Opinião de um Palmeirense! 195: Palmeiras x Fortaleza – Brasileirão 2023


Palmeiras x Fortaleza – Brasileirão 2023

16 Rodada

 

Pré-Jogo


Quando surge, amigos palmeirenses!

Seguimos o nosso caminho na temporada e hoje mais uma vez entraremos em campo pelo Campeonato Brasileiro. Para isso receberemos no Allianz Parque a equipe do Fortaleza para o confronto válido pela 16 rodada da competição nacional.

Allianz Parque - São Paulo/SP

Vindo do empate sem gols com o Internacional na partida da 15 rodada realizada no Beira-Rio, em Porto Alegre, no domingo (16), o Verdão enfrenta a sua pior fase nesta temporada, com a eliminação na Copa do Brasil e cinco rodadas sem vencer no Brasileiro, e buscará uma vitória para reverter a situação negativa. O Palmeiras tem 25 pontos e está na sexta colocação na tabela do Brasileirão, 14 pontos atrás do líder Botafogo.

Alvo de protestos por parte da torcida, a diretoria alviverde ainda não conseguiu repor as saídas de Danilo e Scarpa, o que se somou às necessidades anteriores de reforços e fez com que o Palmeiras, que já tinha em elenco reduzido, ficasse com um elenco ainda mais enxuto, sobrecarregando os jogadores remanescentes por falta de jogadores para a realização de rodízios.


Histórico do Confronto


Palmeiras eliminou o Fortaleza nas oitavas da Copa do Brasil 2023

Este será o terceiro jogo entre Palmeiras e Fortaleza em 2023. Pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o Verdão levou a melhor com vitória por 3 a 0 na partida de ida, no Allianz Parque, e derrota por 1 a 0 na volta, no Castelão. Foi o primeiro duelo entre os rivais por uma competição que não fosse o Campeonato Brasileiro.

Verdão comemorou título brasileiro de 2022 diante do Fortaleza

Em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro 2022, o Palmeiras entrou em campo contra o Fortaleza já campeão graças à derrota do Internacional, segundo colocado, para o América-MG, horas antes. A goleada por 4 a 0 no Allianz Parque apenas coroou a festa do hendecacampeonato brasileiro do Verdão, que foi às redes naquele dia com Rony, duas vezes, Dudu e Endrick.

No duelo do primeiro turno de 2022, Palmeiras e Fortaleza ficaram no 0 a 0, único empate nos últimos 11 jogos entre os rivais (neste período, foram seis vitórias alviverdes e quatro vitórias tricolores).

RETROSPECTO GERAL CONTRA O FORTALEZA: 21 jogos, 9 vitórias, 5 empates, 7 derrotas, 44 gols marcados e 20 gols sofridos

– Primeiro jogo: 22/12/1960 – Fortaleza 1×3 Palmeiras (gols de Romeiro, duas vezes, e Humberto Tozzi) – Estádio Presidente Vargas (Fortaleza-CE) – Campeonato Brasileiro | Taça Brasil (final, jogo de ida).
– Último jogo: 31/05/2023 – Fortaleza 1×0 Palmeiras – Castelão (Fortaleza-CE) – Copa do Brasil.
– Última vitória: 17/05/2023 – Palmeiras 3×0 Fortaleza (gols de Raphael Veiga, Bruno Tabata e Richard Ríos) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Copa do Brasil.
– Maior série invicta: Palmeiras, cinco jogos (entre 22/10/2005 e 22/09/2019, com três vitórias e dois empates).
– Maior série de vitórias: Palmeiras, três jogos (entre 08/11/2006 e 22/09/2019).
– Maior série sem sofrer gols: Palmeiras, quatro jogos (entre 06/08/2006 e 22/09/2019).
– Maior goleada: 28/12/1960 – Palmeiras 8×2 Fortaleza (gols de Chinesinho, duas vezes, Cruz, duas vezes, Zequinha, Romeiro, Julinho Botelho e Humberto Tozzi) – Pacaembu (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro | Taça Brasil (final, jogo de volta).
– Jogador com mais jogos: Weverton (10).
– Jogador com mais gols: Mirandinha (3).
– Técnico com mais jogos: Abel Ferreira (6).

