Opinião de um Palmeirense! 203: Palmeiras x Vasco da Gama – Brasileirão 2023



Palmeiras x Vasco da Gama – Brasileirão 2023

21 Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

Um dia depois de comemorar 109 anos de uma existência vitoriosa, o Palmeiras vira a chave e volta as suas atenções ao Campeonato Brasileiro. Hoje receberemos a equipe do Vasco da Gama no Allianz Parque para partida válida pela 21 rodada da competição.

Allianz Parque - São Paulo/SP

Vindo da vitória por 4x0 sobre o Deportivo Pereira na partida de ida das quartas de final da Copa Libertadores da América, o Verdão entra em campo para buscar três pontos e se manter na vice-liderança do Brasileirão. Com 37 pontos, o Verdão está a 11 pontos do líder Botafogo (a distância já chegou a ser de 15 pontos) e precisa vencer para não permitir que a distância volte a aumentar.

Na última rodada do Brasileirão o Palmeiras enfrentou o Cuiabá, na Arena Pantanal, e venceu pelo placar de 2x0, com gols de Raphael Veiga e Richard Ríos.

O Palmeiras pode se isolar como clube com mais vitórias na história do Campeonato Brasileiro. Com 697 triunfos desde 1959, está ao lado do São Paulo, que nesta rodada visita o América-MG.

Nesta partida o Palmeiras estreará o seu novo terceiro uniforme, que foi oficialmente apresentado na quinta-feira (24):



Histórico do Confronto



Palmeiras não perde para o Vasco da Gama há quase oito anos

A última derrota aconteceu pelo segundo turno do Brasileiro 2015, em novembro daquele ano, por 2 a 0, no Allianz Parque.

RETROSPECTO GERAL CONTRA O VASCO: 133 jogos, 60 vitórias, 42 empates, 31 derrotas, 214 gols marcados e 167 gols sofridos.

– Primeiro jogo: 28/09/1924 – Vasco 0×2 Palestra Italia (gols de Coe, duas vezes) – Campo do Andarahy (Rio de Janeiro-RJ) – Taça Vasco da Gama.
– Último jogo: 23/04/2023 – Vasco 2×2 Palmeiras (gols de Rafael Navarro e Artur) – Maracanã (Rio de Janeiro-RJ) – Campeonato Brasileiro.
– Última vitória: 08/11/2020 – Vasco 0x1 Palmeiras (gol de Luiz Adriano) – São Januário (Rio de Janeiro-RJ) – Campeonato Brasileiro.

– Maior série invicta: Palmeiras, 12 jogos, sendo oito vitórias e quatro empates (entre 01/04/1951 e 11/03/1959).
– Maior série de vitórias: Palmeiras, nove vitórias (entre 07/03/1965 e 06/12/1970).
– Maior série sem sofrer gols: Palmeiras, cinco jogos (de 28/10/1972 a 09/12/1976).
– Maior goleada: 12/03/1967 – Palmeiras 5×0 Vasco (gols de Rinaldo, quatro vezes, e Gallardo) – Pacaembu (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro (Robertão).

Retrospecto contra o Vasco como mandante: 73 jogos, 38 vitórias, 26 empates, 9 derrotas, 137 gols marcados e 81 gols sofridos.

– Último jogo: 26/01/2021 – Palmeiras 1×1 Vasco (gol de Breno Lopes) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro.
– Última vitória: 12/08/2018 – Palmeiras 1×0 Vasco (gol de Deyverson) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro.

Retrospecto contra o Vasco pelo Campeonato Brasileiro: 60 jogos, 29 vitórias, 19 empates, 12 derrotas, 91 gols marcados e 54 gols sofridos.

Retrospecto contra o Vasco como mandante pelo Campeonato Brasileiro: 32 jogos, 17 vitórias, 11 empates, 4 derrotas, 57 gols marcados e 27 gols sofridos.

Retrospecto contra o Vasco no Palestra Italia/Allianz Parque: 35 jogos, 21 vitórias, 10 empates, 4 derrotas, 71 gols marcados e 39 gols sofridos.

Retrospecto contra o Vasco no Palestra Italia/Allianz Parque pelo Campeonato Brasileiro: 18 jogos, 12 vitórias, 4 empates, 2 derrotas, 40 gols marcados e 18 gols sofridos.

Retrospecto contra o Vasco no Allianz Parque: 5 jogos, 2 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 7 gols marcados e 4 gols sofridos.

* Todos os jogos no Allianz Parque foram pelo Campeonato Brasileiro


Preparação


Depois de enfrentar e vencer o Deportivo Pereira por 4x0, na cidade de Pereira, na Colômbia, pelas quartas de final da Copa Libertadores, o Palmeiras deveria ter retornado na mesma noite para o Brasil. Porém, o voo da Placar Linhas Aéreas não pôde decolar, pois os sistemas da aeronave detectaram um problema que impediu a decolagem por motivos de segurança.

