Opinião de um Palmeirense! 155: Palmeiras x Flamengo - Supercopa do Brasil


Palmeiras x Flamengo - Supercopa do Brasil

Final - Jogo Único

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, irmãos palestrinos!

A temporada mal começou e cá estamos para mais uma disputa de título, desta vez o inédito título da Supercopa do Brasil, disputado entre os vencedores do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil de 2022.

O Palmeiras pode conquistar seu oitavo título de campeonato em um período inferior a 30 meses (dois anos e meio). Campeão paulista no início de agosto de 2020 com Vanderlei Luxemburgo no comando, o clube faturou em seguida, sob a batuta de Abel Ferreira, a Libertadores e a Copa do Brasil de 2020, a Libertadores de 2021 e a Recopa Sul-Americana, o Paulista e o Campeonato Brasileiro de 2022.

Nesta edição da Supercopa do Brasil o embate será entre o Palmeiras, campeão brasileiro, e Flamengo, campeão da Copa do Brasil de 2022. O duelo reedita a edição da Supercopa de 2021 entre as duas equipes, com a diferença que naquela edição o Palmeiras jogou como campeão da Copa do Brasil de 2020 e o Flamengo como campeão brasileiro de 2020. Após empate em 2x2 no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis e o Flamengo levou a melhor após converter 6 gols contra 5 do Palmeiras depois de 9 cobranças.

Aquela edição ficou guardada na minha memória porque foi durante aquela partida que tive a ideia de expor a minha opinião de palmeirense a respeito do jogo. Foi assim que nasceu a coluna Opinião de um Palmeirense! no portal Vida Destra Esportes, que posteriormente também se tornou neste blog. A resenha daquele jogo pode ser lida aqui!

Em 2021 eu crucifiquei o Luan, pois foi o primeiro a perder um pênalti. Na sequência Danilo, Gabriel Menino e Mayke também perderam pênaltis.

Histórico do Confronto

PALMEIRAS JÁ ENFRENTOU FLAMENGO EM SEIS ELIMINATÓRIAS DE COMPETIÇÕES OFICIAIS

> Cada clube levou a melhor em três oportunidades.

• Palmeiras: quartas de final da Copa do Brasil de 1999, semifinal da Copa dos Campeões de 2000 e final da Libertadores 2021.

• Flamengo: semifinal da Copa do Brasil de 1997, final da Copa Mercosul de 1999 e Supercopa do Brasil de 2021.

RIVAIS DECIDIRAM CINCO TÍTULOS FORA DO EIXO RIO-SÃO PAULO

> São quatro taças para o Palmeiras e apenas uma para o Flamengo.

• Copa Euro-América (1996 – Palmeiras campeão): após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, o Verdão levou a melhor na decisão por penalidades máximas. O jogo foi disputado no Estádio Castelão, em Fortaleza (CE).

• Taça Maria Quitéria (1997 – Palmeiras campeão): novamente com um empate no tempo regulamentar, desta vez por 0 a 0, o Alviverde voltou a superar o time rubro-negro nos pênaltis. As equipes mediram forças no Estádio Fonte Nova, em Salvador (BA).

• Troféu Naranja (1997 – Palmeiras campeão): apesar da vitória palmeirense por 2 a 0 durante os 90 minutos de jogo, a decisão aconteceu mais uma vez por disputa de penalidades máximas por conta do regulamento da competição – com o triunfo, o time palestrino igualou a pontuação do Flamengo no torneio. O Verdão levantou a taça novamente, desta vez no Estádio Mestalla, em Valencia (ESP).

• Supercopa do Brasil (2021 – Flamengo campeão): o empate por 2 a 2 no tempo regulamentar fez Palmeiras e Flamengo disputarem mais uma taça nos pênaltis. Desta vez, o Rubro-Negro levou a melhor. O local do jogo foi o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).

• Libertadores (2021 – Palmeiras campeão): a mais recente e mais importante final entre as equipes aconteceu pela CONMEBOL Libertadores 2021. Após um duelo emocionante, o Alviverde venceu por 2 a 1. O palco da decisão foi o Estádio Centenário, em Montevidéu (URU).

