Opinião de um Palmeirense! 96: Independiente Petrolero x Palmeiras – Libertadores 2022

 


Independiente Petrolero x Palmeiras – Libertadores 2022

Fase de Grupos – 4ª Rodada

 

Pré Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

Nosso Palmeiras segue na luta por mais um título continental e hoje está na Bolívia, na cidade de Sucre, onde enfrentará a equipe do Independiente Petrolero pela fase de grupos da Libertadores.

Vindo da vitória por 2×1 sobre a Juazeirense na partida de estreia na Copa do Brasil realizada no último sábado (30), o Verdão está invicto na atual edição da Libertadores e é dono da melhor campanha até aqui: venceu o Deportivo Táchira (4×0), o próprio Independiente Petrolero (8×1) e o Emelec (3×1) e dependendo da combinação de resultados, poderá até mesmo empatar para conseguir a classificação para as oitavas de final com duas rodadas de antecedência.

O primeiro duelo entre Palmeiras e Independiente Petrolero na história, realizado no último dia 12 de abril, no Allianz Parque, terminou sendo a maior goleada da história do Verdão na Libertadores: 8 a 1. Com a vitória histórica, o Maior Campeão do Brasil também se tornou o recordista de gols marcados em um único período de um jogo da competição sul-americana, com sete no total (anotados no segundo tempo).

O Verdão tem um ótimo retrospecto em duelos com equipes da Bolívia. Ao todo, foram 22 jogos, com 15 vitórias, dois empates e apenas cinco derrotas, além de 60 gols marcados e 17 gols sofridos. Contando apenas os jogos de Libertadores, o Alviverde mediu forças contra times bolivianos em 15 oportunidades, com 11 vitórias, quatro derrotas, 40 gols marcados e 12 gols sofridos.

Apesar de somar 13 jogos na Bolívia ao longo de sua história, o Palmeiras possui apenas um duelo realizado na cidade de Sucre, justamente no estádio Olímpico Pátria. Na ocasião, o Verdão venceu o Universitario de Sucre, por 1 a 0 (gol de Marcos Assunção), pela Copa Sul-Americana de 2010.

Preparação

O Verdão se reapresentou já no domingo (1º) na Academia de Futebol para dar inicio à preparação para a partida de hoje, antes do embarque para a Bolívia. Como é praxe, os jogadores que atuaram na Arena Barueri fizeram atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. Os demais foram a campo e trabalharam quesitos técnicos e táticos sob os olhares da comissão do Professor Abel Ferreira.

Os goleiros treinaram grande parte do tempo com uma bola com gás hélio em seu interior com o intuito de acelerar a adaptação à velocidade da bola na Bolívia (Sucre tem uma altitude de aproximadamente 2800 metros). O gás hélio, por ser mais leve que o gás geralmente utilizado para encher as bolas, dá a elas velocidade e mudanças de direção semelhantes às que ocorrem em grandes altitudes.

O goleiro Weverton, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

O coordenador científico do clube, Daniel Gonçalves, expôs também os outros cuidados que o Palmeiras já vem tomando e tomará para minimizar os efeitos do ar rarefeito. Para auxiliar a rápida adaptação dos atletas, já a algumas semanas a alimentação foi balanceada para fornecer mais ferro e foram disponibilizados suplementos para auxiliar os atletas, assim como foram dispensados cuidados especiais com a hidratação, já que o ar rarefeito tende a causar o rápido ressecamento das vias aéreas dos jogadores.

Os jogadores Joaquín Piquerez e Giovani (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

á em solo boliviano, o Palmeiras encerrou sua preparação na tarde de ontem (segunda-feira 02/05). O grupo alviverde, estreando o novo uniforme de treino, realizou as atividades no anexo do Estádio Olímpico Pátria, em Sucre. Após movimentos de aquecimento no gramado, a comissão técnica comandou trabalhos táticos. As ênfases foram transições, construções de jogadas e simulações de jogo. Na parte final, os laterais e os zagueiros aprimoraram rebatidas, enquanto os meias e os atacantes ensaiaram infiltrações e jogadas específicas. Assim como no domingo (01), os goleiros trabalharam com uma bola com gás hélio em seu interior para simular a velocidade e as trocas de direções na altitude.

