Opinião de um Palmeirense! 95: Palmeiras x Juazeirense – Copa do Brasil 2022

 


Palmeiras x Juazeirense – Copa do Brasil 2022

3ª Fase – Jogo de Ida

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

Nosso Palmeiras inicia hoje sua trajetória em mais uma competição, desta vez na Copa do Brasil, e enfrentará a equipe da Juazeirense na Arena Barueri, no jogo de ida da 3ª fase da competição.

Vindo da vitória por 3×1 sobre o Emelec, do Equador, na última quarta-feira (27), pela fase de grupos da Libertadores, o Verdão enfrentará a Juazeirense pela primeira vez na história.

O Verdão iniciou sua preparação para este confronto já na quinta-feira (28). O elenco chegou na Academia de Futebol às 9h, após ter viajado durante a madrugada, o treino teve início ao meio-dia, depois do café da manhã. No campo, os atletas fizeram uma atividade técnica com objetivos específicos. Na sequência, sem os jogadores mais degastados, houve um trabalho tático, contando sobretudo com quem não viajou, como Marcos Rocha, Murilo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Dudu.

Os atletas da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol, em São Paulo-SP. (Foto: Fabio Menotti)

A preparação prosseguiu na tarde da sexta-feira (29) na Academia de Futebol. O Professor Abel Ferreira e sua comissão comandaram atividades técnicas. Em exercício posicional, os jogadores ensaiaram balanço, construção e finalizações de jogadas. Depois, divididos em duas equipes, fizeram simulações de jogos em campo reduzido.

Os jogadores Gabriel Menino e Murilo (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

O Professor Abel Ferreira tem quase todo o elenco à sua disposição, com exceção apenas de Jailson e Luan, lesionados. Por se tratar de um jogo de estreia e por ser o primeiro confronto contra a Juazeirense, é esperado que o time entre em campo com força máxima, até porque na última partida vários jogadores titulares foram poupados justamente com vistas à partida de hoje. Há que se considerar também o jogo pela Libertadores contra o Independiente Petrolero, que será realizado na próxima terça-feira (03) em Sucre, na Bolívia. Apesar do Petrolero não ser um time que ofereça grandes dificuldades (vide o placar de 8×1 no primeiro jogo), estaremos enfrentando a questão da altitude, já que Sucre está a mais de 2.800 metros de altitude.

Desta forma, o Professor montou um time no aparente esquema tático inicial 4-3-3, com o Marcelo Lomba fechando o noso gol; Jorge na lateral esquerda e Marcos Rocha na lateral direita; Murilo e Gustavo Gómez na zaga; Zé Rafael, Atuesta e Raphael Veiga no meio campo; Breno Lopes, Rafael Navarro e Dudu na linha de ataque. Time mesclando titulares e reservas mas com todas as condições de enfrentar e superar a equipe da Juazeirense, sem sustos ou grandes dificuldades, pelo menos é o que eu espero!

O Jogo

O jogo teve início com o Cancão Vermelho vindo pra cima do Verdão, não se intimidando pelo fato de jogar contra o bicampeão da Libertadores. Ficou claro desde as primeiras jogadas que o Juazeirense veio taticamente preparado para enfrentar nosso time e mesmo com as diferenças técnicas entre as equipes, os nordestinos não deixaram a desejar e jogaram com muita raça! E já aos quatro minutos, para nossa surpresa, a Juazeirense chegou ao nosso gol, abrindo o placar na Arena Barueri. Porco 0x1 Cancão!

O Verdão passou a buscar o empate e embora tivesse maior posse de bola e criasse mais jogadas, esbarrava na marcação eficiente da Juazeirense. Mas de tanto insistirmos, aos 12 minutos Navarro avançou em velocidade e já na área rolou para o Breno Lopes, melhor posicionado, finalizar para o gol igualando o placar na Arena Barueri! Porco 1×1 Cancão!

Após o empate o jogo seguiu com o Verdão com maior posse de bola, alugando o campo defensivo da Juazeirense mas enfrentando um time mais fechado e a boa marcação dos adversários, e falhando nas finalizações. O Cancão Vermelho teve poucas chances de chegar ao nosso gol.

Aos 17 minutos, perdemos uma boa oportunidade com o Veiga, que após receber de Zé Rafael arriscou de fora da área mas não marcou! Aos 25 minutos, após cobrança de escanteio Zé Rafael desviou de cabeça e Gómez tentou mandar de cabeça para o gol mas a bola foi para fora!

