Opinião de um Palmeirense! 19: São Paulo x Palmeiras - Final Paulistão 2021 - Jogo de Volta

 


*Resenha publicada originalmente em 23/05/2021


Quando surge, galera palestrina!

Lá vamos nós para mais uma final!

Hoje fomos até o Morumbi para enfrentar o São Paulo, na partida final do Paulistão, que sagraria o campeão da competição na edição de 2021. O Verdão, atual campeão paulista, chegou a mais uma final contra o São Paulo, e estava invicto como visitante na temporada 2021.

Desta vez o calendário de jogos permitiu dois dias de treinos, nos dias 21 e 22/05. Os treinos mostraram que o Professor Abel Ferreira poderia usar uma equipe bem mesclada, com titulares, reservas e Crias da Academia. Destaque para o treino de 21/05, que contou com as participações de Alan Empereur, Benjamin Kuscevic, Breno Lopes e Gabriel Veron, que estavam afastados dos treinos por conta de lesões.

Os jogadores Vanderlan e Giovani, durante treino na Academia de Futebol. (21/5)


Os jogadores Renan, Mayke, Luan e Michel, durante treino na Academia de Futebol (22/5).


Para o confronto final do Paulistão, o professor Abel montou um time no já tradicional esquema tático 3-5-2, com o nosso querido paredão Weverton, fechando o nosso gol; Renan, Gustavo Gómez e Luan, na zaga; Victor Luís, na lateral esquerda e Mayke, na lateral direita; Danilo Barbosa, Felipe Melo e Raphael Veiga, no meio campo; e a super dupla Luiz Adriano e Rony, no ataque! É praticamente o mesmo time que jogou a primeira partida da final, apenas com Danilo Barbosa entrando no lugar de Patrick de Paula, que nesta partida iniciou como reserva. É um excelente time, e nossas opções no banco de reservas também eram excelentes, com a novidade da escalação de Alan Empereur, recuperado de uma lesão!



Os dois times entraram em campo buscando abrir o placar, pois o empate levaria aos pênaltis. Marcar um gol traria tranquilidade a ambas as equipes, e por conta disso, o jogo já começou truncado, com ambas as equipes pressionando bastante, porém com o Verdão tendo mais posse de bola, aproveitando as falhas na saída de bola dos bambis.

Aos 7 minutos, Rony bateu forte de fora da área, mas o goleiro defendeu. Logo na sequência, num rápido ataque, Rony rolou para o meio e a bola encontrou Danilo Barbosa, que bateu pra fora! Seguindo na pressão, aos 24 minutos, Renan avançava em velocidade num ataque pela esquerda, mas foi derrubado por um bambi, que tomou um amarelo! Os jogadores transpareciam nervosismo, com Luiz Adriano recebendo uma bola de graça do Miranda, mas ficando sem saber o que fazer, e desperdiçando uma excelente oportunidade para abrir o placar. Situação bizarra: aos 33 minutos, Lucas Lima leva um cartão amarelo, mas ele estava no banco de reservas…! Os times seguem pressionando e aos 36 minutos os bambis abrem o placar no Morumbi! Porco 0 x Bambis 1!

O Porco agora não tinha alternativa, tinha que ir pra cima! Aos 40 minutos, Luan bate para o gol da entrada da área, a bola bate na zaga adversária e na sobra Gustavo Gómez bateu pra fora! O nervosismo estava aparente no Verdão, com erros começando a ocorrer com mais frequência, e oportunidades de criar boas jogadas sendo perdidas.

Para o segundo tempo, o Professor Abel fez substituições, com a entrada de Danilo e Patrick de Paula, em substituição a Danilo Barbosa e Felipe Melo. As mudanças visavam tornar o meio mais rápido, para proporcionar maior criação de jogadas. Era importante que o nervosismo não prejudicasse as finalizações. Embora estivesse com maior posse de bola, as substituições feitas não estavam surtindo o efeito desejado, com os bambis marcando bem os nossos guerreiros e mantendo o Veiga numa situação onde ele não conseguia atuar como esperado. Eram necessárias mais substituições, pois a qualidade do jogo caiu muito em relação ao primeiro tempo.

Aos 17 minutos, Wesley e Gabriel Menino entram em substituição a Victor Luís e Luan. O professor muda o esquema tático para 4-3-3, buscando o empate. Logo após as substituições, Patrick de Paula arrancou em velocidade e bateu para o gol, mas a bola foi para fora! Pouco depois, nova substituição, com a entrada de Gustavo Scarpa em lugar de Raphael Veiga. Ainda assim, o Verdão estava irreconhecível, parecendo que o nervosismo da decisão estava afetando a todos! Aos 31 minutos, os bambis conseguiram ampliar o placar. Porco 0 x Bambis 2!

Já estávamos praticamente derrotados, e praticamente destinados ao vice-campeonato. Infelizmente não conseguimos nos impor em campo, e os bambis, mesmo inferiores em qualidade de plantel e em qualidade técnica, jogou com garra e raça, ao contrário dos nossos guerreiros. Infelizmente, o Verdão ficou completamente perdido em campo no segundo tempo.

Aos 38 minutos, Wesley passou pelo adversário e bateu para o gol, mas o goleiro fez a defesa! Aos 41 minutos, Scarpa perde um escanteio que poderia ter nos tirado do placar zerado!

Não foi dessa vez! Sei que o Paulistão não era prioridade para nós, mas a partir do momento que chegamos na final, teríamos que ter pelo menos jogado com mais garra! Agora temos que avaliar o jogo, corrigir os erros, pois gostemos ou não, é a terceira final seguida que perdemos.

Sei que a derrota faz parte, mas chegar numa final e entregar praticamente de bandeja, sem lutar, não é fácil de aceitar. Coração dolorido. Vida que segue! Até a próxima, palestrinos!!





Sigam-me nas redes sociais: 

Twitter: @srsjoejp     Instagram: @sander_r_s


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sejam bem-vindos!!

O Palmeiras e o mercado da bola

Crise no Palmeiras? O momento do Verdão – Parte I