Crise no Palmeiras? O momento do Verdão – Parte V
Ela sentiu o golpe!
As últimas
semanas têm sido bastante movimentadas para a torcida alviverde. Além das
dificuldades enfrentadas pelo nosso time dentro de campo, também tivemos que
lidar com a falta de ação da diretoria, que desperdiçou a janela de
transferências deste meio de ano para trazer as reposições e os reforços que o
time precisa desde o início da atual temporada.
Em menos de
trinta dias vimos o nosso diretor de futebol vir a público e reconhecer que
cometeu erros na condução das negociações nas quais se envolveu, e se mostrou o
principal responsável pelo fracasso do Verdão no mercado da bola. Ao lado da
presidente, são os responsáveis pela vergonha que o time está passando diante
de rivais, torcidas adversárias e da mídia esportiva no Brasil e no exterior.
A
presidente do Palmeiras pode ser uma excelente gestora de suas empresas e uma
ótima empresária, mas o sucesso na administração das suas empresas não faz dela
automaticamente uma boa gestora de um clube de futebol.
Que Leila
Pereira não entende nada de futebol não é nenhuma novidade. Ela nos mostra de
forma clara através das suas ações que não sabe definir prioridades e não sabe
buscar soluções que permitam ao Palmeiras continuar investindo na melhoria do
seu plantel sem que isso prejudique a busca do desejado equilíbrio financeiro.
Como já
mencionei antes, o fato dela não entender de futebol não seria necessariamente
um problema se ela se cercasse de pessoas capazes de auxiliá-la. Não dá pra
dizer que Anderson Barros, o nosso diretor de futebol, seja uma dessas pessoas
capazes. Com tantas admissões de fracasso, ele já teria sido demitido de qualquer
empresa ou instituição séria.
Diante de
todas as cobranças que vêm recebendo, a presidente Leila Pereira preferiu optar
pelo confronto com a torcida e escolheu responder às reivindicações com
deboche, sarcasmo e mostras de alienação da realidade ao invés de agir como a
procuradora dos torcedores, algo que ela mesma prometeu fazer.
A
presidente tem enfrentado protestos e reivindicações baseados em suas próprias
palavras. Mencionei em artigos anteriores que uma das causas dos nossos atuais
problemas é a falta de comunicação institucional. Promessas foram feitas e não
foram cumpridas. E o torcedor tem todo o direito de cobrar uma satisfação
daquela que fez as promessas sem que ninguém a obrigasse.
A mais
recente resposta da presidente do Palmeiras às demandas da torcida veio no sábado (29) através de uma matéria publicada pelo site Lance. Intitulada “Saiba quanto a atual patrocinadora do
Palmeiras investiu no clube desde o início da parceria”, o texto mais parece um informe
publicitário do que uma matéria jornalística, já que informa apenas a parte que
interessa à nossa patrocinadora e omite, de forma intencional ou não, os demais
números pertinentes à parceria entre o Palmeiras e as empresas de Leila
Pereira.
Todos reconhecem a importância dos investimentos feitos pela Crefisa no
Palmeiras desde o início da parceria em 2015 e ninguém nega que tais
investimentos foram fundamentais para que o clube chegasse ao patamar atual. O
que precisa ficar claro é que foi uma via de mão dupla, pois o crescimento da
Crefisa e da Faculdade das Américas (FAM) após o início do vínculo com a marca
Palmeiras em 2015 foi excepcional.
As marcas
Crefisa e FAM passaram a ter exposição internacional graças às participações do
Palmeiras em torneios como a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes da FIFA.
Qualquer pessoa no país sabe hoje quem é Leila Pereira e quem é a patrocinadora
do Palmeiras. O mesmo não ocorre com outros clubes, cujo conhecimento da
empresa patrocinadora geralmente fica restrito à sua própria torcida.
Por que
Leila Pereira não vem a público e revela o quanto suas empresas ganharam com a
parceria com o Palmeiras? Ela não faz isso porque muito provavelmente os
valores que suas empresas lucraram com o Palmeiras são muito superiores aos
investimentos feitos no clube.
Uma coisa é
óbvia: quanto maior o valor investido pela Crefisa/FAM no Palmeiras, maiores os
seus lucros. Não se trata de um favor feito por estas empresas ao Palmeiras. É
uma relação de investimento que visa benefícios para ambas as partes: aumento
da competitividade para o Palmeiras e lucro/exposição das marcas para a
Crefisa/FAM. A presidente Leila Pereira só mostra um lado da moeda. Por que não
abre o jogo e mostra o outro lado, o quanto ganhou (e ainda ganha) com tudo isso?
Ela tenta
posar como a grande benfeitora do Palmeiras, que pôs dinheiro do próprio bolso
no clube sem ganhar nada em troca. Trata-se uma falácia, uma grande mentira.
Até mesmo
uma empresa de Leila Pereira que sequer possui vínculo de patrocínio com o
Palmeiras tem se aproveitado do nome do clube para ganhar exposição midiática
sem que isso gere retorno para o Verdão. Trata-se da Placar Linhas Aéreas,
empresa que se tornou conhecida graças à associação do seu nome com a marca
Palmeiras.
Vale
lembrar que o Palmeiras ainda não utilizou os serviços aéreos da empresa, e que
quando os utilizar não será de graça. Porém, a publicidade já foi feita e a
associação com o nome Palmeiras também, já que todos consideram que o avião
adquirido pela Placar Linhas Aéreas é o “avião do Palmeiras”.
Apesar de
todo o investimento feito por suas empresas, Leila Pereira nunca terá a coragem
de admitir publicamente que a exclusividade obtida pela Crefisa/FAM no
patrocínio impede que o Verdão busque patrocínios adicionais para fortalecer as suas finanças e que esta exclusividade tem prejudicado o clube, que se
torna refém da sua própria presidente, pois ela também é a presidente das
empresas patrocinadoras. É um evidente conflito de interesses que mostra que de
benemérita Leila Pereira não tem nada.
Isto Leila
Pereira não comenta e a imprensa não informa. Tudo tem sido feito de forma a
pintar a presidente Leila Pereira e suas empresas como se fossem indispensáveis
ao Palmeiras, e como se o clube dependesse dela e da Crefisa/FAM para seguir em
sua trajetória de sucesso. Ledo engano, presidente! Não precisamos de você e
das suas empresas. Vocês é que dependem de nós. E a sua resposta às nossas
demandas só mostra que temos razão.
Continua
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