– Retrospecto geral contra o Flamengo: 124 jogos, 47 vitórias, 35 empates, 42 derrotas, 200 gols marcados e 181 gols sofridos.

> Primeiro jogo: 24/03/1929 – Flamengo 1×0 Palestra Italia – Rua Paysandú (Rio de Janeiro-RJ) – Amistoso;

> Primeira vitória: 19/05/1929 – Palestra Italia 5×0 Flamengo (gols de Lara, Osses, duas vezes, Carrone e Miguel Feite) – Estádio Palestra Italia (São Paulo-SP) – Taça Flamengo-RJ;

> Último jogo: 21/08/2022 – Palmeiras 1×1 Flamengo (gol de Raphael Veiga) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Brasileiro;

Na ocasião, o técnico Abel Ferreira mandou a campo: Weverton; Marcos Rocha (Mayke, 27’/2ºT), Murilo, Gustavo Gómez e Piquerez; Danilo (Gabriel Menino, 27’/2ºT), Zé Rafael e Raphael Veiga (Bruno Tabata, 41’2ºT); Gustavo Scarpa, Dudu (Wesley, 41’/2ºT) e Rony (López, 30’/2ºT).

> Última vitória: 27/11/2021 – Palmeiras 2×1 Flamengo (gols de Raphael Veiga e Deyverson) – Estádio Centenário (Montevidéu-URU) – Libertadores;

> Maior goleada: 25/02/1951 – Palmeiras 7×1 Flamengo (gols de Rodrigues Tatu, Liminha, quatro vezes, Lima e Aquiles) – Pacaembu (São Paulo-SP) – Torneio Rio-SP;

> Maior sequência invicta do Palmeiras: 9 jogos (entre 17/09/2014 e 27/10/2018 – quatro vitórias e cinco empates);

> Maior série de vitórias: Palmeiras, 4 triunfos seguidos (entre 17/12/1947 e 25/02/1951);

> Maior sequência sem sofrer gols: 3 jogos – para o Flamengo, uma vez, e para o Palmeiras, em duas ocasiões (primeiro, entre 03/07/1997 e 18/10/1997 e, depois, entre 22/07/2000 e 31/01/2001);

> Jogador com mais jogos: Marcos (15);

> Jogador do atual elenco com mais jogos: Dudu (14);

> Jogador com mais gols: Servílio (7);

> Jogador do atual elenco com mais gols: Raphael Veiga (4), seguido por Dudu (3);

> Técnico com mais jogos: Luiz Felipe Scolari (14);

Preparação

A preparação para esta partida se somou à preparação para enfrentar o Ituano pelo Campeonato Paulista e teve início já na manhã de segunda-feira (23) na Academia de Futebol.

Na ocasião os titulares e outros jogadores que atuaram contra o São Paulo no Choque-Rei disputado no domingo (22) fizeram atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. Os demais jogadores foram a campo e realizaram uma atividade técnica em dois tempos contra Crias do Sub-20. O lateral-direito Mayke, fora dos últimos dois jogos por dores no tornozelo direito, participou em tempo integral.

A preparação prosseguiu na manhã da terça-feira (24) na Academia de Futebol. O Professor Abel Ferreira e sua comissão comandaram atividades táticas.

Com o elenco dividido em duas equipes, o treinador português orientou o posicionamento e as movimentações esperadas em determinadas situações de jogo. Na sequência, parte do grupo ensaiou bolas paradas ofensivas, defensivas e cobranças de faltas e pênalti, enquanto outra parte disputou um trabalho técnico de minijogos em campo reduzido.

Na quarta-feira (25) o Verdão entrou em campo no estádio Novelli Júnior, em Itu, para enfrentar a equipe do Ituano em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Paulista. Neste dia Abel Ferreira mandou a campo um time formado apenas pelos nossos reservas, poupando os titulares, que receberam folga. Alguns dos nossos titulares, como o Dudu, foram ao Canindé para assistir à partida da final da Copinha que deu o bicampeonato da competição ao Sub-20 do Palmeiras.

