Opinião de um Palmeirense! 76: Athletico-PR x Palmeiras – Recopa Sul-Americana 2022

 


Athletico-PR x Palmeiras – Recopa Sul-Americana 2022

 

Jogo de Ida

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

Nosso Verdão segue seu caminho de glórias, e hoje inicia a disputa por mais um título internacional, o da Recopa Sul-Americana. Esta competição reúne os campeões da Copa Sul-Americana e da Copa Libertadores, ambas organizadas pela Conmebol. A Recopa define o grande campeão continental e o Palmeiras ainda não conquistou este troféu.

A competição possui apenas duas partidas, de ida e de volta, que são definidas através de sorteio. Assim, o jogo de hoje que é o de ida, será realizado na Arena da Baixada, em Curitiba, casa do Athletico-PR, campeão da Copa Sul-Americana. O jogo de volta será realizado na próxima quarta-feira (02/03) no Allianz Parque, em São Paulo.

O Verdão segue invicto na temporada 2022, e a partida de hoje será o primeiro encontro entre o Palmeiras e o Athletico-PR em competições continentais. O retrospecto é favorável ao Verdão: nossa última derrota para o Furação ocorreu em 2017, e desde então são oito vitórias alviverdes.

Vindo da vitória por 1×0 sobre o Santo André no último sábado pelo Paulistão, o Verdão se reapresentou na Academia de Futebol já no domingo. Como sempre, os jogadores que atuaram por mais tempo no jogo contra o Santo André fizeram trabalhos regenerativos na área interna, e os demais fizeram atividades técnicas e táticas em campo. A novidade foi a presença das Crias da Academia Pedro Bicalho e Lucas Freitas, que treinaram com o grupo.

Nossa equipe treinou ainda na segunda (21) e ontem (terça, 22) antes do embarque para Curitiba.

Os jogadores Renan e Giovani (D), da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol em 20/02. (Foto: Cesar Greco)


O jogador Jailson, durante treino na Academia de Futebol em 21/02. (Foto: Cesar Greco)


Os jogadores da Sociedade Esportiva Palmeiras durante treino na Academia de Futebol em 22/02. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Para esta partida, o Professor Abel Ferreira não poderá contar com o xerife Gustavo Gómez, que testou positivo para covid; Luan e Gustavo Scarpa, que se recuperam de lesões. O Professor montou um time em um aparente esquema tático 4-1-4-1, com o Weverton, fechando o nosso gol; Marcos Rocha, na lateral direita e Piquerez, na lateral esquerda; Murilo e Kuscevic na zaga; Atuesta, Danilo e Jailson, no meio campo; Raphael Veiga, Rony e Dudu na linha de frente. A escalação não é ruim, o Professor montou o melhor time que pôde, mas a situação mostra que precisamos reforçar urgentemente nosso plantel!


O Jogo

O jogo mal começou e o Rony já sofreu uma falta, e ele nem com a bola estava! Logo em seguida, Atuesta também cometeu falta! As equipes foram pra cima uma da outra, sem medo! Nossa primeira boa oportunidade veio aos 3 minutos com Atuesta, que recebeu de Veiga dentro da área e finalizou, mas o goleiro Santos estava atento e fez a defesa!

Embora a partida tenha começado com um bom pique, o Palmeiras parece ter diminuído o ritmo, permitindo que o Athletico-PR passasse a dominar a partida. Aos 18 minutos, o Furacão chegou ao nosso gol, abrindo o placar na Arena da Baixada! Furacão 1×0 Porco!

O gol adversário parece ter acordado o nosso time, que reagiu e começou a pressionar. Aos 26 minutos, Dudu cruzou rasteiro para a área, Rony chegou e bateu direto pro gol, mas o goleiro fez a defesa! O resultado da pressão veio no minuto seguinte: após cobrança de escanteio Dudu finalizou mas a bola bateu na zaga e no rebote Jailson meteu uma bicuda direta pro fundo do gol de Santos! Placar igualado em Curitiba! Furacão 1×1 Porco!

Após o gol de empate, o Verdão atuou de forma mais controlada, permitindo que o Furacão criasse jogadas, apostando num erro que desse oportunidade de contra-ataque, que é a forma favorita de jogo do Verdão. Porém esta estratégia necessita de boa marcação, o que não estava ocorrendo, dando ao Furacão chances de chegar com perigo em nosso campo defensivo.

