Opinião de um Palmeirense! 133: Palmeiras x Coritiba – Brasileirão 2022

 


Palmeiras x Coritiba – Brasileirão 2022

30ª Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos palmeirenses!

Seguimos firmes na busca do nosso décimo primeiro título brasileiro e hoje receberemos a equipe do Coritiba no Allianz Parque, para partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vindo da vitória de virada por 2×1 sobre o Botafogo, em partida realizada no Engenhão, na capital carioca, o Palmeiras segue na liderança isolada do Brasileirão com 63 pontos, 9 pontos à frente do Internacional, atual vice-líder mas que já jogou nesta rodada. O Verdão também se mantém invicto como visitante e tem o melhor ataque e a melhor defesa desta edição do Brasileiro. Além disso, o Alviverde ostenta a maior série invicta desta edição do Brasileiro, com 14 jogos sem derrota (ou seja, sem derrota desde a 16ª rodada).

Retrospecto

Palmeiras e Coritiba já se enfrentaram 62 vezes e o Verdão leva vantagem no retrospecto geral: são 24 vitórias contra 21 do rival, além de 17 empates, 87 gols marcados e 77 gols sofridos. O Maior Campeão do Brasil, inclusive, precisa de apenas mais uma vitória para ter um retrospecto positivo contra o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro. Ao todo, as equipes mediram forças em 46 oportunidades, com 17 vitórias do Verdão, 17 do rival paranaense e 12 empates.

Um dos confrontos entre as equipes marcou a conquista do título da Copa do Brasil 2012. Após vencer o jogo de ida por 2 a 0 (gols de Valdivia e Thiago Heleno), na Arena Barueri, o Verdão garantiu o troféu ao empatar por 1 a 1 (gol de Betinho) no Estádio Couto Pereira.

– Retrospecto contra o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro: 46 jogos, 17 vitórias, 12 empates, 17 derrotas, 51 gols marcados e 46 gols sofridos;

– Retrospecto geral contra o Coritiba: 62 jogos, 24 vitórias, 17 empates, 21 derrotas, 87 gols marcados e 77 gols sofridos;

– Primeiro jogo: 16/01/1938 – Coritiba 3×3 Palestra Italia (gols de Barcelona, Octávio e Mathias) – Belfort Duarte, atual Couto Pereira (Curitiba-PR) – Torneio do Paraná | Taça Fulgor;

– Primeira vitória: 28/04/1940 – Palestra Italia 6×2 Coritiba (gols de Echevarrieta, três vezes, Luizinho, Elyseo e Sandro) – Pacaembu (São Paulo-SP) – Torneio de Inauguração do Pacaembu;

– Último jogo: 12/06/2022 – Coritiba 0x2 Palmeiras (gols de Dudu e Rony) – Couto Pereira (Curitiba-PR);

Na ocasião, o técnico Abel Ferreira mandou a campo: Weverton; Marcos Rocha (Gustavo Garcia, aos 28’/1ºT), Murilo, Luan e Piquerez (Jorge, aos 37’/2ºT); Danilo (Fabinho, aos 34’/2ºT), Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Gabriel Veron (Wesley, aos 34’/2ºT), Dudu e Rony (Rafael Navarro, aos 34’/2ºT);

– Maior sequência invicta: Palmeiras – seis jogos, em duas ocasiões (primeiro, entre 09/08/1961 e 05/12/1971, com três vitórias e três empates; e, depois, entre 16/12/1972 e 11/10/1987, novamente com três vitórias e três empates);

– Maior série de vitórias: Palmeiras – quatro jogos (entre 07/10/1989 e 03/04/1997);

– Maior sequência sem sofrer gols: Palmeiras – seis jogos (entre 16/12/1972 e 11/10/1987);

– Maior goleada do Palmeiras: 28/04/1940 – Palestra Italia 6×2 Coritiba (gols de Echevarrieta, três vezes, Luizinho, Elyseo e Sandro) – Pacaembu (São Paulo-SP) – Torneio de Inauguração do Pacaembu;

– Jogador com mais jogos: Marcos (10);

– Jogador do atual elenco com mais jogos: Dudu (4);

– Jogador com mais gols: Echevarrieta e Luizão (3);

– Jogador do atual elenco com mais gols: Dudu e Rony (1);

– Técnico com mais jogos: Luiz Felipe Scolari (9);

Preparação

Após o confronto com o Botafogo na segunda-feira (3), o elenco retornou do Rio de Janeiro e pernoitou no Centro de Treinamento com o propósito de se reapresentar na manhã de terça-feira (4) na Academia de Futebol para dar início à sua preparação para este duelo.

