Palmeiras se manifesta sobre comentários preconceituosos em suas redes sociais

 



Palmeiras se manifesta sobre comentários preconceituosos em suas redes sociais

 

Nos primeiros minutos da tarde desta terça-feira (7) o Palmeiras se manifestou em suas redes oficiais a respeito das providências que tomará em relação aos comentários preconceituosos feitos por internautas nos perfis oficiais do Verdão.

Diz o texto publicado no perfil oficial do Palmeiras no Twitter: "Diante dos comentários preconceituosos recebidos em posts nos nossos diferentes canais de comunicação, o #PalmeirasDeTodos informa que denunciará às empresas responsáveis pelo controle das plataformas digitais todos os perfis que se manifestarem de forma discriminatória. Não aceitamos que a liberdade de expressão seja confundida com intolerância."

Embora a mensagem não especifique qual postagem foi alvo desses comentários, não é difícil concluir que o clube está se referindo à postagem com o anúncio da contratação da meio-campista argentina Lorena Benítez. O anúncio foi alvo dos mais variados comentários, alguns com extremo desrespeito e muito preconceito.

Não vou bancar o mimizento, que se dói por qualquer comentário. A questão não é esta. Somos livres para manifestar nossas opiniões. Porém, quando se trata de opiniões que envolvam pessoas, temos que ter cuidado com o que falamos ou escrevemos.

Como afirmei no artigo que escrevi a respeito dos ataques sofridos por Abel Ferreira, a liberdade de expressão é um direito constitucional que deve ser exercido com responsabilidade. Embora a lei nos garanta o direito de nos expressarmos, existem limites que devem ser observados, como por exemplo os limites impostos pelo bom senso e pela ética.

Também não podemos nos esquecer que a mesma legislação que nos garante o direito à liberdade de expressão também prevê penas para os crimes cometidos contra a honra de uma pessoa. E na maioria das vezes, esses crimes contra a honra alheia ocorrem quando excessos são cometidos no exercício do direito de nos expressarmos.

Quando nossos comentários acerca de uma determinada pessoa passam dos limites do bom senso, da ética, da moral e da lei, deixam de ser apenas opiniões e passam a constituir crime contra a honra, com penalidades previstas em lei. São os conhecidos crimes de calúnia, injúria e difamação.

Não estou defendendo qualquer tipo de cerceamento à liberdade de expressão. Estou apenas lembrando que toda liberdade tem limite e cabe a cada um de nós observar e respeitar este limite. Nós temos que nos policiar quanto ao que falamos e escrevemos.

Quando criticamos os nossos jogadores, temos que ter em mente que as críticas devem se ater aos aspectos profissionais. Temos o direito (e até mesmo o dever) de criticar atuações ruins dentro de campo, por exemplo. E atitudes ou situações que possam prejudicar o desempenho do atleta dentro de campo. Mas não podemos exagerar e partir para o lado pessoal, passando a criticar as origens, a etnia, as crenças religiosas ou a opção sexual do jogador ou da jogadora.

Ser torcedor do Palmeiras não dá o direito de passar dos limites com aqueles que são contratados para defender as nossas cores e a nossa história dentro de campo. Temos, sim, que criticar quando esta defesa deixa a desejar. Porém atacar de forma preconceituosa aqueles que nos representam em campo não é aceitável e não deve ser uma atitude considerada digna por parte de quem se diz palmeirense.

O futebol é um esporte democrático, que acolhe a todos. No mesmo Allianz Parque vemos pessoas das mais variadas origens, homens e mulheres, ricos e pobres, negros e brancos, héteros e gays, lado a lado e todos vestindo o mesmo manto e empurrando com seus gritos apaixonados ao mesmo time, o nosso amado Palmeiras.

O Verdão tem uma rica história, que teve início com os imigrantes italianos que fundaram o Palestra Itália e que foram eles mesmos alvos de preconceito e perseguição. É com esses pioneiros em mente que eu escrevo estas palavras.

Eu sou neto de imigrantes japoneses e já fui um imigrante também, quando vivi no Japão, e sei bem como é ser discriminado apenas por ser quem eu sou.

É por isso que eu apoio totalmente o posicionamento da Sociedade Esportiva Palmeiras e me manifesto publicamente contra todo tipo de discriminação no nosso meio.

Que o Palmeiras siga se posicionando de forma veemente contra este tipo de situação.

E que todos aqueles que vierem defender as nossas cores e a nossa história sejam muito bem-vindos à nossa família alviverde. Mas que também lembrem-se sempre que exigiremos dentro de campo um desempenho à altura do Maior Campeão do Brasil e quando este desempenho deixar a desejar estejam prontos para suportar as nossas críticas, que não serão poucas.

 


Sigam-me nas redes sociais: 

Twitter: @srsjoejp     Instagram: @sander_r_s 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Palmeiras, o Mercado da Bola e o Fair Play Financeiro

Sejam bem-vindos!!

Endrick completa 16 anos e assina seu primeiro contrato profissional