A delegação alviverde precisou retornar ao hotel e o clube passou a buscar uma solução para que a nossa equipe pudesse retornar ao Brasil. Foi decidido que, na quinta-feira (24), a equipe viajaria de ônibus até a cidade de Cali, a 200 km de distância, onde iria pernoitar e embarcaria em outro voo fretado para São Paulo na sexta-feira (25). A nossa delegação desembarcou em São Paulo no início da noite de sexta-feira (25), dois dias após o jogo pela Libertadores.

Com isso todo o planejamento de recuperação e preparação dos jogadores foi afetado e o nosso elenco fez um único treino, na manhã do sábado (26), na Academia de Futebol.

Após ativação na sala de musculação do Centro de Excelência, o elenco alviverde foi a campo e, sob uma ininterrupta e fina chuva, realizou uma atividade técnica em dimensões reduzidas com objetivos específicos. Na sequência, a comissão do Professor Abel Ferreira colocou em prática um descontraído recreativo (rachão).

O jogador Rony, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)


Escalação


Pendurados:   Weverton, Gustavo Garcia, Piquerez, Murilo, Luan, Endrick, José López e Abel Ferreira (treinador).
Suspensos:     Zé Rafael (três cartões amarelos), Jhon Jhon (três cartões amarelos) e João Martins (punido pelo STJD).
Retorno de suspensão:         Gustavo Gómez e Vanderlan (três cartões amarelos).
Desfalques:    Atuesta (lesão no joelho direito) e Luis Guilherme (estiramento na coxa direita).


Com a vantagem conquistada no jogo de ida das quartas de final da Libertadores contra o Deportivo Pereira, é esperado que o Professor Abel Ferreira mande o Palmeiras a campo com a força máxima disponível para esta partida e mescle o time no jogo de volta contra os colombianos, que será realizado no Allianz Parque, na próxima quarta-feira (30). Desta forma teremos o time principal disponível para a próxima rodada do Brasileirão, quando enfrentaremos o Corinthians na Neo Química Arena.

Sendo assim a provável escalação para esta partida é a seguinte: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Richard Ríos e Raphael Veiga; Artur, Rony e Dudu.

 

*Pré-Jogo concluído em 27/08/2023 às 17:15 horas.

*Escalação confirmada em 27/08/2023 às 17:30 horas.

 

O Palmeiras entrará em campo com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Mayke na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Gabriel Menino, Richard Ríos e Raphael Veiga no meio-campo; Artur, Rony e Dudu na linha de ataque. O time deve ser organizado no esquema tático inicial 4-2-3-1.

Como esperado, vamos a campo com a força máxima disponível e temos plenas condições de superar o Vasco sem grandes dificuldades, ao menos na teoria. Temos que considerar que não tivemos o tempo de recuperação e preparação necessários, mas mesmo assim acredito numa vitória alviverde pelo placar de 2x0, com gols de Artur e Gustavo Gómez.



O Jogo


Jogando em seus domínios, o Verdão iniciou a partida trocando passes no seu campo defensivo e com o Cruzmaltino apertando a marcação para dificultar a saída de bola do Verdão.

Já aos três minutos Rony aproveitou sobra de bola na entrada da área, se livrou da marcação e chutou colocado, obrigando o goleiro Léo Jardim a se esticar todo para fazer a defesa, mandando a bola para escanteio! Na cobrança Veiga levantou a bola na área, mas Léo Jardim afastou de soco!

Aos 7 minutos, tivemos outra oportunidade de abrir o placar com o Piquerez, que aproveitou sobra de bola e finalizou de primeira, mas mandou a bola pra fora!

Aos 16 minutos, Lucas Piton cruzou da esquerda para a cabeçada de Vegetti. A bola encobriu Weverton, que saiu mal, e Murilo salvou o gol tirando a bola em cima da linha. A defesa alviverde afastou parcialmente, mas a bola sobrou para o Paulinho emendar um foguete de fora da área para marcar e abrir o placar. Porém, após análise, o VAR detectou impedimento de Vegetti e anulou o gol vascaíno.

Aos 23 minutos, Dudu viu a infiltração de Artur e fez belo passe para o companheiro. Medel se antecipou à jogada e fez corte providencial, cedendo escanteio para o Palmeiras. Após a cobrança, o Alviverde trabalhou a bola na intermediária até ela chegar a Piquerez na esquerda. O lateral-esquerdo levantou para a área, mas pegou muito forte nela.

Aos 26 minutos, Richard Ríos aproveitou sobra de bola na área e finalizou com um chute forte, que foi defendido pelo goleiro Léo Jardim!

Aos 35 minutos, em cobrança de falta, Veiga arriscou de longe e mandou a bola por cima da meta!

Aos 42 minutos, depois de sentir dores no joelho direito e receber atendimento médico no gramado, Dudu tentou voltar pra partida, mas precisou ser substituído por Breno Lopes, deixando a torcida alviverde apreensiva.

Aos 43 minutos, Richard Ríos disparou pela direita, cruzou para a área, mas Bruno Praxedes fez o corte e desviou pela linha de fundo, nos cedendo escanteio. Na cobrança, Raphael Veiga mandou a bola para o meio da área, Vegetti ajudou a defesa vascaína, ganhou pelo alto e afastou o perigo.