O goleiro Marcelo Lomba, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O Verdão voltou aos treinos ma manhã da quinta-feira (26) na Academia de Futebol. Os jogadores que atuaram em Itu fizeram atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. O restante foi a campo e aprimorou conceitos táticos sob o comando da comissão técnica do Professor Abel Ferreira. Foram aperfeiçoadas marcações, movimentos específicos, jogadas ensaiadas, etc.

O jogador Joaquín Piquerez, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação do Verdão foi concluída na manhã de sexta-feira (27) na Academia de futebol. O Professor Abel Ferreira comandou atividades táticas. É interessante o foco dado aos treinos táticos.

Os jogadores Eduard Atuesta e Murilo (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Nosso elenco almoçou no Centro de Excelência e embarcou para a capital federal na parte da tarde.


Escalação

Pendurados:  não há

Suspensos:     não há

O Professor Abel Ferreira poupou todos os nossos titulares para a partida contra o Ituano no meio da semana. Desta forma, é esperado que o time que entrará em campo contra o Flamengo seja praticamente o mesmo que enfrentou o São Paulo no Choque-Rei.

Daqueles que jogaram contra o Ituano eu utilizaria apenas o Mayke como titular, pois creio que o Marcos Rocha não dá conta do recado numa partida como a de hoje. Mas a probabilidade dele entrar em campo como titular é muito pequena!

A provável escalação do Palmeiras deverá ser: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Rony, Endrick e Dudu.

 

*Pré-Jogo concluído em 28/01/2023 às 12:30.

*Escalação confirmada às 15:30.

 

O Professor Abel Ferreira manda o Palmeiras a campo com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga no meio-campo; Rony, Endrick e Dudu na linha de ataque. Formação tática inicial 4-3-3.

É a escalação esperada e vamos a campo com força máxima para enfrentar o nosso maior rival na atualidade. Acredito que o Endrick pode fazer uma excelente partida e tem a chance de fazer a diferença!  Apesar de reconhecer a superioridade técnica do Flamengo, creio numa vitória do Verdão pelo placar de 2x1.

O Jogo

Como era de se esperar num jogo dessa magnitude, a partida iniciou com os times se estudando e calculando movimentos. Nossa primeira oportunidade veio já aos dois minutos, quando Tiago Maia desviou no campo defensivo do Flamengo e nos deu um escanteio, que foi cobrado pelo Veiga com cruzamento na área e Pedro desviou de cabeça.

A intensidade do jogo foi aumentando de forma absurda, e ambos os times brigavam forte pela posse de bola e pelo domínio de espaços para a construção de jogadas. Aos 9 minutos tivemos uma boa oportunidade com o Marcos Rocha, que encontrou Rony na direita. Nosso camisa 10 achou Endrick na área, que tentou a finalização mas a defesa afastou e nos deu escanteio. Na cobrança Gómez disputou com Gerson e quase finalizou mas o árbitro já tinha parado o jogo e marcado falta.

O jogo seguia em alta rotação e várias faltas foram cometidas nos minutos iniciais. O Verdão pressionava mais, conseguindo explorar melhor os espaços abertos pelo Urubu, explorando o campo de ataque tanto na esquerda como pela direita.

Aos 17 minutos Veiga cobrou escanteio e cruzou na área mas a bola passou por todo mundo e saiu pela linha de fundo dando tiro de meta pro Urubu.

Pouco depois, aos 20 minutos, Veiga recuperou a bola no campo de ataque e tocou para o Dudu pelo meio, que finalizou mas foi travado. No lance seguinte, Endrick disputou com o goleiro Santos na área e quase venceu a disputa, levando muito perigo ao gol do Urubu!

Na sequência o Verdão aproveitou erro na saída de bola do Urubu, com o Rony ganhando a bola e chutando pro gol mas com o Léo tirando a bola em cima da linha para evitar o gol do Verdão!

Pouco depois, aos 22 minutos, Zé Rafael cometeu uma falta ridícula (e questionável) dentro da área e deu pênalti para o Flamengo. Na cobrança Gabigol converteu e abriu o placar no Mané Garrincha. Porco 0x1 Urubu.