O Verdão aumentou a pressão nos últimos minutos do primeiro tempo, com boas chances de ampliar o placar. Porém a primeira etapa terminou empatada na Arena da Baixada! Athletico-PR 1×1 Palmeiras.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. O pessoal do Furacão estava abusando das faltas, e o juiz argentino deixou de marcar muitas delas e de dar cartões!  Aos 11 minutos, o Professor Abel Ferreira fez a nossa primeira substituição, com a entrada de Wesley no lugar de Atuesta, o que sugeriu que o time poderia passar a atuar no esquema 4-3-3, com o Veiga voltando à sua posição de costume.

O Furacão tentou pressionar de todas as formas, chegando com perigo em algumas oportunidades e fazendo o Weverton trabalhar, inclusive fazendo uma baita defesa aos 22 minutos. Logo depois, Rony, que avançava rapidamente em contra-ataque, foi parado pelo Thiago Heleno, e finalmente o juiz resolveu usar o cartão amarelo!

Aos 25 minutos, novas substituições com Gabriel Veron e Zé Rafael entrando no lugar de Dudu e Jailson. Pouco depois, aos 28 minutos, em cobrança de falta fora da área, Rony bateu direto mas a bola passou por cima da meta!

Começamos a ver novamente o mesmo problema que vimos na final do Mundial de Clubes: a queda da qualidade do time após as substituições. Lembrando que já começamos o jogo com os reservas na zaga! Aos 30 minutos, o Athletico-PR chegou novamente ao nosso gol, desempatando o placar em Curitiba! Furacão 2×1 Porco.

Pouco depois, aos 32 minutos, Veiga cabeceou dentro da área, mas o goleiro Santos conseguiu fazer a defesa! Aos 37 minutos, nova substituição feita pelo Professor, com a entrada de Rafael Navarro no lugar de Rony. No minuto seguinte, Gabriel Veron recebeu pela direita, invadiu a área e ficou cara a cara com o gol e bateu cruzado, mandando pra fora! Como pôde perder um gol assim?

No último minuto dos acréscimos, Wesley foi derrubado na área, e o pênalti foi assinalado para o Verdão. Nosso batedor oficial foi para a cobrança e é óbvio que o resultado só poderia ser bola no fundo da rede! Veiga igualou tudo na Arena da Baixada! 

Fim de jogo em Curitiba: Athletico-PR 2×2 Palmeiras!


Com o empate, o Palmeiras precisa vencer o jogo de volta por um gol de diferença!

O desempenho do time foi regular. Houve muitas falhas, nossa zaga não funcionou como deveria e sim, eu sei que foram os reservas que entraram em campo. O problema é que o Murilo e o Kuscevic sempre jogaram em companhia de um dos titulares. A marcação falhou bastante, e ocorreram muitos erros de finalização, erros bizarros! Wesley foi muito mal, jogou muito mal mesmo, assim como o Veron!

Está evidente que nosso elenco atingiu o seu limite. Se não reforçarmos nosso plantel, teremos sérios problemas para nos manter no patamar em que estamos. A real é: nosso time titular é bom, o que é diferente de ser ótimo, e tem alguns jogadores muito bons. Mas nossos reservas são regulares, e alguns estão apresentando resultados abaixo da média. Estamos ficando dependentes demais de certos nomes, que quando ausentes derrubam o desempenho geral da equipe. Está evidente que o Palmeiras precisa de reforços.

O PALMEIRAS PRECISA DE REFORÇOS!!!!!!!

Agora é aguardar o próximo jogo do Verdão, que entrará em campo no dia 27/02 contra o Inter de Limeira, no estádio Major Sobrinho, pelo Paulistão.

A cada dia que passa, a responsabilidade da diretoria e da presidente aumenta!

Bora cobrar por reforços!

#AvantiPalestra



Sigam-me nas redes sociais: 

Twitter: @srsjoejp     Instagram: @sander_r_s

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sejam bem-vindos!!

O Palmeiras e o mercado da bola

Crise no Palmeiras? O momento do Verdão – Parte I