Já nos acréscimos, aos 48 minutos, em cobrança de escanteio a bola foi levantada na área e Richard Ríos subiu e desviou de cabeça, com a bola raspando a trave e levando muito perigo ao gol de Léo Jardim!

Após 5 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque! Placar parcial: Verdão 0x0 Cruzmaltino.

Foi um primeiro tempo bem fraco, com o Palmeiras apresentando dificuldades na criação ofensiva e, apesar da maior posse de bola e maior volume de jogo, foram poucas as oportunidades criadas, sendo que foi o Vasco quem chegou ao gol primeiro e teria aberto o placar se o tento não tivesse sido anulado por impedimento.

Na primeira etapa o Palmeiras teve 61% de posse de bola, contra 39% do Vasco. E foram 5 finalizações a gol do Palmeiras (sendo 2 a gol) contra 2 finalizações do Vasco (sendo 1 a gol). Apesar de o Verdão ter tido um maior número de finalizações, foi o Cruzmaltino que teve um melhor aproveitamento.

Voltamos para a segunda etapa sem novas alterações no time. Já no primeiro minuto Veiga cortou o marcador, arriscou de longe e o goleiro Léo Jardim fez a defesa.

Aos 8 minutos, tivemos uma excelente oportunidade com o Rony, que recebeu um lançamento do Artur e cabeceou pro gol, mas finalizou com um cabeceio fraco, que foi facilmente defendido pelo Léo Jardim!

Aos 12 minutos Richard Ríos recebeu cartão amarelo depois de cometer falta em Zé Gabriel.

Aos 20 minutos Breno Lopes avançava em velocidade quando foi derrubado por Zé Gabriel próximo da área. Veiga foi para a cobrança da falta e chutou direto no gol, guardando a bola na forquilha esquerda do gol do Léo Jardim, que nada pôde fazer! Placar aberto no Allianz Parque! Verdão 1x0 Cruzmaltino!

Aos 26 minutos, o Professor Abel Ferreira fez novas substituições, com Fabinho e Marcos Rocha entrando em substituição a Richard Ríos e Artur.

Aos 30 minutos, em cobrança de escanteio, Raphael Veiga levantou para o meio da área e Maicon cabeceou para tirar o perigo.

Aos 39 minutos, boa oportunidade com o Mayke, que finalizou cruzado depois de receber um ótimo passe do Veiga.

Já nos acréscimos, aos 49 minutos, o Professor Abel Ferreira fez as nossas últimas substituições, com o Luan e o Flaco López entrando em substituição a Gabriel Menino e Rony. Na boa, pra que fazer uma substituição nos acréscimos, a dois minutos do fim da partida?

Aos 51 minutos, Luan recebeu cartão amarelo depois de chegar com um carrinho em Paulinho. Como estava pendurado, ficará fora do Derby contra o Corinthians na próxima rodada do Brasileirão.

Após 8 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque! Placar final: Palmeiras 1x0 Vasco da Gama.


Foi uma partida com dois tempos bastante distintos. Na primeira etapa, embora tivesse maior posse de bola e maior volume de jogo, o Palmeiras teve dificuldades na criação de jogadas ofensivas, pois o Vasco baixou as linhas e o Verdão teve a costumeira dificuldade em quebrar as linhas adversárias. O Vasco conseguiu pressionar a nossa saída de bola e foi bem efetivo na marcação.


Já na segunda etapa o Verdão teve uma postura mais ofensiva e conseguiu pressionar mais o Cruzmaltino, conseguindo criar mais oportunidades no ataque e explorando bem os contra-ataques.

Foi um jogo bem fraco, como um todo. Os jogadores jogaram bem abaixo do normal, embora isso possa ser creditado ao pouco tempo de descanso e preparo do elenco. O destaque positivo fica com o Raphael Veiga, que foi o que jogou melhor, ao lado do Mayke, que também fez uma boa partida.

Já os destaques negativos foram Gabriel Menino, que parecia perdido dentro de campo; Artur, que continua jogando muito abaixo do que já jogou e perdeu um gol na cara do gol; e Weverton, que saiu mal no lance anterior ao que resultou no gol anulado do Vasco, e ficou catando borboletas, com o Murilo nos salvando tirando a bola em cima da linha. Um goleiro da qualidade do Weverton não pode cometer erros grosseiros como estes.

O que importa é que conquistamos três pontos, chegamos aos 40 pontos, nos isolamos na vice-liderança do Brasileirão e mantivemos onze pontos de distância do líder Botafogo, que está com 51 pontos.

O nosso próximo compromisso será na quarta-feira (30) quando receberemos o Deportivo Pereira no Allianz Parque, para a partida de volta das quartas de final da Copa Libertadores da América.

Até lá e #AvantiPalestra!



Sigam-me nas redes sociais: 

Twitter: @srsjoejp     Instagram: @opiniao_de_um_palmeirense





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sejam bem-vindos!!

O Palmeiras e o mercado da bola

Crise no Palmeiras? O momento do Verdão – Parte I