O gol flamenguista não abalou o Palmeiras, que seguiu firme e taticamente organizado dentro de campo. Mente fria e coração quente.  Apesar da vantagem no placar, o Flamengo cometeu mais erros e permitiu que o Palmeiras tivesse mais liberdade de ação e chegasse mais no ataque. Além disso a marcação palmeirense estava sendo eficiente em anular Arrascaeta e Everton Ribeiro, evitando assim que a bola chegasse em Pedro ou Gabigol.

Aos 34 minutos o Porco avançou no ataque e durante jogada na grande área a bola sobrou para o Veiga, que chutou de primeira e guardou a bola no canto do gol do Santos! Placar igual em Brasília! Porco 1x1 Urubu!

O Verdão se mostrava superior dentro de campo explorando os espaços que o Urubu deixava. A marcação alviverde também estava eficiente, conseguindo anular várias tentativas de jogadas do Mengão.

O Porco pressionava e aos 42 minutos tivemos boa oportunidade com o Dudu, que carregou pela esquerda, cortou para o meio e finalizou, com o goleiro Santos fazendo a defesa!

No minuto seguinte Abel Ferreira recebeu cartão amarelo por reclamação.

Já nos acréscimos, aos 49 minutos, Gabriel Menino recebeu de Piquerez na intermediária e meteu um foguete direto na gaveta do gol de Santos, que nada pôde fazer! Placar desempatado no Mané Garrincha! Porco 2x1 Urubu!

Aos 52 minutos Gabriel Menino recebeu cartão amarelo. Após 7 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo em Brasília! Placar parcial: Palmeiras 2x1 Flamengo.

Foi um excelente primeiro tempo com ambas as equipes jogando em alto nível. O Verdão foi superior, sendo taticamente eficiente e conseguindo anular o meio-campo do Flamengo, que reagia tentando infiltrar a bola na nossa defesa e lançar a bola direto da defesa para o ataque. O gol rubro-negro só saiu por causa do erro primário cometido pelo Zé Rafael. Era um jogo onde erros poderiam custar muito caro.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no nosso time. Os times voltaram com a mesma intensidade. Apesar do placar favorável, não achei que o time tenha se fechado pra segurar o placar. O Palmeiras seguiu explorando os espaços deixados pelo Urubu ao mesmo tempo em que marcava e anulava o meio-campo rubro-negro. Tanto o Porco como o Urubu exploravam bem os erros cometidos.

Aos 4 minutos o Urubu avançou em ataque e em jogada perigosíssima na nossa área Weverton fez duas defesaças seguidas em duas finalizações do urubu e evitou o empate!

Mas o Urubu não desistiu de buscar o empate e aos 5 minutos conseguiu chegar ao nosso gol, empatando novamente o placar no Mané Garrincha. Porco 2x2 Urubu.

O Verdão manteve o foco e não se abalou. Aos 9 minutos Gabriel Menino levantou a bola na área em cobrança de falta e Gómez desviou e quase guardou no gol!

No minuto seguinte o jogador do Urubu desviou a bola com a mão dentro da área e o árbitro assinalou pênalti para o Verdão. Nosso cobrador oficial Raphael Veiga cobrou e converteu, desempatando o placar no Mané Garrincha! Porco 3x2 Urubu!

Nem bem acabamos de comemorar o nosso gol e o Urubu chegou mais uma vez à nossa meta depois de uma "dormida" da nossa zaga. Porco 3x3 Urubu.

Aos 19 minutos o Professor Abel Ferreira fez a nossa primeira substituição com o Mayke entrando em substituição ao Endrick. No minuto seguinte o auxiliar técnico João Martins foi expulso de campo.

O jogo começou a ser disputado lá e cá e aos 22 minutos Rony recebeu de Dudu e tentou finalizar mas não marcou. Na sequência o rubro-negro partiu no contra-ataque com o Pedro tentando finalizar na nossa área e Marcos Rocha chegando na hora certa para travar a finalização!

