Abril: Mês de maratona de jogos para o Palmeiras

  


Foi realizado hoje (29) na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o sorteio dos duelos da terceira fase da Copa do Brasil. Ao todo trinta e dois times irão competir, divididos em 16 duelos, com jogo de ida e volta. Nesta fase os vinte times que vieram da segunda fase se juntarão aos doze times que já tinham vaga garantida pelas regras da competição.

Conhecido como o torneio mais democrático do Brasil, por juntar numa mesma competição times grandes e tradicionais com equipes que não estão na elite do futebol nacional, a Copa do Brasil é mais um torneio a ser disputado pelo Palmeiras e seus jogos farão com que o calendário do Palmeiras no mês de abril seja “insano”, como costuma dizer o Professor Abel Ferreira quando se refere à quantidade de jogos que o Verdão disputa. Vale lembrar que o Palmeiras tem sido o time brasileiro com o maior número de partidas disputadas anualmente:

·         91 partidas disputadas em 2021;

·         74 partidas disputadas em 2022;

O sorteio realizado hoje definiu que o Palmeiras fará a sua estreia na Copa do Brasil jogando contra a equipe do Tombense (MG), em jogo de ida e volta, que devem ser marcados entre os dias 12 e 26 de abril. No mesmo mês o Maior Campeão do Brasil terá também partidas por mais três competições, o Campeonato Paulista, a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro.

Os próximos jogos do Palmeiras no mês de abril são os seguintes:

·         02/04 – Água Santa x Palmeiras - Primeiro jogo da final do Paulistão;

·         05/04 – Bolívar x Palmeiras – Fase de Grupos da Libertadores - 1ª Rodada;

·         09/04 – Palmeiras x Água Santa – Segundo jogo da final do Paulistão;

·         15/04 – Palmeiras x Cuiabá – Brasileirão - 1ª Rodada*;

·         20/04 – Palmeiras x Cerro Porteño – Fase de Grupos da Libertadores - 2ª Rodada;

·         22/04 – Vasco da Gama x Palmeiras – Brasileirão - 2ª Rodada*;

·         29/04 – Palmeiras x Corinthians – Brasileirão - 3ª Rodada*;

*Datas a serem confirmadas

 

Se incluirmos os dois jogos da Copa do Brasil, o Palmeiras jogará um total de nove partidas no mês de abril, com poucos dias de intervalo entre cada jogo, o que, além da dificuldade logística, trará dificuldade na recuperação física dos jogadores.

Vale lembrar que o avião da Placar Linhas Aéreas que Leila Pereira colocará à disposição do Palmeiras para seus deslocamentos ainda não está pronto e por isso as vantagens que ele nos trará não serão aproveitadas neste mês. Além disso, o calendário apertado é consequência do próprio sucesso do Verdão, que disputa tantas competições por ser um dos times que mais vencem no futebol brasileiro dos últimos anos.

Se considerarmos o elenco curto que temos, a situação fica preocupante já que qualquer lesão, mesmo leve, sobrecarregará os jogadores saudáveis e prejudicará o desempenho dentro de campo. Não há plano de Abel Ferreira que consiga resolver certos problemas e sabemos bem qual é a qualidade do nosso banco de reservas.

O Professor Abel Ferreira disse em coletiva recente que ter um elenco curto foi um risco que o Palmeiras assumiu e que ele irá utilizar todos os jogadores que temos, fazendo um rodízio que, na minha opinião, poderá poupar os titulares de um desgaste além do aceitável mas sacrificará resultados dentro de campo.

Mesmo com a chegada de Richard Ríos, e a provável chegada de Artur, nosso problema persistirá no mês de abril, pois não é possível que estes jogadores recém chegados possam atuar já apresentando resultados que amenizem a situação.

Creio que abril será um mês no qual teremos que nos contentar com muitos empates, até mesmo sem gols, poucas vitórias e uma ou outra derrota, a depender da confirmação de todas as datas de jogos.

Em minha opinião a partida mais importante será a primeira da final do Paulistão, pois nela teremos que garantir o resultado para evitar pressão no segundo jogo e nos sagrarmos campeões paulistas de forma tranquila.

Já a partida contra o Tombense não seria preocupante se estivéssemos numa situação normal, pois nosso elenco é tecnicamente superior ao do adversário mineiro, que nestes dois duelos contará com o calendário desfavorável ao Verdão a seu favor. Mesmo assim não acredito em surpresas.

Outro jogo importante é o Derby contra o Corinthians no final do mês, a ser confirmado. Por se tratar de um clássico, exigirá a nossa força máxima e o problema é saber com qual força chegaremos ao final do mês de abril.

Uma coisa é certa: o mês de abril mostrará os resultados da lentidão da diretoria na contratação de reforços, que já eram necessários na temporada passada. Espero, para o bem do meu amado Palmeiras, que mesmo com tudo contra, possamos passar por este mês e ter um saldo positivo ao final.

#AvantiPalestra!!



Sigam-me nas redes sociais: 

Twitter: @srsjoejp     Instagram: @sander_r_s





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sejam bem-vindos!!

O Palmeiras e o mercado da bola

Crise no Palmeiras? O momento do Verdão – Parte I