Opinião de um Palmeirense! 196: América-MG x Palmeiras – Brasileirão 2023


América-MG x Palmeiras – Brasileirão 2023

17 Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

Seguimos focados no Campeonato Brasileiro e hoje estamos em Belo Horizonte/MG para enfrentar a equipe do América-MG, no estádio Independência, em partida válida pela 17 rodada da competição nacional.

Estádio Independência - Belo Horizonte/MG

Vindo da vitória por 3x1 sobre a equipe do Fortaleza na partida da 16 rodada do Brasileiro realizada no Allianz Parque no sábado (22), o Palmeiras entrará em campo com o objetivo de conquistar três pontos e consolidar a sua recuperação na competição, além de usar a partida como preparação para o jogo contra o Atlético-MG pela Libertadores.

Na rodada anterior o Palmeiras voltou a vencer depois de cinco rodadas sem vitórias no Brasileiro, está com 28 pontos e busca se manter no G4 da competição.


Histórico do Confronto


Verdão supera o triplo de triunfos, venceu metade dos duelos como visitante e só perdeu uma partida pelo Brasileiro

Retrospecto geral contra o América-MG: 31 jogos, 17 vitórias, 9 empates, 5 derrotas, 54 gols marcados e 28 gols sofridos.
– Primeiro jogo e maior goleada: 14/12/1939 – Palestra Itália 6×1 América-MG (gols de Caieira, contra, Lima, duas vezes, Echevarrieta, duas vezes, e Feitiço) – Estádio Palestra Italia (São Paulo-SP) – Amistoso.
– Último jogo: 09/11/2022 – Palmeiras 2×1 América-MG (gols de Gustavo Scarpa e Murilo) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro.

> Retrospecto contra o América-MG como visitante: 18 jogos, 9 vitórias, 5 empates, 4 derrotas, 28 gols marcados e 19 gols sofridos.
– Último jogo: 21/07/2022 – América-MG 0x1 Palmeiras (gol de Gustavo Scarpa) – Estádio Independência (Belo Horizonte/MG) – Campeonato Brasileiro.

Retrospecto geral contra o América-MG pelo Campeonato Brasileiro: 18 jogos, 11 vitórias, 6 empates, 1 derrota, 28 gols marcados e 11 gols sofridos.


Preparação


Após a vitória sobre o Fortaleza no sábado (22) o elenco alviverde descansou no domingo (23) e na segunda-feira (24), e se reapresentou na manhã da terça-feira (25), na Academia de Futebol, para dar início à sua preparação para o confronto de hoje.

Com mais uma semana cheia de treinamentos pela frente, o Professor Abel Ferreira comandou uma atividade técnico-tática com dois times completos em campo, enfatizando opções de passe, transições e marcação, entre outros aspectos.

Os jogadores Jhonatan e Marcos Rocha (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação prosseguiu na quarta-feira (26) na Academia de Futebol. O elenco realizou trabalhos técnicos. O primeiro exercício dividiu o grupo em trios para enfrentamentos em espaço reduzido. Depois, em campos diferentes do Centro de Treinamento, os jogadores dos sistemas ofensivo e defensivo fizeram trabalhos específicos de cada função com os auxiliares do Professor Abel Ferreira.

Os jogadores Endrick e Zé Rafael (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Na quinta-feira (27), sob orientações do Professor Abel Ferreira, o elenco ensaiou marcação, movimentações e saída de bola, entre outros aspectos. Em seguida, realizou um trabalho coletivo de 15 minutos.

Os jogadores Zé Rafael e Kevin (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Os treinos prosseguiram na Academia de Futebol a manhã da sexta-feira (28) na Academia de Futebol.  Após a exibição de um vídeo tático no auditório do Centro de Excelência, o elenco foi a campo para um treino técnico comandado pelo Professor Abel Ferreira e sua comissão técnica.

Em espaço reduzido, o grupo realizou diferentes tipos de enfrentamentos de ataque contra defesa. Em sequência, o grupo foi dividido em equipes para um coletivo intenso de sete contra sete.

O jogador Jhonatan, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação foi concluída na manhã do sábado (29) na Academia de Futebol. Após um vídeo e uma atividade de ativação na sala de musculação, os jogadores foram a campo e realizaram, inicialmente, um recreativo (rachão). Na sequência, houve um trabalho tático e o elenco ensaiou posicionamentos, marcações, bolas aéreas, entre outros aspectos. O atacante Dudu, desfalque das últimas partidas por dores na panturrilha direita, fez uma movimentação com bola com integrantes da comissão técnica e do Núcleo de Saúde e Performance.

