Opinião de um Palmeirense! 162: Palmeiras x Ferroviária – Paulistão 2023

 


Palmeiras x Ferroviária – Paulistão 2023

Fase de Grupos - 11ª Rodada

 

Pré-Jogo 

Quando surge, galera alviverde!

Seguimos firmes na busca por mais um título do Campeonato Paulista e hoje entraremos em campo no Allianz Parque para enfrentar a equipe da Ferroviária, em partida válida pela 11ª rodada da fase de grupos do Paulistão.

Vindo da vitória por 2 a 0 sobre o Red Bull Bragantino em partida da 10ª rodada realizada na quarta-feira (22) também no Allianz Parque, o Verdão segue invicto, é líder geral da competição e também do Grupo D com 24 pontos. Além disso o Alviverde segue com a melhor campanha, a defesa menos vazada e o melhor saldo de gols.

Gustavo Gómez e Murilo podem completar a 50ª partida como dupla de zaga titular do Palmeiras (o retrospecto atual é de 49 jogos, 30 vitórias, 14 empates, 5 derrotas, 37 gols sofridos e 22 jogos sem sofrer gols). 

Histórico do Confronto 

Com ampla vantagem no histórico geral, Palmeiras sofreu apenas uma derrota para a Ferroviária desde 1988

O Palmeiras possui retrospecto extremamente favorável contra a Ferroviária: 96 jogos, 57 vitórias, 26 empates, 13 derrotas, 182 gols marcados e 100 gols sofridos. Sofreu apenas um revés para o rival desde 1988 – neste período, foram 21 partidas, 14 triunfos e seis resultados iguais, além do único tropeço em 2016.

Atualmente, o Verdão acumula cinco partidas de invencibilidade diante da Ferroviária, com três vitórias, dois empates, nove gols marcados e dois gols sofridos. Todos os jogos foram disputados pelo Campeonato Paulista.

Time de Araraquara é um dos adversários mais freqüentes do Verdão no Paulista

Considerando apenas jogos do Campeonato Paulista, a Ferroviária é o nono time que o Verdão mais enfrentou em sua história – são 81 partidas, com 47 vitórias, 24 empates e dez derrotas. O rival de Araraquara só fica atrás do Botafogo (8º, com 88 jogos), da Ponte Preta (7º, com 93 jogos), do Juventus (6º, com 122 jogos), do Guarani (5º, com 129 jogos), da Portuguesa (4º, com 156 jogos), do São Paulo (3º, com 172 jogos), do Santos (2º, com 195 jogos) e do Corinthians (1º, com 216 jogos).

Ferroviária revelou ídolo do Verdão que está eternizado em busto

Um dos grandes nomes da história do Palmeiras, fazendo parte, inclusive, dos memoráveis times da Primeira e da Segunda Academia, o ídolo Dudu (Olegário Tolói de Oliveira) foi revelado pela equipe da Ferroviária, em 1959. Aguerrido, brigador e preciso no desarme, Dudu chegou ao Verdão em 1964 e permaneceu por 12 temporadas, tornando-se o quarto jogador que mais entrou em campo pelo clube em toda a história, com 615 jogos.

O ídolo foi tricampeão paulista, pentacampeão brasileiro (feito que só ele e Ademir da Guia alcançaram pelo Verdão), disputou a Copa do Mundo de 1974, na Alemanha, conquistou um título como técnico (Paulista de 1976, voltando a dirigir o time em 1981 e de 1990 a 1991) e foi imortalizado, em 2016, com um dos seis bustos de bronze expostos na sede social do clube. Atualmente, Dudu tem 83 anos e reside próximo ao Allianz Parque.

– Retrospecto contra a Ferroviária: 96 jogos, 57 vitórias, 26 empates, 13 derrotas, 182 gols marcados e 100 gols sofridos.

> Primeiro jogo: 05/07/1953 – Ferroviária 1×4 Palmeiras (gols de Rodrigues Tatu, duas vezes, Lima e Moacir) – Fonte Luminosa (Araraquara-SP) – Amistoso;

> Último jogo: 16/02/2021 – Palmeiras 2×0 Ferroviária (gols de Murilo e Breno Lopes) – Fonte Luminosa (Araraquara-SP) – Campeonato Paulista;

Na ocasião, o técnico Abel Ferreira mandou a campo: Weverton, Mayke, Kuscevic, Murilo, Jorge, Patrick De Paula (Raphael Veiga, 29’/2ºT), Jailson (Gabriel Menino, 36’/2ºT), Eduard Atuesta, Wesley (Breno Lopes, 17’/2ºT), Gabriel Veron (Rony, 17’/2ºT), Rafael Navarro (Deyverson, 30’/2ºT).