Já aos 41 minutos, Jorge recebeu de Zé Rafael e arriscou a finalização, mas a defesa bloqueou mandando a bola para escanteio. Na sequência Zé Rafael sofreu falta na lateral esquerda e na cobrança Dudu cruzou na área mas a zaga adversária afastou o perigo! No minuto seguinte, nova oportunidade em um cruzamento de Dudu para Navarro, que finalizou mas o goleiro conseguiu fazer a defesa! O primeiro tempo terminou na Arena Barueri com o placar empatado: Palmeiras 1×1 Juazeirense.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no nosso time. O Verdão voltou pressionando o Cancão e buscando o desempate. Aos 8 minutos, uma boa oportunidade com um lançamento de Veiga para Dudu, que avançou pela direita e cruzou na área mas o goleiro interceptou! Pouco depois, aos 13 minutos, nova oportunidade com o Veiga, que recebeu na área e finalizou, mas a zaga conseguiu afastar!

Apenas dois minutos depois, aos 15 minutos, Veiga aproveitou sobra de bola na área e finalizou, mas a bola saiu pela linha de fundo! Aos 22 minutos, o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições com Gustavo Scarpa, Rony e Veron entrando em substituição a Atuesta, Navarro e Breno Lopes.

Gostei do Professor Abel ter feito as substituições mais rápido do que costuma fazer. Aos 26 minutos, Scarpa recebeu passe de Zé Rafael fora da área e arriscou a finalização de longe,  com uma bomba que foi direto no ângulo esquerdo do gol da Juazeirense! Placar ampliado na Arena Barueri! Porco 2×1 Cancão Vermelho!

Aos 33 minutos, nossas últimas substituições com Mayke e Piquerez entrando em substituição a Marcos Rocha e Jorge.

Nos minutos finais, o Verdão promoveu um verdadeiro bombardeio sobre a Juazeirense. Aos 37 minutos, Scarpa tocou para Rony na pequena área, que desviou de cabeça mas a zaga conseguiu bloquear! Aos 43 minutos, Mayke encontrou Scarpa na área, que recebeu e finalizou e a zaga novamente conseguiu bloquear! No minuto seguinte Zé Rafael recebeu de Veiga e tentou finalizar de fora da área, sem sucesso!

Já nos acréscimos, aos 45 minutos, Veiga encontrou Scarpa na área, que recebeu e desviou de cabeça para o gol, quase ampliando o placar! No minuto seguinte, Veiga tocou para Gómez na pequena área, que chutou para o gol mas a bola explodiu na trave! Apesar das inúmeras tentativas,  o Verdão não conseguiu ampliar o placar. Fim de jogo na Arena Barueri: Palmeiras 2×1 Juazeirense.

Iniciamos nossa trajetória na Copa do Brasil com vitória! Eu gostaria de registrar aqui o meu reconhecimento ao desempenho da equipe da Juazeirense, que soube jogar dentro de um esquema tático bem desenhado e soube marcar os nossos jogadores, nos dando muito trabalho.

Confesso que eu esperava um jogo um pouco mais fácil. Mas creio que o fato de ser o nosso primeiro confronto com esta equipe pode ter influenciado na preparação. O que importa é que vencemos! Jorge teve um desempenho regular, já o Atuesta não consegue mostrar a que veio. Pode até ter um papel tático importante dentro do time, mas falta muita força, técnica e precisa comer muito arroz com feijão!

Na minha opinião os destaques ficaram com Zé Rafael, Veiga e Scarpa, que trabalharam muito na construção de jogadas de ataque. Breno Lopes e Navarro também tiveram boas atuações, assim como a nossa zaga.

Nosso próximo compromisso será na próxima terça-feira (3), quando enfrentaremos o Independiente Petrolero em Sucre, na Bolívia, pela Libertadores.

Bora aproveitar a noite de sábado pra abrir aquela Heineken esperta e comemorar mais uma vitória do nosso Verdão!

Até a próxima resenha!!



Sigam-me nas redes sociais: 

Twitter: @srsjoejp     Instagram: @sander_r_s 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sejam bem-vindos!!

O Palmeiras e o mercado da bola

Crise no Palmeiras? O momento do Verdão – Parte I