Como sempre é feito, os titulares no confronto com a equipe carioca fizeram atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. A novidade do dia foi o zagueiro Murilo, recuperado da virose que o tirou da viagem à capital carioca. Os reservas e os jogadores que não viajaram foram a campo e fizeram atividades técnicas em campo reduzido. Os meio-campistas Raphael Veiga e Jailson deram sequência ao cronograma individualizado com o Núcleo de Saúde e Performance.

Os jogadores Vanderlan e Miguel Merentiel (E), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

O Verdão concluiu a sua preparação na manhã da quarta-feira (5) na Academia de Futebol. No campo, a comissão do Professor Abel Ferreira (que soma 99 vitórias em 171 jogos pelo clube) comandou atividades técnicas e, no período final, parte do elenco aprimorou finalizações. Os meio-campistas Raphael Veiga e Jailson deram sequência aos seus cronogramas na parte interna do centro de excelência com profissionais do Núcleo de Saúde e Performance.

Os jogadores Wesley e Gabriel Menino (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Pendurados: Luan, Murilo, Atuesta, Wesley, Dudu, Rony, José López, Vitor Castanheira (auxiliar técnico) e João Martins (auxiliar técnico);

Suspensos:     Zé Rafael (cartão vermelho) e Abel Ferreira (três cartões amarelos);

Outros desfalques:    Jailson (lesão no joelho direito) e Raphael Veiga (artroscopia no tornozelo direito);

Para esta partida o Professor Abel Ferreira não poderá contar com Zé Rafael, suspenso após ter recebido dois cartões amarelos na partida contra o Botafogo. O próprio Professor, que estava pendurado, também está suspenso por ter recebido cartão amarelo. Murilo volta a ser opção na zaga após ter ficado fora da partida contra o Botafogo. Existe também a possibilidade de Mayke continuar atuando como ala direito, como aconteceu nas duas partidas anteriores.

Sendo assim, a provável escalação para esta partida poderá ser: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Gabriel Menino e Gustavo Scarpa; Mayke, Rony e Dudu.

*Pré-jogo concluído em 06/10/2022 às 15:00.

*Escalação confirmada às 18:00.

O Palmeiras entra em campo com o seguinte time: Weverton, fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Danilo, Atuesta, Mayke e Gustavo Scarpa no meio-campo; Rony e Dudu na linha de ataque. Esquema tático inicial deve ser o 4-2-3-1.

Temos plenas condições de enfrentar o Coxa e sair vitoriosos, embora não seja uma partida fácil e o adversário deverá dar trabalho.

O Jogo

A partida começou com o Coxa recuado e o Verdão trocando passes no meio campo. Nossa primeira oportunidade veio aos 3 minutos em cobrança de escanteio, com o Scarpa jogando na área e Danilo desviando de cabeça e mandando a bola pela linha de fundo.

Aos 11 minutos, Scarpa abriu pela direita, cortou para o meio e cruzou de esquerda buscando Rony mas Castán subiu e interceptou a bola! Aos 15 minutos Scarpa cobrou escanteio na área e Mayke subiu e de cabeça mandou a bola pro fundo do gol dos paranaenses! Placar aberto no Allianz Parque! Porco 1×0 Coxa!!

Pouco depois, aos 21 minutos, Scarpa avançou e do bico da área cruzou para o Rony, que tentou uma bicicleta mas não conseguiu finalizar! Três minutos depois novamente Scarpa, que mais uma vez tentou cruzamento do bico da área mas Natanael conseguiu chegar para fazer o corte!

Nos primeiros trinta minutos de jogo o Verdão teve o domínio da partida, com 64% de posse de bola contra 36% do Coxa. Essa maior pose de bola se refletiu na maior criação de jogadas e maiores oportunidades para o Alviverde.

Aos 30 minutos Atuesta dá um carrinho em Fabrício e toma um cartão amarelo. Aos 33 minutos Scarpa recebeu pelo meio e chutou forte na direção de Rony, que recebeu e rapidamente mandou a bola por cima do goleiro Gabriel, ampliando o placar no Allianz Parque! Porco 2×0 Coxa!!