Três minutos depois Rony avançou num contra-ataque de muita velocidade, deixou a marcação pra trás e finalizou com um chute forte que infelizmente saiu pela linha de fundo!

Aos 29 minutos, em jogada forte no ataque, Dudu tocou para o Veiga na área, que rolou para o Rony mas quem ficou com a bola foi Gabriel Menino, que finalizou e ampliou o placar no Mané Garrincha! Porco 4x3 Flamengo.

Aos 33 minutos o Professor fez nova substituição com o Jailson entrando no lugar do Gabriel Menino, que fez uma excelente partida!

O Porco passou a fechar mais o jogo para segurar o placar na reta final da partida. A torcida que canta e vibra fazia o seu show no Mané Garrincha, que estava testemunhando uma partida digna dos melhores clubes do país.

Aos 42 minutos o Professor fez as nossas últimas substituições com o Luan, o Breno Lopes e o Navarro entrando em substituição ao Zé Rafael, Dudu e Rony.

O jogo seguiu com o Urubu tentando desesperadamente empatar a partida e levar a decisão para os pênaltis e chegou várias vezes no nosso campo defensivo mas conseguimos evitar que chegasse ao nosso gol.

Já nos acréscimos, aos 51 minutos, o Professor Abel Ferreira e o auxiliar técnico Vítor Castanheira foram expulsos de campo. Depois de inacreditáveis 10 minutos de acréscimos terminou a partida na capital federal! Placar final: Palmeiras 4x3 Flamengo!

SOMOS SUPERCAMPEÕES BRASILEIROS!!!

O Palmeiras jogou muito e conquistou em grande estilo o título inédito da Supercopa do Brasil em cima dos nossos principais rivais da atualidade!

Foi um jogo completamente diferente das partidas desta temporada que assistimos até aqui. Todo o nosso elenco jogou em alta rotação, com obediência tática absurda, frieza, foco e com uma marcação eficiente que ajudou a anular o perigoso meio-campo do Flamengo. Até mesmo o Marcos Rocha fez uma partidaça! Gabriel Menino fez um jogo excepcional, marcando dois gols e foram dois gols muitos bem marcados!

Veiga pareceu ter retornado aos tempos áureos e quase nem deu pra perceber a deficiência no nosso meio-campo, a não ser pelo erro ridículo de Zé Rafael.

Francamente eu não sei o que o Professor Abel Ferreira faz com esses jogadores no vestiário mas é impressionante como este time ressurge das cinzas em grandes decisões.

Mas que fique claro que o belo jogo e o resultado que nos trouxe o título inédito não podem mascarar as nossas deficiências e nem jogar para escanteio a necessidade de reforços pontuais. A vitória nos garantiu mais R$ 10 milhões de reais para reforçar o nosso caixa.

Além disso, esta partida também mostrou mais uma vez a diferença gritante de qualidade que existe entre o time titular e os reservas. Quando algumas das substituições foram feitas o rendimento do time caiu visivelmente e se o placar já não estivesse garantido os reservas não conseguiriam mudar o rumo da partida. Na verdade corremos os risco deles entregarem o jogo.

Mas hoje tudo o que quero é comemorar mais um título do Verdão, sem dúvidas o Maior Campeão do Brasil!

Nosso próximo compromisso será na próxima quarta-feira (1) quando enfrentaremos o Mirassol pela quinta rodada do Campeonato Paulista.

Até lá e #AvantiPalestra!!!

  


Sigam-me nas redes sociais: 

Twitter: @srsjoejp     Instagram: @sander_r_s 




Comentários

  1. Ainda continuo falando, se eles falam do 4 gol do Palmeiras, na minha humilde opinião foi falta do arrascaeta encima do Zé Rafael, ele empurra antes do Zé cometer o pênalti nele ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, teve esse lance claro que não levaram em cinsideração!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Palmeiras, o Mercado da Bola e o Fair Play Financeiro

Endrick completa 16 anos e assina seu primeiro contrato profissional

Duas vezes na mesma semana? Palmeiras anuncia a contratação de Artur