> Retrospecto contra o Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro: 19 jogos, 8 vitórias, 5 empates, 6 derrotas, 41 gols marcados e 19 gols sofridos.
– Último jogo: 02/11/2022 – Palmeiras 4×0 Fortaleza (gols de Rony, duas vezes, Dudu e Endrick) – Allianz Parque (São Paulo-SP).


Preparação


Após o confronto com o Internacional no Beira-Rio, no domingo (16), o elenco alviverde folgou na segunda-feira (17) e na terça-feira (18), se reapresentando na Academia de Futebol na manhã da quarta-feira (19) para dar início à preparação para o confronto de hoje.

No gramado, os jogadores participaram de atividades técnicas com objetivos específicos. Preservados na partida contra o Internacional, no domingo (16), por causa de dores, os atacantes Dudu e Rony treinaram normalmente com os companheiros.

Recuperado, Marcos Rocha foi titular no duelo com o Internacional (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação prosseguiu na manhã da quinta-feira (20) na Academia de Futebol. A comissão técnica comandou trabalhos técnicos e táticos no campo para aprimorar transições, marcações, construções de jogadas etc. Na parte final os atletas aperfeiçoaram também bolas aéreas defensivas e ofensivas.

Os jogadores Zé Rafael e Raphael Veiga  (à direita) durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras?By Canon)

A preparação foi concluída na manhã da sexta-feira (21) na Academia de Futebol. As primeiras atividades do dia foram táticas, com ênfase em movimentações, transições e jogadas específicas. Na sequência o elenco participou de um recreativo (rachão). Antes da ida ao vestiário alguns jogadores também aprimoraram finalizações e cobranças de falta.

Os jogadores Zé Rafael (à esquerda) e Kevin durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)


Escalação

Pendurados:   Gustavo Garcia, Jhon Jhon, Endrick, José López e Abel Ferreira (treinador).
Retorno de suspensão:        Mayke (três cartões amarelos).
Desfalques:     Atuesta (lesão no joelho direito) e Dudu (preservado por dores na panturrilha direita).

A temporada 2023 tem trazido vários desafios aos profissionais do Núcleo de Saúde e Performance do Palmeiras. Devido ao elenco curto e à maratona de jogos, nossos jogadores passaram a sofrer lesões e contusões numa quantidade muito superior à de temporadas passadas.

Até mesmo jogadores como Dudu, um dos que menos sofriam lesões, precisaram ser poupados por conta do desgaste físico.

Para esta partida o Professor Abel Ferreira não poderá contar com o Dudu, mas terá o restante do elenco à sua disposição. Como o próximo confronto pela Libertadores será apenas em 02 de Agosto, acredito que o Professor Abel Ferreira mandará o Palmeiras a campo com a força máxima disponível, para que possamos afastar a zica e voltar a vencer no Brasileirão.

Desta forma, creio que a provável escalação do Palmeiras será: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Artur, Rony e Breno Lopes.

 

*Pré-Jogo concluído em 21/07/2023 às 18:00 horas.

*Escalação confirmada em 22/07/2023 às 15:00 horas.

 

O Palmeiras entra em campo com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Zé Rafael, Richard Ríos e Raphael Veiga no meio de campo; Jhon Jhon, Artur e Rony na linha de ataque. A formação tática base será a 4-2-3-1.

Como eu imaginava, o Verdão irá a campo com a sua força máxima disponível. Nossos jogadores já mostraram antes que são capazes de superar o Fortaleza, mas agora precisamos saber se os jogadores entrarão em campo com as baterias 100% recarregadas. Só com muito esforço e dedicação em campo conseguiremos superar a má fase.

Acredito que venceremos pelo placar de 1x0 com gol do Artur.


O Jogo


O Palmeiras começou o jogo impondo o seu ritmo e pressionando o Leão, mostrando bom ânimo em campo. Já aos dois minutos Rony tabelou na esquerda com Piquerez, que cruzou na área, mas a defesa tricolor conseguiu fazer o corte pelo alto.

Apesar da pressão alviverde o Leão não se intimidou e aos 3 minutos Pochettino aproveitou sobra de bola na intermediária e arriscou a finalização, obrigando Weverton a fazer a defesa.

Aos 7 minutos Raphael Veiga cobrou escanteio pela direita. Após um corte da defesa do Fortaleza, Richard Ríos pegou a sobra e finalizou, a bola desviou no meio do caminho e acabou com qualquer chance de defesa do goleiro João Ricardo. Placar aberto no Allianz Parque! Porco 1x0 Leão!