Aos 38 minutos Mayke foi lançado pela direita por Marcos Rocha e cruzou para Piquerez finalizar mas Gabriel defendeu! Aos 41 minutos Mayke partiu em velocidade pela direita e  tocou para Danilo, que venceu a marcação e finalizou, com Gabriel fazendo a defesa. Pouco depois boa oportunidade com o Atuesta, que foi lançado livre na área do Coxa e finalizou para grande defesa de Gabriel! Após 2 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque! Placar parcial: Palmeiras 2×0 Coritiba.

O Palmeiras teve o domínio da partida no primeiro tempo. Começou fazendo um jogo mais cadenciado, buscando espaços no fechado time do Coxa. Com o passar do tempo o Porco foi se soltando aumentando a sua pressão até que Mayke abriu o placar e a partir daí o Verdão teve mais facilidade para impor o seu jogo. Mayke fez um excelente primeiro tempo, bem como Scarpa, que deu a assistência para os dois gols marcados. Atuesta mais uma vez aproveitou bem a chance que teve como titular.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. Aos 8 minutos Dudu cruzou na área e Gómez desviou mandando a bola para o fundo do gol. Foi marcado o impedimento do nosso xerifão mas após análise do VAR, o gol foi confirmado! Placar ampliado no Allianz Parque! Porco 3×0 Coxa!!

Aos 14 minutos João Martins fez a nossa primeira substituição, com o Gabriel Menino entrando em substituição a Atuesta. Com o placar assegurado e o Coxa sem esboçar grande reação, aos 23 minutos João Martins fez três substituições, com Endrick, Tabata e Breno Lopes entrando em substituição a Rony, Scarpa e Mayke.

A tão aguardada estreia de Endrick no time principal finalmente ocorreu! O garoto entrou em campo ao som de “Olelê olalá, o Endrick vai entrar e o bicho vai pegar” e o Allianz Parque fez uma festa imensa para dar as boas-vindas ao garoto:

Aos 30 minutos tivemos boa oportunidade no contra-ataque com Tabata, que rolou para Endrick tocar na saída do goleiro e quase marcar o seu primeiro gol com a equipe principal! Aos 32 minutos Breno Lopes recebeu passe longo pelo meio e, após tabelar com Tabata por sobre a zaga adversária, finalizou e ampliou o placar no Allianz Parque! Porco 4×0 Coxa!

Aos 35 minutos João Martins fez a nossa última substituição, com Merentiel entrando em substituição a Dudu. Pouco depois, aos 42 minutos, Breno Lopes fez linda jogada pela direita mas a defesa adversária conseguiu fazer o corte!

Já nos acréscimos, Endrick fez jogada pela direita, ficou de frente pro gol e finalizou mas Gabriel fez a defesa do que poderia ter sido o primeiro gol de Endrick no time principal do Verdão! Após 4 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque! Placar final: Palmeiras 4×0 Coritiba.

Mais três pontos e liderança mais que confirmada! Com este resultado, chegamos aos 66 pontos, doze pontos à frente do Internacional, o atual vice-líder. A oito jogos do fim do Campeonato Brasileiro, precisamos agora de mais quatro vitórias para assegurar o nosso título sem depender de ninguém!

Foi uma festa bonita, foi lindo ver os mosaicos, as bandeiras e faixas da torcida, que deixaram a nossa casa ainda mais bonita! Foi um belo momento para a estreia de Endrick e certamente o garoto fará uma bela carreira no Verdão e nos trará muitas alegrias!

O Palmeiras mostrou porque é o atual líder isolado do Brasileiro. Não faz diferença se o adversário está no topo, no meio ou na parte de baixo da tabela, o tratamento é o mesmo! O Verdão tem mostrado a frieza e a regularidade necessárias para se vencer uma competição por pontos corridos!

Mais uma vez Mayke fez uma excelente partida! Parece até outro jogador dentro de campo! Piquerez segue mostrando um ótimo desempenho. Scarpa trabalhou como garçom, servindo os companheiros nos dois primeiros gols do Verdão. Dudu também fez boa partida, bem como Atuesta, que fez por merecer a titularidade nesta partida.

Mais um dia de festa no chiqueiro! Bora comemorar!

Nosso próximo compromisso será contra o Atlético-GO, em Goiânia, na próxima segunda-feira (10), em partida válida pela 31ª rodada do Brasileirão.

Até lá e #AvantiPalestra!!!

 


Sigam-me nas redes sociais: 

Twitter: @srsjoejp     Instagram: @sander_r_s

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Palmeiras, o Mercado da Bola e o Fair Play Financeiro

Endrick completa 16 anos e assina seu primeiro contrato profissional

Duas vezes na mesma semana? Palmeiras anuncia a contratação de Artur