou finalizar de bicicleta, mas mandou a bola para fora!

Aos 16 minutos, o Professor Abel Ferreira fez novas substituições, com Artur e Endrick entrando em substituição a Raphael Veiga e Rony.

Pouco depois, aos 20 minutos, Ríos roubou a bola no meio de campo e iniciou jogada que terminou com o Artur, que finalizou com um voleio que quase abriu o placar!

Aos 26 minutos, Mayke recebeu bom passe de Flaco López, arrancou em velocidade pela direita, invadiu a área e cruzou rasteiro para o Artur, que chutou de primeira e mandou a bola por cima da meta!

Aos 30 minutos, Quintero parou contra-ataque de Endrick com falta grave e, como já estava amarelado, recebeu cartão vermelho e foi expulso de campo. O Palmeiras passou a jogar com um homem a mais.

Aos 36 minutos, Endrick foi lançado por Vanderlan pelo lado esquerdo da área, dominou mal e chutou com pouco ângulo. Quintana fechou bem o ângulo e usou o corpo para mandar para fora!

Aos 42 minutos, o Professor Abel Ferreira fez a nossa última substituição, com o Kevin entrando em substituição ao Flaco López.

Após 3 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque! Placar final (agregado): Palmeiras 0 (4) x 0 (0) Deportivo Pereira.

   

Estamos nas semifinais da Copa Libertadores da América mais uma vez!

Foi uma partida morna, bem abaixo do esperado e olha que eu não esperava muita coisa desse jogo! Se a intenção era testar uma nova formação tática para compensar a ausência do Dudu, creio que o resultado não foi muito bom, embora seja cedo para conclusões. Se Abel Ferreira pretende usar o time com essa formação tática, terá que treinar mais a equipe e colocar este esquema em prática mais vezes até que todos se adaptem.

Gostei da partida do Flaco López, que teve boas oportunidades no primeiro tempo e mostrou que, se tiver mais oportunidades, pode evoluir bastante e entregar um bom futebol. Ríos e Mayke também fizeram boas partidas. Gostei de ver o Kevin em campo, espero que continue recebendo oportunidades!

A meu ver Veiga foi prejudicado pelo esquema tático, pois fiquei com a impressão que ele não se encaixou no jogo e com isso acabou sendo subaproveitado. O meu destaque negativo fica para o Artur, que mais uma vez conseguiu perder um gol cara a cara com o goleiro. Não sei o que está acontecendo, mas o Artur já mostrou um futebol muito melhor que este que vem entregando nas últimas partidas. E para o Endrick que, francamente, não vem apresentando bom desempenho dentro de campo.

O que importa é que garantimos a nossa vaga na semifinal da Copa Libertadores e estamos a três jogos de conquistar a Glória Eterna pela quarta vez!

No momento em que concluo esta resenha já foi definido que o nosso adversário na próxima etapa será o Boca Juniors e os confrontos devem ocorrer em 27/09, no La Bombonera, em Buenos Aires, e em 04/10, no Allianz Parque, em São Paulo.



O próximo confronto do Alviverde será no domingo (3), quando iremos à Neo Química Arena enfrentar o nosso arquirrival Corinthians, no Derby válido pela 22 rodada do Campeonato Brasileiro.

Até lá e #AvantiPalestra!

 


Sigam-me nas redes sociais: 

Twitter: @srsjoejp     Instagram: @opiniao_de_um_palmeirense






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sejam bem-vindos!!

O Palmeiras e o mercado da bola

Crise no Palmeiras? O momento do Verdão – Parte I