Aos 11 minutos Artur tentou uma jogada na direita com Richard Ríos, o zagueiro Titi acompanhou na marcação e acabou nos cedendo um escanteio. Raphael Veiga foi para a cobrança e, após um desvio de cabeça de Gustavo Gómez, a bola ficou com o goleiro João Ricardo.

Aos 17 minutos a bola foi alçada por Ríos na área tricolor e Rony desviou de cabeça com perigo, mas acertou as redes pelo lado de fora!

Seis minutos depois Pochettino forçou uma jogada individual na meia-direita, Richard Ríos deu o bote e a bola saiu em tiro de meta.

Pouco depois Raphael Veiga cobrou falta na intermediária e a bola saiu à direita do gol de João Ricardo.

O Verdão seguiu na pressão e aos 26 minutos Piquerez cobrou lateral na esquerda para Raphael Veiga, que tentou um cruzamento, mas a bola bateu em Yago Pikachu e saiu pela linha de fundo em escanteio a nosso favor. Raphael Veiga cobrou o escanteio aberto pela esquerda, Marcelo Benevenuto subiu e conseguiu fazer o corte de cabeça.

Aos 32 minutos o Leão se lançou ao ataque e Weverton fez duas interceptações seguidas para evitar o gol de empate!

No minuto seguinte Lucero limpou a marcação alviverde pelo meio e arriscou de fora da área, com a bola indo para o fundo das redes do gol do Weverton, mas o árbitro assinalou um toque da bola no braço do jogador do Leão e invalidou o gol.

Aos 38 minutos Piquerez cobrou lateral na direita para o Rony, Brítez chegou forte na marcação e o árbitro marcou falta para o Palmeiras. Zé Rafael foi para a cobrança e chutou curto para o Piquerez, que cruzou na área onde Gustavo Gómez estava para desviar de cabeça e mandar a bola pra fora à direita do gol de João Ricardo.

Aos 41 minutos Lucero partiu em jogada individual pela esquerda, Marcos Rocha chegou na marcação, tocou com o braço na bola e o árbitro marcou falta, por considerar que o toque ocorreu fora da área. Houve muita reclamação por parte dos jogadores do Tricolor. Após analisar as imagens o VAR entendeu que o toque na bola ocorreu dentro da área e o árbitro Rafael Klein assinalou pênalti a favor do Leão.

Na cobrança Lucero bateu com categoria e converteu para o Leão, no canto esquerdo do gol do Weverton, que caiu para o lado direito e nem saiu na foto! Tudo igual no Allianz Parque! Porco 1x1 Leão!

Já nos acréscimos, aos 49 minutos, Marcelo Benevenuto deu um passe para Lucero, que ficou cara a cara com Weverton. Lucero deu um toque pra atrás buscando Yago Pikachu, mas Murilo chegou antes e fez o corte mandando a bola pela linha lateral.

Após seis minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque! Placar parcial: Palmeiras 1x1 Fortaleza.

O Palmeiras começou bem o primeiro tempo, impondo o seu ritmo e pressionando bastante. O Fortaleza não se intimidou e enfrentou a pressão alviverde, fazendo com que os primeiros trinta minutos da etapa inicial fossem bem movimentados.

Porém, passada a primeira meia hora de jogo o Verdão começou a mostrar sinais de que o gás estava chegando ao fim e o Leão aumentou a sua pressão, chegando mais vezes no ataque e gerando a jogada que resultou no pênalti que igualou o placar.

O Verdão sempre teve por característica aproveitar o desgaste dos adversários na segunda etapa para fazer gols e consolidar resultados, mas isso se inverteu e nas últimas partidas nós é que temos sofrido com a pressão dos adversários no segundo tempo e temos tomado muitos gols neste período das partidas. O segundo tempo contra o Fortaleza prometia ser difícil para o Verdão.

Voltamos para a etapa final com o Mayke e o Gabriel Menino entrando em substituição ao Marcos Rocha e ao Jhon Jhon. Foram raras as vezes que o Professor fez alterações no elenco durante o intervalo, sinal que ele também percebeu o desgaste físico do elenco no final do primeiro tempo.