> Maior sequência invicta: Palmeiras, 18 jogos (entre 20/06/1971 e 11/06/1980 – 12 vitórias e seis empates);

> Maior série de vitórias: Palmeiras, 5 triunfos seguidos em quatro ocasiões (entre 1953 e 1956, entre 1958 e 1959, entre 1971 e 1973, e entre 1993 e 1995);

> Maior goleada: 28/01/1996 – Palmeiras 6×1 Ferroviária (Luizão, duas vezes, Djalminha, duas vezes, Müller e Paulo Isidoro) – no Palestra Italia – Campeonato Paulista;

> Jogador com mais jogos: Marcos (14);

> Jogador do atual elenco com mais jogos: Dudu (4);

> Jogador com mais gols: Arce (4);

> Jogadores do atual elenco com mais gols: Murilo e Breno Lopes (1);

> Técnico com mais jogos: Celso Roth (4);

– Retrospecto contra a Ferroviária pelo Campeonato Paulista: 81 jogos, 47 vitórias, 24 empates, 10 derrotas, 143 gols marcados e 74 gols sofridos. 

Preparação 

Após enfrentar o Red Bull Bragantino na quarta-feira (22), o elenco alviverde se reapresentou na Academia de futebol na manhã da quinta-feira (23). Como já é praxe, os titulares fizeram atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. Já os reservas, incluindo os que entraram no decorrer da partida, fizeram um trabalho técnico em dimensões reduzidas junto a Crias do Sub-20.

Os jogadores Breno Lopes e Garcia (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação prosseguiu na manhã da sexta-feira (24) na Academia de Futebol. No gramado o nosso elenco fez um trabalho de aprimoramento do repertório de jogadas ofensivas.

Os jogadores da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Os treinos preparatórios foram concluídos na manhã do sábado (24) na Academia de Futebol. Após assistirem a um vídeo tático no auditório do Centro de Excelência, os jogadores fizeram ativação muscular na academia e, em seguida, foram para o campo. A primeira atividade foi de ultrapassagens na linha de fundo, cruzamentos e finalizações. Foram aprimoradas ações nos lados direito e esquerdo. Na sequência, o elenco alviverde participou de um recreativo e, por fim, a comissão técnica de Abel Ferreira comandou ainda um trabalho tático de posicionamentos e movimentações específicas.

 

O goleiro Marcelo Lomba, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Escalação

Pendurados:    Jailson, Gabriel Menino, Endrick, Dudu e Abel Ferreira (treinador)

Suspensos:      não há

Desfalque:       Marcelo Lomba (fratura de dedo na mão esquerda)

Com a vitória do São Bernardo sobre o São Paulo, o time do ABC ultrapassou o Palmeiras na liderança geral e na liderança do Grupo D do Paulistão e com isso o Verdão entrará em campo com o objetivo de recuperar a liderança com uma vitória.

Com todo o time à disposição, com o goleiro reserva Marcelo Lomba sendo o único desfalque, o Professor Abel Ferreira tem todo o elenco à disposição e é esperado que ele escale o time principal para esta partida.

Desta forma, o Palmeiras deve ir a campo com: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Rony, Endrick e Dudu.

 

*Pré-Jogo concluído em 26/02/2023 às 11:30

*Escalação confirmada em 26/02/2023 às 17:30

 

Conforme esperado o Palmeiras entrará com time titular contra a Ferroviária: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga no meio-campo; Rony, Endrick e Dudu na linha de ataque. Formação tática inicial deve ser a 4-2-3-1.

Não deveremos ter grandes dificuldades para superar a equipe da Ferroviária, e a partida não deve ser tão brigada quanto a partida contra o Red Bull Bragantino. Acredito que venceremos pelo placar de 3 a 0.


O Jogo 

Como previsto, a partida já se iniciou com o Verdão indo pra cima da Ferrinha e pressionando no ataque. Já aos dois minutos, na nossa primeira chegada no ataque, Endrick partiu em velocidade e tentou a finalização, mas o goleiro Saulo fez a defesa!

Nova oportunidade veio aos 8 minutos, quando Veiga aproveitou uma sobra de bola após cobrança de escanteio e chutou de primeira levando perigo ao gol do Saulo. Pouco depois, aos 12 minutos, Murilo deu um passe em profundidade que encontrou Rony em posição irregular.

Apenas dois minutos depois Dudu recebeu passe de Marcos Rocha e tentou uma finalização de fora da área, mas a defesa conseguiu bloquear! Seguimos pressionando a Ferrinha e aos 20 minutos Gabriel Menino arriscou de longe e novamente levou perigo ao gol do Saulo.