Os jogadores Rony, Giovani, Benjamín Kuscevic, Joaquín Piquerez e Gustavo Scarpa, Marcelo Lomba e Danilo (E/D), da SE Palmeiras, durante treinamento, no campo anexo ao Estádio Olímpico Pátria, em Sucre. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Para este confronto, o Professor Abel Ferreira está com todo o elenco à disposição, com exceção apenas de Luan e Jailson, lesionados. O Verdão entrará em campo com uma aparente formação inicial 4-2-3-1 com Weverton fechando o nosso gol; Piquerez na lateral esquerda e Marcos Rocha na lateral direita; Murilo e Gustavo Gómez na zaga; Zé Rafael, Danilo e Raphael Veiga no meio campo; Gabriel Veron, Rony e Dudu na linha de ataque. É nosso time titular e Veron parece ter ganho o seu lugar nele. Já conhecemos a equipe do Petrolero e mesmo com a dificuldade da altitude, temos condições de fazer um bom jogo e garantir mais uma vitória. Não acredito que a gente tenha grandes dificuldades nem que o time boliviano nos dê sustos!

O Jogo

O jogo começou com o Verdão já buscando a posse de bola e apesar da altitude, nossos jogadores não pareceram sentir muito a questão do ar rarefeito. Pelo que vimos em campo, a preparação antecipada parece que surtiu efeito!

Os bolivianos tentavam criar jogadas, mas o Verdão conseguia anular facilmente as tentativas do Petrolero. Aos 7 minutos, o xerife Gustavo Gómez aproveitou sobra de bola após cobrança de escanteio e cabeceou para o gol, mas o goleiro Hugo Ayala conseguiu espalmar!

Seguimos pressionando o Petrolero e aos 15 minutos, em jogada na área o zagueiro adversário meteu a mão na bola e foi marcado pênalti para o Verdão. Adivinhem quem foi para a cobrança? Ele, é claro! Raphael Veiga cobrou e marcou mais um gol de pênalti, 100% de aproveitamento! Placar aberto em Sucre: Petrolero 0x1 Palmeiras!

Mal acabamos de comemorar nosso primeiro gol e ele vai lá novamente e amplia o placar! Raphael Veiga recebeu passe perfeito de Dudu, ficou de frente para o gol e não desperdiçou a oportunidade, metendo a bola no fundo do gol! Placar ampliado em Sucre! Petrolero 0x2 Verdão!

O placar favorável não fazia o Verdão diminuir o ritmo que, apesar da altitude, se manteve constante. Os bolivianos até tentavam jogar e reagir, mas realmente a diferença técnica era gritante. Aos 31 minutos, numa reação adversária Weverton fez uma bela defesa ao impedir que uma bola desviada de cabeça chegasse ao nosso gol.

Após essa chegada do Petrolero, o Verdão aumentou sua pressão e aos 34 minutos Dudu encontrou Veiga na entrada da área e tocou, na sequência Zé Rafael dominou e finalizou mas a bola explodiu na defesa adversária!

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Dudu avançou pela direita, se livrou da marcação e chutou para o gol mas a defesa conseguiu desviar e mandar para escanteio! No minuto seguinte, Cristaldo cometeu falta em Murilo e recebeu cartão vermelho. A meu ver, foi uma punição exagerada e confesso que cheguei a ficar com pena de Cristaldo! Mas eu não podia fazer nada a respeito! Nem o técnico boliviano conseguiu fazer nada, pois também foi expulso por reclamação. Houve lances mais merecedores de cartão vermelho do que este. Com isso, o primeiro tempo terminou em Sucre com os bolivianos com um homem a menos em campo! Independiente Petrolero 0x2 Palmeiras.