Aos 8 minutos tivemos uma boa oportunidade para ampliar o placar com o Piquerez lançando a bola na área e o Veiga finalizando, mas errando o alvo! Rony também chegava no lance, mas não conseguiu impedir que a bola saísse pela linha de fundo!

Aos 14 minutos Richard Ríos cruzou em direção à grande área, Titi desviou e Artur tentou finalizar de cabeça, mas a bola ficou com João Ricardo.

Aos 18 minutos o Professor Abel Ferreira fez novas substituições, com o Breno Lopes e o Luís Guilherme entrando em substituição ao Artur e ao Richard Ríos.

Sete minutos depois, Lucero lançou a bola para Yago Pikachu no campo de ataque, mas Weverton chegou antes do atacante tricolor e fez a defesa!

Aos 30 minutos Luis Guilherme avançou em velocidade pela direita e tocou para o Mayke, que tabelou no meio com Raphael Veiga. O nosso camisa 23 finalizou de fora da área mandando a bola direto no canto direito do gol tricolor! Verdão passa na frente no Allianz Parque! Porco 2x1 Fortaleza!

Aos 34 minutos Piquerez recebeu cartão amarelo por supostamente retardar o reinício de jogo. No minuto seguinte Zé Rafael também recebeu cartão amarelo depois de chutar a bola em cima de Guilherme.

Aos 37 minutos Weverton também recebeu cartão amarelo por reclamação.

Aos 41 minutos quase ampliamos o placar em jogada pela esquerda, com o Breno Lopes avançando, puxando para a perna direita e finalizando, mas com o goleiro João Ricardo conseguindo espalmar!

Aos 43 minutos o Professor fez a nossa última substituição, com o Jailson entrando em substituição a Raphael Veiga.

Já nos acréscimos, aos 50 minutos, Rony tocou de cabeça e mandou a bola na direita para Luis Guilherme, que cruzou rasteiro para Breno Lopes finalizar de primeira, João Ricardo chegou a tocar a bola, mas não conseguiu impedir que ela fosse pro fundo das redes tricolores! Placar ampliado no Allianz Parque! Porco 3x1 Leão!

Após 7 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque! Placar final: Palmeiras 3x1 Fortaleza.

Vitória em casa para que a torcida alviverde volte a sorrir! Embora o time ainda tenha muito futebol a ser recuperado, conseguimos superar um adversário difícil e garantir os três pontos que nos permitem buscar a meta de terminar o Brasileiro no G4 e garantir uma vaga direta na próxima edição da Libertadores.

Temos muitos problemas a serem superados. A cada dia a falta de reforços e reposições cobra o seu preço e é o nosso elenco que está pagando o preço pela omissão da nossa diretoria. Podemos não ter muitos resultados positivos pela frente se não houver mudanças profundas na maneira de trabalhar o nosso elenco.

Em relação à partida em si, acho que Weverton foi o jogador de destaque, apesar do pênalti sofrido, e o fato do nosso goleiro ter sido o destaque diz muito sobre a partida. Richard Ríos fez uma boa partida, não só pelo gol, mas pela maneira como jogou, sem apresentar muitos dos vícios que ele mostrou em outras partidas.

Já o destaque negativo fica mais uma vez para Raphael Veiga, mesmo com o seu gol, pois há tempos vem apresentando um desempenho muito abaixo do seu normal.

Com todo o respeito ao trabalho realizado, Marcos Rocha precisa encerrar o seu ciclo no Palmeiras, já deu o que tinha que dar e está evidente que se tornou um elo fraco na corrente e um alvo vulnerável para os adversários.

Artur e Rony também estiveram bastante apagados na partida, mas creio que podem melhorar o desempenho.

Mesmo com uma semana de descanso o time ainda mostrou sinais de desgaste físico, o que preocupa devido aos importantes e decisivos jogos que teremos em breve contra o Atlético-MG pela Libertadores.

O nosso próximo compromisso será no domingo (30), quando iremos a Belo Horizonte para o confronto com o América-MG pela 17 rodada do Brasileirão.

Até lá e #AvantiPalestra!

 

 

Sigam-me nas redes sociais: 

Twitter: @srsjoejp     Instagram: @opiniao_de_um_palmeirense





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Palmeiras, o Mercado da Bola e o Fair Play Financeiro

Sejam bem-vindos!!

Endrick completa 16 anos e assina seu primeiro contrato profissional