Os jogadores Gustavo Gómez e Artur (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Escalação


Pendurados:   Gustavo Garcia, Zé Rafael, Jhon Jhon, Endrick, José López e Abel Ferreira (treinador).
Suspensos:      não há.
Desfalques:     Atuesta (lesão no joelho direito) e Dudu (dores na panturrilha direita).

 

O Professor Abel Ferreira tem quase todo o elenco titular à sua disposição para esta partida, com exceção apenas do Dudu, que se recupera de dores na panturrilha. Eu acredito que Jhon Jhon poderá seguir como titular.

Com o confronto contra o Atlético-MG na próxima quarta-feira (2) no primeiro jogo das oitavas da Libertadores, a dúvida é mandar o time titular a campo, mesclar ou mandar um elenco reserva?

Em minha opinião o Professor deveria enviar o Palmeiras a campo com a força máxima disponível, para que os nossos jogadores mantenham o ritmo de jogo depois de uma semana sem jogar.

Sei que algumas pessoas consideram arriscado enviar nossos titulares a campo poucos dias antes de um jogo decisivo por receio de lesões. Eu entendo este receio, mas também entendo que lesões podem ocorrer até mesmo nos treinos. Além disso, prefiro ter a certeza de que o elenco está fisicamente pronto para tal confronto e uma vitória ajudará a elevar o moral do elenco, o que será muito positivo na preparação contra o Galo.

Sendo assim, acredito que a provável escalação contra o América-MG será a mesma que foi contra o Fortaleza: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Jhon Jhon, Artur e Rony.

 

*Pré-jogo concluído em 30/07/2023 às 10:00 horas.

*Escalação confirmada em 30/07/2023 às 15:00 horas.

 

O Palmeiras vai a campo com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Mayke na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga no meio-campo; Jhon Jhon, Artur e Rony na linha de ataque. A formação tática básica deverá ser a 4-2-3-1.

Vamos a campo com a força máxima disponível, o que deverá ser suficiente para encarar e superar o América-MG sem sustos. Não prevejo grandes dificuldades para esta partida e creio numa vitória pelo placar de 2x1, com gols de Rony e Gómez.


O jogo


A partida teve início com os times buscando espaços num campo bastante ruim. A primeira chegada foi do Coelho, no primeiro minuto, em jogada de ataque que resultou em escanteio. Martínez cobrou com chute curto para Pedrinho, que foi até a linha de fundo e cruzou na área, com o Piquerez subindo e fazendo o corte de cabeça.

O Coelho dominou as ações ofensivas nos minutos iniciais do jogo e a primeira boa oportunidade do Porco veio somente aos 10 minutos, com o Murilo dando um passe longo na esquerda para o Rony, que forçou um passe para dentro da área e a bola desviou em Éder antes de sair em escanteio. Veiga cobrou aberto pela esquerda e o goleiro Mateus Pasinato saiu do gol e fez o corte de soco.

Pouco depois, aos 12 minutos, o Coelho avançou no ataque com o Alê abrindo na direita para Daniel Borges, que cruzou rasteiro em direção à área mirando Martínez, que poderia finalizar de frente, mas Gabriel Menino chegou antes dele e fez o desarme!

Aos 15 minutos o atacante Paulinho Boia atingiu o rosto do Rony com um chute durante uma jogada e recebeu cartão amarelo. Foi assinalada falta a nosso favor. Em minha opinião era lance para cartão vermelho.

Rony ficou caído no gramado e a partida foi paralisada para que o nosso camisa 10 recebesse atendimento médico. O árbitro Bráulio da Silva Machado reiniciou a partida aos 17 minutos. O Professor Abel Ferreira chegou a colocar o Endrick no aquecimento, mas Rony se recuperou e voltou ao jogo com o olho roxo pouco depois.

No minuto seguinte Gabriel Menino cobrou a falta em direção à grande área, onde Murilo estava para subir mais alto que a defesa e desviar de cabeça, mandando a bola no canto esquerdo do gol de Mateus Pasinato, que nada pôde fazer! Placar aberto no Independência! Coelho 0x1 Porco!

O gol parece ter abalado o moral dos mineiros e o Verdão passou a atacar mais.

Aos 20 minutos Mayke avançou, limpou a marcação de Pedrinho na meia-direita e cruzou na área fazendo o goleiro Mateus Pasinato sair do gol e interceptar a bola.