Voltamos para a segunda etapa com alterações no time: o Professor Abel Ferreira mandou o time a campo com o Mayke e o Rafael Navarro nos lugares de Marcos Rocha e Rony. E voltamos com o mesmo ritmo de jogo, com nossos jogadores não mostrando o desgaste esperado por conta da altitude. No segundo tempo pareceu que era um jogo-treino e aos 9 minutos Zé Rafael fez linda jogada individual, se livrou da marcação e lançou para Navarro, que estava em situação irregular.

Aos 15 minutos, Veiga aproveitou oportunidade e ampliou o placar, fazendo um hat-trick, marcando seu terceiro gol na e da partida! Placar ampliado em Sucre! Petrolero 0x3 Verdão!

E apenas um minuto depois, o artilheiro da Libertadores também fez o seu, ampliando ainda mais o placar na Bolívia! Petrolero 0x4 Verdão!

Com um placar tão favorável, aos 20 minutos o Professor fez novas substituições para dar descanso aos nossos titulares, com Wesley e Scarpa entrando em substituição a Dudu e Raphael Veiga. Apenas dois minutos depois, Zé Rafael avançou em velocidade e desviou para a área e Wesley finalizou para o gol e marcou, mas estava impedido!

Seguimos mantendo o nosso ritmo, controlando a partida e jogando com facilidade. Aos 28 minutos até nosso zagueiro conseguiu marcar o dele! Murilo ampliou o placar em Sucre! Petrolero 0x5 Verdão!

Aos 30 minutos, o Professor fez nossa última substituição, com o Gabriel Menino entrando em substituição ao Danilo. O jogo prosseguiu em ritmo de treino, jogamos com tranquilidade até o fim apesar de algumas tentativas dos bolivianos de fazer o seu gol de honra. Após três minutos de acréscimos a partida terminou com a vitória do Verdão em Sucre! Placar final: Independiente Petrolero 0x5 Palmeiras.

Estamos nas oitavas de final pelo sexto ano seguido! E conseguimos garantir a nossa vaga com duas rodadas de antecedência, invictos e com a melhor campanha até aqui!

O jogo de hoje foi fácil e, falemos a verdade, depois dos 8×1 do primeiro jogo, ninguém esperava um jogo difícil. A única preocupação era a questão da altitude, que pareceu não afetar tanto assim o desempenho da nossa equipe. Foi praticamente um jogo-treino ou um amistoso!

Apesar das duas derrotas que sofreram, quero registrar aqui o meu respeito à equipe do Independiente Petrolero, pois apesar do amasso que sofreram nas duas partidas contra o Verdão, jogaram com lealdade, sem jogadas violentas e tentando criar jogadas com aquilo que sabiam fazer. Eles sabiam que não poderiam nos superar e nem por isso apelaram. Souberam jogar e perder com dignidade e por isso eles têm o meu respeito!

Sobre o desempenho do nosso time, creio que nem preciso escrever muita coisa né? Nosso time jogou entrosado, mostrou coesão e os jogadores souberam fazer boa leitura de jogo. Veiga foi um monstro em campo! Piquerez fez um bom jogo! Veron jogou bem também! Enfim, todo o nosso time merece os parabéns pela partida de hoje!

Bora comemorar mais uma vitória do Verdão! A festa no chiqueiro não tem fim!!

Nosso próximo compromisso será no domingo (8) contra o Fluminense, no Allianz Parque, pela 5ª rodada do Brasileirão.

Até lá pessoal! #AvantiPalestra



Sigam-me nas redes sociais: 

Twitter: @srsjoejp     Instagram: @sander_r_s 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Palmeiras, o Mercado da Bola e o Fair Play Financeiro

Endrick completa 16 anos e assina seu primeiro contrato profissional

Duas vezes na mesma semana? Palmeiras anuncia a contratação de Artur