Boa oportunidade veio aos 26 minutos com o Dudu cruzando e encontrando o Piquerez do lado esquerdo da área, que tentou a finalização, mas foi bloqueado pela defesa. Seguimos pressionando e controlando a partida, com muitas faltas sendo cometidas de lado a lado.

Aos 41 minutos Gabriel Menino tocou dentro da área para o Dudu, que finalizou e o goleiro Saulo defendeu e no rebote a bola saiu pela lateral. Marcos Rocha foi para a cobrança e mandou a bola em Veiga, que tabelou com Rocha e cruzou na área, onde Gabriel Menino subiu e desviou de cabeça mandando a bola pro fundo do gol do goleiro Saulo, abrindo o placar no Allianz Parque! Porco 1x0 Ferrinha!

Após dois minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque! Placar parcial: Palmeiras 1x0 Ferroviária.

Foi um primeiro tempo de claro domínio alviverde. Como previsto o time da Ferroviária não nos impôs grandes dificuldades. Ocorreram muitas faltas de parte a parte com mais faltas cometidas pela Ferrinha. A tendência era de um segundo tempo tranqüilo para o Verdão.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. Aos três minutos Zé Rafael tentou um passe em profundidade para Marcos Rocha, que estava em posição irregular.

Aos 7 minutos Dudu sofreu falta na lateral esquerda. Na cobrança Veiga cruzou na área, Endrick tentou a finalização e chutou pra fora! Na sequência Zé Rafael sofreu falta no lado direito da intermediária, Veiga foi para a cobrança e mandou a bola na área, com o Gómez finalizando pra fora!

Aos 10 minutos Veiga novamente jogou a bola na área e Gabriel Menino desviou de cabeça e mandou a bola por cima da meta! Pouco depois, aos 15 minutos, Dudu cobrou lateral, Veiga recebeu e arriscou de longe com uma bomba que foi direto pro fundo do gol do Saulo, que até se esticou pra tentar pegar e não conseguiu! Placar ampliado no Allianz Parque! Porco 2x0 Ferrinha!

Com o placar favorável e a partida seguindo relativamente tranqüila, aos 17 minutos o Professor Abel Ferreira fez a nossa primeira substituição, com o Giovani entrando no lugar do Endrick.

Após o nosso segundo gol o time da Ferroviária tentou atacar mais, mas não chegou a levar tanto perigo ao nosso gol. Seguimos dominando a partida e aos 28 minutos o Professor fez novas substituições, com Flaco López e Breno Lopes entrando em substituição a Dudu e Rony. Com esta substituição o nosso ataque ficou todo modificado.

Aos 37 minutos fizemos as nossas últimas substituições, com o Mayke e o Jailson entrando em substituição a Marcos Rocha e Raphael Veiga. Com as cinco substituições feitas, passamos a poupar alguns dos nossos principais titulares, dando espaço para que os nossos reservas possam ganhar minutagem.

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Giovani cometeu falta em Rafael Costa. O próprio Rafael cobrou a falta e cruzou na área, com o Matheus Lucas subindo e desviando de cabeça, guardando a bola no fundo do nosso gol! Placar diminuído no Allianz Parque! Porco 2x1 Ferrinha!

Após 6 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque com mais uma vitória do Verdão! Placar final: Palmeiras 2x1 Ferroviária.

Seguimos invictos e líderes do Grupo D! E o Verdão segue líder geral do Paulistão, agora com 27 pontos!

Foi uma partida tranqüila, sem grandes sustos. Depois de garantir o placar e ter uma idéia geral da partida, o Professor fez substituições de forma a poupar alguns dos principais titulares. Chegamos a jogar com o nosso ataque totalmente renovado. Felizmente as substituições não causaram nenhum prejuízo dentro de campo.

Notei que Endrick está parecendo cada vez mais ansioso e nervoso dentro de campo. Gostei da atuação do Giovani, que entra, dribla, finta e desconcerta os adversários. Raphael Veiga está cada vez melhor, dando excelentes assistências. Também tenho que registrar o bom desempenho apresentado pelo Gabriel Menino e também pelo Zé Rafael.

Em relação às estatísticas, a que considerei mais interessante foi a quantidade de passes: 526 passes, sendo 493 passes certos. Um alto percentual de passes certos.

O nosso próximo compromisso será no domingo (5) quando o Palmeiras virá a Campinas para enfrentar o Guarani no Brinco de Ouro pela 12ª e última rodada da Fase de Grupos do Campeonato Paulista.

Até lá e #AvantiPalestra!



Sigam-me nas redes sociais: 

Twitter: @srsjoejp     Instagram: @sander_r_s





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sejam bem-vindos!!

O Palmeiras e o mercado da bola

Crise no Palmeiras? O momento do Verdão – Parte I