O avião de Leila Pereira que será usado pelo Palmeiras
O avião de Leila Pereira que será
usado pelo Palmeiras
Eu nem ia escrever sobre este assunto
mas tem tanta gente falando e escrevendo bobagens que resolvi registrar também
a minha opinião sobre esse assunto.
No último dia 30 de janeiro veio a
público a informação que a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, comprou uma
aeronave Embraer E-190, com capacidade para 114 passageiros, para ser utilizada
pelo Palmeiras em seus deslocamentos nacionais e até internacionais. Essa
aeronave tem autonomia para fazer viagens por todo o Brasil e por países da América do Sul sem escalas, podendo
fazer viagens mais longas desde que o plano de voo tenha as escalas técnicas
necessárias.
Este modelo é utilizado por
companhias aéreas nacionais e estrangeiras principalmente em rotas domésticas e
também integra a frota da Força Aérea Brasileira que atende especificamente a
Presidência da República.
![]() |
| O Embraer E-190 que serve à Presidência da República |
Atualmente o Alviverde freta voos
para os seus deslocamentos, para facilitar a logística e evitar desgastes
desnecessários aos jogadores e demais profissionais. Segundo informou Leila
Pereira, os valores que o clube gasta com esses fretamentos é elevado mas foram
justificados pelo diretor de Futebol do Palmeiras, Anderson Barros, que
considera os voos fretados parte importante da logística do clube pois
influencia diretamente na qualidade da recuperação dos atletas.
Se considerarmos que o Palmeiras é o
time que jogou mais partidas nas últimas temporadas, com um calendário "insano"
nas palavras do Professor Abel Ferreira, fica fácil entender a importância da
logística bem trabalhada nos deslocamentos dos jogadores como forma de evitar
desgastes desnecessários e auxiliar na recuperação física dos atletas.
Após o anúncio muita gente questionou
a aquisição do avião, com alguns torcedores furiosos afirmando que compraram um
avião mas não trazem reforços para o time. São situações totalmente distintas e
quem faz este tipo de afirmação não entendeu nada do que foi feito.
Em primeiro lugar é importante
entender que não foi o Palmeiras quem comprou o avião. Dessa forma, a alegação
que "compraram avião mas não trazem reforços" é descabida. A
aquisição da aeronave foi feita por Leila Pereira através da sua recém criada
empresa Placar Linhas Aéreas.
Na prática o que vai acontecer é que
o Palmeiras deixará de fretar aviões com outras empresas e passará a utilizar o
avião da Placar, pagando apenas as despesas operacionais (combustível e taxas
aeroportuárias), o que deve gerar economia aos cofres alviverdes.
Segundo Leila Pereira, o Palmeiras
não precisará arcar com nenhuma outra despesa relacionada à aeronave, se limitando
às despesas de operação para o uso. Vale reforçar que hoje o Palmeiras já gasta
somas elevadas com o fretamento de aeronaves e qualquer economia que for feita
será benéfica.
O Verdão terá prioridade total no uso
do avião e quando a aeronave estiver ociosa poderá ser alugada pela Placar para
outros clientes.
É importante salientar que não há
nenhum risco desta compra se tornar uma dívida do Palmeiras como ocorreu com a
doação de jogadores feita no passado. Reitero que quem comprou o avião foi a
Placar Linhas Aéreas, que é a sua proprietária. A relação do Palmeiras com a
aeronave é apenas de cliente que paga pelo seu uso.
Além disso, segundo informações que
foram divulgadas pela imprensa, a Placar optou por não adquirir a aeronave pelo
sistema de leasing e preferiu o pagamento à vista, lembrando que este modelo
custa cerca de US$ 45 milhões de dólares (cerca de R$ 220 milhões de reais)
dependendo da configuração escolhida. Ou seja, não há nenhuma dívida envolvendo
a compra do avião, nem para Leila Pereira e muito menos para o Palmeiras.
A propósito, Leila Pereira é muita
boa com números, afinal é uma banqueira. O Palmeiras utilizará muito este avião
mas pagará apenas os valores referentes às despesas operacionais da aeronave.
Leila Pereira afirmou que não lucrará com os valores pagos pelo Palmeiras.
Sendo assim, a Placar deverá recuperar o investimento feito através dos fretamentos
para outros clientes.
E o que o Palmeiras ganha com isso,
na prática?
Quem já viajou de avião sabe bem o
tempo que é perdido nos aeroportos, com check-ins, salas de espera, entre
outras coisas. Eu mesmo enfrentei 30 horas de viagem para retornar ao Brasil
vindo do Japão em 2020. É por este motivo que o Palmeiras optou pelo fretamento
de aeronaves ao invés de usar os chamados voos comerciais ou de carreira.
Porém, mesmo com o fretamento de aeronaves
o Palmeiras não se livrou totalmente de certos procedimentos em aeroportos e
também sempre depende da disponibilidade de aeronaves para poder agendar as
suas viagens, o que nem sempre pode ser feito de forma a facilitar o
deslocamento do nosso elenco. Em alguns casos, um voo com duração de apenas 1h30m
demanda 5 horas, contando o tempo despendido nos aeroportos antes do embarque e
depois do desembarque.
A compra do avião pela Placar para
uso do Palmeiras vai agilizar os procedimentos pré e pós voo, com o diferencial
da aeronave estar sempre à disposição do Verdão, facilitando a organização
logística, que poderá focar totalmente na preservação e recuperação física dos
jogadores.
Segundo informou Leila Pereira, o
avião está na Europa e deverá vir ao Brasil quando toda a documentação que permitirá
o seu uso estiver pronta. Após a chegada da aeronave, que deve ocorrer em
aproximadamente três meses, o Palmeiras passará a utilizar sempre o mesmo avião
nos seus deslocamentos, que poderá inclusive ter o seu interior personalizado
para atender às necessidades do Verdão.
Na teoria esta aquisição tem tudo
para beneficiar o Palmeiras e ainda, de quebra, deixar os rivais se roendo de
inveja! O Alviverde continuará voando dentro de campo. Já fora dos gramados, o
Verdão passará a voar em céu de brigadeiro e fará isso em grande estilo!
Sigam-me nas redes sociais:
Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s



Comentários
Postar um comentário