Dois minutos depois, Artur lançou a bola na frente para o Rony, que driblou o goleiro Mateus Pasinato e finalizou sem ângulo, mas Éder, que acompanhava na marcação, conseguiu travar a finalização.

Aos 26 minutos Murilo tocou de cabeça para Zé Rafael, que também desviou pelo alto para o Rony, que recebeu, dominou e finalizou cara a cara com o goleiro americano, que ainda chegou a tocar a bola, mas não a impediu de ir parar no fundo das redes do seu gol! Placar ampliado em Belo Horizonte! Coelho 0x2 Porco!

Quatro minutos depois, Gustavo Gómez lançou a bola em direção ao campo de ataque, mas Iago Maidana subiu mais que o Rony e desviou de cabeça afastando o perigo.

Aos 34 minutos Benítez tocou na esquerda para Martínez, que tentou avançar no ataque, mas Zé Rafael chegou e fez o corte por baixo mandando a bola pela linha lateral.

Três minutos depois Gustavo Gómez recebeu um cartão amarelo depois de derrubar Martínez e interromper jogada em velocidade.

Aos 38 minutos Nicolas cobrou falta pela meia-esquerda e mandou um foguete, com a bola desviando na barreira e acabando com qualquer chance de defesa de Weverton, que até tentou, mas não conseguiu impedir que a bola fosse parar no canto esquerdo do seu gol. Placar alterado no estádio Independência! Coelho 1x2 Porco!

A resposta palmeirense veio no minuto seguinte, com o Jhon Jhon arriscando um chute de fora da área, mas com o goleiro Mateus Pasinato defendendo sem rebote.

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Zé Rafael arriscou uma finalização pelo meio e acertou o canto direito  do gol de Mateus Pasinato, mas o árbitro invalidou o gol após o auxiliar assinalar impedimento de Raphael Veiga, que teria atrapalhado o goleiro.

No último lance da etapa inicial Benítez deu um passe para Mastriani, que recebeu no meio da área com boas condições de finalizar e igualar o placar, mas pegou muito mal na bola e a mandou à esquerda do gol de Weverton, desperdiçando a oportunidade.

Após 6 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo em Belo Horizonte. Placar parcial: América-MG 1x2 Palmeiras.

O Verdão teve dificuldades nos primeiros minutos de jogo, muito por conta do gramado ruim do estádio Independência. Depois de se habituar às condições do local, o Verdão assumiu o protagonismo no ataque e o Coelho até tentou, mas teve dificuldades em ser ofensivo.

O resultado foi uma etapa inicial com relativo equilíbrio nas estatísticas, com o Coelho tendo vantagem apenas na posse de bola (58% a 42%), o que não impediu o Verdão de chegar duas vezes ao gol. Em termos de finalizações, ambas as equipes finalizaram oito vezes, e cada equipe finalizou três vezes a gol, com o Verdão marcando dois tentos e o Coelho apenas uma vez.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time.

O Verdão manteve o ritmo do primeiro tempo e já no primeiro minuto começou a pressionar no ataque, com o Piquerez tentando uma jogada com Jhon Jhon pela esquerda, mas com o Daniel Borges levando a melhor na marcação, fazendo o corte e mandando a bola pela linha lateral.

A primeira chegada do Coelho na segunda etapa ocorreu aos 4 minutos, com o Martínez arriscando um chute de fora da área, mandando a bola no canto direito e obrigando o Weverton a fazer a defesa em dois tempos.

O Verdão manteve a pressão e aos 8 minutos Mayke cruzou em direção à grande área, Artur desviou de cabeça e mandou a bola para o fundo das redes americanas! Placar ampliado em Beagá! Coelho 1x3 Porco!

Nem bem acabamos de comemorar o terceiro gol e aos 13 minutos Raphael Veiga deu um passe na frente para o Rony, que recebeu, se livrou da marcação e finalizou para o fundo das redes do gol de Mateus Pasinato, ampliando o nosso placar.

Porém, o auxiliar assinalou impedimento do Rony no lance e todos ficaram aguardando a checagem feita pelo VAR. No próprio replay da jogada foi possível ver que o Rony estava em posição legal, mas ainda assim o VAR levou vários minutos para traçar as linhas e confirmar o gol do Verdão, o que só aconteceu aos 16 minutos. Agora sim, gol validado e placar ampliado em Minas! Coelho 1x4 Porco!

O Coelho tentava esboçar uma reação diante da goleada e aos 18 minutos Matheusinho forçou um cruzamento pela direita, mas a bola explodiu na marcação de Piquerez e saiu pela linha lateral.

