Opinião de um Palmeirense! 73: Chelsea x Palmeiras – Final – Mundial de Clubes 2022

 


Chelsea x Palmeiras – Final – Mundial de Clubes 2022

Final

 

Quando surge, amigos palestrinos!

Como sempre faço em relação aos jogos de finais, eu mudo o meu estilo tradicional de resenhar as partidas. Por isso esperei a poeira baixar e os sentimentos se acalmarem para poder escrever a respeito desta importante partida.

Passaram mais de 24 horas desde que o Chelsea superou o Palmeiras pelo placar de 2×1, no estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, e é hora de expor a minha opinião de palmeirense sobre tudo o que ocorreu.

Em primeiro lugar, gostaria de registrar publicamente os meus parabéns ao Professor Abel Ferreira, aos jogadores, à equipe técnica e a todos os torcedores, aqui e lá, que mostraram para o mundo o quão grande é o Palmeiras, e os sentimentos que o alviverde desperta nos torcedores, até mesmo entre os rivais.

Infelizmente não foi desta vez que conquistamos o bicampeonato mundial. Óbvio que fiquei triste com o resultado, e as lágrimas foram inevitáveis. A tristeza é grande, porque dava pra vencer. Porque estivemos muito, muito perto desta importante conquista. Mas somos guerreiros, já enxugamos as lágrimas e nos colocamos de pé prontos para o próximo confronto!

 O Jogo

Acho que o Palmeiras jogou bem e conseguiu travar boa parte do trabalho tático do Chelsea. Apesar da superioridade da equipe inglesa, que era a favorita ao título, o Verdão conseguiu jogar de igual para igual. Mesmo sendo o autor do primeiro gol do Chelsea, Lukaku teve dificuldades em campo, pois não demos liberdade pra ele atuar.

Porém, o que eu acreditava que seria uma vantagem, acabou se voltando contra nós, expondo uma fragilidade que todos nós já tínhamos apontado, mas que infelizmente só a nossa diretoria parece não conseguir ver! Nos últimos jogos antes da final, o Chelsea mostrou uma grande queda de rendimento físico no segundo tempo das partidas. Pareceu que seria interessante explorar esta aparente fragilidade e foi o que fizemos.

Só não contávamos com a limitação do nosso elenco. E vejam, amigos, aqui não estou criticando o nosso elenco, estou apenas constatando que não temos reservas para substituir jogadores como Dudu e Raphael Veiga à altura. Quando estes jogadores precisaram ser substituídos, o Palmeiras praticamente morreu em campo. Os substitutos não foram capazes de manter o patamar de jogo, ao contrário do Chelsea, que fez substituições sem que a qualidade de seu jogo sofresse grande impacto.

Culpa dos jogadores? Não! Culpa da diretoria que não foi capaz de fazer as contratações pontuais que elevariam a qualidade do nosso plantel. E um time que chega à final de uma competição tendo um rival como o Chelsea não pode ser displicente em seu planejamento. Nosso elenco fez o seu melhor, atingiu o seu limite. Se quisermos atingir patamares ainda mais elevados, precisaremos primeiro elevar o patamar da qualidade do nosso elenco.

É por isso que não vou fazer uma “caça às bruxas”, pois pra mim a responsabilidade do que ocorreu já está mais que definida. E é por isso também que não farei críticas individuais aos jogadores, mesmo que alguns tenham deixado a desejar em suas atuações, como foi o caso do Atuesta e do Navarro.

E o que dizer de Luan? Já fui muito crítico dele, se dependesse de mim ele sequer estaria no Palmeiras hoje. Mas já tem um tempo que reconheci (inclusive nas minhas resenhas) a humildade com que ele lidou com as críticas duras que recebeu da torcida e o quanto seu desempenho melhorou dentro de campo. Eu não acho que Luan seja o culpado pela nossa derrota, e acho que aquele pênalti foi involuntário. O máximo que posso dizer sobre Luan é que ele, infelizmente, tem muito azar. Envio a ele um grande abraço de apoio!

Como já escrevi, enxuguei as lágrimas e já virei a página. Tudo o que desejo agora é que esta triste derrota sirva para que nossa diretoria desperte de uma vez e faça o que deve ser feito. Precisamos melhorar o nosso Palmeiras, e a aquisição de novos jogadores é urgente e inevitável.

O amor pelo nosso Palmeiras em nada foi abalado, até porque tenho motivos de sobra para me orgulhar do maior campeão do Brasil!

Bora pra próxima!!



Sigam-me nas redes sociais: 

Twitter: @srsjoejp     Instagram: @sander_r_s

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Palmeiras, o Mercado da Bola e o Fair Play Financeiro

Sejam bem-vindos!!

Endrick completa 16 anos e assina seu primeiro contrato profissional