Aos 20 minutos O Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com Richard Ríos e Marcos Rocha entrando em substituição a Zé Rafael e Mayke.

No minuto seguinte o Coelho tentou novamente chegar ao nosso gol, com o Juninho abrindo na direita para Martínez, que cruzou na área, mas Weverton saiu do gol, interceptou a jogada e ficou com a bola antes da chegada dos atacantes adversários.

Aos 27 minutos Murilo enfiou na frente para o Rony, mas o goleiro Mateus Pasinato se antecipou ao nosso atacante e ficou com a bola.

Aos 30 minutos o Professor Abel Ferreira fez novas substituições, com Breno Lopes e Luís Guilherme entrando em substituição a Artur e Raphael Veiga. Dois minutos depois foi feita a nossa última substituição, com o Flaco López entrando no lugar do Rony.

Aos 34 minutos Breno Lopes abriu pela esquerda para Richard Ríos, que tentou avançar, mas Daniel Borges deu o bote e conseguiu fazer o desarme.

Pouco depois, aos 37 minutos, Matheusinho abriu pela direita para Martínez, que cruzou na direção da área, mas Marcos Rocha subiu e cortou de cabeça na entrada da área.

Aos 43 minutos tivemos boa oportunidade de ampliar ainda mais o placar, com o Marcos Rocha invertendo na esquerda para Breno Lopes, que se livrou da marcação e chutou colocado, com o goleiro Mateus Pasinato fazendo uma boa defesa no canto esquerdo do seu gol!

Mesmo com o placar elástico, o Verdão não parou de pressionar o Coelho. Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Gustavo Gómez avançou desde o campo defensivo e tentou uma jogada com Luis Guilherme, mas o passe do xerifão foi curto demais e permitiu que Pedrinho conseguisse fazer o desarme.

No minuto seguinte Richard Ríos lançou na esquerda para Jhon Jhon, que cruzou na área americana, Éder subiu e conseguiu fazer o corte de cabeça antes da chegada dos nossos atacantes. Na sequência Luis Guilherme encarou a marcação pela direita e cruzou na área, obrigando o goleiro Mateus Pasinato a sair do gol e interceptar a jogada para ficar com a bola.

Após quatro minutos de acréscimos terminou a partida no estádio Independência. Placar final: América-MG 1x4 Palmeiras.

Foi uma boa partida. Embora tenha tido dificuldades nos minutos iniciais, o Palmeiras logo assumiu o protagonismo da partida e passou a controlar a maior parte das ações ofensivas. Embora o América-Mg até tentasse pressionar, foram poucas as vezes que ofereceu perigo real de chegar ao nosso gol. Até poderiam ter empatado, mas Mastriani desperdiçou uma oportunidade na cara do gol.

O Palmeiras conseguiu manter uma boa intensidade durante toda a partida e mesmo após as substituições não deixou de pressionar e construir jogadas no ataque. Até o fim obrigou a defesa americana a trabalhar.

Gostei da partida do Rony e do Artur, não só pelos gols feitos, mas pela qualidade com a qual jogaram. O primeiro gol que o Rony marcou foi um gol de centroavante, foi muito bem marcado! Jhon Jhon também fez boa partida, embora não tenha feito nada excepcional, mas acho que mereceu entrar como titular. Veiga melhorou o seu desempenho embora ainda não esteja no seu potencial máximo.

O elenco alviverde retornará a São Paulo na noite deste domingo e voltará aos treinos na Academia de Futebol, visando o confronto contra o Atlético-MG pela Libertadores, já na manhã desta segunda-feira (31).

Nosso próximo compromisso será na quarta-feira (02) quando retornaremos a Belo Horizonte para o confronto com o Atlético-MG no primeiro jogo das oitavas de final da Copa Libertadores.

Até lá e #AvantiPalestra!

 

 

 Sigam-me nas redes sociais: 

Twitter: @srsjoejp     Instagram: @opiniao_de_um_palmeirense





Comentários

  1. Sander você tocou no ponto muito importante o campo ruim ...e o jogo de quarta feira também será em minas , mais em outro campo o Mineirão que recebeu shows e está com campo também muito ruim, concluído campos aqui no Brasil é uma vergonha .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por sempre ler e comentar, Leandro!
      Realmente a qualidade dos gramados nos estádios brasileiros deixa muito a desejar. Isso porque somos o país do futebol, imagine se não fosse!
      E disseram que o Independência tem o melhor gramado de Minas. Imagina o pior!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sejam bem-vindos!!

O Palmeiras e o mercado da bola

Crise no Palmeiras? O momento do Verdão – Parte I